O inverno na Europa é capaz de garantir diversão para toda a família, além de inspirar romance aos casais apaixonados em busca de um clima mais intimista. Isso porque suas estações de esqui ficam em destinos repletos de charme, garantindo mais proximidade do lifestyle europeu e uma autêntica experiência da elegante temporada de neve no continente.
Sem falar, aliás, do clima de montanha garantido pelos Alpes franceses, suíços ou italianos, da gama de esportes de inverno para se aventurar na neve em pistas, das opções incríveis de après-ski e, claro, dos resorts com excelente infraestrutura para aproveitar o melhor dos destinos.
Pensando nisso, então, selecionamos algumas das melhores estações de esqui da Europa para você se inspirar e já começar a planejar sua próxima viagem de neve no Hemisfério Norte!
Confira também 10 destinos de inverno imperdíveis para curtir na América do Sul!
🇫🇷 França
Os Alpes franceses são destaques entre destinos de inverno, afinal, garantem algumas das melhores estações de esqui da Europa. Fora a qualidade de neve das pistas, com acessos para diferentes níveis, há uma oferta de elegantes resorts e opções de après-ski irresistíveis – incluindo a haute cuisine com restaurantes estrelados. C’est très chic!
Tignes
No coração dos Alpes Franceses, Tignes é uma estação de esqui que dá match perfeito com o inverno na Europa. Afinal, o destino tem mais de 300 km de pistas para diferentes níveis, além de picos montanhosos salpicados de neve que chegam a 3.500 m de altura.
Além disso, para mais comodidade, a estação tem teleféricos rápidos e confortáveis para melhor deslocamento do viajante. Tignes também conta, por exemplo, com ótima oferta de après-ski para relaxar depois de um dia nas pistas, incluindo lojas e opções gastronômicas.
Confira em um post completo mais detalhes dos resorts Club Med na Europa!
Entre seus restaurantes, por exemplo, destaque para o incrível Ursus, estrelado pelo Guia Michelin e fazendo jus à sofisticada cozinha francesa. O Ursus abriu em 2017 no coração da estação e se inspira nas montanhas para criação dos seus pratos à base de produtos locais.
Em Tignes, a temporada de neve inicia em novembro e se estende até o início de maio.

Onde se hospedar em Tignes?
O Club Med Tignes é ski-in/ski-out, All-Inclusive e tem excelente opções de après-ski, incluindo piscinas, Spa, sauna, yoga e programação noturna com espetáculos e música ao vivo.
Valmorel
Perfeita para quem ama se reconectar com natureza, Valmorel conta com uma área esquiável de 3.600 hectares, a Grand Domaine. Além disso, sua altitude varia de 1.250 a 2.550 m e há 165 km de pistas, além de quatro áreas de freeride (áreas seguras fora das pistas).
O estilo das montanhas se faz presente principalmente na sua charmosa arquitetura, que se destaca pelos chalés de pedra e madeira, fachadas trompe l’oeil e telhados de ardósia. A estação é considerada de médio porte e começou a ser construída na década de 1960.
Algumas das práticas na neve mais tradicionais no destino, por exemplo, são snowshoes (caminhadas com raquete de neve), nordic walking, dog sledding (trenó puxado por cães), fat bike, airboard, snowtubing, paragliding flight, moutain kart e, claro, o tradicional esqui alpino.
Em Valmorel, a temporada de neve inicia em dezembro e se estende até abril.

Onde se hospedar em Valmorel?
Ski-in/ski-out, All-Inclusive e com vistas privilegiadas da Mont Blanc. O Club Med Valmorel é um resort com infraestrutura completa para curtir também fora das pistas!
Val d’Isère
Uma das estações de esqui mais famosas para o inverno na Europa – e também uma das mais charmosas da França. Val d’Isère está no coração da floresta de Etroit, a uma altitude de 2.000 m e é uma das dez melhores estações de esqui do mundo.
Com tradição que remonta ao século 19, Val d’Isère é vizinha de Tignes e integra o segundo maior domínio esquiável da França, o Tignes-Val d’Isere. Além disso, ostenta 150 pistas que são interligadas por trilhas e meios de elevação, a exemplo dos teleféricos.
Mas, fora o esqui, vale curtir dog sledding, snowboard, snowshoes, snowtubing e outras práticas de inverno. Além das pistas, há restaurante estrelado (o elegante La Table de l’Ours), vida noturna badalada e muitas opções de compras ou wellness.
Em Val d’Isère, a temporada de neve costuma iniciar entre novembro e dezembro, se estendendo até meados de maio.

Onde se hospedar em Val d’Isère?
Com lazer completo fora das pistas, o Club Med Val d’Isère tem gastronomia All-Inclusive. Ski-in/ski-out, o resort garante acesso às pistas para prática de esqui, snowboard e trekking.
Val Thorens
A estação mais alta da Europa é também o ponto mais alto da região Les Trois Vallées, além de ser a maior área de esqui do mundo com seus mais de 600 km de pistas. Val Thorens também é reconhecida internacionalmente pela qualidade da neve e excelente infraestrutura.
A 2.000 m de altitude, a estação ainda garante os views mais deslumbrantes dos Alpes franceses, como o panorama garantido pelo Glacier de Péclet ou pela montanha La Cime Caron, o ponto mais alto da de Val Thorens que fica 3.200 m acima do nível do mar.
E além da lista gigante de esportes na neve em Val Thorens, ideal para curtir o inverno na Europa, são destaques também os atrativos de après-ski. Há cinema, pista de patinação, boliche, serviços de bem-estar, bares e restaurantes, incluindo o estrelado Les Explorateurs.
Em Val Thorens, a temporada de neve tem início no final de novembro e se estende até maio.

Onde se hospedar em Val Thorens?
Alto nível, sofisticação, conforto e exclusividade. O Club Med Val Thorens Sensations é ski-in/ ski-out e tem experiência gastronômica All-Inclusive, além de excelente après-ski.
🇨🇭 Suíça
A Suíça é sinônimo de elegância. Ainda mais na temporada de inverno, época em que tudo parece ganhar ainda mais charme. É no país que estão algumas das estações de esqui mais tradicionais – e mais sofisticadas também! Os Alpes suíços garantem incrível experiência o ano todo, mas é claro que, com a chegada da neve, a aventura fica especial em dobro.
St. Moritz
Pioneira nas estações de esqui europeias e berço dos esportes alpinos de inverno, St. Moritz fica no Sudeste da Suíça e rouba a cena por ser ensolarada mesmo na época de neve. Sua natureza também é encantadora, com paisagens montanhosas à beira de belíssimos lagos.
Este destino perfeito para o inverno na Europa combina arte, cultura, compras e eventos incríveis com o seu estilo alpino. O centro da estação conta com a escada rolante mais longa da Suíça, que leva às suas boutiques luxuosas, hotéis de alto nível e restaurantes renomados.
A gastronomia é um ponto forte do après-ski em St. Moritz, afinal, os renomados restaurantes traduzem em sua proposta o conceito de haute cuisine do país. São destaques, por exemplo, o estrelado Krone, o Da Vittorio e o Ecco St. Moritz, ambos com duas estrelas Michelin.
Em St. Moritz, a temporada de neve inicia no final de novembro e se estende até o início de abril.

Onde se hospedar em St. Moritz?
O Club Med Saint-Moritz Roi Soleil é intimista e All-Inclusive, garantindo sofisticação e conforto nos Alpes suíços. O resort é ideal para uma temporada de inverno mais exclusiva.
🇮🇹 Itália
É verdade que a Itália é considerada hotspot do verão europeu, principalmente quando nos referimos às suas praias paradisíacas e destinos de bela natureza. Mas a la dolce vita italiana também pode ser vivenciada em uma experiência nos Alpes. Eles são capazes de apaixonar com suas estações de esqui e excelentes atrativos de férias de inverno.
Piemonte
Fronteira com a Suíça e com a França, Piemonte é a segunda maior região italiana, cercada nos três lados pelos Alpes. Ela fica no Noroeste da Itália e faz sucesso por suas estações de esqui, a exemplo da Sestriere com pistas de classe mundial e altitude de mais de 2.000 m.
Entre os destinos da Europa, Piemonte costuma ser o primeiro a receber as primeiras nevascas graças à sua altitude, o que faz com que os cenários comecem a encantar um pouco antes do que os demais lugares do continente.
As áreas de esqui em Sestriere, por exemplo, são bastante extensas, com opções para esquiadores iniciantes e experts. Há 146 pistas esquiáveis que totalizam, juntas, cerca de 390 km de pistas. A estação também é conhecida por sediar eventos da Copa do Mundo de Esqui.
Em Piemonte, a temporada de neve inicia em dezembro e se estende até fevereiro (as primeiras nevascas começam a atingir o destino em setembro).

Onde se hospedar em Piemonte?
No coração dos Alpes italianos, o Club Med Pragelato Sestriere rouba a cena com o charme de seus chalés de madeira. O resort é All-Inclusive e tem acesso ski-in/ski-out.
Veja também alguns dos festivais de inverno mais icônicos do Brasil!
Demais, não é? Que tal já começar a se preparar para a próxima temporada de neve na Europa? Reserve com o Zarpo os resorts na neve mais incríveis do continente!