Viajar na primavera garante inúmeras vantagens que outras estações do ano não garantem. A época mais florida do ano – e para alguns também a favorita – colore as ruas e deixa muitos destinos mais alegres do que já são.

Esse é o período perfeito para ir a lugares em meio à natureza, que parecem bem mais verdes e vivos do que de costume. E é claro que a estação combina muito com viagens ao ar livre!

Isso porque, além do clima agradável, em torno dos 25ºC e com bastante sol, o momento é de baixa temporada, implicando em destinos mais vazios e também em preços baixos. 

Que tal, então, aproveitar para viajar na primavera e curtir cidades que têm tudo a ver com essa energia? E o melhor: no Zarpo, as datas da sua viagem são garantidas e as taxas já estão inclusas no valor final. Se inspire e viaje com a gente!

Atibaia, SP: a natureza do interior para viajar na primavera

Paisagem em Atibaia, SP.
Atibaia fica a 1h de São Paulo e é conhecida ainda como a Capital Nacional do Morango.

Dias tranquilos na natureza ideais para viajar na primavera. Esse é o primeiro pensamento de quem imagina uma jornada por Atibaia, no interior. E isso define perfeitamente a cidade, que fica a 1h da capital e é um convite para quem busca paisagens verdes. 

E sabe por que ele dá tanto match com a estação? Além do visual arborizado e dos lagos que podem ser contemplados de um teleférico, Atibaia é responsável por mais de 20% da produção de flores do país inteiro, ficando ainda mais bela no período da estação. 

Sem contar que a cidade recebe anualmente a Festa das Flores e do Morango, evento realizado desde 1980 exibindo mais de 6 mil itens entre plantas, vasos e morangos da melhor qualidade. 

O festival é o mais famoso da cidade e reúne ainda excelentes atrações gastronômicas, arranjos florais artísticos e muitas tradições culturais do Japão. Vale lembrar: Atibaia leva o título de Capital Nacional do Morango, o que também é celebrado durante a festa. 

No Bourbon Atibaia Resort toda a família se diverte! Isso porque o lazer é completo: a propriedade ocupa uma área de 400 mil m², com piscinas, campo de futebol, quadras, sala de jogos e atividades incríveis para curtir a natureza, como arvorismo e escalada, além dos personagens e espaços da Turma da Mônica. Tudo isso a cerca de 1h da capital paulista.

Veja também uma seleção com os melhores hotéis no interior de São Paulo

Holambra, SP: a cidade das flores ainda mais colorida

Moinho em Holambra, SP.
No interior paulista, a Cidade das Flores ganha ainda mais tom na estação mais florida do ano.

Considerada a cidade das flores o ano todo, Holambra deixa a experiência de viajar na primavera ainda mais especial. A cerca de 2h de carro da capital paulista, a cidade mantém muito bem preservada suas heranças europeias e traços vindos do Velho Mundo.

O Moinho Povos Unidos, o mais alto moinho de toda a América Latina, e o famoso Deck do Amor, onde os casais deixam cadeados inspirados por Paris, merecem visita.

O destino também é o maior produtor de flores do Brasil. Belas estufas, campos e jardins com cultivo de espécies distintas são os principais cartões-postais.

Conheça outros destinos incríveis no interior paulista para curtir em família!

Cunha, SP: os campos de lavanda dão match com a estação

Campo de Lavanda em Cunha, SP.
Em Cunha, os campos de lavanda são protagonistas, e na primavera ficam ainda mais bonitos.

Flores, flores e mais flores! Na primavera elas são protagonistas e claro que em Cunha não seria diferente. Na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, a cidade fica a cerca de 3h de carro da capital paulista, no encontro entre as serras do Mar, da Mantiqueira e da Bocaina.

Viajar na primavera para Cunha rende várias aventuras em meio à natureza. São bastante comuns trilhas pela vegetação do destino que levam a belas cachoeiras e ainda estreitam o contato do viajante com o visual verde que a cidade guarda.

Mas em Cunha o que chama a atenção mesmo são os campos de lavanda. Ir ao destino e não visitar, por exemplo, o Lavandário, inaugurado em 2013 e com mais de 40 mil pés desta linda flor plantados, é um verdadeiro desperdício de viagem.

Florido o ano todo graças às podas rotativas, o Lavandário é uma das atrações principais de Cunha que não podem faltar no roteiro. Quem passa por lá ainda confere a cafeteria, sorveteria, uma loja de produtinhos feitos à base de lavanda e até serviços para relaxar, como massagens.

Poços de Caldas, MG: passeios ao ar livre com o charme mineiro

Praça Pedro Sanches em Poços de Caldas, MG.
A Praça Pedro Sanches, no centro de Poços de Caldas, é indispensável na viagem a Poços.

Os destinos mineiros são uma boa pedida para conhecer em qualquer época do ano. Mas viajar na primavera para a região é garantia de se deparar com lugares ainda mais encantadores. Um deles é Poços de Caldas, que fica no sul do estado e a 3h30 de carro da capital paulista.  

Os principais atrativos da região são os passeios ao ar livre na Praça Pedro Sanches, cercada por belíssimas construções, como Palace Hotel e o Thermas Antônio Carlos, o Parque José Affonso Junqueira e o Cristo Redentor, onde é possível realizar o passeio de asa-delta e ter uma perspectiva incrível da cidade do alto.

São várias opções para se hospedar no destino. Entre os destaques estão o histórico Palace Hotel Poços de Caldas e o Cassino All-Inclusive Resort, todos com um delicioso clima de fazenda em meio à natureza.

Confira outros destinos de águas termais imperdíveis para relaxar no Brasil!

Belo Horizonte, MG: a diversidade da capital mineira na época mais florida

Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em BH.
Em BH, o elegante Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi projetado por Oscar Niemeyer.

Viajar na primavera para Belo Horizonte é aposta sem erro! A Praça da Liberdade, o Mirante Mangabeiras, o Mercado Central e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, são imperdíveis. À noite, restaurantes e bares do bairro Lourdes merecem visita. 

Com mais dias na capital mineira, ou até mesmo para compor um roteiro completo pela região, estenda a viagem até Brumadinho, a 60 km, para conhecer o Instituto Inhotim, museu de arte contemporânea e jardim botânico.

Já quem procura por agito pode curtir nessa mesma época o Festival Planeta Brasil, que costuma acontecer em setembro no Estádio do Mineirão com nomes internacionais, e o Festival de Vinho e Gastronomia Mineira para apreciar a famosa culinária local.

Para se hospedar em Belo Horizonte, escolha o luxuoso Fasano Belo Horizonte ou o Hilton Garden Inn BH. Além da excelência nos serviços, eles estão a menos de 2 km da Praça da Liberdade, respectivamente. 

João Pessoa, PB: o Nordeste ainda mais especial para viajar na primavera

Praia de Tambau, João Pessoa.
As prais de João Pessoa são uma das provas de que o destino também é lindo na primavera!

O Nordeste vale em qualquer época, é verdade. Ainda mais em um lugar como João Pessoa, na Paraíba, a terceira cidade mais antiga do Brasil, dona de lindas paisagens praianas, de um rico acervo histórico-arquitetônico e ainda com um povo bem receptivo.

Mas o destino ganha ainda mais tom se a escolha é viajar na primavera. A cidade que faz bastante calor durante o ano inteiro tem temperaturas mais amenas neste período graças não só ao clima agradável da estação como também às ruas e orlas mais arborizadas do que nunca.

As praias estão mais tranquilas durante os meses de primavera, com sol brilhando quase todos os dias, águas do mar mais claras e temperatura batendo sempre em torno dos 26ºC. Também vale conhecer os parques, como o Parque da Lagoa e o Parque Zoobotânico.

É bacana ainda passear no Jardim Botânico da cidade, também conhecido como Mata do Buraquinho e que ocupa um espaço de mais de 340 hectares com várias trilhas em meio à flora da Mata Atlântica. Na primavera, o jardim costuma receber eventos culturais.

Em frente à Praia de Manaíra, o Hardman Praia Hotel é a pedida perfeita para apreciar as belezas da capital paraibana. O hotel tem piscina com vista do oceano, serviço de praia, academia, salão de jogos, restaurante e bar da piscina.

Leia mais sobre passeios imperdíveis para curtir em João Pessoa!

Joinville, SC: natureza florida na cidade catarinense

Joinville, em SC.
Joinville é a Capital das Flores graças a uma série de atrações que combinam com a estação.

Principalmente no verão, Santa Catarina faz sucesso por conta das deliciosas praias. Mas na primavera a cidade floresce mais ainda, principalmente em Joinville, conhecida também como a Capital das Flores.

