No leste da Avenida Ibirapuera, ruas e avenidas do Bairro Moema possuem nomes de tribos indígenas da região sudeste do Brasil, já, no lado oeste da avenida, as ruas ganham nomes de pássaros. Ao caminhar pelas belas e arborizadas ruas desse bairro nobre da Zona Sul de São Paulo, encontra-se estabelecimentos frequentados por um público elitizado e de bom gosto da cidade, não é à toa que o bairro lidera o ranking do índice de desenvolvimento humano, sendo dono de uma das melhores qualidades de vida do município. Para o Roteiro de 1 Dia em Moema, prepare-se para encontrar e se encantar com lojas de roupas, decorações, salões de beleza, restaurantes, cafés, etc.
Comece o dia com o pé direito com os melhores cafés da manhã

Já logo na entrada o cheiro maravilhoso de pão fresco e quentinho que acaba de sair do forno dá boas vindas a quem chega para um café da manhã ou brunch em uma verdadeira boulangerie parisiense de Moema. O nome também não poderia ser outro, senão, Blés d’Or, que significa trigo de ouro. Apesar da fachada discreta quase escondida por uma árvore da rua, o lugar chama bastante a atenção não só pela atmosfera romântica presente, como também pelas delícias do buffet. A parte interna é um salão rústico bem iluminado por luz natural que termina em uma varanda de teto retrátil e vasos de plantas. Durante os finais de semana e feriados, no buffet de café da manhã com preço único, os clientes aproveitam das delícias de origem francesa.
Rua Tuim, 653 | Tel.: 5532-0183 ou 5093-6401 | Site

Formada pelo Carpigiani Gelato University, em Bolonha, na Itália, a chef Stephanie Mantovani decidiu que era hora de pôr comercialmente em atividade, seus talentos adquiridos por meio de sua excelente formação e grande experiência técnica em apenas 21 anos de idade. Com a ajuda de seus pais, nasceu em Moema a Addolcire, uma alternativa para um café da manhã durante o final de semana. Aos clientes, em um espaço inspirado nas docerias da década de 1980, é oferecido produtos de fabricação própria, como salgados, cafés, doces requintados (bombons e trufas de chocolates), milk-shakes e gelatos italianos (especialidade do lugar).
Rua Alemda Jauaperi, 1201 | Tel.: 4305-4001 | Site
Laces & Hair: um SPA para cabelos com produtos orgânicos

Como consequência do sucesso de uma pesquisa com flores, ervas e frutos tropicais, feita por Mercedes Dios, em 1987, a família Dios resolveu apostar na criação do Laces & Hair. Os produtos usados no salão de beleza, além de serem produzidos artesanalmente com matéria prima natural e orgânica, também são considerados um método revolucionário criado por Mercedes. Hoje, aprimorado por sua filha visagista, Cris Dios, a originalidade do Laces & Hair é oferecer aos clientes um SPA para cabelos à base de cosméticos naturais e de fabricação própria, feitos à partir de ingredientes orgânicos. A atmosfera presente no interior do ambiente, não poderia ser outra, ou seja, bem natural, aconchegante e sofisticada graças à decoração e estrutura rústica, composta pela união entre madeira e plantas. Não deixe de marcar um horário logo pela manhã para curtir o roteiro de Moema em grande estilo.
Avenida Juriti, 192 | Tel.: 5051-4207 ou 5051-4164 | Site

Amelinha Amaro, reconhecida como uma das maiores profissionais em mesa posta no Brasil, já escreveu dois livros sobre a arte de receber bem (Mesa Arte e Detalhes vol 1 e 2), foi colunista da Revista Festa Viva durante anos e hoje é a proprietária do Divino Espaço, a loja de decoração que esbanja charme e bom gosto. Muito dos itens vendidos na loja é criado por Amelinha, principalmente os jogos americanos, toalhas de mesa e louças pintadas à mão. Como diferencial e originalidade, essa Boutique Decór dispõe de objetos para uma verdadeira tableware, que reúne cerâmicas, porcelanas, cristais, talheres, jogos americanos e complementos. “A simplicidade é poética e elegante. Simples detalhes fazem a diferença.”, escrito numa das paredes da loja, a frase apresenta e define o conceito do Divino Espaço.
Alameda Jauaperi, 45 | Tel.: 5051-1268 | Site
A hora do almoço requer requinte e sabor

Foi no ano de 2000 que o Chef Laurent resolveu levar ao mercado seus talentos gastronômicos. Os dotes culinários já adquiridos durante todo sua experiência como dono e professor da Escola da Arte Culinária Laurent, originou o Grand Cru Moema. O lugar, por conta da adega com mais de 1500 rótulos de vinhos de diferentes nacionalidades, na verdade, é mais uma vinícola que um restaurante. Em um espaço que abriga um ambiente de decoração rústica e, ao mesmo tempo, moderna, com revestimentos em madeira, o Grand Cru dispõe de um bistrô com menu à la carte assinado pelo Chef Laurent, responsável pelo sabor dos pratos da culinária francesa.
Rua Alameda dos Nhambiquaras, 614 |Tel.: 3624-5819

Nascido e radicado na província de Liège, na Bélgica, Lionel Sturnack trabalhou durante um tempo no setor de restauração europeia e então, veio se estabelecer no Brasil, junto trouxe um pouco da influência belga para Moema dando recentemente origem ao restaurante Chez Vous. A arquitetura foi totalmente pensada em preservar um pouco da história da casa que existe desde 1930, com os tijolos originais à mostra, porém, sem esquecer da contemporaneidade necessária, com uma decoração que conta com jardins verticais, luminárias baixas e paredes de vidros que concedem luz natural ao ambiente. O cardápio montado pelo chef Sérgio Corrêa conta com delícias da cozinha contemporânea, no entanto, se você quiser provar da culinária Belga, opte por pratos típicos como as carbonades à la flamande e as boulette liégeoise. Com uma horta própria, o Chez Vous prefere utilizar ingredientes orgânicos e selecionados diariamente para a preparação dos pratos.
Avenida Lavandisca, 395 | Tel.: 5051-6263 | Site

Formado em 2004 pela renomada escola Le Cordon Bleu de Paris, o chef Luis Philippe Vieira não poupou esforços para transformar o Philippe Bistrô em uma referência gastronômica do bairro Moema. O restaurante, apesar de pequeno, é dono de um clima bastante aconchegante por conta da decoração sofisticada, com paredes brancas e mesas escuras em harmonia com alguns detalhes em tecido amarelo. Quem assina o cardápio do bistrô é o próprio Philippe, o chef responsável pelo excelente sabor e apresentação dos pratos. A essência da casa é a culinária francesa, no entanto, também há opções de influências italianas e asiáticas. Nos dias com temperaturas agradáveis, opte pelas mesas de fora, um prato de entrada por ali combina muito com um dos inúmeros vinhos que o bistrô guarda.
Rua Normandia, 103 | Tel.: 5532-0807
Uma visita ao Fernando Jaeger Atelier para iniciar os passeios da tarde

Por meio de suas produções, Fernando Jaeger explora seu conhecimento acumulado por 36 anos em pesquisas de diferentes aplicações da madeira e expõe o resultado de seus projetos em seu atelier no bairro de Moema. O talento que o levou para diversas regiões do Brasil, originou um modelo de produção totalmente original, que valoriza a madeira e o trabalho de marcenaria fina, ou seja, uma linha de móveis que podem ser customizados pelos clientes. Atento aos detalhes, a proposta de Fernando Jaeger revela o interesse pela arte dos mestres marceneiros e apresenta o sua característica autoral que confere e expressa identidade a seus móveis. Em seus 3 ateliers e lojas de pronta entrega, o designer conta com mais de 200 produtos, entre eles, acessórios, cadeiras, bancos, estantes, mesas, sofás, aparadores, poltronas, entre outros. Também há uma linha com 180 tipos de tecidos, alguns exclusivos e desenvolvidos por ele.
Rua Gaivota, 1436 | 5635-9900 ou 5096 4500 | Site
Depois de Donald e Susan Sutherland se frustrarem ao rodar o mundo à procura do sorvete perfeito, o casal Sutherlands, no ano de 1988, em Tempe, no estado do Arizona, Estados Unidos, redefiniu o conceito de sorvetes fundando o Cold Stone Creamery. O sucesso foi tanto, que atualmente já há franquias espalhadas pelo mundo inteiro, inclusive em Moema. A originalidade do lugar foge totalmente do tradicionalismo dos gelatos italianos, na sorveteria americana você mesmo monta seu sorvete, ou seja, ao escolher a massa, o atendente a coloca em uma pedra congelada e você pode escolher toppings de sua preferencia para acompanhá-la, como confeitos de chocolates, frutas, amêndoas, etc. Feito isso, o “chefe” mexe e remexe a massa com os acompanhamentos até virar uma mistura encantadora, pronta para se lambuzar.
Rua Gaivota, 1350 | Tel.: 5093-4487

No ano 2000, nascia em Moema, no cruzamento da Avenida Indianópolis com a Avenida Ibirapuera, o Parques das Bicicletas, uma área verde de 44.545 m². Apesar do nome, o parque permite muito mais que só bicicletas, os frequentadores geralmente também vão com skates, patins, patinetes, longboards, entre outros que utilizam de uma infraestrutura própria para a prática desses esportes. Por conta da pista de corrida e da academia ao ar livre, o lugar também recebe corredores, caminhadores e todos aqueles que praticam exercícios em busca da boa forma. Um momento no Parque das Bicicletas durante a tarde, é um convite saudável para um breve – ou longo – contato com a natureza.
Rua Alameda Iraé, 35 | Site
Informal: o happy hour certo para começar a noite

O Mundo Cervejeiro se tornou o Informal, um novo conceito de bar e restaurante, no bairro Moema. Os sócios fizeram uma grande mudança e o lugar vai além de um tradicional bar com cervejas comuns, é uma mini fábrica da bebida que produz 5 tipos fixos do rótulo TRIA, – India Pale Ale, Blond Ale, Weizen, Porter e Brown Ale – além de algumas outras sazonais. As opções do cardápio que caem em perfeita harmonia com as bebidas. E por falar nisso, os petiscos e pratos são inspirados na culinária tradicional brasileira. Realizar um happy hour no Informal é começar a noite com o pé direito.
Avenida Miruna, 51 | Tel.: 5041-1180 | Site

Denis Resende ao inaugurar numa casa de esquina em Moema, no ano de 1997, o Café Journal, percebeu que seu estabelecimento foi se tornando um ambiente sofisticado para um café informal. Seguindo sua paixão por vinho e boa comida, Denis, com a ajuda de um amigo, transformou a casa em um lugar de ótima experiência gastronômica. No ambiente é fácil notar, pelas paredes de tijolos descascados, uma arquitetura rústica em união com uma decoração altamente sofisticada, onde é possível conferir até a reprodução da tela “A Leiteira”, do artista Johannes Vemeer. A referência gastronômica do Café Journal se dá por conta do sabor impecável presente no menu com pratos nacionais e contemporâneos e, claro, à uma adega com mais de 8 mil rótulos de vinhos de diferentes países.
Rua Alameda dos Anapurus, 1121 | Tel.: 5055-9454 | Site
Encerre o roteiro de 1 dia em Moema no Bourbon Street

O Bourbon Street Music Club é fruto de um sonho que Edgard Radesca sempre almejou realizar. Após uma viagem para Nova Orleans, nos Estados Unidos, Radesca voltou com todo apoio que precisava e, em dezembro de 1993, no bairro Moema, a casa foi inaugurada. E que inauguração! A abertura do Bourbon Street ainda é considerada um momento épico entre os apaixonados por Jazz, justamente por ter contado com o show de ninguém menos que o guitarrista B.B. King, um dos maiores nomes do Blues. O lugar erguido com o estilo arquitetônico de Louisiana, possui características e decorações típicas dos bares de Nova Orleans e, além do astro B.B. King, o Bourbon Street já recebeu grandes nomes do Jazz, Blues e outros gêneros, como Nina Simone, Ray Charles, George Berson, entre outros. A casa funciona de terça à domingo e a programação é sempre variada, entretanto, a boa música é garantida.
Rua dos Chanés, 127 | Tel.: 5095-6100 | Site
Que tal conhecer o que há de melhor na Zona Sul? Faça também o Roteiro de 1 Dia nos bairros mais nobres da região:
Vila Mariana
Itaim Bibi
Vila Olímpia
Jardins, Jd. Europa e Jd. Paulista
5 Comentários
Pingback: Roteiro De 1 Dia Na Vila Mariana | Zarpo Magazine
Pingback: Roteiro de um dia no bairro Itaim Bibi | Zarpo Magazine
Pingback: Roteiro de 1 Dia: Conheça o Melhor da Vila Olímpia | Zarpo Magazine
Pingback: Roteiro De 1 Dia No Jardins | Zarpo
Pingback: Roteiro com o Melhor da Zona Sul de São Paulo | Zarpo