Paraty e Trindade são muito procuradas por turistas que desejam conhecer suas praias e cachoeiras, mas que também querem participar dos incríveis eventos realizados por lá, como a Festa Literária Internacional de Paraty, Festival da Cachaça de Paraty e o Bourbon Festival Paraty, além de seus pontos turísticos e Centros Históricos, que estão recheados de boa gastronomia e cultura. Quem passa pelas cidades não pode deixar de experimentar a Cachaça Gabriela, uma homenagem a personagem “Gabriela Cravo e Canela”, criado por Jorge Amado, que teve Paraty como cenário da versão cinematográfica da história. Viaje com nosso roteiro em mãos e conheça melhor essas duas lindas cidades!

Seu dia começa cheio de luz

margarida-cafe-paraty-zarpo-magazine
Divulgação

Seu sossegado café da manhã está garantido no Margarida Café, até mesmo o almoço, happy hour ou jantar. Comandado pelo Chef Paulo Renato, o local possui uma padaria gourmet, forno a lenha, adega climatizada com mais de 320 rótulos, bar & lounge, tudo com uma decoração charmosa feita de paredes de pedra, cadeiras rústicas e um jardim de inverno que deixa qualquer um à vontade. Todos os pães são produzidos na padaria com receitas próprias, feitas de farinhas premium originais do Canadá, Itália e França.

Rua Cel. José Luiz, s/n° | Tel.: (24) 3371-244 | Site

Quem passa pela esquina e sente o aroma do café, não resiste e para pra conhecer o Café Pingado. Também instalado em um dos casarões coloniais de Paraty, a decoração é clássica e tem a cara da cidade, com grande janelas antigas que remetem ao aconchego e clima interiorano. O cardápio conta com doces típicos da região como o “massapão” (um tipo diferente de bolo de coco), mas quem faz sucesso mesmo é o petit gateau.

Rua Doutor Samuel Costa, 208 | Tel.: (24) 3371-8333 | Site

Descubra as belezas de Paraty e Trindade

praia-rancho-trindade-paraty-zarpo-magazine

A bela Praia dos Ranchos fica localizada em Trindade, e interliga a Praia do Cepilho e Praia do Meio. Por lá os visitantes podem curtir a belíssima orla repleta de pedras que enfeitam a paisagem e acampar na extensa área verde. Fazer caminhadas na faixa de areia macia, participar de luaus e mergulhar no mar azul, será parte do seu dia nessa linda praia.

Quem passa por Trindade também pode aproveitar para visitar a Pedra que Engole, e se tiver coragem, pode ser “engolido” entrando em meio às pedras e escorregando pela passagem de água. Para chegar até essa que é uma das principais atrações da cidade, é preciso fazer uma pequena trilha partindo da Praia do Meio.

Paraty-zarpo-magazine

Em meio a muitas construções coloniais, a Casa da Cultura de Paraty se destaca com suas cores branco e azul, e impressiona com a simetria de portas e janelas. A casa expõe obras de artistas locais, oferece espaço para eventos, shows, oficinas de arte, todo tipo de manifestação cultural e artística, mas sempre priorizando a cultura local. Seu objetivo é preservar a história e a cultura de Paraty, as quais são as bases da Casa da Cultura.

Rua Dona Geralda, 177 | Tel.: (24) 3371-2325 | Site

Paraty e sua refinada gastronomia

O Restaurante do Hiltinho está localizado em dois lugares: no Centro Histórico de Paraty e na Ilha do Algodão, que aliás, proporciona a seus visitantes uma vista deslumbrante. Criado em 1980, o restaurante ocupa uma das charmosas casas do Centro Histórico, com direito a decoração clássica preservada de sua antiga construção colonial, com vasos de flores nas mesas, espelhos nas paredes e quadros com fotos antigas, os quais contam um pouco da história do estabelecimento que tem como uma de suas principais atrações o Camarão Casadinho (camarões selecionados com uma deliciosa farofa), mas que também serve pescados, lula, peixe com banana e outras delícias.

Rua Marechal Deodoro, 233 | Tel.: (24) 3371-1432 | Site

almoco-zarpo-magazine
Imagem ilustrativa

Quem gosta de apreciar diferentes sabores de frente para o mar, tem a sensação perfeita no La Luna, com seu quiosque decorado com mesas e bancos de madeira personalizados e plantas ao redor. Esse restaurante localizado a beira da Praia de Jabaquara, possui um cardápio extenso, mas tem seu principal foco nos frutos do mar, é o que se pode perceber ao degustar o Camarão Dom Felipe. O romance paira no ar quando anoitece e os clientes podem desfrutar da linda paisagem que se forma entre a lua e o mar, enquanto apreciam um bife de chorizo ou um peixe diretamente da brasa, a luz de velas.

Avenida Jabaquara, Quiosque 10 | Tel.: (24) 3371-6917 | Site

voila-bistrot-Restaurantes-em-Paraty-zarpo-magazine

Anexo a Pousada Caminho do Ouro, está o restaurante Voilà Bistrot faz seus clientes terem a sensação de que estão em Paris, apreciando a refinada gastronomia francesa, a não ser que olhem pelo deck e ao invés de verem a Torre Eiffel, irão se deparar com um rio cercado por plantas e bambus, uma paisagem entre muita natureza. A decoração é rica em detalhes, como os vasos de flores nas mesas, os tapetes estampados e louças delicadas. Quem comanda o menu é o chef Christophe Legond, é ele quem dá toques especiais aos pratos franceses servidos no restaurante.

Estrada Paraty-Cunha, km 4 | Tel.: (24) 3371-6548 | Site

Entre o Centro Histórico e o mar

cachadaco-trindade-zarpo-magazine

Longe do movimento e até da energia elétrica, a Praia do Cachadaço tem um belo mar de água verde e uma correnteza forte, nada que impeça os turistas de aproveitar e até acampar nos campings da região. Passando pela Praia do Cachadaço e pela Praia do Meio (cerca de 45 minutos), os visitantes chegam a Piscina Natural do Cachadaço, uma pequena represa rodeada por grandes pedras, onde é possível nadar e ver os peixinhos coloridos.

snorkel-zarpo-magazine
Imagem ilustrativa

Perfeita para quem gosta de praticar snorkeling, a Ilha do Algodão recebe turistas que procuram experimentar a culinária de um dos restaurantes do Hiltinho com vista para o mar, mas principalmente que estão atrás da rica natureza da ilha, ela que costuma fazer parte da passagem de golfinhos.

Com sua fachada verde e branca, o Empório da Cachaça impressiona os turistas com sua grande variedade de cachaças, pingas, cervejas, doces, pimentas, tudo o que um autêntico empório carioca precisa oferecer, e não esqueça de degustar a Cachaça Gabriela. A decoração em estilo colonial, com grandes prateleiras cheias de garrafas e potinhos, faz com que muita gente passe um bom tempo na loja escolhendo artigos para levar pra casa ou dar de presente.

Rua Dr. Samuel Costa, 22 | Tel.: (24) 3371-6329 | Site

Engenho-D-Ouro-paraty-zarpo-magazine
Divulgação

Nascida do sonho de Francisco Carneiro, a cachaça Engenho D’Ouro começou a ser produzida por ele sem fins lucrativos, talvez por isso, conseguiu conquistar prêmios nacionais e internacionais com sua qualidade. A cidade de Paraty recebeu o Selo de Indicação Geográfica da Cachaça no Brasil, que proporciona ao consumidor maior certeza de que a cachaça do Engenho D’Ouro – segunda melhor do estado na categoria branca – tem características locais e muita qualidade. Localizado dentro do sítio da família Penha Carneiro, visitar o alambique também é um mergulho na história do país, já que os turistas conseguem ver todo o processo de fabricação da cachaça feita com a cana de açúcar plantada no sítio.

Estrada Paraty-Cunha, 7833, Km 8 | Tel.: (24) 98858-4212 | Site

Dias tranquilos, noites românticas

O charmoso Centro Histórico de Paraty também é belíssimo durante a noite, quando os visitantes podem conhecer e saborear os pratos do Bistrô Casa do Fogo. Seu ambiente é aconchegante e rico em obras de arte do artista local Paulo Gomes, nas telas e nas mesas, cachaças artesanais nas prateleiras e lustres combinando com a decoração em tons quentes. Ganhador do Certificado de Excelência do site TripAdvisor em 2013 e 2014, o restaurante conta com música ao vivo, e é conhecido por ter no cardápio pratos flambados com as cachaças produzidas na cidade. Eles são feitos pelo chef Paulo Cesar, mais conhecido como Caju, e tem como ingredientes os frutos do mar da baía de Paraty, legumes e verduras frescas da horta, temperos aromáticos e claro, a cachaça que dá o toque final a gastronomia contemporânea e bem brasileira.

Rua Comendador José Luiz, 390 | Tel.: (24) 3371-3163 | Site

massa-vinho-zarpo-magazine
Imagem ilustrativa

Localizado em uma das casas coloniais de Paraty, o Punto DiVino foi fundado por dois italianos, e carrega em sua decoração aconchegante as toalhas quadriculadas e mesinhas de madeira – algumas inclusive na varanda – que durante o jantar são enfeitadas com velas e um clima charmoso. O cardápio também é recheado de pratos típicos da Toscana e Sicília, sua carta de vinhos é repleta de variados vinhos nacionais e internacionais, trazendo ao restaurante o título de primeira enoteca de Paraty.

Rua Marechal Deodoro, 129 | Tel.: (24) 3371-1348 | Site

Com o clima retórico do Centro Histórico da cidade, o Caminho do Ouro oferece aos clientes um ambiente convidativo e charmoso, perfeito para apreciar os pratos muito bem decorados. Recebidos com muito carinho, os clientes recebem dicas sobre o prato do dia, além de um cardápio repleto de opções da cozinha contemporânea, como o risoto de camarão com aspargos, ou o robalo em crosta e ervas. A decoração é caprichada assim como os partos, com flores e velas nas mesas, tornando o local aconchegante.

Rua Dr. Samuel Costa, 236 | Tel.: (24) 3371-1689 | Site

moqueca-zarpo-magazine
Imagem ilustrativa

Em uma mistura de culinária brasileira e contemporânea, o restaurante Banana da Terra fica dentro de um dos casarões do Centro Histórico, mas tem na decoração um toque moderno e colorido, com paredes enfeitadas por telas de Júlio Paraty, Márcio Franco, Sérgio Atilano e de Fernando Fernandes. Um jardim vertical oferece aos visitantes a sensação de contato com a natureza, já que ele possui diversas espécies de plantas da Mata Atlântica. Entre o cardápio feito pela chef Ana Bueno não poderia faltar os pratos com banana da terra, frutos do mar e peixes, porém, quem prefere pode escolher uma ave ou carne. As famosas caipirinhas são feitas com a cachaça Paratiana Prata fabricada no alambique do restaurante.

Rua Dr. Samuel Costa, 198 | Tel.: (24) 3371-1725 | Site

3 Comentários

  1. Márcia Menezes Responder

    Boa noite!
    Tenho interesse nas cidades brasileiras com praias: Paraty, Búzios, Fernando de Noronha, mas não sendo feriado ou época de alta estação.
    Pretendo, quando for, pra uma pousada de fácil acesso ao comércio.
    Vcs podem me orientar? Não, não tenho data definida… vai depender de quando conseguir férias.
    Grata,
    Márcia Menezes

  2. Pingback: 1 Fim de Semana no Litoral do Rio de Janeiro | Zarpo

Escreva um comentário