Quando pensamos na região da Serra Gaúcha, as primeiras coisas que vêm à cabeça são o clima gelado, lojas de chocolate, restaurantes refinados e passeios pelos centros marcados pela arquitetura enxaimel.

Dentre as várias cidades por lá, Gramado possui um charme único, em especial durante o inverno!

Há quem diga que visitar o destino no Rio Grande do Sul durante a estação é como estar em uma cidadela europeia. Seja pelo clima, pelas programações culturais ou pelas paisagens, conhecer Gramado no inverno é mágico. 

Quer saber o que fazer na região durante os dias invernais? O Zarpo Mag preparou dicas incríveis de viagem para te ajudar a montar seu roteiro. Confira a seguir!

Home - Slider 1

Conheça Gramado, a cidade mais charmosa do Sul

Rua Coberta em Gramado
Queridinha da Serra Gaúcha, Gramado é destino repleto de história, tradições e muitos pontos turísticos

Situada a cerca de 120 km da capital gaúcha, Porto Alegre, Gramado é um charme do começo ao fim. Os fortes traços e tradições europeias, herança dos imigrantes alemães, italianos e portugueses, persistem por lá e se traduzem na arquitetura, na gastronomia e até nos costumes do povo.

Com tantos elogios, não é à toa que o destino recebe mais de 6 milhões de turistas por ano, especialmente nos meses de junho, julho e agosto, para aproveitar o melhor do inverno. Para completar, um roteiro interessante durante a estação gelada é combinar as cidades de Gramado e Canela, separadas por apenas 9 km de distância. 

Veja aqui tudo sobre Gramado, da história aos principais eventos

Como é o inverno em Gramado?

Afinal, neva em Gramado? Este é um assunto que gera bastante entusiasmo entre os turistas que escolhem o inverno como período da viagem.

Oficialmente, a estação vai de junho a setembro, e as temperaturas variam entre 8º C e 17º C. Ao contrário da fama, é muito difícil encontrar neve na cidade gaúcha, e mesmo quando o fenômeno acontece, geralmente é por um ou dois dias no ano. 

Nos últimos 10 anos, segundo o portal meteorológico Climatempo, os meses em que houve neve foram julho e agosto, com temperaturas registradas abaixo de 0º C. Por isso, caso o objetivo da viagem seja ver flocos de neve, escolha estes meses e torça para o clima colaborar com as expectativas. 

Contudo, caso não neve durante a viagem, é no inverno que o destino ganha um charme sem igual. Com a brisa gelada e as paisagens da Serra Gaúcha, os passeios pelas ruas recheadas de lojas de roupas quentinhas, os jantares com fondue e as pausas para chocolates quentes são inesquecíveis. 

O que levar na mala?

Itens para levar na mala durante o inverno em Gramado
Separe casacos, luvas, calças quentinhas, toucas, cachecóis… O inverno em Gramado é coisa séria!

Com ou sem neve, o inverno em Gramado pode chegar a temperaturas bem baixas. Por isso, é importante se preparar antes de viajar. A primeira dica é apostar em looks de três camadas, para uma maior proteção contra o frio. 

Comece com uma roupa térmica, popularmente conhecida como “segunda pele”, que irá ajudar a reter o calor corporal. A segunda camada conta com blusa de frio (geralmente blusas de tricot e com gola alta), calça e meias quentinhas. Na última, acrescente um casaco, botas e, caso necessário, acessórios de inverno, como luvas, cachecol e touca.

Outro item para acrescentar na mala é a manteiga de cacau, que ajuda a manter os lábios saudáveis e hidratados, durante os dias invernais. 

Passeios para aproveitar o melhor da cidade 

Gramado é destino com o melhor do turismo para todos os gostos. Alguns passeios são clássicos, como a Avenida Borges de Medeiros, a Rua Coberta e o Lago Negro. Conheça a seguir mais lugares para visitar, com dicas para quem viaja em família e a dois.

Onde ir com crianças em Gramado

Parque temático Snowland, em Gramado
Divirta-se com neve de verdade no parque temático Snowland! Tem montanha de neve, patinação no gelo e mais

Mesmo que a neve não venha durante a visita à cidade, no parque temático Snowland há neve de verdade! A temperatura chega a – 5ºC, e as atrações surpreendem com patinação no gelo, espetáculos artísticos, túnel Ice Motion, boia Tubing, playground na neve, cinema 4D,  jogos na neve, casa interativas e a primeira e única Montanha de Neve do Brasil. 

Parque temático Mini Mundo, em Gramado.
Pertinho do centro da cidade, inclua no roteiro o parque temático Mini Mundo | Glauco Umbelino/Flickr CC-BY

Ainda no clima de parques temáticos, outro sucesso é o Mini Mundo, parque ao ar livre com réplicas em miniatura de diversos pontos turísticos mundo afora, 24 vezes menor que o tamanho real.

