2021 chegou, e trouxe com eles muitos feriados, inclusive feriados prolongados! Ou seja, é hora de começar a pensar nos roteiro deste ano, para compensar todos os dias de 2020 em casa.

Com os protocolos de segurança adotados pelas hospedagens e a perspectiva da vacina, os viajantes sentem confiança em voltar a viajar. Só não vale deixar a reserva para última hora! Confira abaixo os principais feriados e feriados prolongados de 2021.

Todos os feriados de 2021

FeriadoFeriado ou facultativo?DataDia da semana
CarnavalPonto facultativo15, 16 e 17/02Segunda e terça (e Quarta-feira de Cinzas)
Paixão de CristoFeriado nacional02/04Sexta-feira (Páscoa no domingo, 04/04)
TiradentesFeriado nacional21/04Quarta-feira
Corpus ChristiPonto facultativo03/06Quinta-feira
Revolução ConstitucionalistaFeriado estadual de São Paulo09/07Sexta-feira
Independência do BrasilFeriado nacional07/09 Terça-feira
Nossa Senhora AparecidaFeriado nacional12/10Terça-feira
Dia do ProfessorPonto facultativo15/10Sexta-feira
Dia do Servidor PúblicoPonto facultativo28/10Quinta-feira
FinadosFeriado nacional02/11Terça-feira
Proclamação da RepúblicaFeriado nacional15/11Segunda-feira
Consciência NegraPonto facultativo20/11Sábado
NatalFeriado nacional
25/12Sábado (véspera de Natal, 24/12, é ponto facultativo)
Reveillon 2022Feriado nacional01/01/2022Sábado (véspera de Ano-Novo, 31/12, é ponto facultativo)

Feriados prolongados

Piscina natural de Porto de Galinhas
Porto de Galinhas, em Pernambuco, é destino perfeito para curtir em feriados prolongados de 4 dias

O Carnaval deste ano vai ser diferente, já que as tradicionais comemorações e desfiles não acontecerão. Além disso, não são todos os lugares que vão aderir ao feriado prolongado. Em todo o estado de São Paulo, por exemplo, os pontos facultativos dos dias 15 e 16 de fevereiro foram cancelados. A boa notícia é que o ano tem vários outros feriados para aproveitar e descansar.

Entre as folgas de três dias está a Paixão de Cristo, em abril (sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa) e a Proclamação da República, em novembro, que em 2021 cai em uma segunda-feira. Paulistas aproveitam ainda o feriado da Revolução Constitucionalista, na segunda sexta-feira de julho. 

Já na Independência do Brasil, em setembro, no Dia de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, em Finados, em novembro, a folga é de terça ou quinta-feira. O importante é negociar a emenda e cair na estrada, com quatro dias para curtir.

Quem tem filhos em idade escolar pode aproveitar o Dia do Professor, em outubro, para programar uma viagem de sexta-feira a domingo (ou, quem sabe, a escola promova a “semana do saco cheio”, combinando a data com o feriado de Nossa Senhora Aparecida). 

O ano termina com o Natal e o Ano-Novo. Dias 25 e 1° de janeiro de 2022 caem em um sábado, mas as sextas-feiras que antecedem são pontos facultativos.

Destinos para viajar nos feriados prolongados

Interior paulista

Moinho de Holambra, no interior paulista.
Holambra, a “Cidade das Flores”, é apenas uma das opções para curtir os feriados de 2021 no interior

O interior de São Paulo é riquíssimo. A variedade de destinos traz como possibilidade para os feriados prolongados dias com natureza, edifícios históricos, cidades charmosas, ecoturismo, águas termais e mais. São Roque, Socorro, Holambra, Campos do Jordão – especialmente para o inverno -, Cunha e Olímpia estão entre as opções para curtir viagens de 3 ou 4 dias.

Confira no Mag 12 cidades para conhecer no interior de SP

O Zarpo tem várias opções de hospedagem no interior de São Paulo. Destaque para o Club Med Lake Paradise, a apenas 1h de carro da capital, o Hotel Villa Rossa, com charme e requinte em São Roque, o Bourbon Atibaia Resort, considerado um dos melhores do estado para curtir em família, e o Enjoy Olímpia Park Resort, a apenas 400 m do parque aquático Thermas dos Laranjais.

Litoral paulista

Praia de Maresias
Feriados nas estações quentes merecem dias de sol e mar. Escolha o litoral paulista!

O litoral de São Paulo é perfeito para quem busca curtir uma boa praia nos feriados prolongados. Poucas horas de carro separam a capital de praias badaladas, tranquilas, com boas ondas, piscinas naturais, para a galera jovem e para famílias com crianças. De Santos a Ubatuba não faltam opções: Guarujá, São Sebastião, Ilhabela… Escolha seu destino preferido!

O Zarpo tem opções imperdíveis para o litoral de São Paulo! No Guarujá, à beira da Praia da Enseada, está a Casa Grande Resort & Spa. Já em São Sebastião, a Vila Bardot é um charme. Em Ilhabela tem o luxuoso DPNY Beach Hotel & SPA. Por fim, em Caraguatatuba tem a completa e deliciosa Pousada Port Louis.

Paraty, Angra dos Reis e Búzios

Ruela de Paraty, destino charmoso para curtir os feriados 2021
As ruas charmosas e as praias de Paraty, no Rio de Janeiro, podem ser exploradas em 3 ou 4 dias

Ah… o litoral do Rio de Janeiro! Lindo de uma ponta a outra, é até difícil decidir o próximo destino. Separamos três ótimas escolhas para curtir nos feriados de 2021. Pequenos em extensão, grandes em charme! Em Paraty, a grande estrela é o centro histórico, com casinhas coloridas do período colonial. Em Angra dos Reis, ilhas e cenários paradisíacos estão à espera. Em Búzios, os dias são na companhia do mar azul, e as noites são junto ao badalo da Rua das Pedras.

O Rio de Janeiro por si é incrível, e com as hospedagens exclusivas do Zarpo, fica melhor! Em Búzios, escolha entre o Serena Boutique Resort, a La Chimère Búzios Essence e a sofisticada Vila d’este. Em Angra dos Reis, nada como um resort Vila Galé ou Fasano. E, em Paraty, curta a tranquilidade e ótimos serviços do Refúgio Tropical Pousada

Cidades do Nordeste

Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Baía de Todos-os-Santos, em Salvador
Salvador, Porto Seguro, Natal, Pipa, Touros, Porto de Galinhas, Recife, Olinda… O Nordeste é imperdível!

Já imaginou que delícia aproveitar algum dos feriados prolongados e fugir para o Nordeste? São poucas horas de voo até as capitais, e a partir delas vários destinos têm fácil acesso. Na Bahia, Salvador é escolha sem erro, e a Praia do Forte também fica pertinho. No Rio Grande do Norte, além de Natal, vale se encantar pelas paisagens de Pipa. No Ceará, Fortaleza e o Beach Park são dupla indispensável. Já se a escolha for Pernambuco, encante-se por Recife e mergulhe em Porto de Galinhas.

Praias incríveis, calor o ano todo e toda a comodidade dos hotéis do Nordeste! Marca registrada na Praia do Forte, o resort Iberostar Bahia é escolha sem igual. Já à beira da Praia de Ponta Negra, no Serhs Natal Grand Hotel os dias são cinco estrelas. Em Porto de Galinhas escolha o Enotel Acqua Club, e no Ceará, nada é mais divertido do que se hospedar nos resorts Beach Park.

Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, ótimo destino para os feriados 2021
Que tal aproveitar um dos feriados de 2021 e conhecer uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo?

Quem ainda não conhece a maravilha que é Foz do Iguaçu pode aproveitar os próximos feriados para se apaixonar pelo destino! É possível fazer um roteiro curto, incluindo tudo que é essencial. Ou seja: o Parque Nacional do Iguaçu (onde estão as Cataratas do Iguaçu), o Parque das Aves, a gigante Itaipu Binacional e – porquê não?! – algumas horinhas de compras no Paraguai.

Combine o roteiro por Foz do Iguaçu com as hospedagens do Zarpo! Entre as opções, destaque especial para o Bourbon Cataratas Resort e o Mabu Thermas Resort, ambos completos e repletos de lazer para todas as idades.

Gramado

Rua Borges de Medeiros, em Gramado
Gramado é destino elegante, repleto de pontos turísticos e com arquitetura enxaimel inconfundível

Se o feriado for bem no inverno, nada de ficar em casa. Coloque o casaco na mala e viaje para Gramado! O destino mais charmoso do Rio Grande do Sul e sua região rendem vários dias de viagem, é verdade, mas em 3 ou 4 dias já é possível aproveitar. Inclua no roteiro o Lago Negro, a Rua Borges de Medeiros, uma visita a Canela, cidade logo do ladinho, e jantares com fondues de queijo e, claro, chocolate. 

Gramado tem hospedagens que combinam com a cidade, cheias de elegância. O Hotel Alpestre, perfeito para famílias, está a 1 km do Lago Negro, enquanto o Wish Serrano está a 400 m da Rua Coberta. Para estadias singelas (mas cheias de personalidade), escolha o Hotel Wood ou a Petit Casa da Montanha


Sabe quando chega um feriado e bate aquele arrependimento por não ter planejado nada? Não deixe isso acontecer em 2021. São vários feriados prolongados ao longo do ano, perfeitos para viajar! Confira os melhores hotéis e resorts no Zarpo.

Avalie esse post

2 Comentários

    • Isabella Marques - Zarpo Viagens Responder

      Olá, Lucia! Tudo bem? Você pode se cadastrar no Zarpo. Assim, você receberá no seu e-mail as melhores ofertas do site.

Escreva um comentário