Ilhabela, a cerca de 200 km da capital paulista, está entre os destinos mais procurados do litoral norte de São Paulo. Com praias de água cristalina, areias douradas e preservada Mata Atlântica, é o cenário perfeito para descansar da rotina agitada! 

As praias são divididas entre urbanas e rurais. Na parte urbana, localizada na costa oeste da ilha, há ótima infraestrutura de restaurantes, bares, hotéis e centros comerciais. Já na parte rural, ao longo da costa leste, as praias são acessíveis via barco, trilhas ou veículos 4×4. 

Se ficou curioso em saber mais sobre as melhores praias de Ilhabela, confira a seguir mais detalhes sobre oito delas, com dicas de hospedagem! 

Home - Slider 1

Antes de viajar para Ilhabela, vale saber 

Para chegar em Ilhabela é preciso atravessar a balsa que parte de São Sebastião. A travessia leva cerca de 20 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos. Os valores variam entre os dias da semana e os tipos de automóveis, mas para carros está entre R$19 a R$28. Além disso, é possível agendar o horário da travessia pelo site da prefeitura e, assim, evitar filas. 

Outro ponto importante é quanto aos temidos borrachudos, que aparecem na ilha graças à mata nativa e causam incômodo por conta da coceira após a picada. Os mosquitos são tão associados ao destino que foi criado até mesmo um repelente local, chamado CITROilha. É fácil encontrá-lo em lojas online, farmácias e também no centrinho da cidade. Não tem desculpa para deixar de viajar!

As 8 melhores praias de Ilhabela

Ao todo são 45 praias que compõem o deslumbrante litoral de Ilhabela. E, com tantas opções, reunimos neste artigo as melhores! Confira a seguir.  

1. Praia da Feiticeira

Uma das sensações em Ilhabela, a Praia da Feiticeira é indispensável no roteiro. O mar é calminho e cristalino, propício para mergulhos de snorkel e também para quem curte praticar stand up paddle. No entanto, a praia é de tombo, o que significa que a profundidade é facilmente sentida. Por isso, quem viaja com crianças deve ficar atento. 

Para os turistas que vão passar o dia por lá, vale levar bebidas e lanchinhos, pois não há bares ou barraquinhas próximos. Outra ótima dica é aproveitar a proximidade para visitar as praias do Julião, ao sul, e do Portinho, ao norte — ambas a cerca de 20 minutinhos a pé. 

Já uma curiosidade histórica é que em frente à praia está a Fazenda São Mathias, um charmoso casarão colonial que guarda uma lenda: sua antiga proprietária teria enterrado um grande tesouro em algum lugar próximo à praia, que até hoje estaria escondido. 

2. Praia das Pedras Miúdas e Ilha das Cabras

A Praia das Pedras Miúdas é a primeira praia do sentido sul de Ilhabela e ganhou este nome por ter pequenas pedrinhas na areia e no fundo do mar. Além disso, a região está no Santuário Ecológico Submarino, que a protege contra a caça e pesca marinha desde 1992. 

A atração principal por lá é a Ilha das Cabras, a cerca de 200 m da areia. E, como a procura é muito grande, há muitos lugares que alugam caiaque e também equipamentos de snorkel para observar os coloridos peixinhos. 

Depois de curtir tanto a praia quanto a ilha, que tal saciar a fome em uma das barraquinhas beira-mar? A praia tem ótima infraestrutura, com estabelecimentos de menu variado. O destaque vai para os pratos com frutos do mar fresquinhos. Impossível resistir! 

Onde se hospedar próximo à Ilha das Cabras? A Pousada Casa de Pedra está a cerca de 2 km da ilha e oferece uma estadia de conforto e tranquilidade. Os hóspedes desfrutam de piscina ao ar livre e café da manhã incluso na tarifa. 

3. Praia do Curral 

A Praia do Curral, uma das mais badaladas do destino, tem cerca de 400 m de extensão, mar calmo e diversos barzinhos que atraem um público mais jovem em busca de curtição. O acesso à praia, inclusive, é feito pelos bares e restaurantes, que também contam com estacionamento com preço fixo para o dia inteiro. Então, quem vem de carro, consegue sempre uma vaga. 

Onde se hospedar próximo à Praia do Curral? Uma excelente opção é o cinco estrelas DPNY Beach Hotel, à beira-mar. O destaque principal está no beach club, que possui sofás na praia, tendas, guarda-sóis e espreguiçadeiras. No hotel tem ainda piscina climatizada, quatro restaurantes e um SPA. 

Aproveite para conhecer a Praia do Veloso, a somente 500 m de distância. Ela é bem sossegada e não conta com infraestrutura de barraquinhas. Ótima para relaxar! 

Onde se hospedar próximo à Praia do Veloso? Escolha o Wyndham Casa di Sirena. Com toques de luxo e exclusividade, o hotel possui piscina de borda infinita, acesso particular à praia, prainhas sob a encosta, com serviço de garçom, restaurante onde é servido o café da manhã incluso na tarifa e mais.

4. Praia da Pedra do Sino

A Praia Garapocaia, mais conhecida como Praia da Pedra do Sino, é mais uma excelente opção para curtir em Ilhabela. Tem um mar calminho e raso, ideal para aproveitar com crianças, além de uma ótima infraestrutura de quiosques e bares na areia. 

Também por conta do mar com poucas ondas, a praia é muito procurada para esportes náuticos, como mergulho com snorkel, stand up paddle e caiaque, que inclusive podem ser alugados na praia. 

Uma curiosidade interessante é que a praia ganhou este nome por abrigar grandes pedras que, quando batidas com peças de metal, produzem um som parecido com o de um sino. Diz a lenda que antigamente estas pedras influenciavam a bússola de navegantes. 

5. Praia da Armação 

A Praia da Armação está localizada no ponto do arqueológico que mais canaliza ventos, por isso, ela é muito frequentada por praticantes de windsurf e kitesurf. E, depois de pegar muitas ondas, os esportistas se encontram na sede da Associação de Windsurf de Ilhabela, onde há um bar, banheiros, chuveiros e também uma escola de esportes náuticos. 

Do lado esquerdo, há uma trilha que leva para a Praia do Pinto, outra ótima opção para aproveitar. A maré é bastante tranquila, tal qual uma lagoa e, assim como muitas praias de Ilhabela, é ótima para prática de stand up paddle. Na areia, há bons bares e restaurantes.  

6. Praia do Jabaquara

Uma das mais belas do destino, a Praia do Jabaquara combina águas cristalinas, areia fofinha e vegetação encantadora… Difícil não se apaixonar! Para chegar de carro é preciso passar por caminhos de terra, o que pode ser um problema para carros baixos. Para mais comodidade, diversas agências de turismo local realizam passeios de barco até lá. 

A praia é de tombo, portanto, quem viaja com crianças deve ficar atento com a profundidade. Além disso, por ser uma área mais isolada, é recomendável utilizar repelente para não voltar para o hotel com indesejáveis picadas de borrachudos. 

Já quanto à infraestrutura, há boas opções de bares e quiosques à beira-mar, com cardápio baseado em peixes e frutos do mar. E, para quem for de carro, os estabelecimentos oferecem estacionamento com preço fixo para o dia todo, além de banheiros e duchas. 

7. Praia de Castelhanos

Outra excelente opção para curtir em Ilhabela é a Praia de Castelhanos, considerada por muitos uma das mais bonitas do Brasil. Assim como a anterior, esta praia também é de difícil acesso, visto que o acesso principal é por meio do Parque Estadual de Ilhabela, onde são permitidos somente veículos 4×4, motos ou bicicletas. 

Para isso, há algumas opções. A primeira é alugar buggys ou contratar um bugueiro que te leve até lá. A segunda é chegar à praia pelo mar, também através de agências, que muitas vezes fazem paradas nas belíssimas praias da Fome e Saco do Eustáquio

Chegando lá, é só aproveitar o mar azul clarinho de ondas perfeitas, ótimo para quem quer surfar, e longas caminhadas nas areias branquinhas e fofinhas. Vale também fazer uma pequena trilha até o Mirante do Gato e apreciar as ondas formando um coração na baía. 

8. Praia Grande

A Praia Grande, como o nome indica, é uma das mais extensas de Ilhabela. Com 600 m de extensão, tem excelente infraestrutura de quiosques, com mesas e guarda-sóis na areia, banheiros, duchas e estacionamento público com muitas vagas. 

O mar é azul e bem calminho, ótimo para passeios de caiaque e stand up paddle, que podem ser alugados na própria praia. Assim como outras no destino, é uma praia de tombo, então é importante tomar cuidado. Já a areia é mais grossa e tem cor dourada, um convite para relaxar sob os sons das ondas e colocar o bronzeado em dia. 

Outro destaque é que há a foz de um rio nesta praia, localizada ao lado do píer de madeira. Este píer, além de dar suporte para o embarque e desembarque em passeios, também é usado para saltos no mar. Baita adrenalina! 

Além de tudo isso, ela também está próxima do calçadão, com variedade comércios locais, e das quadras públicas, onde os moradores aproveitam para praticar esportes. Por fim, vale ficar até o final da tarde e acompanhar o lindo pôr do sol na praia, sempre inesquecível.


Separe a roupa de banho, o protetor solar e o repelente e siga rumo às melhores praias de Ilhabela! Conte com o Zarpo para reservar as hospedagens com tarifas especiais.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário