Se você não aguenta mais ouvir falar em fantasia, tem horror a multidões e não entende o que o Carnaval tem de tão especial, você está no lugar certo. O país do Carnaval tem sim destinos para fugir da folia. Afinal, a data pode ter todos os defeitos, mas pelo menos garante cinco dias para descansar e, claro, viajar!

Confira a seguir 15 lugares onde a serenidade reina, bem longe do confete e da purpurina.

São Roque: Carnaval com sabor de vinho

Vinícola em São Roque, destino para fugir do Carnaval
São Roque é a Terra do Vinho em São Paulo! Visitas a vinícolas não podem faltar no roteiro

A 60 km de São Paulo, a cidade de São Roque consegue reunir atrações que agradam a todo tipo de viajante! A cidade é conhecida como a “Terra do Vinho”, então vinícolas e adegas não podem faltar no roteiro, entre elas a Vinícola Goés, a Quinta do Olivardo e o Vila Don Patto. Nesses três lugares, a visita pode ser combinada com um almoço, que promete deliciosos sabores acompanhados por vinhos. 

E a diversão em família também não pode faltar! Ao invés de partir para a folia, opte por passar o dia no Ski Mountain Park, com atrações como tobogãs gigantes, teleférico, arvorismo, trilhas ecológicas e a pista de esqui e snowboard. Outra opção de passeio é a Fazenda Angolana, com mais de 150 espécies de animais e espaços perfeitos para as crianças.

O Hotel Villa Rossa se destaca entre as opções de hospedagem em São Roque. Digno de cinco estrelas, o hotel oferece dias com pensão completa, programação de atividades para crianças e adultos, piscinas climatizadas e aquecidas, quadras, tirolesa, pedalinho, caiaque e mais.

Veja também um roteiro de um final de semana em São Roque

Socorro: Carnaval com aventura e clima de interior

Vista panorâmica para Socorro, destino de ecoturismo no interior paulista
Atividades de aventura, como rafting, rapel e passeios de quadriciclo, são marca registrada de Socorro

Socorro é outro destino no interior de São Paulo perfeito para fugir do Carnaval e relaxar em meio à natureza interiorana. Situada a cerca de 140 km da capital, a cidade possui paisagens formadas por morros, cachoeiras e rios perfeitos para atividades de aventura, de diferentes intensidades.

Entre as possibilidades de passeio, destaque para a Trilha das Cachoeiras (com três pontos para banho), rotas de quadriciclo, rafting no Rio do Peixe, visita à Gruta do Anjo e rapel na Pedra da Bela Vista, que também oferece uma vista privilegiada para o pôr do sol. Para quem deseja dias mais tranquilos, é possível também passear pelo centro da cidade e comprar malhas direto de fábrica.

Em Socorro, hospede-se no Hotel Recanto da Cachoeira. A estada possui complexo aquático, quadra de tênis e campo de futebol, playground, recreação infantil, lago para pesca e pensão completa inclusa na tarifa.

Fique por dentro de outros 10 destinos perfeitos para o ecoturismo!

Capitólio: cinco dias nas cachoeiras e cânions do sul mineiro

Vista do Mirante do Cânion, em Capitólio, destino para fugir do Carnaval
Quem vai pra Capitólio faz passeios de barco sob a grandiosidade dos cânions de 20 m de altura

Em terras mineiras, conheça Capitólio, um dos destinos mais procurados do momento! O município está localizado a cerca de 300 km de Belo Horizonte, e é uma das cidades às margens do Lago de Furnas, por onde é possível navegar e nadar. O diferencial por lá é a paisagem, marcada pelos cânions.

As atividades clássicas são os passeios de barco, lancha, catamarã e jet ski. Cachoeiras e trilhas também fazem parte do roteiro. Quem não abre mão de mais aventura aposta no rapel! Já as melhores fotos têm lugar no Mirante do Cânion, de onde é possível ter uma vista panorâmica para paredões com mais de 20 m de altura.

A cerca de 70 km de Capitólio, mas também à beira do Lago de Furnas, hospede-se no Furnaspark Resort. Tem meia pensão inclusa na tarifa, piscinas, minifazenda, cinema, empréstimo de bicicleta, kids’ club e mais.

Araxá: águas termais e uma hospedagem histórica 

Termas do Grande Hotel de Araxá, em Minas Gerais
As Termas do Grande Hotel de Araxá são ícone no destino, pelo relax proporcionado e também pela beleza

Ainda em Minas Gerais, a cidade de Araxá, a cerca de 370 km de Belo Horizonte, é uma ótima opção para fugir do Carnaval com a família. Uma das principais atrações da cidade é o Grande Hotel de Araxá, onde estão as Termas, com águas sulfurosas e radioativas e lama terapêutica, além de espaços ornamentados por belíssimos vitrais e azulejos.

O hotel fica dentro do Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro, tombado como patrimônio de Minas Gerais. Para além das águas com propriedades, não deixe de caminhar pelo centro da cidade e experimentar queijos, cachaças e compotas artesanais. Não deixe de levar os sabores de Minas para casa, como lembrança da viagem! 

Hospede-se no Grande Hotel de Araxá pelos preços exclusivos do Zarpo! Ícone da cidade, além de abrigar as termas, a hospedagem possui piscina ao ar livre, quadras, recreação monitorada para os pequenos, arco e flecha, quadras esportivas e pensão completa inclusa na tarifa.

Petrópolis: o passado imperial para fugir do Carnaval

Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, no interior do Rio de Janeiro
A cidade de Petrópolis é repleta de construções históricas, entre elas a Catedral São Pedro de Alcântara

Em meio a todo o agito do Carnaval do Rio de Janeiro, Petrópolis é uma ótima opção para descansar com a família! Localizada a cerca de 70 km da capital fluminense, possui o típico clima de serra e vegetação exuberante, características que atraíram Dom Pedro II para instituir lá a Cidade Imperial, lugar onde passava os dias mais quentes do ano com sua corte.

Petrópolis é um marco da história do Brasil, e por lá é possível encontrar pontos turísticos como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara, o Palácio Quitandinha e a Casa da Princesa Isabel. Para os ecoturistas, a cidade serve de base para aqueles que exploram o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde está o Dedo de Deus, uma das principais escaladas do país.

A cerca de 30 minutos do centro de Petrópolis, o Hotel Caminho Real tem café da manhã incluso na tarifa, três piscinas, recreação infantil, quadras de tênis, campo de futebol, lago com pedalinhos e mais.

Foz do Iguaçu: cataratas e passeios além das fronteiras

Cataratas do Iguaçu, no Paraná, ótimo destino para fugir do Carnaval
275 quedas d’água compõem as Cataratas do Iguaçu, uma dos principais pontos turísticos do Brasil

Foz do Iguaçu é destino ideal para aproveitar o feriado de Carnaval. O Parque Nacional, casa das Cataratas, não pode faltar no roteiro, afinal, o que pode ser mais deslumbrante do que um conjunto de 275 quedas d’água de mais de 80 m de altura? As atividades no parque são diversas, com trilhas, rapel e passeios de barco.

Vale também visitar o Parque das Aves, logo ao lado, com mais de 1.300 aves de 130 espécies diferentes, uma experiência única de contato com a natureza. Para completar a viagem, aproveite a fronteira com o Paraguai, onde as compras são irresistíveis, e a Argentina, onde é possível ver as Cataratas por outro ângulo, jogar nos cassinos e jantar em saborosos restaurantes.

O Zarpo conta com vários hotéis em Foz, entre eles o Bourbon Cataratas Resort e o Mabu Thermas Resort, ambos ideais para viagens em família, com infraestrutura de lazer completa, e o Hotel Tarobá, para quem deseja mais praticidade. 

Saiba mais sobre essas e outras atrações imperdíveis de Foz do Iguaçu

Canela: fuja do Carnaval para os encantos da Serra Gaúcha

Cascata do Caracol, em Canela, destino tranquilo para fugir do Carnaval
A Cascata do Caracol traduz toda a beleza de Canela, cidade de charme a apenas 9 km de Gramado

A Serra Gaúcha não poderia faltar na lista de destinos para fugir do Carnaval! A cerca de 110 km de Porto Alegre e a 9 km de Gramado, o encantador município de Canela desponta como um lugar de charme e romance. Repleta de restaurantes, bistrôs, lojinhas e pousadas, a cidade mantém a excelente infraestrutura da região para o turismo.

Suas atrações vão de reservas naturais até parques temáticos. Os maiores destaques da viagem ficam por conta da Catedral de Pedra de Canela, o Parque e Cascata do Caracol, com queda de 120 m e uma enorme escadaria que leva até a base, e o Mundo à Vapor, com miniaturas de máquinas a vapor. A proximidade em relação a Gramado também torna possível passeios no destino.

Jericoacoara: paisagens paradisíacas em um dos destinos mais adorados

Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, no Ceará
O paraíso existe e está em Jeri. Literalmente: a Lagoa do Paraíso está entre os principais destaques do destino

A 300 km de Fortaleza, Jericoacoara, no Ceará, surpreende todos que a visitam. Com uma das dez praias mais bonitas do mundo, o lugar proporciona aos turistas águas cristalinas, areias brancas e dunas ideais para passear de buggy e admirar o entardecer, como a Duna do Pôr do Sol. Assim como a beleza natural, o charme também se faz presente nos restaurantes, bares e lojinhas de artesanato.

Além dos momentos à beira-mar, não deixe de conhecer as lagoas de Jijoca, do Paraíso e Lagoa Azul. São cartões-postais clássicos no destino, com redes dentro d’água (o cenário de fotos favorito dos turistas!). Para dar toques de aventura a viagem, Jeri conta com ventos propícios à prática de kite e windsurf. Visite ainda a Pedra Furada, outro ponto perfeito para assistir ao pôr do sol.

Ideais especialmente para viagens a dois, o Essenza Hotel e o Essenza Dune são ótimas opções de estada em Jeri! Ambos contam ambientes sofisticados e charmosos, café da manhã à la carte incluso na tarifa e acomodações excelentes com vista para as dunas ou o mar.

Confira um roteiro do que fazer no Ceará, de Fortaleza a Jeri

São Miguel do Gostoso: piscinas naturais, esportes a vela e sabores típicos

Pôr do sol em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte
No Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso se traduz pela tranquilidade e praias deliciosas

Mais um destino perfeito para fugir do Carnaval e relaxar no Nordeste brasileiro! Com o ritmo de uma típica vila de pescadores, São Miguel do Gostoso, a 115 km de Natal, combina tranquilidade e paisagens paradisíacas, além de localização privilegiada para conhecer também os encantos de Touros.

Entre as possibilidades na região, está a prática de wind e kitesurf – com aulas para iniciantes! -, mergulho nos Parrachos de Perobas, uma piscina natural em alto-mar, e passeios de buggy (a dica é chegar até o Farol do Calcanhar, o segundo maior do Brasil). A gastronomia também não pode faltar no roteiro, não deixe de provar os sabores típicos do Rio Grande do Norte!

Hospede-se no Vila Galé Touros, à beira da Praia de Touros e a cerca de 30 km de São Miguel do Gostoso. A experiência é All-Inclusive, e a infraestrutura do resort possui seis restaurantes, quatro bares, duas piscinas, kids’ club, boate, SPA e mais. 

Ilha de Boipeba: cenários apaixonantes à beira-mar e à beira-rio

Praia da Ilha de Boipeba, na Bahia
Na Bahia também tem tranquilidade! Dias de sol e mar estão à espera na Ilha de Boipeba, pertinho de Salvador

Sim, é possível fugir do Carnaval na Bahia! No Arquipélago de Tinharé, o mesmo do Morro de São Paulo, a Ilha de Boipeba é a escolha certeira para aqueles que buscam paz nos cinco dias de festa. Dividida entre o oceano e as águas do Rio do Inferno, a ilha é reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, por conta de sua variedade de paisagens e ecossistemas.

Em Boipeba, os viajantes possuem o cenário perfeito para relaxar: praias desertas, sombras de coqueirais e um mar de águas tranquilas com piscinas naturais. As opções de atividades na ilha tem como cenário o espetáculo natural que é o destino, com destaque para o passeio de lancha, passeio de caiaque pelos mangues e mergulho!

Leia mais sobre o litoral baiano no Mag

Bonito: dias únicos com passeios em grutas e lagos cristalinos

Rio para flutuação em Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil
A flutuação nos rios de Bonito, verdadeiros aquários naturais, está entre as principais atividades por lá

Para fugir do Carnaval e curtir 5 dias junto à natureza, opte por Bonito! Situado no Mato Grosso do Sul, a cerca de 300 km de Campo Grande, o destino é referência em ecoturismo. E a prova disso são os inúmeros passeios por suas cachoeiras, rios de águas transparentes e grutas surpreendentes.

Atividades como boia-cross, mergulho e flutuação, uma das principais atrações de Bonito, são indispensáveis. Turistas não podem deixar de fazer a flutuação no Aquário Natural, com fauna e flora aquática incomparável, que pode ser feita até por crianças. Já o rapel no Abismo Anhumas, com 72 m de descida, é indicado para os mais experientes.

O Zarpo tem três opções de hospedagem em Bonito. O Zagaia Eco Resort é completo, com completa infraestrutura de lazer. Já a Pousada Galeria Artes e o Hotel Bonsai são perfeitos para quem deseja mais praticidade e simplicidade.

Chapada dos Guimarães: Carnaval com paisagens de tirar o fôlego

Vista para o Morro de São Jerônimo,  na Chapada dos Guimarães
Na Chapada dos Guimarães, formações rochosas como o Morro de São Jerônimo, são impressionantes

A Chapada dos Guimarães, a 70 km de Cuiabá, no Mato Grosso, é mais uma joia brasileira para os amantes de ecoturismo. A visita ao parque nacional é perfeita para fugir do Carnaval e viajar rumo a cachoeiras, mirantes e cenários naturais estonteantes.

Entre os pontos de interesse está a Cachoeira Véu de Noiva, com uma queda de 86 m, o Morro São Jerônimo, que oferece vista privilegiada para o destino, a formação rochosa Cidade de Pedra e o impressionante Vale do Rio Claro. Não deixe de visitar ainda a Caverna Aroe Jari e a Caverna Kiogo Brado.

Na Chapada dos Guimarães, hospede-se no Malai Manso Resort. À beira do Lago do Manso, o resort é All-Inclusive conta com complexo aquático de 3 mil m², quadras, kids’ club, tirolesa, arvorismo, arco e flecha, shows noturnos e muito mais.

Sabe o que é turismo sustentável? Leia mais aqui!

Cartagena: Carnaval com a alegria do caribe colombiano

Vista geral de Cartagena, no Caribe Colombiano
O charme das ruas estreitas e coloridas são principal atrativo de Cartagena, cidade do Caribe Colombiano

Fugir do Carnaval para passar dias em Cartagena é sinônimo de uma experiência de alegria, hospitalidade e belas paisagens. Fundada em 1533, na costa caribenha da Colômbia, é considerada uma das cidades mais visitadas no país, por conta de suas praias, centro colorido e ruínas históricas.

O primeiro lugar a visitar é a Cidade Amuralhada. Caminhando entre as ruas apertadas, além de aprender sobre a história local, é possível aproveitar lojas, restaurantes de comida típica, bares e cafés charmosos. O Castelo de San Felipe Barajas também está entre os lugares que não podem faltar no roteiro. Quem quiser um cenário paradisíaco digno de Caribe precisa fazer o passeio até as Ilhas Rosário.

Escolha se hospedar no Conrad Cartagena by Hilton, sofisticado resort a cerca de 20 km da Cidade Amuralhada. Tem opção de café da manhã incluso, clube de praia, quatro piscinas, kids’ club, SPA e muito mais.

Mendoza: paisagens andinas para fugir do Carnaval

Vinícola com a Cordilheira dos Andes no fundo, em Mendoza
A beleza do Andes até onde os olhos alcançam! Mendoza é ótima escolha de viagem, especialmente para casais

E que tal fugir do Carnaval para uns dos mais famosos destinos de enoturismo? Emoldurada pela Cordilheira dos Andes, a província de Mendoza, na Argentina, é responsável pela produção de 70% de vinho do país. Ao total, são mais de 100 vinícolas abertas para visitação.

Para complementar, junto a uma boa taça de vinho, pratos e sabores da culinária local podem ser desfrutados, seja em restaurantes ou no Mercado Central. Além das tradicionais vinícolas e adegas, Mendoza possui também um belíssimo centro, com atrações como o Parque General San Martín. Tudo isso sob a imponência da Cordilheira dos Andes, onipresente na paisagem.

Leia mais sobre esse e outros 5 destinos perfeitos para amantes de enoturismo

Uma excelente opção de hospedagem é o Sheraton Mendoza Hotel. Além de estar próximo a diversos pontos turísticos, o luxuoso hotel tem café da manhã incluso na tarifa, quatro restaurantes, piscina coberta e com serviço de bar, cassino e, mediante custo à parte, SPA.

Montevidéu: fuja do Carnaval e visite o Uruguai

Orla de Montevidéu à noite, no Uruguai
Montevidéu, capital uruguaia, combina monumentos históricos e o clima de cidade grande

Considerada uma das cidades latino-americanas com maior qualidade de vida, Montevidéu é mais um destino ideal para quem quer fugir do Carnaval do Brasil. A capital do Uruguai oferece opções para todos os tipos de viajantes, desde os que buscam tranquilidade até os que desejam agito de cidade grande.

Um dos maiores fluxos de turistas se concentra em Ciudad Vieja, a parte mais antiga da cidade, com monumentos históricos datados do século XVIII. Outras atrações imperdíveis são as praias urbanas, museus, praças e o famoso Mercado del Puerto, que concentra diversos restaurantes de cozinha típica.

Confira um roteiro de 3 dias em Montevidéu!


Já escolheu o destino para fugir do Carnaval e descansar no feriado prolongado? Acesse o site do Zarpo e conheça outros lugares ideais para relaxar com hospedagens excelentes.

Home - Slider 1
Maria Antônia Anacleto

Ama conhecer novas histórias, outros jeitos de se ver o mundo e tradições diferentes. Considera que viajar é a ideal oportunidade para construir as melhores lembranças e aprender da forma mais divertida.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

3 Comentários

  1. Olá! Me interessei em viajar para Jericoacoara, onde posso me informar sobre preços de hotéis?

    • Olá Gabriela!

      Recomendo você dar uma olhada na coleção Nordeste do Zarpo (precisa se cadastrar no site para ter acesso às tarifas “confidenciais” negociadas pelos nossos peritos).

      Eis um link de convite que lhe redirecionará diretamente para a coleção Nordeste: http://bit.ly/ZarpomagNordeste

      Atualmente em promoção no site, temos a excelente Pousada Vento de Jeri, parceira do Zarpo há bastante tempo e sempre bem avaliada pelos associados do Zarpo.

      Abraço!

  2. Adorei esse artigo!
    Me identifiquei muito. Também acho o Carnaval um martírio e curti as dicas para fugir dele.

Escreva um comentário