O Nordeste por si só é um sucesso, com belíssimas praias, piscinas naturais, centros históricos e sabores inconfundíveis. Nas últimas semanas, a região, em especial o estado da Paraíba, ganhou destaque com a crescente popularidade de Juliette Freire, campeã da 21º edição do reality show Big Brother Brasil, produzido pela Rede Globo. 

Juliette é um grande fenômeno. No dia em que subiu ao pódio, ela tinha quase de 24 milhões de seguidores no Instagram (e o número só cresce desde então!).

No reality, a sister frequentemente comentou com outros participantes sobre seu amor ao estado natal, despertando o interesse do público pelo destino. De acordo com matéria publicada no G1, ela inclusive receberá da Assembleia Legislativa da Paraíba a Medalha Epitácio Pessoa, que homenageia personalidades pela contribuição ao estado.

Quer conhecer mais sobre a Paraíba de Juliette do BBB? Continue lendo este artigo e aproveite para conferir e reservar no Zarpo a próxima viagem.

Home - Slider 1

O que torna a Paraíba tão especial?

Vista aérea da Praia Formosa, em Cabedelo - PB
As praias da Paraíba são destaques à parte, afinal, muitas delas possuem piscinas naturais

No alto do Nordeste, entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, a Paraíba é surpreendente. O estado recebe milhares de turistas todos os anos, que vão ao encontro de suas belezas naturais, hospitalidade calorosa, extensa reserva ambiental e litoral preservado. Tudo isso acompanhado da mais autêntica e deliciosa culinária local. 

Além do grande potencial turístico, a região é dona de um rico acervo cultural. A começar pela cozinha paraibana, que é dividida entre o litoral e o sertão, com influência do ciclo da cana-de-açúcar e das tribos indígenas presentes no estado. Já na área do artesanato, são comuns peças de barro, cerâmica e estopa, queridinhas dos turistas para lembranças da viagem. Sem esquecer, é claro, das celebrações populares, como a famosa festa de São João, a Festa do Bode Rei e a Festa da Luz. 

Praia em João Pessoa - PB
Além de maravilhosas, as praias são ideias para curtir o clima médio anual de 26ºC em todo o estado

O clima pelo estado varia entre tropical e semiárido, com temperatura média anual de 26ºC. Assim, como não poderia ser diferente em um estado nordestino, as praias são destaque. Há opções para todos os gostos, desde as mais urbanas até as de naturalismo, com mar azul-esverdeado e areia fina e branquinha. 

Para os turistas que escolhem visitar além dos centros urbanos, surpresas inusitadas estão à espera. Entre elas, tem o Parque Estadual Pedra da Boca, que possui trilhas em meio às gigantescas formações rochosas, e o Vale dos Dinossauros, sítio arqueológico com pegadas fossilizadas de animais pré-históricos. Grande atrativo para os aventureiros! 

Confira cinco roteiros de viagem clássicos no Nordeste

O melhor de João Pessoa

Vista aérea da Praça São Frei Pedro Gonçalves, em João Pessoa - PB
Queridinha dos turistas, a cidade de João Pessoa é destino que encanta pelas suas singularidades

Fundada no século XVI, João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil. A herança histórica deixada pelos portugueses é traduzida nos sobrados, casarões coloniais, igrejas seculares e monumentos que compõem um dos mais importantes sítios históricos do país. Além disso, em 2019 a cidade ganhou o prêmio Arbor & Urbe, consagrando-a como a capital com a área urbana mais verde do Norte e Nordeste.

Piscinas naturais do Seixas, em João Pessoa - PB
Pelo litoral, não deixe de conhecer as piscinas naturais mais famosas: do Seixas e de Picãozinho

Quando for explorar o litoral, comece pelas piscinas naturais! As mais famosas por lá são as do Seixas, que podem ser acessadas de lancha ou catamarã. Por lá, a dica é observar a colorida vida marinha com snorkel. Outra opção é fazer o passeio até as piscinas de Picãozinho, a cerca de 15 minutos de barco, partindo da Praia de Tambaú. Para fazer os passeios, é importante checar a tábua de marés. 

Durante a alta temporada, a Praia do Sol e a Praia de Manaíra também são bastante procuradas pelos visitantes, que relaxam na faixa de areia dourada e se refrescam nas águas cristalinas. Longe da agitação do centro, as praias da Barra de Gramame, Carapibus, do Amor e a Baía da Traição são opções para quem procura tranquilidade à beira-mar. 

Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa - PB
O passeio pelo Centro Histórico é imperdível, uma vez que João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil

Já para explorar a parte histórica do destino, a primeira parada é o Centro Histórico de João Pessoa, onde vale conhecer a Praça João Pessoa, o Centro Cultural São Francisco e o Pátio de São Pedro. Outro lugar para visitar é o Farol do Cabo Branco, construído em 1972 em uma falésia sobre a praia, que é o ponto mais oriental das Américas e onde o sol nasce primeiro em todo o continente. 

Inclua no roteiro também pontos turísticos como a Estação Cabo Branco, projetada por Oscar Niemeyer, o Mercado de Artesanato Paraibano, com produtos artesanais e delícias da culinária local, o Parque Solon de Lucena, com 35 mil m² cercados por vegetação exuberante, o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, com reserva de Mata Atlântica e trilhas guiadas, e o Espaço Cultural José Lins do Rego.

Curtiu? O Zarpo tem excelentes opções de hospedagens em João Pessoa! Escolha entre o Hardman Praia Hotel e o Manaíra Hotel, ambos a poucos metros da Praia de Manaíra, e o Quality Suites João Pessoa e o Hotel Cabo Branco Atlântico, próximos à Praia de Tambaú, considerada a melhor do destino. 

Paraíba além de João Pessoa

Apesar de ser impossível falar da Paraíba e não mencionar João Pessoa, outras cidades merecem destaque neste estado brasileiro que é tão diverso.

Cabedelo, a 10 km de João Pessoa

Ilha da Areia Vermelha, em Cabedelo, na Paraíba
A cerca de 10 minutos de carro de João Pessoa, Cabedelo é um espetáculo em belezas naturais

Cabedelo, está situada entre o Rio Paraíba e o Oceano Atlântico. A apenas 10 km do centro de João Pessoa, a cidade é ótima opção para fazer um bate-volta. Para começar, visite o Forte de Santa Catarina, construído no século XVI, onde encontram-se as casas do Capitão-mor da Capitania e a da Pólvora, ambas com passagens secretas históricas.

Inclua no roteiro a Praia Formosa e a Praia do Poço, que está entre as mais buscadas pelos banhistas que preferem sossego à beira-mar e mergulhos em águas tranquilas. Outra opção de passeio é a belíssima Ilha da Areia Vermelha: catamarãs, lanchas ou jet-skis levam turistas até os bancos de areia avermelhados que se formam durante a maré baixa. Não deixe, é claro, de se deliciar com peixe frito com batata, mandioca e mais, servido pelas barraquinhas.

Conde, a 27 km de João Pessoa

Praia em Conde, na Paraíba
Em busca de tranquilidade à beira-mar? Aposte em um roteiro pelas praias de Conde

Se a ideia for visitar praias deslumbrantes, a dica é apostar na cidade de Conde. A região abriga praias para todos os tipos de turistas, das mais românticas às familiares. Entre elas, não deixe de visitar a Praia de Coqueirinho, a mais famosa da cidade, que reserva coqueirais, falésias, águas cristalinas e ondas para a prática de surf. Outra opção é Tambaba, a primeira praia naturista do Nordeste, que conta com piscinas naturais.

Mas não só de praia vive a cidade paraibana, por lá há atrações como a Praça do Mar, situada na orla da Praia de Jacumã, com infraestrutura de lazer para crianças, ciclovia, pista de skate, quiosques de delícias locais, palco para eventos e feirinhas de artesanato. Além dos mirantes da Barra e de Tabatinga, à beira de praias deslumbrantes. 

Campina Grande, a 133 km de João Pessoa

Vista aérea de Campina Grande, na Paraíba
Caso a viagem seja na época de São João, a visita à Campina Grande é indispensável

Campina Grande, por fim, é referência quando o assunto é festejar. Dona do “maior São João do mundo” – que dura o mês de Junho inteiro -, a cidade vem ganhando espaço no turismo por conta da agenda cultural, das belezas naturais e da moderna infraestrutura para receber visitantes. 

Leia mais sobre as festas tradicionais brasileiras

Entre os pontos turísticos estão o Parque do Povo, com espaços esportivos e realização eventos culturais, a Praça Clementino Procópio, que abriga livrarias, lanchonetes, bares e esculturas históricas, a Vila do Artesão, com diversas lojas de artesanato e onde acontecem apresentações de forró aos sábados, o Museu de Arte Popular, projetado por Oscar Niemeyer, com exposições fixas e temporárias sobre artesanato, música e cordel, e o Açude Velho, que oferece bela paisagem para desfrutar no fim de tarde.


Preparado para se apaixonar pela Paraíba de Juliette, campeã do BBB 21? Combine a viagem com as ótimas hospedagens do Zarpo, que contam com descontos especiais e datas disponíveis até 2022. 

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário