O outono começa em 20 de março e segue até 21 de julho. Sabemos que, no nosso país, a mudança não é tão clara quanto nos países do hemisfério norte, onde acontece a típica queda de folhas amareladas das árvores. 

Mas, no Brasil, ainda em março as temperaturas continuam altas, o que é uma ótima notícia para quem está pensando em ir à praia. Já em abril e, principalmente, em maio, é quando o clima começa a esfriar e os destinos do Sul ganham um charme a mais! Além disso, são tradicionalmente meses fora da alta temporada

Em junho e julho, a estação está mais estabelecida e muitas cidades – com destaque para Gramado e Campos do Jordão – começam a receber famílias, já que é também temporada de férias escolares. Então, se a ideia for viajar nestes meses, a dica é se planejar antecipadamente para não perder os melhores hotéis. 

Com tantas opções, selecionamos os 10 melhores destinos para curtir o outono no Brasil, e ainda dicas de hotéis do Zarpo para reservar com tarifas exclusivas. 

Paraty, RJ

Paraty, no Rio de Janeiro
No sul do Rio de Janeiro, Paraty encanta a todos com suas praias maravilhosas e charmoso centro histórico

O primeiro destino para curtir o outono no Brasil é a charmosa cidade de Paraty, no sul do Rio de Janeiro! É fato que a região é ótima para visitar em qualquer época do ano, mas quem viaja pra lá no outono pode aproveitar a tradicional Festa do Divino, que acontece nos dias anteriores ao Domingo de Pentecostes, em 5 de junho. 

Nos demais meses da estação, a cidade fica mais vazia para conhecer os pontos turísticos com tranquilidade, sem as multidões do verão. O passeio mais famoso é o tour guiado pelo centro histórico, que pode ser feito com o Free Walking Tour. Indispensáveis na visita, a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara estão a 1 km do centro histórico. 

Descubra mais sobre esses e outros passeios para fazer em Paraty

Onde se hospedar em Paraty? Uma excelente escolha de hospedagem é o Refúgio Tropical Pousada, situado a 4 km do centro histórico. Na estadia, os hóspedes aproveitam café da manhã incluso na tarifa, piscina climatizada, área de lazer para crianças e ainda empréstimo de bicicletas, ótima pedida para conhecer o destino!

Gramado, RS

Gramado, no Rio Grande do Sul
Destino favorito das famílias para as férias escolares, Gramado combina perfeitamente com a estação

Gramado, um dos destinos da Serra Gaúcha mais procurados durante o inverno, também é sensação no outono! Com as temperaturas baixando entre abril e maio, a cidade começa a ganhar ainda mais charme, mas com a vantagem de estar fora da alta temporada. Já em junho e julho, é quando as famílias vão para curtir as férias escolares. 

O primeiro ponto a conhecer é a Av. Borges de Medeiros, no centro da cidade, onde está a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais e a Paróquia de São Pedro Apóstolo. Cartão-postal da cidade, o Lago Negro é famoso pelos tradicionais passeios de pedalinho. Quem viaja com crianças não pode deixar de ir ao parque temático Snowland e ao museu Mini Mundo. Aproveite também e conheça Canela, cidade vizinha a 8 km de distância. 

Interessou? Saiba tudo sobre Gramado e os melhores passeios para fazer na cidade

Onde se hospedar em Gramado? O Zarpo tem ótimas opções de hospedagem no destino, como o Wyndham Gramado Resort, que está a 750 m do Snowland. O café da manhã está incluso na tarifa e os momentos de lazer são vividos em três piscinas e seis jacuzzis de águas termais (sendo o único do destino com águas quentinhas), salão de jogos, kids club, cinema e mais! Confira mais opções em Gramado e também em Canela.

Campos do Jordão, SP

Campos do Jordão, em São Paulo
Opção perfeita para os paulistanos, Campos do Jordão é uma escolha sem erros para curtir o outono

Assim como Gramado, Campos do Jordão, a 180 km de São Paulo, é destino queridinho das famílias nas férias escolares de junho e julho. Sendo assim, quem viaja antes destes meses consegue garantir uma experiência mais tranquila, com menos turistas. Na baixa temporada, é também ótima opção para viagens românticas. 

Durante o dia, a dica é aproveitar os passeios ao ar livre, com destaque para o Parque Estadual Campos do Jordão, também chamado de Horto Florestal, e o Parque Amantikir, com mais de 700 espécies de plantas. Já um passeio que não pode faltar na viagem é a Vila Capivari, centro da cidade com lojas e restaurantes. 

Confira aqui mais sobre estes e outros passeios para fazer em Campos do Jordão

Onde se hospedar em Campos do Jordão? Quem viaja em busca de conforto, praticidade e boas opções de lazer, pode escolher o Golden Park Campos do Jordão. Na estadia, o café da manhã está incluso na tarifa e os hóspedes curtem piscina aquecida, quadra, lago com pedalinho, playground, sauna e hidromassagem. Veja aqui mais opções de hospedagem em Campos do Jordão.

Caldas Novas e Rio Quente, GO

Caldas Novas, em Góias
Vale à pena curtir águas termais no outono? Muito! Conheça as cidades de Caldas Novas e Rio Quente

Sabe com o que combina as temperaturas mais baixas do outono? As águas termais de Caldas Novas e Rio Quente, cidades de Goiás. Os destinos são popularmente conhecidos pelos parques aquáticos de águas naturalmente quentinhas que contam com atrações para adultos e crianças. Além disso, elas estão a 30 km uma da outra. 

Em Caldas Novas, os parques mais visitados são o Water Park, o Clube Prive e o Náutico Praia Clube. Já em Rio Quente, o maior atrativo é, certamente, o Hot Park! Além de ser o maior parque aquático da América do Sul, também se consagrou como um dos parques mais visitados do mundo. E para curtir ao máximo, dá pra se hospedar no complexo do Rio Quente, que oferece acesso gratuito ao Hot Park e ao Parque das Fontes

Onde se hospedar em Caldas Novas? O Zarpo conta com diversas opções em Caldas Novas, como o Prive Boulevard Thermas, que garante acesso ilimitado ao Water Park, Clube Prive e Náutico Praia Club, além de três opções de pensão para reservar. Já o Império Romano Thermas Hotel oferece ingressos cortesia ao diRoma Acqua Park e ainda conta com um parque aquático na propriedade. Saiba todas as opções no destino.

Chapada Diamantina, BA

Chapada Diamantina, na Bahia
Que tal um destino inustiado? A Chapada Diamantina, na Bahia, arranca suspiros de qualquer turista

Se a ideia da viagem é relaxar, contemplar a natureza e ainda praticar esportes radicais, a Chapada Diamantina, no interior da Bahia, proporciona tudo isso e muito mais. Além das suas paisagens estarem entre as mais belas do Brasil, quem escolhe viajar no outono encontra menos chuva e temperaturas mais amenas, ideal para atividades ao ar livre. 

Na viagem, conheça o Morro do Pai Inácio, perfeito para assistir ao pôr do sol, a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Buracão, a Cachoeira do Sossego, um dos cenário mais encantadores por lá, e o Ribeirão do Meio, queda d’água no formato de tobogã. A principal cidade-base para conhecer o destino é Lençóis. 

Onde se hospedar em Lençóis? O Hotel Canto das Águas é excelente escolha para quem deseja curtir o melhor do destino e ainda desfrutar de ótimas comodidades. Tem piscina ao ar livre, salão de jogos, sauna a vapor, gazebos com serviço de massagem, jardins, áreas de convivência e restaurante, onde é servido o café da manhã incluso. 

Jalapão, TO

Jalapão, no Tocantins
O Jalapão é marcado por belezas naturais impressionantes! | Filipe Gonzaga Ferreira / CC-BY-SA-3.0

Outra opção para quem procura destinos de ecoturismo, o Jalapão, no Tocantins, abriga rios, lagos e piscinas naturais que maravilham todos turista. Mas não é só isso, há ainda cenários de matas fechadas e dunas de areia que dão origem ao apelido de “Deserto do Jalapão”. E a melhor estação para conhecer a região é no outono, quando os dias são quentes e as noites são fresquinhas, oferecendo um ótimo equilíbrio. 

O mês de maio é conhecido pela reprodução dos animais, por isso há grande chance de encontrar diversas espécies da fauna local. O primeiro ponto a conhecer são as Dunas do Jalapão. Quem viaja em busca das cachoeiras e dos fervedouros (uma espécie de piscina natural), pode apostar na Cachoeira da Formiga e os fervedouros Bela Vista, do Ceiça, do Alecrim, do Encontro das Águas e dos Buritis

Ouro Preto, MG

Ouro Preto, em Minas Gerais
Casarões, arquitetura colonial e ruas de paralelepipelo, Ouro Preto é uma verdadeira viagem no tempo!

Ouro Preto, a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte, está em meio às paisagens do Parque Estadual do Itacolomi e dos imponentes casarões do século XVII e XVIII. No outono, as temperaturas são bem agradáveis, variam entre 15 a 23ºC, além de ser a estação com menos chuvas na cidade, ideal para curtir passeios ao ar livre. 

O destino reúne o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial brasileiro, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A primeira dica de parada é a Praça Tiradentes, onde estão a estátua de Tiradentes, o Museu da Inconfidência e o Museu de Mineralogia. Perto de lá, vale conhecer a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, e a emblemática Igreja Matriz

Onde se hospedar em Ouro Preto? Para uma verdadeira viagem no tempo, escolha o Luxor Ouro Preto como sua estadia na próxima viagem ao destino. A propriedade está instalada em um casarão do século XVII e oferece buffet de café da manhã incluso na tarifa sala de jogos e charmosas acomodações, plenamente equipadas. 

Bento Gonçalves, RS

Bento Gonçalves, em Rio Grande do Sul
Em busca do destino perfeito para uma viagem a dois? Conheça Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Mais um destino na Serra Gaúcha para curtir o outono! Bento Gonçalves, a pouco mais de 100 km de Porto Alegre, é excelente opção para uma viagem a dois. Conhecido pelas vinícolas, o começo do outono, especificamente em março, é marcado pelo fim da vindima (colheita da uva), sendo a última oportunidade para aproveitar a temporada. 

Nos demais meses, também dá para conhecer as vinícolas, além de curtir o clima gelado que combina perfeitamente com os cenários da serra. Para conhecer as principais vinícolas, que ficam no Vale dos Vinhedos, a dica é contratar o passeio com uma operadora de turismo e, assim, participar da degustação sem se preocupar em dirigir depois. 

Para curtir o melhor da Serra Gaúcha, que tal um roteiro combinando Gramado, Canela e Bento Gonçalves? Gramado está a pouco mais de 100 km de Bento Gonçalves, cerca de 2h de carro, e é a partir de lá que saem os passeios bate-volta nos destinos próximos. Confira todas as opções de hospedagem em Gramado.

Curitiba, PR

Curitiba, no Paraná
Com ares europeus e infraestrutura impecável, Curitiba conquista até os turistas mais exigentes

Considerada uma das capitais mais modernas do Brasil, Curitiba, no Paraná, encanta turistas pelo modelo de urbanização e pelas construções famosas, como o Teatro Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer – que, aliás, são indispensáveis na visita. Sendo um destino do Sul brasileiro, as temperaturas mais amenas do outono agradam bastante! 

Mas isso não é tudo, o principal cartão-postal da cidade é, sem dúvidas, o Jardim Botânico, inaugurado em 1991. Famoso pela estufa, o jardim ocupa uma área de mais de 200 mil m² e possui atrações como trilhas, bosques, lagos, espaços culturais e um museu. Também não pode faltar uma visita à Biblioteca Pública do Paraná, no centro da cidade, que foi fundada em 1857 e é dona de um acervo com mais de 730 mil livros. 

Onde se hospedar em Curitiba? Para hospedar-se com praticidade e aproveitar boas opções de lazer, escolha o Bourbon Curitiba Convention. O hotel está no centro da cidade e oferece piscina aquecida, sauna, academia, SPA e café da manhã incluso na tarifa. Também com ótimas comodidades, o Go Inn Curitiba está entre duas das principais avenidas da cidade e oferece buffet de café da manhã incluso na tarifa. 

Florianópolis, SC

Florianópolis, em Santa Catarina
Floripa é destino para esbaldar nas praias de águas cristalinas e curtir muito o agito dos beach clubs

Mais uma opção no Sul do brasileiro para curtir no outono, mas agora para aproveitar as praias! Florianópolis, capital de Santa Catarina, abriga um dos mais belos litorais do país, mas sabe qual a vantagem de conhecer a região no outono? Os dias continuam de sol, com temperaturas entre 18 e 26ºC, com o diferencial de estar fora da alta temporada. 

São mais de 43 praias! Quem busca por agito, pode apostar nas praias Daniela, Jurerê (onde estão os beach clubs), Lagoinha e Praia Brava, ao norte da ilha. Já para dias mais tranquilos, as praias do sul são as favoritas: Campeche, Matadeiro e Lagoinha do Leste

Onde se hospedar em Florianópolis? O Costão do Santinho Resort é a melhor opção de estadia no destino! Com experiência All-Inclusive, os hóspedes aproveitam refeições, drinks e snacks à vontade oferecidos em oito restaurantes e quatro bares. Já a diversão acontece no complexo aquático, nas quadras, na programação de atividades, no cassino, na recreação monitorada dividida por faixa etária, na fazendinha e muito mais. 

Foz do Iguaçu, PR

Foz do Iguaçu, no Paraná
Em Foz do Iguaçu, conheça as imponentes cataratas e ainda visite países vizinhos com a família toda

Para completar a lista de destinos para curtir no outono, nada melhor do que Foz do Iguaçu, perfeito para viver grandes emoções! A cidade é ótima para conhecer em todas as estações, mas quem decide viajar no outono curte temperaturas mais agradáveis. As chuvas no final do dia são comuns na estação, mas não tanto quanto no verão. 

As Cataratas do Iguaçu são a primeira parada em qualquer tipo de viagem! Nestes meses, o conjunto de 275 quedas d’água de 82 m tem grande vazão das águas e impressiona os visitantes. É também na estação que as comportas da Usina de Itaipu têm maior chance de estarem abertas, algo que acontece quando há grande volume de água. 

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu? Quem busca hospedagem próximo às cataratas, pode escolher entre o cinco estrelas Wish Foz do Iguaçu, o Bourbon Cataratas Resort, excelente para quem viaja com crianças, e o Sanma Hotel, a apenas 300 m da entrada do Parque Nacional. Confira aqui mais opções de hospedagem em Foz do Iguaçu.


Ficou com vontade de curtir o outono nestas 10 cidades brasileiras? O Zarpo oferece hotéis com as melhores tarifas e ainda descontos extras para reservas com passagens aéreas. 

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário