Toda viagem é uma grande aventura para as crianças. Se o destino for praia, melhor ainda! Brincar na areia, aproveitar o mar, ter espaço para correr… tem como não agradar os pequenos? Já as mamães e papais têm que levar alguns detalhes em conta na hora de escolher quais as melhores praias para ir com crianças. Optar por uma deserta talvez não seja a melhor alternativa para quem tem filhos pequenos, por exemplo. O mar é outro fator: quanto mais tranquilo, melhor. Tais questões são primordiais para que os pequenos curtam com conforto e segurança e, claro, deixem os pais livres de preocupações.

De Norte a Sul, o imenso (e belíssimo!) litoral brasileiro conta com destinos perfeitos para levar a criançada, com hotéis e bons restaurantes por perto, quiosques, larga faixa de areia para brincar e mar calmo. O Magazine montou uma lista com 10 praias brasileiras para ir com as crianças, onde a diversão é certa para a família inteira!

Viajar com Crianças

Confira todos hotéis oferecidos pelo Zarpo no litoral

Ilha do Amor: praia de água doce em Alter do Chão

Alter do Chão
A Ilha do Amor, praia de água doce mais bonita do mundo, é responsável pela fama do destino.

A lista de 10 melhores praias para ir com as crianças não poderia começar por outro lugar, a não ser pelo vilarejo que teve a praia local eleita pelo jornal britânico The Guardian como a mais bela de água doce do mundo. Situado entre a exuberância do Amazonas e o colorido do Pará, Alter do Chão é um paraíso de beleza singular. O destino tem sua rotina marcada pelo Rio Tapajós, afluente do Rio Amazonas. Conhecida como “Caribe Amazônico”, a pacata vila de pescadores é dona de um areal branco e água doce azul-turquesa.

O verão é a estação de seca e a melhor época para conhecer Alter do Chão. Neste período, de agosto até o início de janeiro, o nível do Rio Tapajós diminui e as praias ficam à mostra. A Ilha do Amor, responsável pela fama do destino, está localizada em frente à vila e conta com ótima infraestrutura turística, com quiosques e barracas. A travessia é feita por um barco a remo chamado de catraia e, se a maré estiver baixa, o trajeto pode ser feito a pé. As crianças se divertem na água doce!

Dica do Mag: em setembro acontece na região a festa folclórica Sairé. Ela é semelhante ao festival de Parintins, mas são os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa que disputam o título. É uma ótima oportunidade para as crianças experimentarem o gostinho de uma cultura diferente!

Leia no Mag mais sobre a charmosa Alter do Chão

Praia dos Carneiros: o paraíso pernambucano

Praia dos Carneiros
As águas calmas da Praia dos Carneiros, além de ótimas para crianças, favorecem a prática de esportes náuticos.

A cerca de 100 km de Recife está uma das mais belas praias do litoral pernambucano, ideal para curtir com as crianças. A fama é merecidamente atribuída! Águas quentes e cristalinas, uma pequena igrejinha construída no século XVIII e incontáveis coqueirais formam a paisagem da paradisíaca Praia dos Carneiros.

O mar é ideal para bebês e crianças porque, mesmo com a maré cheia, não possui ondas. Isso se deve aos recifes que formam uma barreira de proteção, tornando o mar semelhante a uma grande piscina. Além da beleza natural evidente, o local conta com bons quiosques e barracas. O Bora Bora é o principal ponto de encontro da praia e sua infraestrutura dispõe de restaurante com cardápio selecionado, bar com drinks e coquetéis e, para a alegria dos papais e mamães, completa área infantil com escorregadores, brinquedos, banheiros e berçário.

Interessou? Hospede-se na Pousada Praia dos Carneiros. Localizada à beira-mar, ela oferece infraestrutura completa para toda a família, com piscina, área de descanso, passeio de catamarã e café da manhã incluso na tarifa.

Taipu de Fora: cenário surreal na Polinésia baiana

Taipu de Fora
As piscinas naturais de Taipu de Fora são os grandes motivos que levam os turistas até a Península de Maraú.

É incontestável que a Bahia possui um litoral invejável. É entre Itacaré e Morro de São Paulo, a cerca de 250 km de Salvador e a 150 km de Ilhéus, que está um desses panoramas esplendorosos. A Península de Maraú é um espetáculo à parte na Costa do Dendê, e quem visita uma vez sempre quer voltar! Banhada pelo oceano e pela Baía de Camamu, este verdadeiro santuário ecológico abriga mais de 40 km de praias, mar azul-claro, areia dourada e infinitos coqueiros a se perder de vista.

Entre tantos motivos que levam as famílias a encantar-se por este paraíso ao Sul da Bahia, Taipu de Fora é um dos principais. A grande atração, em especial para as crianças, são as piscinas naturais que se formam durante as luas nova e cheia, quando o mar chega ao seu nível mais baixo e os corais aparecem. Várias lagoas mansas se formam, sendo possível observar os pequenos peixes que ali vivem. Dica: as melhores piscinas naturais estão concentradas próximas ao Bar das Meninas.

Interessou? Hospede-se na Pousada Taipu de Fora. Bem localizada em frente às piscinas naturais da Praia da Taipu de Fora, a pousada conta com a infraestrutura necessária para aproveitar sem preocupação. Tem bar e restaurante que serve o café da manhã incluso na tarifa, salão de jogos, quadra de vôlei, playground e recreação monitorada para crianças nos meses de dezembro e janeiro e, com custo à parte, serviço de massagem e babá.

Praia do Espelho: beleza refletida no mar

Praia do Espelho
Em época de Lua Cheia, a Praia do Espelho ganha reflexos que justificam seu nome.

O Sul da Bahia guarda cenários que não poderiam ficar de fora da nossa lista de 10 praias para viajar com as crianças. Considerada uma das mais bonitas do país, a Praia do Espelho une rusticidade e uma beleza natural única. Escondida na estradinha que liga Trancoso à Caraíva, este verdadeiro oásis, mais deserto quando comparado a outras opções do litoral baiano, tem fama internacional e faz jus ao reconhecimento como um dos destinos mais desejados da região.

Cercada por belas falésias em tons de rosa, vermelho e bege, a praia é protegida por recifes. Para entender o significado de seu nome, é preciso conhecê-la na maré baixa – vale consultar a tábua das marés –, quando é possível ver o reflexo das falésias e da luz do sol na água, dando o efeito de espelho. É também na maré baixa que se formam as piscinas naturais. Enquanto os pequenos brincam, os pais podem relaxar na faixa de areia branca. Por se tratar de uma praia com ares de exclusiva, os restaurantes e quiosques oferecem pratos de alto custo, mas a qualidade justifica o preço. As opções incluem porções, drinks e bebidas e, para quem vai de carro, a dica é levar um cooler.

Interessou? Hospede-se no Club Med Trancoso. O trajeto do resort até a Praia do Espelho leva cerca de 1 h de carro. No All-Inclusive, as crianças aproveitam a recreação monitorada dos divertidos GOs e muitas atividades pensadas especialmente para elas!

Praia de Meaípe: uma das maravilhas do Espírito Santo

Praia de Meaípe
Ótima para curtir o verão, a Praia de Meaípe é uma das mais belas de Guarapari | Andrea Bayerl Mongim/CC BY-SA

A Praia de Meaípe é um dos destinos mais visitados durante a alta temporada no verão capixaba. A cerca de 10 km do centro de Guarapari, o mar azul e quase sem ondas a credenciou para entrar na lista de praias para ir com crianças. O belo cenário é caracterizado pelo areal branco ideal para brincadeiras em família e castanheiras que oferecem sombra e frescor para os momentos de descanso.

A beleza natural do lugar se torna ainda mais radiante quando ligada à saborosa culinária capixaba. Nas proximidades, a completa infraestrutura turística oferece ótimos bares e restaurantes que servem as famosas moquecas, além de porções, petiscos e bebidas.

Interessou? Zarpe para o Espírito Santo! O Zarpo conta com vários hotéis com descontos especiais no estado. Além de Guarapari, a pedida é incluir no roteiro as cidades de Vitória e Vila Velha.

Confira no Mag um roteiro pelas maravilhas do Espírito Santo

Praia da Ferradura: a preferida de Búzios

Praia da Ferradura
Boa infraestrutura, mar calmo e raso, a Praia da Ferradura oferece o necessário para viajar com as crianças!

Harmonizando beleza natural e leveza, a extensa Praia da Ferradura é a queridinha das famílias quando o assunto é Búzios, o destino mais badalado da Região dos Lagos. Em formato de ferradura, como o próprio nome sugere, a praia parece uma tranquila baía e sua anatomia natural privilegia a segurança das crianças e a diversão dos adeptos de esportes náuticos.

Ao longo da praia é possível encontrar empresas que oferecem equipamentos para a prática de windsurf, standup paddle e mergulho, além de passeios de banana boat e pedalinhos. A praia abriga ainda infraestrutura completa com restaurantes, bares, quiosques e ótima oferta de hospedagem, ideal para curtir com a família sem preocupações.

Interessou? Hospede-se no Ferradura Resort Búzios. A apenas 450 m da praia, a propriedade é ideal tanto para uma viagem a dois, quanto em família. A infraestrutura dispõe de café da manhã ou meia pensão inclusa na tarifa, seis piscinas e três hidromassagens, espaço kids, recreação monitorada para crianças acima de 5 anos, duas copas do bebê 24h e, com custo à parte, sala de massagem.

Barra do Una: diversão na praia e no rio

São Sebastião - São Paulo
Água doce ou água salgada? Na Barra do Una tem as duas opções!

Uma das paisagens mais belas do Litoral Norte paulista é também uma das melhores praias brasileiras, perfeita para curtir com as crianças. A Barra do Una é uma joia de beleza única em São Sebastião, a pouco mais de 150 km da capital. O Rio Una, que percorre toda a serra, deságua no canto esquerdo da praia, formando uma pequena península de águas calmas.

Além da fusão entre a água doce do rio e a salgada do mar, Barra do Una destaca-se também por ser palco de esportes como stand up paddle e caiaque, e pela ótima infraestrutura náutica, com iates clubes e marinas de onde partem os passeios de barcos. Entre os mais famosos estão os que vão para as ilhas Montão do Trigo, Ilha das Couves e As Ilhas.

Interessou? Hospede-se no Hotel Canoa. Situada a 100 m da praia e cercada pela Mata Atlântica, a propriedade oferece café da manhã incluso na tarifa, piscina cercada por palmeiras imperiais, serviço de praia, translado do Rio Una até a Praia de Barra do Una e, com custo à parte, SPA Luiza Sato e aluguel de lanchas, caiaques e stand up paddle.

Praia do Lázaro: o paraíso em Ubatuba

Ubatuba
Destino certo para famílias, a Praia do Lázaro tem mar calmo e conta com boa infraestrutura turística

Ubatuba não é só mais um daqueles destinos paradisíacos de encher os olhos. Mais do que isso, a pérola do Litoral Norte paulista abriga sempre um lugar novo a ser explorado. Desde as opções mais conhecidas até as mais desertas, a região dominada pelo verde da Mata Atlântica e do mar expressa em suas diversas faces o real significado de paraíso. A Praia do Lázaro é uma das opções tradicionais e que nunca perdem o encanto.

Extensa e bem localizada, possui mar calmo, areia fina e vista para o Pico do Corcovado. Ela é uma das praias mais procuradas pelas famílias que visitam Ubatuba, principalmente quando o pré-requisito é a diversão com segurança para as crianças. O mar é raso, permitindo avançar sem medo, enquanto a faixa de areia é larga, ideal para abrir o guarda-sol e aproveitar à beira-mar. A região conta ainda com ótima infraestrutura comercial e turística, com bons restaurantes, pousadas e hotéis. Os quiosques pé na areia servem petiscos e bebidas, mantendo o alto nível até mesmo na baixa temporada.

Interessou? Hospede-se no Refúgio do Corsário. O hotel está na Praia de Fortaleza, a cerca de meia hora da Praia do Lázaro. Além do café da manhã incluso na tarifa, conta com piscina de frente para o mar, kids’ room com jogos, brinquedos infantis e TV, e quiosque coberto com brinquedos.

Praia da Daniela: destino que faz jus à alcunha de Florianópolis

Praia da Daniela
Bela e longe do agito, a Praia da Daniela é um convite para as crianças brincarem sem medo

Ao norte da Ilha da Magia, a Praia da Daniela é praticamente uma piscina e sua formação geográfica impressiona por si só. Próxima à Jurerê Internacional e a pouco menos de 30 km do centro de Florianópolis, a praia é sinônimo de tranquilidade e referência quando o assunto é praia para crianças.

O mar cristalino, de águas mornas e sem ondas é propício para banhos e o lazer dos pequenos, enquanto a larga faixa de areia acompanhada pela vegetação exuberante é ideal para atividades como caminhada e esportes de veraneio.

Dica do Mag: a Praia da Daniela oferece pouca infraestrutura de restaurantes e bares, assim, a dica é levar lanches e água, bem como filtro solar, cangas, toalhas, guarda-sol e cadeiras.

Praia de Zimbros: o melhor destino de Bombinhas

Praia de Zimbros
A preservada Praia de Zimbros é mais uma opção para as crianças curtirem o Sul do Brasil.

Barcos de pescadores, mar que parece piscina e casas de alto padrão na pequena orla de 2 km de extensão compõem o cenário da Praia de Zimbros, em Santa Catarina. Uma das praias mais procuradas de Bombinhas mantém a atmosfera bucólica até mesmo na alta temporada, quando o fluxo de turistas aumenta significativamente em relação ao resto do ano. O que mais impressiona na Praia de Zimbros é, de fato, a beleza e preservação.

O local recebe todo o tipo de visitante, em especial as famílias, pois o mar cristalino e com poucas ondas é perfeito para as crianças brincarem. Além da atmosfera pitoresca e a beleza natural evidente, a região conta com boa infraestrutura com bares, restaurantes e quiosques que servem drinks e petiscos, em especial com frutos do mar, bem como peixes e polvos, fornecidos pela população local.

Dica do Mag: na hora de saciar o paladar, não deixe de provar o Restaurante Berro D’Água, considerado o melhor do destino. Endereço: R. Rio Juquiá, 578. Tel.: (47) 3393-3666.

Autor

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

4 Comentários

  1. Ana Carolina Sirtori Responder

    Zarpo! Vocês podiam fazer um post de hotéis e resorts próximos dos aeroportos. Tenho um bebê pequeno (5 meses) que odeia com todas as forças o bebê conforto. Qualquer trânsito é um perrengue que só. Então eu procuro um lugar onde eu não perca muito tempo em deslocamento após sair do aeroporto. Tipo, 1 hora, no máximo é o que segura o meu Joaquim. Mais que isso a sonoplastia do carro ou ônibus é só choro de criança! Bem desagradável! E férias, é pra ouvirmos risadinhas, certo?

    • Thaís Miranda Responder

      Oi Ana Carolina, uma opção ótima para crianças é águas belas ou pesquisa caponga no Ceará amamos o lugar e quando fomos a nossa bebê estava com 1 ano, ela amou no fim da tarde a maré baixa e se forma diversas piscinas naturais lindo mesmo, águas mornas que fazem muita diferença para eles.

  2. Muito boa matéria! Tenho crianças e já estive em alguma dessas praias. Amei as sugestões!

Escreva um comentário