O Carnaval no Brasil é animado desde que se tem registro. A festa, originária dos bailes e comemorações populares europeias, chegou ao país por volta do século XVII. Mas a pergunta fica: quando o Carnaval se tornou a época oficial do glitter, das fantasias e da Ivete Sangalo?
As fantasias começaram com máscaras nos bailes, o glitter já era queridinho de Cleópatra, e bem… A Ivete roubou nosso coração na Banda Eva. Os três evoluíram junto com a personalidade da festa: os bailes ganharam trios elétricos, a trilha sonora ganhou marchinhas e as fantasias ganharam as imaginações.
Hoje, os cinco dias de festa param o Brasil com desfiles de escolas de samba, bloquinhos de rua e feriado para viajar. Conheça as principais festas em território nacional e saiba onde passar o Carnaval!
“Eu quero é botar meu bloco” no Sudeste
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os destinos de muitos foliões no Sudeste. Os destaques ficam para bloquinhos de rua e desfiles nos sambódromos.
Rio de Janeiro: onde passar o Carnaval senão no sambódromo?
Caso não saiba onde passar o Carnaval e a procura é por espetáculos nos sambódromos, a capital do Rio de Janeiro é o lugar. Os 85 mil m² do Sambódromo da Marquês de Sapucaí são palco dos cinco dias de desfiles das escolas de samba.
O espetáculo é tradição desde a década de 30 e emociona com sambas-enredos inéditos, rainhas de escola de samba icônicas e alegorias gigantescas. O preço dos ingressos é alto, mas vale a pena! Quem opta por uma festa mais popular, encontra blocos de rua espalhados pelas quatro zonas da capital.
Onde se hospedar no Rio de Janeiro? Hospede-se com todas as mordomias do Hilton Copacabana! Além da opção de reserva com café da manhã, os hóspedes aproveitam piscina, serviço de praia e SPA.
São Paulo: tem blocos de rua para todos os gostos!
Nessa época do ano até o cinza da capital de São Paulo ganha cores. O Sambódromo do Anhembi é o endereço do desfile que fica à altura da folia carioca, com cinco dias de desfile e mais de 30 escolas de samba.
A gandaia paulistana não fica só na passarela, muito pelo contrário. Só em 2024, cerca de 15 milhões de pessoas curtiram 530 desfiles de blocos que tomaram conta das ruas, com direito a pré e pós-Carnaval. A programação completa ainda não foi divulgada, mas vale ficar de olho no site Blocos de Rua.
Onde se hospedar em São Paulo? O Vila Galé Paulista está a poucos metros da Av. Paulista, mas não é só isso! A infraestrutura conta com piscina, cafeteria, academia, SPA e restaurante, onde é servido o café da manhã incluso.
Minas Gerais: há espaço para folia em território mineiro
Mais brasileiro que Carnaval e pão de queijo? Em Minas Gerais, algumas das grandes festas acontecem em Belo Horizonte! São milhares de blocos de rua que agradam diferentes gostos musicais, do brega funk às marchinhas carnavalescas. O destaque vai para o bloco “Então, Brilha!”.
O interior do estado também marca presença na festa mais colorida do ano. Ouro Preto é lar do “maior Carnaval universitário do Brasil”, o que significa milhas de blocos de rua, festas temáticas comandadas pelas repúblicas e muito mais.
Onde se hospedar em Minas Gerais? Na capital mineira, opte pelo Fasano Belo Horizonte, sinônimo de luxo e ótimas comodidades, dentre estas SPA, bar com programação de shows e quartos com banheira. Já em Ouro Preto, escolha a Pousada Minas Gerais, um refúgio aconchegante com elementos coloniais.
Veja também no Mag sobre as cidades históricas de Minas Gerais
“Atrás do trio elétrico” tem festa no Nordeste
Quando se fala em calor e muita festa, é impossível não pensar no Nordeste. O Carnaval local tem todos os ingredientes para uma festa sem igual!
Bahia: Carnaval marcado por muito axé e samba no pé
A folia de Salvador, na Bahia, é uma das primeiras que vêm à mente quando se pensa onde passar o Carnaval no Brasil. Ela começa na quinta-feira e totaliza seis dias inteiros de festa animados pelos carros elétricos de axé music e forró.
São quatro circuitos principais que embalam a festa: Osmar (Avenida), Dodô (Barra-Ondina), Batatinha (Centro Histórico) e Arena Fonte Nova. O tema da festa de 2025 ainda não foi definido, mas nomes como Léo Santana, Bell Marques e Banda Eva estão confirmados.
Os foliões que compram o abadá de cada trio podem andar colados no carro, enquanto os outros festeiros ficam mais atrás, apelidados de “pipoca”. A venda do abadá acontece no portal da Central do Carnaval, clique aqui para saber mais.
Onde se hospedar em Salvador? Para se hospedar próximo ao Pelourinho, distante a 2 km, escolha o Wish Hotel da Bahia. Além da boa localização, o hotel tem piscina, bares, academia, SPA e restaurantes. Já para curtir o Carnaval em Salvador, o Catussaba Resort está à beira-mar em Itapuã, e um pouco mais distante dos circuitos tradicionais.
Pernambuco: a maior festa do país não deixa dúvidas sobre onde passar o Carnaval!
Enquanto isso, Recife mistura o frevo e o maracatu, ritmos-mãe da região, às festas. O momento mais esperado da festa pernambucana é o desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo segundo o Guinness Book.
Ainda em Pernambuco, a 7 km da capital, Olinda também ferve e merece estar no roteiro de onde passar o Carnaval com muito agito. Os grandes protagonistas são os bonecos de Olinda, que chegam a 4 m de altura e podem pesar 20 kg! A tradição vem desde 1931, com origens portuguesas da época da Idade Média.
Entre os eventos, um dos mais aguardados acontece à meia-noite do sábado, quando o boneco gigante chamado de Homem da Meia-Noite sai às ruas do Centro Histórico e arrasta a multidão até a madrugada
Onde se hospedar em Recife? O Bugan Hotel by Atlantica está a 400 m da Praia de Boa Viagem e possui infraestrutura moderna. Os dias começam no restaurante, com o café da manhã incluso na tarifa, e continuam na piscina ao ar livre.
Rio Grande do Norte e Ceará: celebração diversa em cenários tropicais
Já as capitais Natal e Fortaleza capricham nos blocos de rua e promovem shows de rap, música eletrônica e cantores locais, proporcionando uma festa multicultural. Sem deixar de lado os cenários tropicais que são um show à parte em qualquer época do ano.
Onde se hospedar? Em Natal, hospede-se no Serhs Natal, com quatro opções de pensão! À beira-mar, o hotel conta com complexo aquático, centro esportivo e kids club. Já em Fortaleza, o Crocobeach Hotel está na Praia do Futuro e oferece infraestrutura pé na areia.
“Não quero dinheiro, eu só quero…” ir para o Sul
Até o Sul, região conhecida por ser a mais gelada do Brasil, é calorosa em época de Carnaval. Tem blocos na rua, grandes festas e desfiles em meio a belos cenários.
Paraná: de bloquinhos no interior ao puro rock and roll na capital
Durante o Carnaval, a melhor celebração de rua do Paraná se concentra em Antonina, a 83 km de Curitiba. A arquitetura colonial das casas coloridas são cenário da mais pura folia, com direito a bonecos gigantes, embalos das escolas de samba e diferentes bloquinhos.
Entre desfiles e marchinhas, há também um pouco de rock no Sul do país! Em Curitiba, a festa que chama atenção é a Psycho Carnival. O evento durará seis dias e é centrado no Psychobilly, um subgênero musical advindo do punk rock dos anos 70 e do rockabilly americano dos anos 50.
Onde se hospedar em Curitiba? Próximo a atrações como o Palácio Avenida e a Biblioteca Pública, o Bourbon Curitiba oferece café da manhã incluso além de piscina aquecida, sauna seca e, com custo à parte, tratamentos no SPA.
Santa Catarina: onde passar o Carnaval com estilo é prioridade
Pulando para o litoral, o Carnaval de Santa Catarina costuma fazer sucesso. Seja pelo clima de praia ou pelas festas incansáveis, Florianópolis é opção de muitos foliões. E tem para todos os gostos: de bloquinhos de rua e grandes festas noturnas até desfile de escolas de samba que acontece no sambódromo da Passarela Nego Quirido.
Outro destino requisitado nessa época é a região de Bombinhas, a cerca de 70 km da capital. O ritmo de festa inclui festas populares, onde os próprios moradores montam a infraestrutura, bloquinhos noturnos e diurnos e também baladas.
Onde se hospedar? Na “Ilha da Magia”, o Costão do Santinho é a melhor escolha! Os dias são All-Inclusive e a diversão é presente em piscinas e programações temáticas. Já para combinar com o clima sereno de Bombinhas, a Pousada dos Ingleses é ótima opção na Praia dos Zimbros. Os hóspedes desfrutam de café da manhã incluso e serviço de praia.
“Ó abre alas que eu quero passar…” o Carnaval no Norte!
Acharam que não teria festa no Norte? Tem, e muito! Para quem não sabe onde passar o Carnaval, a região marca presença com cores, festas e rica cultura.
Amazonas e Pará: tradição, folclore e muito confete!
E começou a festa no Norte brasileiro! Para desfiles de escolas de samba com grandes alegorias, o sambódromo do Centro de Convenções de Manaus é o lugar. Com capacidade para 80 mil pessoas, o local foi inaugurado em 1992 e é palco de diversos eventos.
Ainda em Manaus, a comemoração vai além das escolas de samba. Também no Centro de Convenções, o Galo de Manaus, inspirado no Galo da Madrugada de Recife, reúne mais de 100 mil foliões. Já o Carnaboi inspira-se nas tradições regionais, misturando o folclore com as toadas dos bois-bumbás Caprichoso, Garantido, Brilhante, Corre-Campo e Garanhão.
Dentre as demais capitais da região Norte, o destaque fica para Belém, capital do Pará. Com intuito de revitalizar o Carnaval de rua da cidade, o Circuito Mangueirosa leva atrações gratuitas às ruas. Acompanhe a página do Instagram para receber a programação de 2025 em primeira mão.
A agitada “Noite dos Mascarados” ganha vida no Centro-Oeste
Abram alas para o Centro-Oeste! Não só de cenários pacatos vive a região, por aqui a folia tem muita tradição e samba no pé.
Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília: as terras do sertanejo são tomadas pelas marchinhas
Os cenários do Centro-Oeste vão além de cerrado e fazenda: é também de folia! Na região, um dos eventos mais conhecidos onde passar o Carnaval fica no interior do Mato Grosso do Sul, em Corumbá, a cerca de 430 km da capital.
Por lá os desfiles de escolas de samba são tradição, e ganham um toque regional dos moradores locais, que participam da confecção das fantasias à participação na bateria. A festa costuma começar na quinta-feira e só termina na quarta-feira.
Em Brasília, confetes e blocos, como o Silva, Maria Vai Casoutras e o infantil Mamãe Me Carrega, espalham cor e alegria pelas ruas da capital brasileira. E quem não abre mão do sertanejo mesmo em época de marchinhas, vale apostar nas cidades de Goiás, como Buriti Alegre, Britânia e Caldas Novas.
Onde se hospedar? Em Brasília, escolha entre o Royal Tulip e o Golden Tulip. Lado a lado, estão às margens do Lago Paranoá e oferecem ótima infraestrutura, além de café da manhã incluso na tarifa. Enquanto isso, em Caldas Novas, há uma vastidão de hospedagens com lazer aquático como o L’acqua diRoma V!
Bloco de rua, desfile de escola de samba e até mesmo rock. Assim é o Carnaval no Brasil! Confira no Zarpo todos os hotéis com disponibilidade para a data.