Zarpo Magazine

Para se divertir, aliviar o estresse ou simplesmente renovar as energias: as cidades de águas termais de São Paulo são uma delícia! Em destinos a poucas horas da capital paulista, as águas são quentinhas o ano todo (perfeitas para todas as estações!) e também possuem propriedades terapêuticas e muito benéficas para a saúde. 

A seguir, conheça sete cidades do interior paulista para se esbaldar nas águas termais e confira ainda dicas de hospedagens para reservar no Zarpo. 

Home - Slider 1

Olímpia: diversão em um dos melhores parques aquáticos do Brasil

Olímpia, um dos destinos mais famosos do interior de São Paulo, está a 440 km da capital, pouco mais de 5h de carro. Ao falar em águas termais, a cidade é provavelmente a primeira que vem à mente. Não à toa, já que recebe cerca de 3 milhões de turistas por ano! 

É lá que encontra-se o Thermas dos Laranjais, um dos principais parques aquáticos do país, e melhor: com águas naturalmente aquecidas! 

O parque foi inaugurado em 1987 e conta com mais de 50 atrações espalhadas em uma área de 260 mil m². Entre os destaques estão piscina de ondas, pista de surf, complexo de toboáguas e rio lento, todos com águas entre 26°C e 38ºC.

Hot Beach, em Olímpia
Um parque aquático para a família toda se divertir! Tem atrações suaves, moderadas e radicias

Mas não para por aí, outro parque aquático imperdível e com águas naturalmente quentes é o Hot Beach. As atrações são divididas entre suaves, moderadas e radicais, e incluem toboáguas, praia artificial com piscina de ondas, rio lento, playground aquático e mais. Entre as brincadeiras, dá para petiscar e almoçar nos restaurantes do local. 

Confira tudo o que fazer em Olímpia

Quer mais uma opção de passeio para ir com crianças? O Vale dos Dinossauros possui 32 dinossauros gigantes, simuladores, cinema 3D, Dino Play, lojas, estandes de alimentação e o restaurante temático T-Rex, tudo isso em uma área de 6 mil m². 

Onde se hospedar em Olímpia? O Zarpo possui diversas opções de hotéis no destino. Entre elas destacam-se o Wyndham Olímpia Royal Hotels, com pensão completa inclusa na tarifa e acesso privativo ao Thermas dos Laranjais (após compra do ingresso), e o Hot Beach Resort, que também conta com pensão completa na tarifa e acesso ilimitado ao Hot Beach. Confira aqui todas as opções de hotéis em Olímpia.

Águas de Lindóia: uma das maiores estâncias termais de São Paulo

Águas de Lindóia
O destino oferece contato com a natureza e momentos relaxantes em águas naturalmente quentes

Águas de Lindóia, a 190 km de São Paulo, tem o título de “Capital Termal do Brasil” e, por isso, é uma das cidades interioranas preferidas dos turistas quando o assunto são águas termominerais. Localizada quase na divisa com Minas Gerais, a cerca de 10 km de Monte Sião, a região possui uma vegetação exuberante e um clima agradável. 

Uma das maiores atrações na cidade é o Balneário Municipal, inaugurado em novembro de 1959. Por lá, o lazer e relaxamento são garantidos para toda a família! São mais de 30 serviços, desde banhos de imersão e de argila até massagens. E, claro, tem piscinas de água mineral. Antes de ir embora, dá também pra encher a garrafinha de água nas fontes do local. 

Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, uma forma divertida é através do passeio de trenzinho. O roteiro começa na Praça Adhemar de Barros, passa pelo centrinho e vai até o Morro do Cruzeiro, onde fica uma réplica em menor escala do Cristo Redentor. Lá do alto a vista é 360º, então é possível ver toda a cidade. 

Agora, quando o assunto é diversão, o lugar certo é o Thermas Hot World! O parque aquático oferece escorregadores, cascatas, área kids, um ofurô gigante, a Cancun Beach – uma das maiores piscinas de ondas do Brasil -, a Piscina da Baleia, onde estão toboáguas e o Castelo Encantado, e o Espaço Malibu, onde acontecem shows ao vivo. 

Além de tudo isso, tem ainda o espaço Adventure, onde os visitantes se divertem com o arvorismo de 15 estações e uma parede de escalada. Já para repor as energias, estão ao dispor bar molhado, restaurante e lanchonete.

Conheça os cuidados para viajar de carro durante a pandemia

Águas de São Pedro: tranquilidade a 190 km da capital

Águas de São Pedro
Fuja da rotina agitada da metrópole em Águas de São Pedro! | CC BY-ND 2.0 Rafael Vianna Croffi

Totalmente voltada para o turismo de águas termais, Águas de São Pedro é uma pequena cidade a 190 km de São Paulo, pouco mais de 2h de carro. O destino, fundado em 1940, abriga fontes de águas termais com altíssimos poderes terapêuticos e temperaturas que variam entre 27ºC e 32ºC. 

As fontes mais conhecidas são Gioconda, Juventude e Almeida Salles, que ficam no Fontanário Municipal e podem ser aproveitadas à vontade. Estas águas também abastecem estabelecimentos na cidade, como o Spa Thermal Dr. Octávio Moura Andrade, que oferece banhos de imersão, massagens e tratamentos estéticos. 

Também faz sucesso no destino os passeios ao ar livre. No Bosque Municipal, próximo ao centro, é possível fazer caminhadas, andar a cavalo e charrete, além de contemplar a natureza e diversas espécies de aves. Outro ponto a ser visitado é o Mini Horto, onde está a Casa de Santiago, o destino final da peregrinação Caminho do Sol. 

Contudo, a atração principal da cidade é, sem dúvidas, o Thermas Water Park. O local combina espaços relaxantes e toda a diversão dos parques aquáticos. São 1.300 m² com piscinas de águas quentes, parque infantil, complexo de toboáguas e o Parque Baleia, que, além de toboáguas, conta também palco para shows. 

Fora d’água, a diversão no parque continua no Mundo Pré-Histórico, com exposição de réplicas de dinossauros com até 5 m de altura, e na Fazendinha Vô Bráulio, onde os visitantes interagem com galinhas, porquinhos e vaquinhas. 

Onde se hospedar próximo a Águas de São Pedro? A cidade de São Pedro está a apenas 8 km de distância e no Zarpo há ótimas opções de hospedagem. O Hotel Fazenda São João e o Hotel Fazenda Colina Verde contam com pensão completa inclusa na tarifa, recreação monitorada para as crianças, piscinas com toboáguas, serviços relaxantes e mais! 

Lins: águas termais no Centro-Oeste de São Paulo

Blue Tree Thermas, em Lins
Da Fonte Fátima para a grandiosidade do complexo aquático Parque das Águas, no Blue Tree Thermas

Entre os destinos de águas termais em São Paulo, a cidade de Lins não poderia ficar de fora da lista! A 430 km da capital, a cidade tem tudo para proporcionar dias de sossego longe da rotina agitada. Sua fonte hídrica naturalmente quente e mineral foi descoberta na cidade em 1960, durante uma perfuração à procura de petróleo. 

Desde então, as águas fazem parte da Fonte de Fátima, que hoje abastece o complexo aquático Praça das Águas, pertencente ao resort Blue Tree Thermas e com 2.800 m². A vazão por hora é de 180 mil litros e a temperatura na fonte é de 40,4ºC. Além das águas quentinhas, a temperatura da cidade também é agradável, com média de 23ºC. 

Ainda no resort, as águas termais também marcam presença no SPA Sui-Dô, que com custo à parte oferece diversos banhos, incluindo de imersão na jacuzzi. Mais opções como massagens, acupuntura, máscaras faciais, ofurô e saunas também estão disponíveis. 

Onde se hospedar em Lins? No Blue Tree Thermas, é claro! Além do complexo aquático ser abastecido pela fonte de água termal da cidade, o resort inclui pensão completa e oferece completa infraestrutura de lazer. Tem lago para pesca, waterball e pedalinho, salas de jogos, cinema, recreação para crianças de 4 a 11 anos, baby club para os menores de 4 anos e mais. 

Águas de Santa Bárbara: mais uma opção para relaxar em águas termominerais!

300 km separam a capital paulista da cidade de Águas de Santa Bárbara. Às margens do Rio Pardo, o destino possui fontes hídricas com propriedades medicinais e terapêuticas e é um das principais estâncias hidrotermais do estado.

Um dos grandes destaques da cidade é o Balneário Mizael Marques Sobrinho, que, com 95 mil m², abriga as fontes da cidade. Por lá, é possível aproveitar banhos de imersão, ofurôs, saunas, piscina coberta e serviços de bem-estar, como massagens. Há ainda trilhas ecológicas, espaço de lazer para crianças e uma lanchonete.  

Outro ponto turístico é a Cascata Águas de Santa Bárbara, dona de uma queda d’água de 37 m. Com a formação de piscinas naturais em temperatura agradável, é possível acessar a cachoeira pelo deck de madeira em frente à atração. 

Além de se banhar na cachoeira, aposte nas aventuras! O local oferece atividades como stand up paddle, rafting e boia cross. Depois de muita diversão, os visitantes podem aproveitar os dois restaurantes e dois bares da propriedade. 

Onde se hospedar em Águas de Santa Bárbara? Quem procura diversão em família, escolhe o Hotel Fazenda Vale das Águas. Além de pensão completa inclusa na tarifa, tem piscinas, salão de jogos, quadras, lagos para pesca e pedalinho, fazendinha, recreação e mais. Já para dias de muita exclusividade, a Casa Green Village é perfeita! São casas de 300 m² com piscina, espaço gourmet, cozinha e quatro suítes. No complexo, tem ainda três restaurantes, SPA, trilhas, bike club, etc. 

Barretos: clima country e diversão em parque aquático de águas quentinhas

Barretos Country Thermas Park
Férias de diversão em família regadas à águas quentinhas são no Barretos Country Thermas Park

Distante a 140 km da capital paulista, Barretos é famosa pelo clima country, afinal, é sede da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro. O evento, que dura 11 dias e atrai mais de 1 milhão de turistas, é o maior da América Latina! A festa acontece no Parque do Peão, que tem o formato de uma ferradura e foi projetado por Oscar Niemeyer.  

O foco desta lista, porém, são as águas termais! Além dos rodeios, a cidade também é conhecida pelas águas termais presentes no Barretos Country Thermas Park, pertencente ao Barretos Country Resort. O parque aquático reúne 40 atrações, a maioria de águas quentes, divididas entre família, radicais e infantil. Destaque para os oito toboáguas, a praia artificial e as hidromassagens. 

E não para por aí: tem também equipe de recreação para crianças a partir de 5 anos, das 10h às 17h. Com tantas atividades, chega o momento de repor as energias. Escolha entre os 10 quiosques espalhados pelo parque, com opções de porções, petiscos e bebidas. 

Onde se hospedar em Barretos? Onde mais senão no  Barretos Country Resort? Além de acesso ilimitado ao parque aquático, o resort conta com minifazenda, salão de jogos, playground, futebol de sabão, touro mecânico, tirolesa, etc. Ao reservar, é possível escolher entre café da manhã ou pensão completa inclusa na tarifa. 

Ibirá: momentos de relax a 425 km de SP

Ibirá está entre as cidades de Catanduva e São José do Rio Preto, e é bastante procurada em razão de suas águas termominerais, presentes no Parque das Termas de Ibirá. São cinco fontes de águas com propriedades minerais, vanádicas, alcalinas e bicarbonatadas. 

No parque, os visitantes aproveitam piscinas e os serviços relaxantes do balneário, como massoterapia, banhos de imersão, saunas e ducha escocesa. Sem deixar de mencionar a exuberante área verde da propriedade, que garante imersão na natureza, e atividades como pesca e pedalinho no lago, tirolesa e mais.

Qual a melhor época para aproveitar águas termais?

O melhor momento de curtir as águas termais é durante as estações mais amenas, como primavera e outono. No verão, época em que um mergulho na piscina sempre cai bem, atente-se às altas temperaturas dentro e fora da água.


Já escolheu o destino para curtir águas termais em São Paulo? Aproveite as ótimas opções de hotéis e tarifas do Zarpo para reservar uma viagem com a família toda!  

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário