Com a retomada gradual do turismo, companhias aéreas, pontos turísticos e outras atrações aos poucos reabrem para o público, assim como o setor hoteleiro. Os hotéis já iniciaram a reabertura e os viajantes com saudades recobram as esperanças!
Mesmo assim, os cuidados continuam necessários, e o “novo normal” também é uma realidade para viagens. Hotéis e resorts precisaram adaptar seus protocolos para o momento, propiciando um ambiente seguro, tanto para seus hóspedes quanto para os colaboradores.
Veja a seguir mais detalhes sobre a retomada.
Os novos protocolos dos hotéis e resorts
Grande parte das hospedagens permaneceu fechada durante alguns meses e, neste período, revisou todos os protocolos e se preparou para voltar a receber hóspedes. Assim, a reabertura dos hotéis acontece com segurança.
Uma das redes que toma novas precauções é o Hot Beach, complexo em Olímpia que inclui um parque aquático e três hospedagens. “Formamos um comitê operacional e juntos elaboramos um Protocolo com 94 páginas. Todos, absolutamente todos os itens de segurança e higiene estão contemplados”, conta o diretor comercial Monzart Coelho.
“Com a aplicação dos protocolos, temos que mudar toda a rotina dos nossos resorts, desde o momento da chegada dos hóspedes e do check-in até a arrumação dos aptos, refeições e lazer.”
Monzart Coelho, Diretor Comercial do Hot Beach
Para o gerente geral do Lagoa Quente, Manassés Rodrigues, o maior desafio da hotelaria é proporcionar segurança nas operações que cercam a reabertura. A retomada do Lagoa Quente Hotel, em Caldas Novas, Goiás, inclui treinamentos para os funcionários sobre os novos procedimentos: “A direção entende que é o cuidado dos colaboradores com o hóspede que trará segurança para quem planeja viajar”.
O Lagoa Quente Hotel retomou às atividades dia 10 de julho de 2020, e a previsão de reabertura do Hot Beach Resort, Thermas Park Resort e Celebration é para o fim de julho de 2020.
Veja a seguir alguns itens comuns aos novos procedimentos enviados pelos hotéis parceiros do Zarpo.
As principais medidas adotadas
Os hotéis fizeram adequações especialmente quanto à limpeza dos espaços e distanciamento social. Muitos deles convocaram profissionais da saúde e especialistas para elaboração das novas regras e treinamento de funcionários.
Entre as medidas mais comuns estão a limitação no número de hóspedes e o reforço na higienização, tanto das áreas comuns quanto dos quartos, com atenção especial a superfícies de alto contato, por exemplo maçanetas, corrimões e controles remotos.
A preocupação começa desde a chegada, com check-ins realizados online e recepções protegidas por acrílico. Vários hotéis providenciaram termômetros para checar a temperatura dos hóspedes, tapetes sanitizantes e dispensadores de álcool em gel em diversos espaços.
Algumas hospedagens decidiram manter determinados espaços fechados, por exemplo saunas, academias e piscinas cobertas. Outras adaptaram suas atividades de lazer para espaços ao ar livre.
Nos restaurantes, as refeições são servidas de dois modos: ou diretamente na mesa, com serviço à la carte, ou serviço em estilo buffet assistido, ou seja, com um funcionário responsável por servir a comida.
Como o Zarpo atua na segurança da sua viagem
O Zarpo sempre se preocupa com o bem-estar de seus clientes, e por isso criou uma forma de informá-los sobre os novos protocolos dos hotéis. Em cada página foi adicionada a aba “Segurança e higiene”.
Essas medidas serão atualizadas regularmente, e podem ser consultadas por todos os clientes antes da reserva. Sabemos que informações como essa agora são essenciais na decisão de viajar ou não.
Além disso, o Serviço de Atendimento ao Cliente continua ao dispor para tirar qualquer dúvida, via chat, telefone e e-mail.
Os cuidados de sempre devem continuar!
Mesmo com a reabertura dos hotéis, todos devem lembrar-se da importância de práticas como lavar as mãos com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel 70%. Máscaras devem ser usadas em todas as áreas sociais, com exceção de piscinas, acomodações e durante as refeições, e o distanciamento social precisa ser respeitado em todos os momentos. Lembre-se de seguir as recomendações de prevenção do Ministério da Saúde.