Enófilo, chocólatra… Você com certeza já deve ter usado alguns desses termos para se referir a quem ama vinhos ou chocolates. Mas sabia que os fãs de cerveja são conhecidos como cervejófilos?
É em especial a eles que selecionamos os 7 destinos mais incríveis pelo país para conhecer de pertinho os processos de fabricação da cerveja e ainda realizar degustações dessa que é uma das bebidas mais amadas do mundo – e também do Brasil, dono do quarto maior mercado de cervejas que existe!
Leia também um post completo sobre os melhores lugares para enoturismo!
A história da cerveja no Brasil: como tudo começou
A cerveja é herança das imigrações alemã e holandesa no país e os primeiros registros da sua chegada no Brasil datam do século 17, em uma expedição da Holanda pelo Nordeste e época em que a primeira cervejaria foi aberta por aqui, com a bebida produzida de maneira artesanal.
Mas a paixão pelo consumo da cerveja só se popularizou séculos mais tarde, já que no retorno desta expedição os holandeses levaram consigo qualquer receita ou vestígio da bebida que trouxeram na viagem de vinda.
Só então na primeira metade do século 19 é que as atividades foram retomadas em território nacional, quando as colônias alemãs e holandesas passaram a realizar a produção caseira para consumo próprio e a bebida começou a chamar atenção.
A partir disso, pequenas fábricas começaram a abrir as portas. A Bohemia, por exemplo, foi criada em 1853. Décadas depois, mais especificamente em 1888, a Antartica iniciou suas atividades em São Paulo, enquanto a Cia. Cervejaria Brahma passou a funcionar no Rio de Janeiro.
Ambas, futuramente se juntariam para dar start à Ambev, que é considerada hoje a maior produtora de bebidas do país e pertencente ao grupo Anheuser-Busch InBev, o maior fabricante de cervejas do mundo.
Destinos indispensáveis para os amantes da cerveja
Não é preciso cruzar o continente para explorar a história da bebida ou apreciar algumas das melhores produções de cerveja que existem. Nossa lista indica lugares imperdíveis no Brasil para quem deseja vivenciar experiências incríveis relacionadas ao turismo cervejeiro.
Blumenau, SC: experiências únicas na Capital Nacional da Cerveja
De todas as partes do país, a região Sul é a que mais mantém preservada as heranças e tradições culturais da Alemanha e, no quesito produção de cerveja, claro que não seria diferente. Com o maior número de cervejarias por habitante do Brasil, Santa Catarina é a prova disso!
Blumenau sedia a maior Oktoberfest depois da Alemanha e é também um dos principais fabricantes da bebida no Sul e, por conta disso, acaba se tornando lugar indispensável para conhecer mais sobre os processos de produção ou novas marcas.
Na cidade com título oficial de Capital Nacional da Cerveja, os cervejófilos não podem deixar de encaixar no roteiro a Rota da Cerveja, passeio que inclui tours guiados em cervejarias, museus temáticos e restaurantes para harmonizações e degustações.
Algumas das paradas deste passeio são o Museu da Cerveja, criado em 1996 e onde é possível conhecer a história da bebida em exposições, e a Cervejaria Bierland, uma das maiores do destino e que permite visitação à sua fábrica, além de contar com bar anexo.
Descubra mais destinos para viajar em outubro, mês da Oktoberfest em Blumenau!
Curitiba, PR: sabores artesanais e premiados
Enquanto Blumenau é considerada a Capital Nacional da Cerveja, Curitiba, no Paraná, celebra, desde 2017, o título oficial de Capital da Cerveja Artesanal. O destino, que se tornou polo da produção artesanal, abriga diversas microcervejarias premiadas e, sem dúvidas, os amantes da bebida têm muito para ver e curtir por lá.
Para começar, algumas das microcervejarias mantêm suas fábricas abertas para visitação, garantindo aos viajantes um contato mais aproximado com os processos de produção. Além disso, muitas cervejarias contam com bar próprio para degustação dos rótulos produzidos.
São paradas obrigatórias a Asgard Cervejaria, um antigo bar em estilo viking que se tornou cervejaria especializada na produção de puro malte, a Bodebrown, que já recebeu o prêmio de Melhor Cervejaria de médio porte no concurso Brasil Beer Cup e foi escolhida pela banda Iron Maiden como cerveja oficial do grupo, e a Swamp Brewing, que levou a medalha de prata na etapa brasileira da Copa Cervezas de América.
No Bourbon Curitiba Convention, a localização é privilegiada: ele está pertinho de atrações como o Palácio Avenida e o Jardim Botânico. O café da manhã está incluso na tarifa e as comodidades excelentes ficam por conta dos dois restaurantes, piscina aquecida, sauna e SPA.
Campos do Jordão, SP: cervejarias e passeios na Suíça Brasileira
Não é só o Sul que vale a pena visitar quando o assunto são experiências em cervejarias. Em São Paulo, Campos de Jordão não deixa muito a desejar aos cervejófilos que viajam à cidade e decidem curtir tours em fábricas ou degustar excelentes rótulos.
A Suíça Brasileira é procurada por turistas principalmente no inverno, mas para apreciar uma boa cerveja não tem hora certa, nem data, nem tempo. Algumas das atrações mais procuradas em Campos são gastronômicas e nessa lista, claro que não poderiam faltar as cervejarias.
A mais famosa é a Baden Baden, que mantém sua tradição na cidade desde 1999. É possível fazer um tour pela cervejaria, que dura em torno de 60 minutos, degustar e finalizar o passeio na loja da marca, dona de uma variedade de produtos. A Baden Baden também tem um restaurante incrível em outro ponto da cidade, com comidas típicas da Alemanha.
Vale a pena ainda conhecer a Cervejaria Campos do Jordão, aberta em 2012 e com rótulos inspirados pelas paisagens da Serra da Mantiqueira, a Caras de Malte, microcervejaria que conta ainda com um ótimo restaurante, e a Gard Cervejaria, localizada na entrada do Horto do Florestal e responsável por produzir mais de 2 mil litros da bebida por mês.
Saiba mais sobre o que fazer em um roteiro completo por Campos do Jordão.
Em Campos do Jordão, o Golden Park Campos do Jordão, está a 500 m do portal da cidade e a 6 km da Vila Capivari, e tem piscina coberta e aquecida, quadra e até lago com pedalinho. Outra opção é o Castelo Nacional Inn, um verdadeiro castelo a 900 m do Palácio Boa Vista, 2 km do Museu Felícia Leirner e 7 km do centro do destino.
Ribeirão Preto, SP: um dos principais núcleos de produção do estado
Outro lugar no interior de São Paulo que não pode faltar no roteiro de um cervejófilo nato é Ribeirão Preto, cidade antigamente conhecida como Terra do Chopp. O destino se adaptou à onda de cervejas artesanais e acabou se tornando um dos principais núcleos de produção do estado, o que o torna referência na cultura do consumo artesanal.
Com cervejarias premiadas em competições nacionais e internacionais, Ribeirão Preto tem diversas marcas consolidadas, atraindo cada vez mais apreciadores da bebida e entrando na lista de fortes concorrentes do mercado brasileiro.
Lá é possível realizar o Tour Cervejeiro, passeio que leva o viajante às principais fábricas artesanais do destino em visitações guiadas e locais de degustação que não poderiam ficar de fora da lista.
O roteiro é acompanhado por uma sommèliere de cervejas e passa por lugares como a cervejaria Invicta, aberta em 2011, a Colorado Cervejarium, que mantém sua tradição há mais de duas décadas, e a cervejaria Lund, que só produz bebidas conforme determina a Lei de Pureza Alemã, criada em 1516 e que estabelece a fabricação da cerveja apenas com água, malte e lúpulo.
Uma hospedagem no Wyndham Garden Ribeirão é garantia de total conforto em um dos destinos mais especiais do interior paulista. Além da ótima localização, as comodidades incluem piscina no 11º andar com vista da cidade, academia, sauna e SPA.
Petrópolis, RJ: circuito cervejeiro e a Bauernfest
Cidade onde a primeira cervejaria do Brasil foi fundada, Petrópolis, no Rio de Janeiro, rouba a cena com o seu Circuito Cervejeiro, tour criado especialmente para os amantes da bebida e que garante visita ao bastidores da produção em fábricas super-reconhecidas.
Apelidada de berço da cerveja, Petrópolis em meados de 1850 recebeu a Bohemia e, de lá para cá, foi se consagrando cada vez mais como referência no setor. O mais bacana é que, além das visitações guiadas em fábricas ou degustações dos rótulos, a cidade também é conhecida por promover eventos incríveis que trazem a bebida como protagonista.
A Bauernfest, por exemplo, é a segunda maior festa que homenageia a cultura alemã no país depois da Oktoberfest e ocorre há mais de 30 anos no mês de setembro. O evento é aposta sem erro para os cervejófilos, já que reúne as cervejarias mais renomadas do destino em um único lugar, com direito também a muita gastronomia típica.
A lista de experiências em Petrópolis é ampla: são oito fábricas, mais de 20 marcas de cervejas e eventos repletos de tradição. Tudo isso fez com que a cidade se tornasse a Capital Estadual da Cerveja. São indispensáveis visitas à Cervejaria Bohemia, com três tipos de tour, ao Grupo Petrópolis, dono da Cervejaria Itaipava, e à Cervejaria Brewpoint, com visitação guiada mediante agendamento prévio.
Belo Horizonte, MG: a Capital dos Botecos e destino da Hofbräuhaus
Na capital mineira os amantes de cerveja também não se desapontam. Isso porque BH também conta com algumas das melhores cervejas artesanais do Brasil. Há bares e cervejarias incríveis que devem ser encaixados na lista dos viajantes cervejófilos.
Com várias cervejarias locais abrindo por lá, a bela Belo Horizonte já antes reconhecida como a Capital dos Botecos também vem ganhando cada vez mais espaço na produção artesanal da bebida, recebendo até o apelido de Bélgica Brasileira devido à sua força no mercado cervejeiro.
Para uma experiência inesquecível, lugares como a Hofbräuhaus BH, a única filial da famosa cerveja alemã no continente, não podem passar em branco em um roteiro pela cidade.
Vale incluir também o Ateliê Wäls, considerado um dos bares mais bonitos do destino, com muitos barris para envelhecimento da bebida compondo a decoração – o local tem ainda mais de 20 torneiras para degustação, algumas de fabricação própria -, a Cervejaria Krug Bier, primeira artesanal de Minas Gerais, e a Uaimií Brew Pub.
Para se hospedar em Belo Horizonte escolha o luxuoso Fasano Belo Horizonte ou o Hilton Garden Inn BH. Além da excelência nos serviços, eles estão a 750 m e menos de 2 km da Praça da Liberdade, respectivamente.
Salvador, BA: um dos destaques no mercado cervejeiro do Nordeste
A região Nordeste também tem ganhado destaque na produção brasileira de cervejas. Para se ter uma ideia, nos últimos anos a participação nordestina no setor teve um aumento considerável: hoje, a região já se equiparou, por exemplo, com o Sudeste em número de fábricas.
E a capital baiana é um dos destinos de destaque quando o assunto é produção de cervejas, já que a cidade tem o maior número de cervejarias em todo o estado. Das mais de 20 situadas na Bahia, nove delas estão localizadas em Salvador.
Por lá, além das fábricas, é bacana conhecer diversos bares que investem na cultura do consumo da cerveja artesanal. O Bar da Proa, na Pituba, é ótima opção para desafiar o paladar do público e provar diferentes sabores da bebida.
No bairro da Pituba também tem o The Banker, com rótulos fabricados localmente e que podem ser acompanhados por diversos quitutes, e a Vitrine da Cerveja, com mais de 300 opções. Vale conhecer também o Chopp Shop Artesanal, no bairro da Graça, e a cervejaria Art Malte, no Rio Vermelho.
Conheça também 10 bairros imperdíveis para curtir em Salvador, capital da Bahia!
A menos de 1 km do Pelourinho, o Fasano Salvador é daquelas hospedagens completas, que garantem dias repletos de sofisticação e ainda está próximo de alguns dos principais pontos da cidade, como o Elevador Lacerda. Também vale apostar em uma hospedagem no Fera Palace Hotel, localizado ao lado do Pelourinho e com vistas privilegiadas do que há de mais bonito em Salvador.
Nada melhor do que uma cervejinha gelada para acompanhar aquela incrível viagem, seja lá qual for o destino! Com o roteiro pronto, reserve no Zarpo sua hospedagem com preços incríveis!