Cartagena das Índias, o segundo destino mais procurado da Colômbia, depois da capital Bogotá, é uma encantadora cidade que exibe cenários históricos e tem a poucos quilômetros paradisíacas ilhas banhadas pelo mar do Caribe.
Colonizada por espanhóis, o destino ainda preserva em suas ruelas muito do que foi construído nos séculos 18 e 19, inclusive 11 quilômetros da muralha erguida em 1796, para proteger a cidade de ataques piratas.
Para você cair de amores por esse destino e saber como aproveitar seus encantos, o Mag preparou uma lista com dicas de o que fazer em Cartagena.
Centro histórico de Cartagena das Índias
Passeios para admirar as riquezas históricas do destino é o que não falta na lista de o que fazer em Cartagena das Índias. E o bom é que fica tudo bem pertinho e as visitas podem ser feitas com gostosas e desapressadas caminhadas, a melhor forma de explorar um destino.
Ao andar pelas ruelas de pedras da cidade amuralhada, a sensação de voltar alguns séculos é inevitável, mas se o viajante preferir, pode acentuar a viagem no tempo com um passeio de charrete.
Torre do Relógio
No Centro Histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, os viajantes encontram charmosos casarões coloniais coloridos com varandas floridas, praças, museus e construções imperdíveis no roteiro de o que fazer em Cartagena. Comece pela imponente Torre do Relógio, antiga entrada para a cidade velha e um dos cartões postais da cidade.
Templo de San Pedro Claver e Palácio da Inquisição
O Templo de San Pedro Claver, situado na praça de mesmo nome, vale uma visita! Construído no século 18, o lugar no qual o jesuíta São Pedro viveu e ajudou escravos negros, abriga também um museu de arte sacra e uma bela igreja com os restos mortais do missionário no altar. Para conhecer melhor a bonita história do santo, é recomendável fazer o passeio guiado.
Na cidade amuralhada também pode ser visitado o Palácio da Inquisição. Situado em um casarão colonial, o local foi sede do Tribunal do Santo Ofício e hoje abriga um museu sobre a história de Cartagena e da inquisição, com exposição dos objetos utilizados para a tortura.
Plaza Santo Domingo
Não deixe de passar um tempinho na Plaza Santo Domingo, considerada a mais importante e também a mais charmosa da cidade. Além de concentrar muitos artistas de rua, bares e restaurantes que enchem a praça de cadeiras e mesas, é nela que está situada a famosa escultura “La Gorda Gertrudis”, do artista colombiano Fernando Botero. Vale uma foto!
Na praça também está o Convento de Santo Domingo. A igreja mais antiga de Cartagena foi reconstruída em 1630, após muitos ataques durante o período colonial, mas sua construção original foi em 1551. Vale a pena entrar para conhecer o altar em estilo barroco que exibe uma imagem de Cristo talhada em madeira.
Castelo de San Felipe de Barajas
Saindo do Centro Histórico da cidade, os viajantes encontram mais atrações que não podem faltar no roteiro de o que fazer em Cartagena. O Castelo de San Felipe de Barajas é uma delas! A imponente fortaleza erguida entre 1536 e 1657 foi considerada a maior construção feita pelos espanhóis no Novo Mundo. O visual por fora já faz o passeio valer a pena, mas explorar os labirintos do castelo e subir ao topo de onde se tem uma vista panorâmica da cidade é indispensável.
Convento de Santa Cruz de La Popa
E nem pense em deixar o Convento de Santa Cruz de La Popa de fora da sua lista de o que fazer em Cartagena! Situado a 148 metros acima do nível do mar, na montanha mais alta da cidade, o convento é também um mirante, de onde se pode ver o mar e boa parte de Cartagena.
Depois de um dia descobrindo essas e outras atrações do Centro Histórico de Cartagena das Índias, você poderá andar sobre as muralhas e lá do alto apreciar o cenário histórico da região e, um pouco mais longe, os altos prédios de Bocagrande, o bairro moderno da cidade. Com o fim do dia se aproximando é hora de fazer a clássica parada no Café del Mar, situado em cima da muralha, para apreciar o sol se pôr no mar do Caribe.
Visite as praias de Cartagena das Índias
Além de conhecer todas as atrações históricas do destino, é claro que a experiência Caribe é uma das coisas que não pode, de jeito nenhum, ficar de fora da sua viagem!
Praia de Bocagrande e El Laguito
Apesar do litoral da cidade ter praias urbanas com areias escuras e muito disputadas, caso da Praia de Bocagrande e da pequena El Laguito, o ideal caribenho pode ser alcançado com apenas 1 hora de lancha de Cartagena.
Islas del Rosario e Playa Blanca
As idílicas 27 ilhas do arquipélago Islas del Rosario salva a viagem de quem foi a Cartagena das Índias esperando encontrar mar azul turquesa. Praias selvagens e quase desertas podem ser curtidas através de mergulho com snorkel ou cilindro. A famosa Playa Blanca, na Isla Barú, uma das 27 de Rosario, também é fiel ao cenário de paraíso.
Outro passeio que pode ser aproveitado nas ilhas de Rosario é visitar o Oceanário. Os viajantes podem ver tubarões, tartarugas, golfinhos e outros animais marinhos nadando em piscinas construídas entre corais. Também é possível mergulhar com os golfinhos. Muita fofura!
Ilha de Tierrabomba e Punta Arenas
E se aproveitar as praias caribenhas é o item mais importante na sua lista de o que fazer em Cartagena das Índias, ainda mais pertinho da cidade, a Ilha de Tierrabomba é uma excelente opção. Com apenas 10 minutos de barco, os viajantes encontram belas praias, como a Punta Arenas, de areias brancas e mar azul cristalino.
Não faltam opções incríveis de o que fazer em Cartagena das Índias, só falta mesmo você ir conferir tudo isso! Reserve seu pacote com o Zarpo.