Responsável por receber a maior Festa das Flores de todo o estado, que acontece há mais de 80 anos e reúne atrações superlegais como oficinas, exposições e até concursos, a cidade ainda faz sucesso por conta dos campos floridos que valem a visita.

Um deles é o Parque dos Hemerocallis, com 18 mil girassóis plantados em belos jardins que atraem visitantes de diversas partes do país. O Mirante do Morro da Boa Vista, garantia de vistas panorâmicas com seus 250 m de altura, também vale encaixar no roteiro.

O Pórtico de Joinville também é atração turística imperdível. Construído em estilo arquitetônico enxaimel, influenciado pelas tradições alemãs e holandesas, é um cartão-postal emblemático da cidade que merece visita. 

Curitiba, PR: parques e bosques para apreciar na estação das flores

Jardim Botânico de Curitiba - Paraná
Atmosfera sulista, paisagens verdes, passeios ao ar livre… Curitiba na primavera é boa pedida!

A capital paranaense é irrecusável para quem adora a atmosfera sulista do país e passeios ao ar livre. Principalmente para viajar na primavera, já que seu estilo de cidade grande se mistura às paisagens verdes que têm tudo a ver com a estação.

Curitiba abriga mais de 30 parques, incluindo o imperdível Jardim Botânico, ideal para contemplar as flores sazonais do destino e um dos seus principais cartões-postais, superconhecido pela sua estufa de vidro.

Outros pontos turísticos importantes que também dão match com o clima de primavera são a Ópera de Arame, um teatro projetado em meio à natureza verde, e o Bosque Alemão, parque com quase 40 mil m² e criado em homenagem à imigração alemã na cidade. 

Opção perfeita para curtir a capital do Paraná é o Bourbon Curitiba Convention. Isso porque ele fica no centro da cidade, tem infraestrutura completa com lazer que inclui piscina aquecida, sauna seca, academia e excelente SPA para terapias de bem-estar.

Gramado, RS: na primavera o destino também é irresistível

Lago Negro em Gramado, RS.
O Lago Negro é um dos passeios imperdíveis em Gramado durante a primavera.

Quer um lugar que combine mais com primavera do que uma cidade chamada Gramado? Embora o destino do Rio Grande do Sul faça bastante sucesso no inverno, a estação mais florida do ano também é superconvidativa para apreciar suas belezas.

Lá os cartões-postais nevados são substituídos por flores durante a estação, especialmente pelas hortênsias. Atrações como o Lago Negro, onde é possível passear de pedalinho, ão ótimas pedidas para curtir o clima ameno do período.

A lista de pontos turísticos ideais para curtir na primavera continua com o Le Jardin Parque de Lavanda, o primeiro parque de lavanda do Brasil fundado em 2006, dono de 4 hectares de área e com várias estufas e jardins para contemplar as espécies, além de loja temática.

E quem viaja em outubro pode aproveitar para curtir o Natal Luz, com diferentes eventos temáticos e decoração que enfeita a cidade inteira, deixando lugares como a Av. Borges de Medeiros e a Rua Coberta ainda mais atraente.

Aproveite para se hospedar no incrível Wyndham Gramado Resort,

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Natal Luz em Gramado

Por que viajar na primavera? 

Este ano, a primavera brasileira vai de 23 de setembro a 22 de dezembro. No Brasil, a mudança de estação pode não ser tão evidente quanto em países do hemisfério norte.

No entanto, a primavera é, de qualquer forma, a transição do inverno para o verão, o que significa clima agradável em diversos destinos.

Além das temperaturas, os meses são também de baixa temporada, fora das férias escolares. Assim, turistas escapam de pontos turísticos cheios e encontram os melhores preços para viajar.


Com tantos destinos incríveis para curtir a estação, que tal escolher hotéis perfeitos para sua viagem na primavera? No Zarpo, você encontra as melhores hospedagens com datas 100% garantidas! Reserve no site.

Avalie esse post
Bruna Rio Branco

Amante das artes, adora viajar para lugares que inspirem criações artísticas e que tenham a cultura vibrante. Destinos de natureza também estão na sua listinha de favoritos.

Marilia Gouveia

Adora maratonar seriados, mergulhar em um bom livro e curtir festivais de música. Encontra beleza nas grandes metrópoles, mas não dispensa um final de semana na praia!

Escreva um comentário