O estado de São Paulo é muito mais do que prédios, trânsito e vida noturna agitada. Seu interior, com mais de 500 cidades, sempre esteve nos planos de viagem dos mais variados perfis de turistas. O amplo leque turístico agrada desde quem busca sossego em meio à natureza até quem procura diversão para as férias em família.

Tem também descontos exclusivos! O Brasil do Zarpo reúne, a cada semana, ótimas tarifas para diversos destinos nacionais. O interior paulista é o escolhido da vez, e hotéis e resorts estão com até 45% OFF.

Continue lendo e confira a lista que o Magazine preparou, com as 12 melhores cidades do interior de São Paulo, além de dicas de hospedagem.

Home - Slider 1

Atibaia, a 1h de SP

Pedra Grande, em Atibaia, cidade no interior de SP
Uma das cidades preferidas pelos resorts para famílias, Atibaia tem a Pedra Grande entre suas atrações

Situada a 66 km da capital paulista, Atibaia é uma das melhores cidades no interior de São Paulo para aproveitar dias tranquilos. Além das riquezas naturais e das atividades de lazer, a cidade carrega a fama de possuir o segundo melhor clima do mundo, segundo dados da Unesco. Ao lado do passeio de teleférico, uma das principais atrações de Atibaia, a ida até a Pedra Grande se destaca. Uma vez lá em cima, os turistas podem apenas admirar a vista privilegiada e se aventurar em um voo de paraglider ou asa-delta.

Interessou? O Zarpo conta com várias hospedagens em Atibaia, como o Bourbon Atibaia Resort, considerado uma das melhores estadas de lazer do Brasil, e o Tauá Resort Atibaia, com infraestrutura completa para toda a família se divertir. Leia mais sobre o Tauá Resort Atibaia.

Em busca de mordomia? Conheça 3 resorts All-Inclusive a menos de 2 horas de SP

São Roque, a 1h de SP

Vinícola na estrada do vinho, em São Roque
A Estrada do Vinho é imperdível! Por lá ficam os melhores restaurantes, vinícolas e adegas de São Roque

Apenas 70 km separam São Paulo e São Roque, cidade muito conhecida pelo seu Roteiro do Vinho, uma vez que abriga alguns dos principais produtores brasileiros da bebida. A Estrada do Vinho, com cerca de 10 km de extensão, conta com diversas opções de restaurantes e vinícolas, onde os turistas podem degustar rótulos finos, conhecer parreirais e aprender detalhes sobre a bebida. Além de ser destino certo para os amantes das uvas, São Roque possui ainda o Ski Mountain Park, parque perfeito para um dia em família, com pistas para a prática de esqui, snowboard e patinação.

Confira um roteiro completo para seu fim de semana em São Roque

Interessou? O Zarpo oferece diárias a preços imperdíveis para o Hotel Villa Rossa, luxuoso e perfeito para as viagens a dois ou em família. Além de estar em meio à Mata Atlântica, o hotel oferece pensão completa, piscinas, atividades infantis e muito mais! Leia mais sobre o Hotel Villa Rossa.

Itu, a 1h30 de SP

Praça da Matriz e orelhão gigante em Itu
Na Praça da Matriz é possível encontrar diversos objetos imensos, símbolos da cidade de Itu

Também conhecida como “Cidade dos Exageros”, Itu vai muito além dos semáforos e orelhões gigantes. Situada a 100 km da capital de São Paulo, o município é uma das cidades mais antigas do país e já figurou entre as mais ricas do estado. Durante o Ciclo do Café, do século XVIII ao XX, Itu foi um dos grandes polos da produção cafeeira do interior de São Paulo. A cultura da época ainda pulsa por meio da arquitetura, dos museus e das fazendas abertas à visitação. Vale visitar o Museu Republicano de Itu, o Parque Geológico do Varvito e a Praça da Matriz.

Interessou? A viagem à “Cidade dos Exageros” se torna ainda mais especial junto ao Novotel Itu Golf & Resort. Junto ao deleite proporcionado pela pensão completa, a hospedagem oferece piscina climatizada, playground aquático infantil, SPA e muito mais.

Boituva, a 1h30 de SP

Balões em Boituva, no interior de São Paulo
O céu é mais colorido em Boituva! O destino é referência pelo balonismo, e garante momentos únicos

Logo nas primeiras horas do dia, o céu de Boituva amanhece repleto de balões coloridos, paisagem que é cartão-postal da cidade. Situado a 120 km da capital, o município é um verdadeiro paraíso para os amantes do balonismo e esportes radicais, característica responsável por atrair turistas de todos os cantos do estado. Nesta cidade do interior de São Paulo, os aventureiros têm à disposição diversas empresas credenciadas para a prática de paraquedismo, além de um aeroporto exclusivo para este voos. Enquanto o passeio de balão é uma atração ideal para famílias, os saltos duplos fazem a cabeça daqueles em busca de fortes emoções.

Holambra, a 1h45 de SP

Moinho em Holambra, cidade no interior de SP
A herança da Holanda está em cada detalhe na cidade, mas está especialmente no Moinho Povos Unidos

Se Monet estivesse vivo e em busca de novas paisagens para suas telas, Holambra estaria na lista de candidatas. Além de ser um pedacinho da Holanda no Brasil, a cidade detém o título de ser a maior produtora de flores do país. Sua fundação remete ao final da década de 1940, quando foi abrigo para neerlandeses refugiados por conta da Segunda Guerra Mundial. Situada a 135 km de São Paulo, Holambra se torna o centro das atenções durante setembro, mês em que acontece a Expoflora. A feira, considerada o maior evento da cidade, reúne diversos produtores de flores e empresas de paisagismo.

Socorro, a 2h15 de SP

Vista geral para montanhas de Socorro, cidade do interior de SP
Em meio a paisagens como essa, o ecoturismo e o turismo de aventura são imperdíveis em Socorro

Entre as mais conhecidas cidades do interior de SP, Socorro se destaca por ser uma das melhores opções para o turismo de aventura. A cerca de 135 km de São Paulo, o destino é privilegiado por estar aos pés da Serra da Mantiqueira, cenário ideal para curtir a adrenalina dos esportes radicais em meio a paisagens de tirar o fôlego. A lista de atividades praticadas pelos visitantes é extensa: tem rafting, canoagem, rapel, tirolesa, escalada, trekking e muito mais. Outro destaque é a preocupação com a inclusão: grande parte das atividades são adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Leia mais sobre Socorro no Mag!

Interessou? O Zarpo conta com tarifas imperdíveis para o Hotel Recanto da Cachoeira, perfeito para aproveitar ao máximo o clima interiorano. Nele, os hóspedes aproveitam complexo aquático, cachoeira, recreação infantil e mais.

Campos do Jordão, a 2h15 de SP

Arquitetura de Campos do Jordão
Com muito charme proporcionado pela arquitetura, Campos do Jordão é o destino favorito para o inverno

Também conhecida como “Suíça brasileira”, Campos do Jordão é um dos principais destinos de inverno do país. Localizada a 180 km da capital paulista, a cidade está a 1.628 m de altitude (é a área urbana mais alta do Brasil), o que a torna o município mais frio do estado de São Paulo. Entre o leque de possibilidades para os turistas que visitam Campos do Jordão está o Festival Internacional de Inverno, que ocorre durante o mês de julho. Vale conhecer também o Parque Estadual, o Amantikir Jardins, a Pedra do Baú e, claro, da Vila Capivari, onde estão os restaurantes, bares e lojas mais prestigiados.

Confira os melhores restaurantes em Campos do Jordão

Interessou? Entre as opções de hospedagem na “Suíça brasileira” está o Dan Inn Campos do Jordão, situado a apenas 2 km da Vila Capivari, principal centro turístico da cidade. A infraestrutura do hotel conta com piscina coberta, lobby bar e restaurante onde é servido o café da manhã incluso na tarifa.

São Pedro, a 2h30 de SP

Voos de parapente em São Pedro, no interior paulista
Pronto para voos de parapente? São Pedro também é ótima escolha de destino para viver essa experiência

Situada a 192 km de São Paulo, São Pedro é uma estância turística que sintetiza as principais características das cidades do interior de São Paulo: natureza abundante e clima pacato. Além da tranquilidade, São Pedro tem, cada vez mais, chamado atenção dos praticantes do ecoturismo. As serras ao redor da cidade, com destaque para a Serra do Itaqueri, oferecem inúmeras atividades radicais como voos de asa-delta e parapente, rapel nas cachoeiras (São Padro conta com 18 quedas d’água), trilhas off-road e diversas modalidades de saltos.

Interessou? O Hotel Fazenda Colina Verde está próximo ao centro comercial de São Pedro, e conta com 200 mil m² de área rural e diversão para todas as idades, com complexo aquático, minifazenda, recreação monitorada e muito mais!

Cunha, a 3h de SP

Campos de lavanda em Cunha, cidade do interior de SP
Os campos de lavanda de Cunha, pertinho do RJ, garantem paisagens belíssimas e deliciosos aromas

A 232 km de São Paulo, Cunha está situada no encontro das serras do Mar, da Mantiqueira e da Bocaina, próxima à divisa com o Rio de Janeiro. Para começar, o clima bucólico dita as regras: a natureza intocada torna Cunha em um dos principais destinos de sossego do interior do estado de SP. Ao lado das trilhas e cachoeiras, a cidade também se destaca por sua importância para a cerâmica artesanal. Os pequenos e charmosos ateliês se espalham por diversos pontos de Cunha, principalmente ao longo do centro e da Vila Rica. Outro destaque são os campos de lavanda Contemplário e Lavandário, responsáveis por colorir a paisagem e formar cenários perfeitos para as fotos de viagem.

Brotas, a 3h de SP

Corredeiras em Brotas, em São Paulo
Já pensou praticar rafting nestas corredeiras? Então Brotas é a sua escolha de cidade para visitar no interior

A aproximadamente 240 km da capital de São Paulo, Brotas é um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo. A “Capital da Aventura”, como é conhecida, não desaponta quando o assunto é natureza. Suas serras, rios, corredeiras e cachoeiras são palco para a prática de inúmeros esportes radicais. Entre as principais atrações estão o arvorismo, o rafting, o trekking, o boia-cross e o alpinismo. Por ser bastante visitada, Brotas oferece também uma completa infraestrutura ao turista, com destaque para os hotéis-fazenda e para os restaurantes de culinária caseira.

Ribeirão Preto, a 3h de SP

Vista geral de Ribeirão Preto
Com aspiração a cidade grande, Ribeirão Preto possui museus, parques, restaurantes e muito mais a se curtir

Ribeirão Preto, situado a cerca de 310 km da capital, é destino sempre presente nas listas de cidades imperdíveis do interior de São Paulo. Impulsionada pelo desenvolvimento do agronegócio, a cidade se tornou um dos maiores pólos turísticos do interior paulista. Quem a visita se depara com várias atrações, como museus, teatros, parques, cachoeiras e jardins. A cidade também se destaca pela vida noturna, marcada pelos bares e casas noturnas, e pelos restaurantes de alta gastronomia, responsável por atrair visitantes de todas as partes do estado.

Interessou? Entre no Zarpo o Transamerica Prime Ribeirão. O hotel, situado próximo aos principais pontos de interesse da cidade, oferece piscina de uso adulto e infantil, sauna e academia.

Olímpia, a 5h de SP

Parque aquático Thermas dos Laranjais
Os parques de Olímpia são imperdíveis! A família inteira se diverte com águas quentinhas e muitas atrações

Olímpia está entre os destinos favoritos do interior de São Paulo, graças às suas fontes de águas termais. A cerca de 440 km da capital paulista, a cidade recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano. A atração principal não poderia ser outra senão os parques aquáticos! O Thermas dos Laranjais é o mais famoso, com mais de 50 atrações, entre opções radicais, infantis, familiares e relaxantes. O Hot Beach é outra possibilidade, com muita diversão garantida por rio lento, praia artificial com piscina de ondas, toboáguas e mais. Para além do lazer dentro d’água, Olímpia é também conhecida como “Capital do Folclore”.

Interessou? Hospede-se no Enjoy Olímpia Park Resort, com cortesias para o parque Thermas dos Laranjais e o Vale dos Dinossauros, no Wyndham Olímpia Royal Hotels, com acesso privativo ao Thermas dos Laranjais, após compra do ingresso, ou no Hot Beach Resort, com acesso ilimitado ao parque Hot Beach. 

Confira aqui 5 hotéis para curtir o melhor da cidade

Onde mais se hospedar no interior de São Paulo

Resort da Ilha

Vista áera do Resort da Ilha, hotel em Sales
Cercado pelo Rio Tietê, o Resort da Ilha está em Sales e possui uma praia de água doce exclusiva para hóspedes

Em Sales, o Resort da Ilha está cercado pelas águas do Rio Tietê! Um rio muito diferente daquele que corta a cidade de São Paulo. Suas águas são tão límpidas que o resort possui uma praia de água doce exclusiva, além de píer para pesca, bar flutuante, aluguel de caiaques e passeios de lancha. O lazer se completa com duas piscinas, quadras de tênis, e playground e brinquedoteca com recreação monitorada para crianças a partir de 5 anos. Na hora de reservar, é possível escolher entre meia pensão e pensão completa.

Bourbon Atibaia Resort

Vista geral da piscina e fachada do Bourbon Atibaia Resort
No Bourbon Atibaia, as crianças, especialmente, se divertem junto aos personagens da Turma da Mônica

O paraíso para as famílias, pertinho de São Paulo! O Bourbon Atibaia Resort possui 400 mil m² repletos de lazer, com quatro piscinas, quadras, arco e flecha, arvorismo, paredão de escalada, cinema, discoteca e, com custo à parte, boliche. Para os pequenos, tem os espaços Turma da Mônica, Chico Bento, Sítio do Vovô, além de recreação monitorada. Melhor ainda é a pensão completa inclusa na tarifa! As refeições são servidas no Restaurante Food Court, com buffets temáticos, e dois outros restaurantes compõem a oferta gastronômica, junto a uma gelateria e quatro bares.

Blue Mountain Hotel & SPA

Vista geral do Blue Mountain Hotel & SPA, em Campos do Jordão
A cidade de Campos do Jordão se torna ainda mais sofisticada com estadia no Blue Mountain Hotel & SPA

Campos do Jordão merece um hotel à altura, e esse hotel é o Blue Mountain Hotel & SPA. Entre suas comodidades estão duas piscinas aquecidas e cobertas, quadras e kids’ club com recreação monitorada. Para o bem-estar, academia, sauna, jacuzzi e SPA, com custo à parte, estão ao dispor. Quanto à gastronomia, são dois bares e dois restaurantes, um deles responsável pelo café da manhã incluso na tarifa e o almoço da opção de meia pensão. Para conhecer mais do destino, seu centro, a Vila Capivari, está a apenas 4 km.

Fazenda Dona Carolina

Bar do hotel Fazenda Dona Carolina
Beleza e história por todos os lados do Fazenda Dona Carolina! Além, é claro, de muito lazer e descanso

Em Itatiba, a 90 km da capital paulista, o charme e a história da Fazenda Dona Carolina são irresistíveis! Construída em 1872, a fazenda foi uma importante produtora de café, e traz essa herança em cada detalhe, oferecendo inclusive tours pela propriedade. Entre as atividades de lazer se destacam pescaria, caiaque, piquenique, passeios a cavalo, arvorismo, tirolesa, arco e flecha, mergulhos na piscinas e, para as crianças, brincadeiras monitoradas. A hospedagem possui três restaurantes, e a pensão completa está inclusa na tarifa.

Quality Resort Itupeva

Fachada do Quality Resort Itupeva
Parque temático, parque aquático ou compras? Aproveite tudo isso com a hospedagem no Quality Itupeva

A apenas 1h de São Paulo está o hotel ideal para curtir o Hopi Hari, o Wet’n Wild e o Outlet Premium! O Quality Resort Itupeva está a apenas 1 km destes três lugares, e oferece inclusive transfer aos fins de semana e feriados. No mais, os hóspedes escolhem entre meia pensão e pensão completa inclusa na tarifa, e se divertem com piscina, campo de futebol, quadra de tênis, trilhas ecológicas e kids’ club com programação para crianças a partir de 3 anos.

Hotel Villa Rossa

Piscina do Hotel Villa Rossa, em São Roque
O Hotel Villa Rossa é sinônimo de alto nível em São Roque, cidade famosa pela Rota do Vinho

O Hotel Villa Rossa é escolha perfeita para se encantar por São Roque. A 60 km de São Paulo e em meio a 350 mil m² de Mata Atlântica, o hotel possui três piscinas, uma delas coberta e aquecida, quadras esportivas, tirolesa, lago com caiaque e pedalinho, programação diária de atividades, recreação monitorada para as crianças e anfiteatro para shows e sessões de filmes. A hospedagem inclui pensão completa, com refeições servidas no Restaurante La Piazza. Para completar, são dois bares e uma adega.


Que tal partir em direção às cidades mais encantadoras do interior de São Paulo? Cadastre-se no Zarpo clicando aqui, e tenha acesso a descontos exclusivos nos melhores hotéis e resorts do estado.

Gabriel Sanchez

Observador nato, é fascinado por metrópoles e suas diversas manifestações artístico-culturais. Acredita que viajar é uma forma de compreender a si mesmo e a essência humana.

Escreva um comentário