Durante as épocas de veraneio, cresce o movimento nas rodovias que cortam o estado catarinense por carros que viajam destino às belezas do litoral. Na contramão, outros viajam sentido à região meio-oeste de Santa Catarina para desvendar a graciosidade da colonização europeia, refletida na arquitetura, natureza, culinária e costumes do povo “barriga-verde”. Nesse roteiro com mais pontos turísticos do que gastronomia, descubra lugares interessantes por Treze Tílias e Fraiburgo, duas cidades pouco conhecidas mas que esbanjam charme europeu.
O melhor de Treze Tílias

Fruto de uma obra realizada pelas famílias Koroll e Felder, o Parque Lindendorf é projetado com características coloniais austríacas. Localizado em uma área de 45.000 m² de total harmonia com a natureza, o parque é referência na região meio-oeste de Santa Catarina. Como parte dos atrativos do parque, há uma trilha de 450 metros onde o cenário é composto por uma capela, um lago com peixes ornamentais e diversos animais, como ovelhas, capivara, coelho, patos e uma avestruz. Um restaurante com pratos típicos da culinária austríaca fica instalado pelo parque, além de uma construção da cidade em miniatura.
Rua Antonio Pattis, 76 – Treze Tílias | (49) 3537-0658 | Site

Instalado no Parque Lindendorf, a Minicidade reproduz as principais construções que formam Treze Tilias, a cidade turística da região meio-oeste de Santa Catarina. Idealizado em 2002 também pelas famílias Felder e Koroll, a obra surgiu após a conclusão de um curso de presépios realizado na Áustria pelos proprietários. A réplica em miniatura da cidade foi erguida conforme os mínimos detalhes, ou seja, fiel ao relevo, arquitetura, iluminação e paisagem.
Rua Antonio Pattis, 76 – Treze Tílias | (49) 3537-0658 | Site
A casa de arquitetura semelhante a um castelo foi projetada pelo arquiteto Bruno Kracher para ser residência do Ministro Andreas Thaler, que se mudou definitivamente para Treze Tilias entre os anos de 1934 e 1936. Atualmente a casa se tornou o Museu Municipal Andreas Thales e dispõe de objetos que conta a história da colonização européia da cidade, como peças artísticas, utensílios de trabalho e ambientes que revelam a vida da década de 30.
Rua Dr. Brasílio C. de Oliveira – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0176 | Site
Passeios pela natureza local

A cidade colonizada por povos austríacos presta homenagem ao país por meio do Parque do Imigrante. Além da consagração à nação, o lugar é um dos pontos contemplados pela natureza da região meio-oeste de Santa Catarina. No lago do parque há uma ilha no formato da Áustria que faz referência aos seus nove estados e aos arredores, academia ao ar livre e um monumento que simboliza a passagem do milênio, os 2000 anos antes de Jesus Cristo.
Rua Franz Point, S/N – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0176 | Site
No ano de 1989 foi fundado em Treze Tílias a Confecções Tirolian que viria a se tornar, em 2012, o Mundo Tirolês, a maior loja austríaca do Brasil. Em estilo alpino, o lugar conta com souvenir, trajes e acessórios típicos da Áustria e Alemanha, colares, molduras com flor Edelweiss, artesanato local, malhas e inúmeros outros produtos.
Rua Dr. Gaspar Coutinho, 461 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0316 | Site

Fundada no ano de 2004 pelos irmãos Bierbaum, a Cervejaria Bierbaum era conhecida como Tirol Brasileiro. O modelo de produção utilizado segue o conceito europeu que, junto das melhores matérias primas, origina cervejas artesanais e diferenciadas.
Rua Dr. Gaspar Coutinho, 439 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0531 | Site

Após voltar para sua cidade natal na região meio-oeste de Santa Catarina, Walter Kranz, em 2007, deu início a elaboração de vinhos que culminou na inauguração da Vinícola Kranz, na cidade de Treze Tílias. Além da especialidade, o lugar ainda produz outros produtos como, espumantes, sucos 100% naturais, geleias e schmiers. Com uma coleção de prêmios, a vinícola é uma das mais premiadas do Brasil. Na compra do ingresso para a visitação, está incluso a degustação de um espumante, um vinho branco, outro tinto, sucos puros, geleias e acompanhamentos.
Rua dos Pioneiros, 220 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0833 | Site
A culinária europeia na região meio-oeste de Santa Catarina

No almoço da região meio-oeste de Santa Catarina, o restaurante amadeirado do Hotel Tirol, em Treze Tilias, serve um buffet diariamente com comida caseira e pratos típicos austríacos e, durante a noite, um farto café colonial com pratos quentes e bastante vinho à vontade.
Rua São Vicente de Paula, 111 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0125 | Site
A charmosa casa rústica da rua Gaspar Coutinho, é onde os turistas vão para provar da culinária da cidade. No Restaurante e Pizzaria Edelweiss, a influência austríaca é notada desde o ambiente até a culinária típica do país colonizador. No cardápio variado também é disposto pizzas assadas no forno a lenha.
Rua Caron, 126 – Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0531 | Site

O Restaurante Lindendorf, localizado no parque de mesmo nome, é famoso na região meio-oeste de Santa Catarina por reservar uma das melhores culinárias típicas da Áustria. Na beira do lago, a casa dispõe de mesas internas e externas com vista para o parque, um ambiente agradável para provar dos pratos típicos austríacos e de quebra, se deliciar com deliciosa sobremesa da casa: apfelstrudel quente com sorvete.
Rua Antônio Pattis, 10 – Treze Tílias | Tel.: (49) 3537 0658 | Site

Com bastante requinte e bom gosto, Alexandre Falchetti redecorou seu empreendimento com belas esculturas para melhor receber seus clientes pelo espaço. O Pub Biergarten é o lugar ideal para se provar o chopp produzido em Treze Tílias, o Bierbaum. Além da bebida, o cardápio conta com acompanhamentos, como mini pizzas, calzones, pratos frios e linguiças tradicionais.
Rua Leoberto Leal, 392 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0535 | Site
O melhor de Fraiburgo

A partir de um agendamento com a Casa do Turismo é possível conhecer a Floresta René Frey, uma das belezas naturais da região meio-oeste de Santa Catarina. Nativa e centenária, a mata é composta por enormes pinheiros, araucárias, imbuias e uma fauna exótica. Além de um contato direto com a natureza, o lugar também é refúgio para a prática de meditação e para um passeio de jipe.
Avenida Videira, 442 – Santa Mônica, Fraiburgo | Tel.: (49) 3246-2352

A 5 quilômetros da cidade de Fraiburgo, o Pesque e Pague Steiner, é uma opção de passeios na região meio-oeste de Santa Catarina. Em meio à natureza, o local conta com lago para a prática de pesca, quiosques com churrasqueira, restaurante, trilha ecológica, passeio a cavalo e até uma pista de kart.
Rodovia SC 355 – Bairro X de Novembro, Fraiburgo | (49) 3246-5499
As casas da Normandia, província localizada na região noroeste da França, foram a fonte de inspiração para arquitetura da construção do Castelinho de Fraiburgo. Idealizada por Roger Biau e seu amigo arquiteto francês, a casa foi erguida para atender os desejos da esposa de Biau e se tornou uma referência arquitetônica da região meio-oeste. Apesar de não ser aberto à visitação, uma ida por perto é o suficiente para apreciar a beleza do lugar
Avenida Paraná, s/n – Jardim das Hortênsias, Fraiburgo
Um pouco da história da cidade
A primeira casa de alvenaria construída em Fraiburgo foi levantada para ser a residência do casal Lydia e Arnoldo Frey, um dos fundadores do município, isso em 1948. Passados 40 anos, o imóvel foi doado ao município pelos filhos do casal, recebeu o nome de Casa da Cultura Lydia Frey e hoje abriga o Museu Histórico da Cidade.
Av. Arnoldo Frey, 16 – Centro, Fraiburgo | Tel.: (49) 3908-2027 | Site
Reaberto em junho de 2016, o Museu do Jagunço conta parte da história de Fraiburgo, de quando a cidade se envolveu na Guerra do Contestado. Localizado em redutos de conflitos, o acervo do lugar é composto por armas utilizadas no confronto que envolvia, em partes, aspectos religiosos.
Estrada Taquaruçu de Cima, 25 Km ao Sul, Fraiburgo

A 8 quilômetros do centro de Fraiburgo, a Gruta João Maria é consagrada como ponto turístico da cidade de Treze Tílias. O local serviu para o Monge João Maria fazer suas peregrinações durante a Guerra do Contestado que afetou a região meio-oeste de Santa Catarina. Segundo a lenda, o monge acampava ali perto da fonte e as águas eram milagrosas e abençoadas.
Avenida Beira do Lago, 150, Fraiburgo
2 Comentários
Hostaria de saber onde ficar no Oeste catarinense. Gostaria de fazer.um roteiro mas ficar em.um hotel só. Dez dias. Pode.me ajudar?
Olá, Marina. Tudo bem?
No Zarpo temos dois hotéis legais no Oeste de Santa Catarina: o Itá Thermas Resort e o Thermas Piratuba Park Hotel. Você consegue fazer a reserva direto pelo nosso site. 🙂