Muitas das melhores praias do Brasil estão no Nordeste. E a região de Salvador, na Bahia, merece um destaque especial! Sua costa litorânea possui 75 km de mar azul esverdeado, areias brancas e infinitas barracas de praia, com cardápios de dar água na boca. Isso sem citar o inconfundível astral baiano que se intensifica em terras soteropolitanas. 

Com uma gama tão extensa do que conhecer pelo destino, é fácil se perder e não saber por onde começar. Para te ajudar, separamos uma lista com as praias indispensáveis de Salvador e região. 

Home - Slider 1

Praia do Porto da Barra

Para abrir a lista das praias de Salvador, nada mais justo que começar pela Praia do Porto da Barra, entre as favoritas dos turistas! Ela está situada na região central da cidade, a menos de 5 km do Pelourinho, e fica entre os Fortes de São Diogo e Forte Santa Maria.

A praia é ideal para banhos refrescantes e brincadeiras nas piscinas naturais formadas durante a maré baixa. Se a intenção for pegar um bronze, o melhor é investir em idas durante a semana, quando a praia está mais vazia. Mas seja qual for o dia escolhido, quiosques espalhados na areia farão companhia, servindo água de coco, petiscos e mais. 

Interessou? O Zarpo tem hospedagens pertinho da Praia Porto da Barra, como o Hotel Bahia do Sol e o Wish Hotel da Bahia, ambos a apenas 2 km.

Praia do Farol da Barra

Quem viaja para Salvador e está em dúvida em qual o melhor lugar para se reunir à beira-mar, pode ter a Praia do Farol da Barra em mente. Além de possuir o melhor ponto para apreciar o pôr do sol, a maré baixa também é perfeita para banhos de mar tranquilos, com formação de piscinas naturais.

Outro motivo para escolher a praia são as grandes comemorações da cidade. A praia se torna palco para toda a farra do Réveillon e do Carnaval! A praia tem valor histórico: foi lá que os portugueses chegaram em 1501, durante a primeira expedição exploratória no Brasil. Anos mais tarde foi construído o Forte de Santo Antônio da Barra e, posteriormente, o farol, que se tornou um dos cartões-postais do destino.

Interessou? O Zarpo tem mais opções de hospedagens com localização central, perfeitas para conhecer todos os pontos turísticos de Salvador. O Fera Palace Hotel e o Fasano Salvador estão a poucos metros do pelourinho e a 5 km da Praia e do Farol da Barra.

Praia de Itapuã

Composta por águas verdes, areias claras, pedras, coqueirais e o icônico farol de Itapuã, a Praia de Itapuã é mais uma das queridinhas entre moradores e turistas em Salvador. Situada no bairro homônimo, a cerca de 18 km do centro da capital, ela é cercada pelo calçadão repleto de barraquinhas das mais variadas delícias. 

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem da praia um charme à parte. Tem também, é claro, o prazer de conhecer um dos lugares que inspirou os irreverentes Toquinho e Vinícius de Moraes, compositores da música “Tarde em Itapuã”. 

Interessou? O Zarpo tem hospedagens pertinho da Praia de Itapuã, como Catussaba Resort, com completa infraestrutura de lazer e três opções de pensão à escolha. 

Praia de Guarajuba

Já fora de Salvador – mas pertinho, a 70 km ao norte da capital – a Praia de Guarajuba dá início a uma sequência de praias paradisíacas. Deixando as praias urbanas para trás, por lá vale curtir o mar, fazer caminhadas à beira d’água e se esbaldar nos quiosques, com drinks e petiscos.

Seu mar é azul esverdeado e durante a maré baixa são formadas piscinas naturais. Além disso, no calçadão próximo à praia acontece a Feira do Pôr do Sol que, como o próprio nome já diz, começa a partir da despedida do sol. Por lá encontram-se barracas de comida, artesanato, roupas e mais.

Interessou? O Zarpo possui uma excelente opção à beira da Praia de Guarajuba, o Vila Galé Marés! O resort é All-Inclusive e a infraestrutura de lazer e bem-estar é completa. 

Praia do Forte

Outro destaque entre as praias de Salvador e região é a Praia do Forte, distante 80 km da capital baiana. A antiga vila de pescadores possui clima rústico, charmoso e muito bem preservado, o que atrai milhares de turistas para apreciar as paisagens deslumbrantes. Não à toa, é um dos principais destinos da Bahia.

São aproximadamente 12 km de areias brancas, coqueirais e piscinas naturais de tirar o fôlego. Além do cenário belíssimo, a praia é famosa pela presença de instituições de preservação ambiental. Na Praia do Forte fica a base do Projeto Tamar e a sede do Instituto Baleia Jubarte.

Interessou? O Zarpo possui opções de hospedagens pertinho da Praia do Forte, como o Iberostar Bahia e o Iberostar Praia do Forte, resorts All-Inclusive renomados à beira-mar e com infraestrutura de alto padrão. Outra possibilidade é a charmosa Pousada Sobrado da Vila.

Praia de Imbassaí

Opção tranquila, com dunas e coqueiros compondo o cenário, a Praia de Imbassaí é a principal atração do vilarejo homônimo, a cerca de 90 km de Salvador. O destaque da praia é o encontro do Rio Imbassaí com o mar, o que torna esta praia ideal para todos os gostos, seja para descansar à beira-mar ou para praticar esportes aquáticos. 

De um lado, uma faixa larga de areia branca banhada pelo mar azul-esverdeado. Do outro, todo o agito das barraquinhas que oferecem mesas quase dentro d’água. O rio é ótimo para banhos de água doce e para praticar caiaque e stand up paddle, que podem ser alugados ali nos quiosques.

Interessou? O Zarpo conta com uma excelente hospedagem à beira da Praia de Imbassaí, o Grand Palladium Imbassaí. O resort é All-Inclusive, cinco estrelas e oferece opções de lazer para toda a família em meio à natureza exuberante.

Reserve agora e viaje depois!

Caso a ideia seja esperar mais um pouco para viajar, não se preocupe. O Zarpo possui hotéis e resorts com datas disponíveis até 2022! Aproveite este período em casa para planejar cada detalhe da próxima viagem e reservar com descontos especiais que só o Zarpo tem. 

Vale lembrar que enquanto estamos vivendo o período de pandemia decorrente da Covid-19, é importante respeitar as recomendações das autoridades. Lembre-se de higienizar constantemente as mãos, utilizar máscara de proteção e seguir o distanciamento indicado.

Entenda como fica a sua viagem com o cenário atual da pandemia


Agora que você já conhece as melhores praias de Salvador e região, o próximo passo é conferir os hotéis e resorts incríveis e reservar pelo Zarpo!

Marilia Gouveia

Fã de carteirinha do metrô, botecos e das calçadas do centro de São Paulo. Coleciona roteiros repetidos e planeja explorar os mais atípicos. Considera que viajar é sinônimo de enriquecimento cultural.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário