Especial Ecoturismo: destinos onde a natureza é protagonista

Especial Ecoturismo destinos onde a natureza é protagonista

O Brasil é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. Suas maravilhas naturais vão muito além das praias: corredeiras, cavernas, chapadas e cânions ganham, cada vez mais, os roteiros de viagem. Das aventuras na Floresta Amazônica à flutuação em Bonito, as possibilidades são infinitas! Foi pensando nisso que a campanha Especial Ecoturismo foi criada, com hotéis na Amazônia, Pantanal, Foz do Iguaçu, Canindé de São Francisco, Serra do Cipó e muito mais.

Confira a lista completa de hotéis do Especial Ecoturismo

Além das fronteiras, destinos como Costa Rica, Patagônia, Puerto Varas e Riviera Maya também têm vez. Nada se compara a experiência de ver de perto os vulcões da América Central, as geleiras ao sul do “fim do mundo” e os cenotes da Península de Yucatán. Leia mais sobre os hotéis e destinos nacionais e internacionais a seguir.

Amazônia: ecoturismo na floresta tropical

Amazônia

É simplesmente impossível fazer um Especial Ecoturismo sem ter a Selva Amazônica como destaque entre as ofertas de hotéis. O destino é referência em passeios de intenso contato com a natureza, afinal, trata-se da maior floresta tropical do mundo! Para aprofundar-se na imensa flora e fauna presentes no bioma, vale conhecer o Parque Nacional do Jaú, que contempla toda a bacia hidrográfica do Rio Jaú, o Parque Nacional das Anavilhanas, que preserva o arquipélago fluvial homônimo, e o imperdível passeio que leva os turistas ao encontro dos rios Negros e Solimões.

Leia o artigo sobre o Encontro das Águas na Amazônia

Juma Amazon Lodge

Para hospedar-se, o Juma Amazon Lodge, a 100 km a sudeste de Manaus, é para quem deseja uma imersão no bioma sem abandonar privilégios como pensão completa inclusa na tarifa e incrível acomodação em bangalô sobre a copa das árvores. A hospedagem já inclui transfer de ida e volta desde a capital amazonense, além de passeios como canoagem, focagem de jacarés, caminhada na floresta, pescaria de piranhas, etc. Para reservas de 4 noites ou mais, a o leque de passeios inclusos aumenta! Mesmo assim, vale a pena reservar ao menos um dia para aproveitar a infraestrutura do hotel, que conta com piscina de rio, deck flutuante e deck sobre as palafitas, redário e mais.

Amazon Ecopark Jungle

O Amazon Ecopark Jungle é outra opção na região. O hotel está mais próximo de Manaus, mas a experiência de estar no coração da Amazônia é a mesma. À beira do Rio Tarumã, onde está uma exclusiva praia de rio, o hóspede desfruta de pensão completa inclusa na tarifa, com especialidades típicas no cardápio, transfer desde a capital e até cinco passeios no destino: caminhada, pescaria, focagem noturna, visita à casa de caboclo e mais. Já para o lazer, além da praia, tem quatro piscinas naturais, um píer flutuante, salão de jogos e sala de TV. A acomodação, por fim, é em bangalôs. As duas opções de categoria possuem entre 16 e 18 m² e são equipadas com varanda, AC e frigobar.

Bonito: a Capital Nacional do Ecoturismo

Bonito - Mato Grosso do Sul

Bonito é referência quando o assunto é ecoturismo! Com rios de águas cristalinas, grutas, trilhas e cachoeiras, o destino sul-mato-grossense é famoso especialmente pela flutuação, que acontece nos rios Sucuri e da Prata, na Nascente Azul e no Aquário Natural. Basta deixar-se levar pelas correntezas, enquanto é possível observar a fauna e flora subaquática com a ajuda de aparelhos de snorkeling. Grutas também são grandes atrativos locais, principalmente a Gruta do Lago Azul, com águas cristalinas que, por conta da refração, ganham uma tonalidade belíssima. Para os mais experientes, o Abismo Anhumas é imperdível. Uma pequena fenda no chão revela 72 m a serem descidos de rapel; no fundo, o lago, que chega a uma profundidade de 80 m, é convite a mergulhar.

Confira aqui um roteiro com os principais passeios de Bonito

Pousada Galeria Artes

Para curtir Bonito, uma opção de hospedagem é Pousada Galeria Artes, a 850 m do centro da cidade e a 20 km do aeroporto local. Sua infraestrutura conta com ambiente climatizado onde é servido o café da manhã incluso na tarifa, piscina ao ar livre, redário, sala de convivência e exposições sazonais de arte. Para facilidade na hora de reservar passeios turísticos na região, a pousada possui uma agência de turismo própria. O descanso é em apartamento Premium, de 20 m²  com vista para o jardim e equipado com TV e AC.

Zagaia Eco Resort

Já para o perfil de hóspede que não abre mão de um resort com completa infraestrutura de lazer, o Zagaia Eco Resort é ideal. Tem cinco opções de piscina (duas delas aquecidas e cobertas), quadras de tênis e vôlei, campo de futebol, espaço kids, playground, recreação monitorada para crianças a partir de 7 anos, sala de jogos pesca esportiva e, com custo à parte, passeio de quadriciclo. É possível escolher entre café da manhã e meia pensão inclusa na tarifa! Para completar, a agência de turismo Crisval, com mais de 40 opções de passeio, garante as aventuras resort afora. A estada fica a 5 km do centro do destino e está em meio à 600 mil m² de natureza exuberante.

Pantanal: uma viagem única pelo Centro-Oeste

Pantanal

O ecossistema do Pantanal, dividido entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, é um dos mais diversos em solo nacional. São poucos os que não conhecem a sua maior característica: as imensas planícies inundadas no período de chuva, entre outubro e abril. Independente da época do ano, a visita vale a pena. Considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Bioesfera pela UNESCO, no destino é possível pescar, nadar, observar jacarés, cavalgar e fazer passeios de barco, de caiaque e de veículo 4X4, em especial pela incrível Estrada Parque, onde a observação da fauna e flora é protagonista. O acesso ao Pantanal é feito por cidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, entre elas Corumbá e Miranda.

Pantanal Jungle Lodge

Os centros urbanos são apenas vias de entrada para a região pantaneira; para viver a experiência intensamente, é preciso hospedar-se no coração do ecossistema. Essa é exatamente a proposta do Pantanal Jungle Lodge, a 100 km de Corumbá. Construído sobre palafitas no Rio Miranda e localizado a 8 km do acesso à Estrada Parque, o hotel oferece pensão completa e passeios já inclusos na tarifa. Hóspedes podem participar de pescaria de piranhas, focagem noturna, safári fluvial e terrestre, passeio a cavalo e canoagem, conforme a programação. A infraestrutura possui bar, piscina ao ar livre, barco redário e sala de TV, e o descanso, por fim, é em apartamento de 15 m² com varanda, TV, AC, frigobar e amenities.

Confira todos os detalhes sobre o Pantanal Jungle Lodge neste artigo

Canindé de São Francisco: o “Oásis do Sertão”

Xingó Parque Hotel & Resort

Um dos destinos do momento, Canindé de São Francisco se destaca no cenário do ecoturismo nacional pela proximidade com o Rio São Francisco e o Cânion do Xingó, belíssima formação que surgiu após o represamento das águas do rio para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó. A cidade no sertão sergipano, a cerca de 200 km de Aracaju, é de onde partem passeios de barco. Os enormes paredões avermelhados cercam as águas verdes, nas quais é possível nadar e praticar stand up paddle. Além da diversão dentro d’água, no destino vale também realizar a Rota do Cangaço, que passa pela cidade vizinha, chamada Piranhas, por casas de taipas típicas na região, por pontos de venda de artesanato, trechos de caatinga e, como não poderia faltar, a Grota de Angico, onde Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros morreram.

Confira um roteiro completo por Canindé de São Francisco

Xingó Parque Hotel & Resort

Com vista para a hidrelétrica, o Xingó Parque Hotel & Resort está entre as principais hospedagens na região. Além do auxílio na contratação de passeios, o hotel possui completa infraestrutura: com sistema All-Inclusive, as principais refeições são servidas no Restaurante Maria Bonita, enquanto drinks e petiscos são oferecidos em dois bares; já para diversão, tem piscinas para todas as idades, com tobogã e baldinho maluco, quadra poliesportiva, playground e salão de jogos, academia, mirante e museu da caatinga. O descanso ao fim do dia tem lugar no Apartamento de 20 m² com vista privilegiada, e equipado com TV, AC e frigobar.

Serra do Cipó: ecoturismo na região Sudeste

Serra do Cipó

A cerca de 90 km da capital mineira, a Serra do Cipó é ótima escolha dentre os destinos do Especial Ecoturismo! O Parque Nacional da Serra do Cipó é grandioso, tanto em tamanho (são mais de 33 mil hectares), quanto em possibilidades: a região, entre as bacias hidrográficas do Rio Doce e do Rio São Francisco, concentra muitas nascentes que resultam em rios, cachoeiras e cânions. A altitude do parque varia de 600 a 1.670 m acima do nível do mar, concentrando, assim, muitos pontos oferecem vista panorâmica para paisagens de tirar o fôlego. Não à toa, o paisagista Burle Marx apelidou o lugar de “Jardim do Brasil”. Em meio à rica fauna e flora local (muitas espécies em extinção, inclusive), destaque para as Cachoeiras da Braúma e da Farofa, e para o Cânion das Bandeirinhas.

 Capim do Mato Pousada & SPA

É neste cenário que está o luxuoso e exclusivo para adultos Capim do Mato Pousada & SPA. O primeiro dos charmes desta hospedagem está na acomodação: são três opções, entre elas o Bangalô Luxo, de 55 m² com varanda, vista para o cerrado, ofurô, deck com futon, lareira, TV, AC, frigobar, máquina de café e amenities L’Occitane. As opções de lazer e bem-estar dividem-se entre as piscinas (uma delas de borda infinita com vista excepcional) e os tratamentos e massagens oferecidos com custo à parte pelo SPA by L’Occitane. Tem ainda sauna a vapor, aluguel de bicicleta e organização de passeios à cavalo. O café da manhã está incluso na tarifa e é servido no Bá Restaurante.

Ecoturismo em destinos internacionais

Costa Rica

Costa Rica, México, Argentina e Chile estão entre os destinos estrangeiros selecionados para o Especial Ecoturismo! Cada um dos destinos traz paisagens inusitadas para os amantes da natureza. Conheça a seguir duas opções de hospedagens, uma à beira-mar da Playa el Jobo, na Costa Rica – destino famoso pela presença de vulcões e pelos Parques Naturais de Guanacaste, Santa Rosa e Rincón de La Vieja – e outra na Riviera Maya, onde o turista encontra cenotes, praias paradisíacas e sítios arqueológicos.

Dreams Las Mareas

O Dreams Las Mareas, na Playa el Jobo, na Costa Rica, é para quem quer conhecer toda a natureza costarriquenha sem abrir mão de um resort All-Inclusive! Todos as refeições, drinks e petiscos são servidos em sete bares e seis restaurantes. Já o lazer tem lugar nas duas piscinas e no mar, onde acontecem esportes como snorkeling e caiaque. Tem também euro-bungee, quadras esportivas, kids’ club e teens’ club, entretenimento noturno, com boate, filmes na praia e festas temáticas, e SPA mediante custo à parte. Para sair e desbravar o destino, o resort organiza passeios turísticos, também com custo à parte. E para descansar após um dia de aventuras, a acomodação é em suíte de 45 m² com varanda, TV, AC, frigobar, máquina de café e amenities.

Leia aqui sobre todos os encantos da Costa Rica

Sandos Caracol Eco Resort

A Riviera Maya é visada principalmente por turistas que desejam curtir com os pés na areia, enquanto aproveitam as vantagens de um All-Inclusive. E que tal combinar essa experiência com passeios e atividades em meio à natureza? Essa é a proposta do Sandos Caracol Eco Resort. A estada possui nove restaurantes, nove bares, duas piscinas, um parque aquático, quadras esportivas, kids’ club, sauna, jacuzzi, serviço de massagem e muito mais, mas o destaque fica por conta da All Nature Experience. Os hóspedes desfrutam de tours tematizados, vivência gastronômica maia, nado no manguezal, snorkeling no cenote, etc. Para completar, é possível também praticar esportes aquáticos como caiaque e catamarã e, com custo à parte, reservar passeios no destino e agendar excursões de mergulho.

Descubra os lugares essenciais no roteiro de ecoturismo pela Riviera Maya



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *