Em 20 de março, o verão é substituído pelo clima ameno do outono, que segue até 21 de julho com sua marcante queda de folhas amareladas. No Brasil, a estação é repleta de oscilações climáticas, portanto, é preciso compreendê-las para saber o que fazer no outono.
Aqui, as temperaturas continuam altas em março, ótimas para quem está pensando em ir à praia. Contudo, em abril e maio, meses de baixa temporada, o clima começa a esfriar e destinos como Gramado e Campos do Jordão ganham um charme a mais!
Em meio a tantas opções, selecionamos os 10 melhores destinos para curtir os meses de outono no Brasil, além de dicas de hotéis que mais combinem com a sua viagem!
Paraty, RJ: destino perfeito para se conectar com a natureza da Costa Verde

O primeiro destino para curtir durante os meses de outono no Brasil é a charmosa cidade de Paraty, no sul do Rio de Janeiro! Quem viaja para lá em maio e junho pode aproveitar a Festa do Divino, que acontece nos dias anteriores ao Domingo de Pentecostes.
A cidade fica mais tranquila nos demais meses da estação, logo, surge a oportunidade ideal para fazer um tour guiado pelo centro histórico, que pode ser finalizado com um banho de mar na Praia do Pontal e na Praia do Jabaquara, a apenas 1 km do local.
Onde se hospedar em Paraty? A Pousada Literária está totalmente integrada à natureza do destino e se destaca, além disso, com localização pertinho do centro histórico, café da manhã servido à la carte, livraria anexa à pousada e Spa Poesia L’Occitane à parte.
Gramado, RS: baixas temperaturas na Serra Gaúcha em cenários supercharmosos

Um dos destinos mais procurados durante o inverno, também é sensação no outono. Conforme as temperaturas em Gramado começam a cair entre abril e maio, a cidade ganha ainda mais charme, mas com a vantagem de estar fora da alta temporada.
O primeiro ponto a conhecer no centro da cidade é a Av. Borges de Medeiros, que reúne arquitetura em estilo alemão e famosas atrações locais. Lá, estão localizados o Palácio dos Festivais, sede do Festival de Cinema, a Rua Coberta e a Paróquia São Pedro.
Outro cartão-postal da cidade é o Lago Negro, famoso pelos tradicionais passeios de pedalinho e pela linda paisagem arborizada. Quem viaja com crianças não pode deixar de ir ao museu Mini Mundo, repleto de miniaturas da cidade, e ao parque temático Snowland.
Onde se hospedar em Gramado? O Wyndham Gramado Termas, a 750 m do Snowland, tem café da manhã incluso, três piscinas e seis jacuzzis de águas termais, além de salão de jogos, kids club e cinema. Única hospedagem em Gramado com águas termominerais
Campos do Jordão, SP: clima da Serra da Mantiqueira e ares românticos inigualáveis

Campos do Jordão, a 180 km de São Paulo, é sinônimo de aconchego e atmosfera romântica. O destino é queridinho das famílias nas férias de julho e, portanto, é altamente recomendado um passeio durante a baixa temporada para garantir uma experiência mais tranquila.
Passeios ao ar livre durante o dia valem a pena, começando pelo Parque Estadual Campos do Jordão e pelo Parque Amantikir, com mais de 700 espécies de plantas. A Vila Capivari, centro comercial da cidade com variedade de lojas e restaurantes, também precisa estar no roteiro.
Onde se hospedar em Campos do Jordão? No Hotel Fazenda Golden Park Campos do Jordão, os hóspedes têm piscina, ofurô, sauna, lago com pedalinho, ampla área verde, playground, quadra e área de exercícios, além de recepção 24h e serviço de quarto até às 22h.
Rio Quente, GO: as águas termais do Centro-Oeste para aquecer o friozinho do outono

Sabe com o que combina as baixas temperaturas do outono? As águas termais de Caldas Novas e Rio Quente, cidades vizinhas em Goiás. Os destinos são conhecidos pelos parques aquáticos de águas quentinhas, com atrações para adultos e crianças.
Em Caldas Novas, os parques mais visitados são o Water Park, o Clube Privé e o Náutico Praia Clube. Já no Rio Quente, o maior atrativo é o Hot Park, que além de ser o maior parque aquático da América do Sul, também se consagrou como um dos mais visitados do mundo.
Onde se hospedar em Rio Quente? O Hotel Giardino fica a 800 m da entrada do complexo Rio Quente e garante acesso ilimitado ao Hot Park, além de ter meia pensão inclusa na tarifa e infraestrutura repleta de comodidades.
Chapada Diamantina, BA: um mergulho nas paisagens montanhosas da Bahia

Se a ideia da viagem é relaxar, contemplar a natureza e ainda praticar esportes radicais, a Chapada Diamantina, no interior da Bahia, proporciona tudo isso, especialmente para quem escolhe viajar no outono quando há menos chuva e temperaturas mais amenas.
Na viagem, conheça o Morro do Pai Inácio, perfeito para assistir ao pôr do sol, a Cachoeira do Sossego, um dos cenário mais encantadores por lá, e o Ribeirão do Meio, queda d’água no formato de tobogã. A principal cidade-base para conhecer o destino é Lençóis.
Jalapão, TO: um verdadeiro oásis da região Norte brasileira

Outra opção para quem procura destinos de ecoturismo, o Jalapão, no Tocantins, abriga rios, lagos e piscinas naturais que maravilham qualquer turista. Há ainda cenários de matas fechadas e dunas de areia, que dão origem ao apelido de “Deserto do Jalapão”.
E a melhor estação para conhecer a região é justamente no outono, quando os dias são quentes e as noites são fresquinhas, oferecendo um ótimo equilíbrio.
O primeiro ponto a conhecer são as Dunas do Jalapão. Quem viaja em busca das cachoeiras e dos fervedouros, pode apostar na Cachoeira da Formiga e os fervedouros Bela Vista, do Ceiça, do Alecrim, do Encontro das Águas e dos Buritis.
Ouro Preto, MG: cidade colonial brasileira com marcos históricos

Ouro Preto, a 100 km da capital Belo Horizonte, está em meio às paisagens do Parque Estadual do Itacolomi e dos imponentes casarões do século XVII e XVIII. No outono, as temperaturas são agradáveis, variam entre 15 a 23ºC, além de poucas chances de chuvas.
A primeira dica de parada é a Praça Tiradentes, onde está situada a estátua do ativista, o Museu da Inconfidência e o Museu de Mineralogia. Perto de lá, vale conhecer a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, e a emblemática Igreja Matriz.
Onde se hospedar em Ouro Preto? A Pousada Minas Gerais está localizada no coração do centro histórico de Ouro Preto e garante aos hóspedes a praticidade do serviço de quarto 24h. Há ainda o Café Del Miro, com menu de caldos, sanduíches, porções e cafés
Bento Gonçalves, RS: desfrute de um clima romântico regado a vinho

Conhecida por suas vinícolas, Bento Gonçalves, a 100 km de Porto Alegre, é uma excelente para uma viagem a dois. O começo do outono, em março, é marcado pelo fim da colheita da uva, sendo assim a última oportunidade para aproveitar a temporada.
Nos demais meses, não só dá para curtir o clima gelado da serra, como também é possível conhecer as principais vinícolas, que ficam no Vale dos Vinhedos. A dica é buscar uma operadora de turismo para participar da degustação sem se preocupar em dirigir depois.
Curitiba, PR: encante-se com a cidade modelo e saiba o que fazer no outono

Considerada uma das capitais mais modernas do país, Curitiba, no Paraná, encanta turistas pelo modelo de urbanização e pelas construções famosas, como o Teatro Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer – que, aliás, são indispensáveis na visita.
Sendo um destino do Sul brasileiro, as temperaturas mais amenas do outono agradam os visitantes, que sempre buscam pelo Jardim Botânico, principal cartão-postal da cidade. O jardim ocupa uma área de mais de 200 mil m² e possui atrações como trilhas, bosques, lagos, espaços culturais e um museu.
Também não pode faltar uma visita cultural dedicada à Biblioteca Pública do Paraná, no centro da cidade, que foi fundada em 1857 e é dona de um acervo riquíssimo com mais de 730 mil livros.
Onde se hospedar em Curitiba? O Bourbon Hotel & Suítes Curitiba está no centro de Curitiba, a 600 m da Biblioteca Pública do Paraná, e conta com com piscina aquecida, sauna seca, academia e, à parte, SPA para relaxar.
Florianópolis, SC: desbrave um leque de praias irresistíveis no Sul

Há mais uma opção para curtir no Sul, contudo, direcionada às praias! Florianópolis, capital de Santa Catarina, abriga um dos mais belos litorais do país, que fica ainda melhor no outono durante a baixa temporada, com temperaturas entre 18 e 26ºC.
São mais de 43 praias! Quem busca por agito, pode apostar nas praias Daniela, Jurerê (onde estão os beach clubs), Lagoinha e Praia Brava, ao norte da ilha. Já para dias mais tranquilos, as praias do sul são as favoritas: Campeche, Matadeiro e Lagoinha do Leste.
Onde se hospedar em Florianópolis? O Costão do Santinho Resort, com experiência All-Inclusive, é a melhor estadia no destino! Complexo aquático, quadras, recreação para todas as idades, cassino e fazendinha são alguns itens na vasta lista de lazer do resort.
Foz do Iguaçu, PR: pratique ecoturismo no famoso lar das cataratas

Encerrando a lista de destinos indicados para curtir os meses de outono no Brasil, nada melhor do que Foz do Iguaçu! A cidade é ótima para conhecer em todas as estações, mas quem decide viajar no outono curte temperaturas mais agradáveis.
Durante a estação, o conjunto de 275 quedas d’água das Cataratas do Iguaçu tem grande vazão e impressiona os visitantes. É também neste período que as comportas da Usina de Itaipu geralmente ficam abertas, quando há um aumento no volume de água.
Onde se hospedar em Foz do Iguaçu? A 12 km das Cataratas, o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort tem infraestrutura completa de lazer e bem-estar, com piscinas, kids club, práticas esportivas, trilhas ecológicas e muito mais!
Para curtir o melhor do outono no Brasil, aproveite as ofertas do Zarpo e se hospede em hotéis ou resorts selecionados.