Roteiro com o Melhor de Penedo

Foto de Capa: ACéz4r/CC-BY

Nas margens do Rio São Francisco no território de Alagoas, a pequena cidade de Penedo encanta os turistas. Considerada a mais antiga do estado, dispõe de centro histórico que preserva construções como museus, casarões e igrejas que possuem características tradicionais dos séculos XVII e XVIII. O município descoberto por portugueses à 400 anos, faz divisa com Sergipe e oferece aos turistas patrimônio cultural impressionante que conta com arquitetura colonial rica em detalhes, além disso, as praias, rios, paisagens e restaurantes também estão entre as principais atrações da região. Conheça o melhor de Penedo com o roteiro especial que o Mag preparou!

Começando a manhã com o café de Penedo

Restaurantes em Penedo - Forte Maurício de NassauImagem ilustrativa

À beira do Rio São Francisco, o restaurante Forte Mauricio de Nassau está instalado em antigo casarão, construído no século XVIII, além de ser excelente opção para café da manhã em Penedo. Com pratos típicos da culinária nordestina, o local de ambiente tranquilo e acolhedor é atração à parte na cidade, as mesas e cadeiras junto com a decoração repleta de pinturas de paisagens proporcionam clima caseiro no prédio histórico. Para começar o dia animado, o lugar possui música ao vivo criando o espaço perfeito para encontro com os amigos.

Quinze de Novembro, 2 – Centro Histórico | Tel.: (82) 9981 – 7047 | Site

Terras históricas de Penedo

Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja Nossa Senhora da Corrente foi construída em 1890 e está localizada no coração do centro histórico que encanta os turistas de Penedo. Possui arquitetura colonial e herança do estilo barroco neoclássico e rococó, além dos detalhes folheados à ouro do chão ao teto. O altar principal da construção é formado por azulejos importados de Portugal, com imagens de santos, presépios e púlpitos com cores impactantes que chamam a atenção dos visitantes.

Av. Comendador Peixoto, 1-13 – Centro Histórico |  Site

Convento Nossa Senhora dos AnjosACéz4r/CC-BY 

Entre os pontos turísticos queridinhos de Penedo, o Convento e Igreja Nossa Senhora dos Anjos possui traços da história franciscana na cidade e, por isso, está entre os lugares religiosos mais procurados no município alagoano. Instalado no centro histórico o local dispõe de pátio interno que abriga o museu sacro de São Francisco, onde é possível encontrar objetos antigos e peças que impulsionaram  o funcionamento do mosteiro. O altar principal têm pinturas que são verdadeiras obras de arte, além disso, o detalhes de imagens de santos são banhados à ouro.

Sete de Setembro, 218 – Centro Histórico | Site

O Museu do Paço Imperial está instalado no casarão construído no final do século XVIII, no centro centro histórico de Penedo. Com estilo colonial, o espaço já recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II e retrata por meio de exposições o roteiro da visita de sua majestade na cidade. No térreo os visitantes se deparam com memorial que possui móveis e utensílios usados pela aristocracia da época, além de cartazes sobre antigos festivais de cinema, o acervo conta ainda com objetos que preservam a história do município. Para completar, do primeiro andar do local é possível se deslumbrar com vista privilegiada para o Rio São Francisco.

Praça Doze de Abril, 2 – Centro Histórico  |  (82) 3551-2498  | Site

Parada obrigatória no centro histórico, a Casa de Penedo guarda as tradições e heranças culturais da cidade alagoana. O local que retrata a história política, econômica e artística do município, dispõe ainda de acervo bibliográfico, objetos e documentos importantes para o desenvolvimento da região. Instalado na Biblioteca Municipal, a construção amarela de janelas largas encanta os turistas que passam em frente, além disso, os visitantes interagem com as amostras no anfiteatro, memorial permanente e galeria de fotos.

João Pessoa, 126 – Centro Histórico | (82) 3551-6938 | Site

Culinária saborosa de Penedo

Restaurantes em Penedo - Oratório Imagem ilustrativa

Nas margens do Rio São Francisco, o restaurante Oratório é cercado por belezas naturais típicas do nordeste brasileiro, proporcionando aos clientes experiência única enquanto degustam do melhor da culinária alagoana. O ambiente acolhedor, de clima agradável e com decoração rústica, está localizado em uma das áreas mais frequentadas de Penedo e oferece ainda música ao vivo com vista privilegiada para a orla, conhecida como ponto de partida de embarcações turísticas. O cardápio possui variedades, com pratos preparados à base de frutos do mar como camarão alho e óleo, além da tradicional moqueca, petiscos e o peixe na brasa.

Av. Beira Rio, 304 – Centro | Tel.: (82) 3551-2985 | Site

O ambiente moderno e sofisticado da Cantina Dinapoli encanta os turistas de Penedo. As mesas distribuídas no interior e na área externa possuem iluminação própria que completa a decoração acolhedora do estabelecimento. Os clientes encontram diversas opções de pratos no cardápio variado, que conta com hambúrgueres, massas, sobremesas, carnes, frutos do mar, e claro, as famosas pizzas que fazem sucesso entre os visitantes do local. Para acompanhar a refeição, o espaço serve drinks e bebidas especiais da casa.

Rod. Eng. Joaquim Gonçalves, 630 – Dom Constantino | Tel.: (82) 3551-6781 | Site

Às margens da natureza em Penedo

Foz Velho ChicoWaltersmelo/CC BY-SA

Entre as atrações de Penedo, o passeio de embarcações que levam os turistas até a Foz Velho Chico fazem sucesso entre os visitantes da cidade alagoana. O trajeto que dura cerca de 45 min, tem como destino o encontro do Rio São Francisco com o mar da orla do estado, onde a parada de 1 h é ideal para conhecer as belezas naturais da região. É possível andar pelas dunas e coqueiros, além de nadar nas impressionantes lagoas de águas cristalinas.

Eng. Joaquim Gonçalves – Dom Constantino.

A Praia do Peba impressiona com cenários paradisíacos imperdíveis. Cercada por dunas e coqueiros, a paisagem é de tirar o fôlego! Uma das orlas mais movimentadas da região, o acesso até o local é por meio de buggys que atravessam  as cidades de Penedo e Piaçabuçu pelas extensas faixas de areias brancas. Na área de proteção ambiental os turistas encontram infraestrutura completa com bares, restaurantes e quiosques, além de mar calmo e pôr do sol deslumbrante que pode ser apreciado do Farol da Rocheira, nas margens do Rio São Francisco.

Um pouco mais da culinária e do belo pôr do sol de Penedo

Restaurantes em Penedo - Forte da RocheiraImagem ilustrativa

No alto do centro histórico de Penedo, o restaurante Forte da Rocheira com mais de 30 anos de tradição está entre os queridinhos da cidade, e dispõe de localização privilegiada para o Rio São Francisco. Construído no topo da formação rochosa que deu nome ao município, o local de decoração rústica e charmosa possui cardápio variado que inclui pratos como jacaré ao molho de coco, parmeggiano, camarão e peixe frito. A música ambiente e o pôr do sol encantador completam a experiência no estabelecimento.

Praça  Rocheira, 02 – Centro Histórico | Tel.: (82) 3551-3273 | Site

O ambiente charmoso e aconchegante do restaurante Perto de Casa é excelente opção para jantar ou happy hour em Penedo. Com cardápio variado, os clientes podem escolher entre os pratos típicos da culinária nordestina, pizzas e massas inspiradas na gastronomia italiana. Para acompanhar a refeição, há cartela de vinhos e drinks especiais da casa. A decoração é atrativo à parte no espaço, com mesas no interior e ao ar livre, o estabelecimento possui objetos e detalhes rústicos que cativam os visitantes. Além disso, os shows ao vivo e iluminação baixa criam clima agradável.

Largo de Fátima, 155 – Bonfim | Tel.: (82) 3551-2361 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *