Quando o ciclo das águas de março se fecha, nada melhor do que começar a planejar uma viagem para aproveitar o tempo mais firme com sol agradável e pouquíssimas chuvas. Viajar em maio é pedida certeira para os turistas que desejam curtir destinos fora da alta temporada e ainda aproveitar ao máximo um clima ameno e quase sem chuvas.

Sem contar que alguns meses antes das férias escolares é a época perfeita para curtir com mais tranquilidade, o que torna os pontos turísticos mais vazios e evita aquele possível desgaste de enfrentar grandes filas ou atrações sempre lotadas.

Confira nossa seleção de destinos ideais para viajar em maio, com dicas incríveis de hospedagem.

Paraty, RJ

Paraty é opção perfeita para viajar em maio combinando história, natureza e cultura

É claro que o Rio de Janeiro continua lindo e não estamos falando só da Cidade Maravilhosa. A Costa Verde no estado do Rio é daquelas regiões que não deixam a desejar quando o assunto são belezas naturais. Pelo contrário. Por lá, vale a pena aproveitar, por exemplo, os cenários de Paraty, marcados por praias paradisíacas, vegetação abundante e o belo centrinho histórico, considerado Patrimônio Histórico Nacional com seus casarões coloniais, ruas de paralelepípedo e muita cultura envolvida.

Em maio, Paraty tem o clima perfeito para quem deseja pegar praia. São mais de 300 praias para se conhecer, com destaque para as do Pontal, com diversos barzinhos em volta e barquinhos estampando seus cartões-postais, e do Jabaquara, famosa por sua lama com propriedades medicinais e mar de águas calmas. E a natureza vai muito além. A Mata Atlântica guarda uma fauna e flora preservadas, além de cachoeiras como a da Pedra Branca Tobogã e Poço das Andorinhas. Ainda em maio, vale a pena curtir eventos marcantes como o Paraty Yoga Festival e a tradicional Festa do Divino.

Para curtir em grande estilo as riquezas naturais e históricas de Paraty, nada melhor do que uma hospedagem em meio à natureza da Mata Atlântica. E o Refúgio Tropical Pousada, além de unir ótimos serviços e infraestrutura completa, está a apenas 4 km do centro histórico e das praias do Pontal e de Jabaquara, cercada por uma vegetação abundante e estreitando o contato do hóspede com a natureza local. 

Confira o que fazer em Paraty em um post completo

Selva Amazônica, AM

Em maio, a Selva Amazônica fica ainda mais especial com o nível alto das águas dos rios

Onde a natureza do Brasil é múltipla, com paisagens plurais que encantam turistas do outro lado do mundo. A Selva Amazônica proporciona uma experiência única com suas florestas tropicais magníficas, rios de todos os tamanhos e cenários surpreendentes que dividem-se entre pântanos e manguezais. Em maio, tudo fica ainda mais especial no Amazonas. Isso porque há o acúmulo de água das chuvas dos últimos meses que acabam formando os igapós, as matas inundadas da Amazônia.

É entre maio e junho também que o nível dos rios na Amazônia chega ao seu máximo, formando a estação cheia e fazendo com que a água se aproxime da copa das árvores, o que garante um visual ainda mais belo da natureza abundante de lá. Vale aproveitar o clima quente, que torna o destino ensolarado e perfeito para curtir as atividades da natureza, principalmente as realizadas na água, como passeios de barcos, visita às cachoeiras e mergulho nas praias de água doce.

Uma imersão completa na natureza da Selva Amazônica é o que proporciona o Amazon Ecopark Jungle, à beira do Rio Tarumã. A hospedagem está em perfeita sintonia com as paisagens ao redor, integrada às belezas verdes e com vistas privilegiadas do que há de mais bonito no destino. As comodidades incluem praia privativa de água doce, piscinas naturais, píer flutuante e passeios como caminhada ecológica e focagem noturna.

São Paulo, SP

A capital paulista recebe em maio a Virada Cultural, que pode ser curtida com um clima ameno

A cosmopolita capital de São Paulo é aposta sem erro para aproveitar passeios ao ar livre. Durante o dia, o sol brilha e a brisa faz com que o clima não seja tão abafado. Curtir lugares como o Parque do Ibirapuera ou o Parque Villa-Lobos, por exemplo, são sugestões de passeios incríveis que tem tudo a ver com o tempo firme de maio.

Aos domingos também tem-se muito para apreciar. A Avenida Paulista é exclusiva para pedestres e por lá, além dos restaurantes, barzinhos, cafés e outros comércios espalhados pelos arredores, dá para levar bikes e patins ou apenas caminhar pelo asfalto sem carros para observar o movimento – é comum ainda a avenida receber shows e performances culturais em alguns pontos, como em frente ao MASP.

Em maio também acontece a programação da Virada Cultural, animando a São Paulo. O evento realizado anualmente se espalha por diversos pontos icônicos e reúne, em uma agenda imperdível, performances cênicas, shows de músicas, oficinas, manifestações artísticas e uma série de atrações dedicadas à cultura. Avenida São João, Largo do Arouche e a Praça da República são alguns dos lugares que receberão apresentações.

No Palácio Tangará ou no Fasano São Paulo,o clima é de exclusividade. Os dois estão em áreas nobres da capital: o primeiro na região do Morumbi e o segundo entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo. No Tangará, o destaque vai para o estrelado restaurante e para as comodidades, como piscina ao ar livre, piscina interna, jacuzzi e saunas. Já no Fasano, piscina com vista da cidade, SPA, ofurôs e saunas marcam a experiência.  

Aproveite para ler também sobre os melhores hotéis da capital paulista

Ilhabela, SP

Praias mais tranquilas podem ser apreciadas durante o mês de maio na incrível Ilhabela

Um dos destinos do litoral paulista mais bonitos – e procurados – por quem ama praias paradisíacas. Ilhabela é lugar de sol, mar, sombra e água fresca, com paisagens tropicais belíssimas ditadas pelo ritmo das águas esmeraldas, emolduradas por areias douradas e fofas. Tudo isso ainda pode ser complementado por uma vegetação abundante que costuma abraçar suas praias e guardar riquezas como cachoeiras e trilhas incríveis para os mais aventureiros.

Imagine, então, curtir cada detalhe do destino em uma época mais tranquila, sem disputa pelos melhores lugares à beira-mar? Quem escolhe viajar em maio, além da temperatura amena e mais agradável, pega chuvas menos intensas, tempo mais firme e praias mais vazias, como a Praia do Veloso e a Praia do Curral, e os passeios de barco pelas praias do Bonete e Castelhanos. Vale aproveitar ainda alguns eventos bacanas que acontecem no mês, como a Semana da Cultura Caiçara ,que celebra São Benedito e a cultura local.

À beira da Praia do Veloso, o Wyndham Casa di Sirena é uma hospedagem digna de cinco estrelas. Os hóspedes aproveitam acesso particular à praia, prainhas privativas sobre a encosta, piscina de borda infinita, bar, academia e recreação infantil em datas especiais. O hotel também está a cerca de 600 m da Praia do Curral, uma das mais badaladas do destino e com ótima infraestrutura.

Que tal conhecer as melhores praias de Ilhabela? Leia nosso post completo!

Jalapão, TO

No Jalapão, maio traz águas mais cristalinas e uma temperatura agradável para fugir do calor

No cerrado de Tocantins, Jalapão rouba a cena com sua natureza intocada. As paisagens sofrem mudanças no decorrer do ano, por isso vale se atentar bastante à data escolhida para explorar o que há de mais bonito no destino. Todas as épocas são interessantes para conhecer a região, mas ângulos distintos são evidenciados dependendo de quando é a viagem. No Jalapão, o período de chuvas acontece de novembro a abril.

Maio não é só perfeito por conta do fim das chuvas como também pelas águas mais cristalinas dos rios, fervedouros e cachoeiras, que ficam mais transparentes a partir da segunda quinzena do mês. São imperdíveis, por exemplo, a Cachoeira da Velha, o Fervedouro do Ceiça e o Fervedouro do Bela Vista, considerado o mais bonito da região. Fora d’água, são paradas obrigatórias também o Parque Estadual do Jalapão, com suas dunas, trilhas e paisagens naturais surpreendentes.

Para fugir do calorão, uma boa pedida é se programar para visitar o destino a partir das últimas semanas do mês, quando o clima quente durante o dia não é tão forte e as noites são bem fresquinhas. Outro ponto para se atentar é que, ainda em maio, os viajantes ganham um céu mais estrelado e limpo, com direito à chuva de meteoros que costumam acontecer até agosto.

Diamantina, MG

Quase sem chuvas, Diamantina em maio é pedida certeira para aproveitar as belezas mineiras

Clima seco, fresco e quase sem chuvas. Maio é uma ótima opção de data para planejar seu roteiro em Diamantina, em Minas Gerais, já que o tempo é agradável e dá para aproveitar ao máximo todas as atrações do destino. Nesta pequena cidade mineira, dona de casarões coloniais e igrejas charmosas, a natureza também se faz presente com as belezas da Serra do Espinhaço.

É legal caminhar pelas ruas de pedra, explorar construções centenárias e combinar a viagem com visita a diversas cachoeiras, como a Cachoeira da Toca, a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira das Fadas. A festa da Vesperata, que inicia em abril e acaba em outubro, também está a todo vapor durante maio. O evento ao ar livre acontece durante à noite, no centro histórico e é um dos mais tradicionais do Brasil, reunindo bandas em um concerto musical que é símbolo da cultura diamantinense.

Brasília, DF

Para curtir as atrações de Brasília ao ar livre, maio é aposta sem erro graças ao bom clima

A capital do país é interessante de se visitar em qualquer época do ano, mas é especialmente em maio o clima de Brasília fica mais bem definido, sem chuvas, tornando o momento propício para uma visita à cidade. Quem prefere temperaturas mais amenas também encontra neste mês um clima bem convidativo. 

As paisagens ganham ipês floridos e o pôr do sol é uma ótima dica para se observar em um passeio pelo Distrito Federal, principalmente para quem visita o Congresso Nacional. Ao ar livre, é bacana também conhecer o Lago Paranoá, o Parque Ecológico Península Sul e o Jardim Botânico. Mas vale lembrar que, durante este período mais seco, é bacana sempre se manter hidratado, já que a umidade do ar acaba sendo um tanto mais baixa.

No Windsor Plaza Brasília, que fica a 1 km da Esplanada dos Ministérios, os hóspedes aproveitam uma infraestrutura que inclui restaurante, lobby bar, piscina ao ar livre, sauna, fitness room, serviço de massagem mediante custo extra e concierge. O hotel ainda fica a cerca de 2 km dos melhores shoppings da cidade, e a mesma distância também se dá para atrações como o Estádio Mané Garrincha e o Memorial JK.

Orlando, Estados Unidos

Na baixa temporada, Orlando tem parques com menos filas e outlets com promos especiais

O bom de visitar Orlando em maio é que as férias escolares ainda não chegaram e dá pra curtir, por exemplo, as atrações dos parques e restaurantes muito disputados sem enfrentar filas absurdas ou uma lista de espera muito alta. E não é só isso: maio também proporciona a Orlando os dias mais longos do ano e ensolarados, permitindo que os viajantes curtam tudo ao máximo e fiquem também até mais tarde nos parques. 

Além disso, as temperaturas são amenas, sem afetar a disposição dos viajantes, variando entre 19 e 31°C, embora a média costume se manter mais na casa dos 25°C. Diferente do verão intenso, que chega ao seu auge em meados de julho, o clima de maio nos Estados Unidos garante dias mais gostosos.  

São boas pedidas os parques aquáticos, como o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach, no complexo Disney, ou a atmosfera praiana de lugares como Daytona Beach, a cerca de 1h de Orlando. O mês de maio também traz atrações exclusivas, como os festivais Viva La Musica, no parque Seaworld, e o Disney’s Flower and Garden Festival, no Epcot. E o melhor de tudo: aproveitar as outlets e outras lojas de Orlando com valores mais baixos.

Em Orlando, o Fairfield Inn Marriott Village está a cerca de 9 km do Epcot, um dos parques temáticos mais famosos do complexo Disney. O hotel também está próximo de atrações como o Seaworld, o Magic Kingdom e o Hollywood Studios. A hospedagem ainda oferece piscina ao ar livre, sala de jogos, SPA com hidromassagem e academia.

Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires fica mais colorida em maio, depois dos dias quentes de verão e antes do inverno

A nossa vizinha Argentina também não poderia deixar de marcar presença em destinos para viajar em maio. Principalmente a capital Buenos Aires que, após o verão quente e antes do inverno, chega à meia estação com suas árvores de folhas alaranjadas enfeitando boa parte da cidade. A quantidade de atrações e a seleção incrível de restaurantes faz da capital argentina um lugar para se visitar mais de uma vez, principalmente em épocas mais vazias como no mês de maio. 

A inspiração europeia é evidenciada durante o dia nos parques preservados, nos museus, galerias e prédios históricos, que podem ser visitados em meio ao clima ameno de maio, que costuma ficar em torno dos 18ºC e raramente apresenta chuvas. Já à noite, o tempo fica fresco e ideal para curtir as heranças latinas da Argentina, como a alta gastronomia que traz inspirações sul-americanas nos sabores e os espetáculos, como as casas de tango.

Dia das Mães: dê uma viagem de presente! 

No Dia das Mães, que tal uma apostar em uma viagem como presente?

Aproveitando a deixa do mês de maio, vale lembrar que o segundo domingo do mês é Dia das Mães. A data é perfeita para traduzir nosso carinho em mimos, e o amor ganha forma de flores, chocolates, e, com o Zarpo, de viagem! Diferente do que dizem, mãe não é tudo igual, e as opções de destinos e hotéis disponíveis combinam com todos os estilos, das aventureiras às que mais preferem relaxar.

Confira o nosso conteúdo completo sobre o Dia das Mães e encontre a viagem perfeita para presentear a pessoa mais importante da sua vida.


Gostou? No Zarpo, você pode deixar sua viagem de maio ainda melhor com hospedagens especiais que podem ser reservadas diretamente pelo site.

Bruna Rio Branco

Amante das artes, adora viajar para lugares que inspirem criações artísticas e que tenham a cultura vibrante. Destinos de natureza também estão na sua listinha de favoritos.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário

Sair da versão mobile