“Ao seu lado esquerdo está a Europa e, ao lado direito, encontra-se a Ásia.” A frase só pode ser ouvida em um cruzeiro pelo Estreito de Bósforo, canal que divide a cidade de Istambul entre a exótica cultura oriental e a moderna ocidental.

A principal cidade da Turquia é a única no mundo dividida em dois continentes. E o fato de abrigar harmoniosamente duas culturas completamente diferentes é só um dos aspectos fascinantes desta cidade. Continue lendo para saber mais!

A religiãio Islã é predominante na Turquia

Istambul é uma cidade de muitos contrastes, a começar pela forma como consegue equilibrar o antigo e o moderno. Passear pela maior metrópole da Europa é encontrar cenários que combinam grandiosas de uma mesquitas com arranha-céus.

Já conhece a Tailândia? Veja 5 motivos para visitar o país

Também é comum ver mulheres vestindo burca e véu no rosto, enquanto outras usam maquiagens e roupas contemporâneas. Istambul é um destino único!

No lado europeu!

Mesquita Azul, uma das maravilhas do Estreito de Bósforo

Apesar da divisão de continentes, para perceber alguns dos contrastes não é preciso atravessar o Estreito de Bósforo. No lado da Europa, o Chifre de Ouro divide a cidade por meio de um braço de mar, separando a Istambul moderna da histórica.

E no bairro de Sultanahmet tem muitas atrações para visitar. Uma das principais é a incrível Mesquita Azul, construída entre 1609 e 1616, no estilo clássico romano, com seis minaretes. Em seu interior há lindos mosaicos e vitrais azuis.

A Basílica de Santa Sophia exibe mosaicos com pedaços de vidros, ouro e pedras coloridas, que retratam Jesus Cristo, Maria e personagens bíblicos. Também são imperdíveis no roteiro o palácio de Topkapi, no qual sultões otomanos viveram, e o Grand Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo.

A moderna Ponte Galata, no Estreito de Bósforo

Já para aproveitar a moderna Istambul é só cruzar o Chifre de Ouro pela Ponte Galata. Quem gosta de agito noturno, o bairro de Ortakoy abriga ruelas com restaurantes, tavernas bares, baladas e vista para o Estreito de Bósforo.

As compras na Istambul moderna também têm lugar certo! No bairro Nisantasi estão lojas de famosas grifes internacionais, como Padra, Gucci e Louis Vuitton. Já para preços mais atraentes, pelas travessas do bairro há lojinhas de estilistas locais.

No lado asiático!

Palácio Beylerbeyí, no lado Asiático do Estreito de Bósforo

Do outro lado do Estreito de Bósforo está a Ásia de Istambul, região bem mais residencial, mas que também tem seu charme. Para iguarias, temperos e ervas da culinária turca, não deixe de visitar Kadikoy Market, que fica pertinho do terminal de ferries, onde os turistas desembarcam. Em Moda, bairro vizinho, há boas opções de restaurantes, livrarias, bares e lojas.

Na dúvida para a próxima viagem? Veja 4 dicas de destinos internacionais

Cruzeiro pelo Estreito de Bósforo!

Viaje de barco pelo Estreito de Bósforo

Um passeio de barco pelas águas azuis do Estreito de Bósforo é totalmente indispensável no roteiro de quem viaja a Istambul. Durante a navegação é possível ter outra visão das maravilhas situadas à beira do canal, como os imponentes palácios de Bylerbeyi, de Ciragan e Dolmabahçe e a Mesquita Suleymaniye, a maior de todas na cidade.

5/5 - (1 avaliações)

2 Comentários

  1. Eduardo Barros Leal Responder

    Irei em 01/11/16 para Istambul, Dubai, Abu Dhabi, Jerusalem e Tel Aviv, espero que as tensões políticas na área não atrapalhem minha viagem..

Escreva um comentário