As peças são ricas em detalhes, baseadas nos projetos originais das cidades, e possuem miniaturas de habitantes, animais, carros e construções. Entre os lugares, há o Museu do Ipiranga, de São Paulo, a Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e o Jardim Botânico de Curitiba.

Quanto aos museus, a variedade de estilos continua. O Dreamland Museu de Cera, muito procurado pelos turistas, abriga esculturas de grandes personalidades da história, personagens de filmes e até de desenhos animados.

Tem a Rainha Elizabeth II, os Beatles, a Marilyn Monroe, o Elvis Presley e muitos mais. Já para os apaixonados por carros, o Museu Hollywood Dream Cars é imperdível, com exposições de carros que marcaram a história da indústria automobilística e do cinema nos anos dourados.

Museu Mundo a Vapor, em Gramado.
Conheça todas as atrações que compõem o divertido museu Mundo a Vapor! | Larissa Fraga/CC BY

Outro que também vale a visita é o Mundo a Vapor, que conta com diversas atrações que se dividem entre Era Industrial, Fábricas e Usinas Termelétricas e Hidrelétricas. 

Já o próximo da lista é ótima pedida durante o inverno. O Museu de Chocolate possibilita dar uma volta ao mundo a partir de pontos turísticos produzidos com chocolate maciço. São mais de 200 peças, que somam 30 toneladas do doce. 


Passeios românticos em Gramado

Fonte do Amor Eterno, em Gramado
O inverno é perfeito para roteiros românticos, ainda mais em uma cidade charmosa como Gramado

Especialmente para os casais em viagem romântica! Além do passeio pelo Lago Negro, um dos principais pontos turísticos de Gramado, onde é possível andar de pedalinho a dois, conheça a Fonte do Amor Eterno, ao lado da Igreja Matriz de Gramado. 

Casais gravam os nomes em cadeados e os prendem na grade da fonte, selando o amor. Outra possibilidade é o Le Jardin Parque de Lavandas, com quatro hectares de jardins, com destaque para as lavandas, bistrô e loja.

Cascata do Caracol, em Canela
A poucos minutos de Gramado está a cidade de Canela, excelente para um passeio bate-volta

Além de Gramado, conheça também Canela! Na estrada para a cidade vizinha, vale fazer uma parada no Mirante Belvedere Vale do Quilombo, com a belíssima vista.

Já em Canela, conheça o Parque Estadual do Caracol, onde fica a Cascata do Caracol, com 130 m de queda, e o centro da cidade, onde fica a Catedral de Pedra. Para amantes da natureza, conheça também o Ecoparque Sperry, com trilhas, cachoeiras e 20 hectares de Mata Atlântica.

Para casais que amam uma road trip, nada como a Rota Romântica Nova Petrópolis. O roteiro passa por 14 municípios da Serra Gaúcha, que ganham um charme especial no outono e no inverno. 

São eles: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Confira 5 roteiros imperdíveis no Sul do país

Onde comer em Gramado

Com o inverno, o desejo de degustar delícias quentinhas é aflorado. Conheça os melhores restaurantes, bares e bistrôs para apreciar fondues de chocolates e de queijo, massas bem recheadas, pizzas, vinhos e muito mais.

Hard Rock Cafe Gramado

Sensação no mundo inteiro, o Hard Rock Cafe também está em Gramado. O restaurante combina a atmosfera rústica da cidade com um toque moderno de rock and roll

São três andares com arquitetura em pedra e madeira, típico de regiões frias da Europa. O restaurante serve hambúrgueres, grelhados, cervejas, drinks e sobremesas. Tudo isso ao som de shows musicais ao vivo. 

Endereço | Rua Wilma Dinnebier, 180
Telefone | (54) 3286-4040

Neni Pizza e Pasta

Situado no centro de Gramado, o Neni Pizza e Pastaé uma sofisticada pizzaria que vale a pena a visita. O restaurante se inspira nas raízes italianas do destino para preparar pizzas e massas, além de hambúrgueres, tudo feito com ingredientes frescos e saborosíssimos. As delícias são servidas no brunch, almoço e jantar. 

Endereço | Rua Madre Verônica, 30
Telefone | (54) 3295-1190

Restaurante Höppner

Outro que merece destaque é o Restaurante Höppner que, como o próprio nome dá a dica, serve pratos da culinária alemã. São dois ambientes no restaurante, cuidadosamente decorados e climatizados para uma melhor experiência. 

Os pratos são preparados por chefs especializados e é possível fazer as refeições tanto no salão interno quanto nos terraços externos. 

Endereço | Rua Pedro Candiago, 364
Telefone | (54) 3286-7707

Maison De La Fondue

Entre os restaurantes mais visitados do destino, o Maison De La Fondue é especializado em deliciosos fondues de queijo, acompanhados por carnes e pães, e de chocolate, com frutas e doces. Sua arquitetura é sofisticada, da fachada à riqueza de detalhes no interior.

Endereço | Avenida Borges de Medeiros, 2311
Telefone | (54) 3295-1787

Restaurantes românticos em Gramado

Sabe o que combina com dias de friozinho da Serra Gaúcha? Jantares românticos! E, para a sorte dos pombinhos, Gramado conta com uma seleção incrível de restaurantes que, além de servir refeições fenomenais, ainda têm um clima intimista e sofisticado.

La Table D´Or Mediterranée

O restaurante La Table D´Or Mediterranéeé destaque para jantares românticos em Gramado. O menu francês oferece pratos preparados a partir de carnes e frutos do mar, com destaque para o premiado Crévettes et Truffes aux Fromages, além de sobremesas como crème brulée. 

Endereço | Rua da Carrieri, 525
Telefone | (54) 3286-6263

Belle du Valais

Outra opção para degustar delícias da culinária francesa é o Belle du Valais. Com arquitetura e decoração inspirada em palácios da realeza, a gastronomia segue o mesmo nível e oferece diariamente jantar com menu de fondues, bacalhau grelhado, cordeiro, truta com amêndoas, pato com laranjas e muitos outros, além de vinhos franceses. 

Endereço | Avenida das Hortênsias, 1432
Telefone | (54) 3286.1744

George III

Se a ideia for jantar em um verdadeiro castelo, a dica é apostar no George III. Uma combinação de estilos europeus, o restaurante serve cardápio britânico em um ambiente digno de cinema. 

Da fachada aos acentos, é uma grande experiência. No menu, há opções como peixes grelhados, bifes com purê, lombo à moda inglesa, sobremesas típicas e mais. 

Endereço | Avenida Borges de Medeiros 1489
Telefone | (54) 99156-4975

Onde se hospedar em Gramado

Agora que você já conhece tudo sobre o que fazer em Gramado no inverno, é hora de escolher a hospedagem que mais combina com o seu estilo de viagem.

Hotel Casa da Montanha

Hotel Casa da Montanha
Situado no coração da cidade e com ótimas comodidades, o Hotel Casa da Montanha é opção sem erros

O Hotel Casa da Montanha está no centro da cidade, na Avenida Borges de Medeiros. O hotel esbanja charme desde o exterior, com destaque para o carrossel logo em frente, e também nas comodidades, que agradam a todos os hóspedes. 

Desfrute de piscina coberta e aquecida, atividades monitoradas para os pequenos, empréstimos de bikes e SPA by L’Occitane, com serviços mediante custo extra. Já na parte gastronômica, são dois restaurantes: La Caceria, onde é preparado o café da manhã incluso, e o Bistrô da Varanda.

Wyndham Gramado Resort

Wyndham Gramado
O Wyndham Gramado Resort reúne requinte e bem-estar a poucos metros das principais atrações do destino

Uma estadia impecável está à espera no Wyndham Gramado Resort, localizado a 750 m Snowland e a 7 km do centro de Gramado. A diversão e o bem-estar são protagonistas na viagem, afinal, o resort conta com três piscinas, seis jacuzzis, sala de jogos, cinema e recreação infantil. 

Além da diversão e dos passeios na cidade, hóspedes desfrutam das delícias do restaurante, responsável pelo café da manhã incluso e pelas demais refeições, servidas com custo à parte. 

Hotel Wood

Hotel Wood
Super charmoso e contemporâneo, o Hotel Wood é opção de hotel boutique no centro da cidade

Muito bem localizado, o Hotel Wood esbanja sofisticação em sua arquitetura e estilo contemporâneo. Para começar bem o dia, o Wood Restaurante serve o buffet de café da manhã incluso na tarifa. 

Com custo extra, o restaurante prepara também o jantar, com pratos elaborados pelo chef Rodrigo Bellora. As delícias se finalizam no Wood Lounge Bar, com carta de drinks clássicos e autorais.

Refúgio da Montanha

Refugio da Montanha
O Refúgio da Montanha é ideal para quem busca conforto e ótimas comodidades em ambiente moderno

Elegante e moderno, o Refúgio da Montanha tem localização privilegiada a apenas 1 km do Mini Mundo e da principal avenida de Gramado. Entre as suas comodidades, destaque para o bar e adega, a sala de jogos, o espaço kids e a academia.

Quanto à gastronomia, o hotel dispõe de café da manhã incluso na tarifa. Com custo à parte, as demais refeições são preparadas pelo mesmo restaurante. 

Hotel Alpestre

Hotel Alpestre
O Hotel Alpestre é uma hospedagem de puro encanto e ideal para viajar em família ou a dois

A 1 km do Lago Negro, um dos principais pontos turísticos da cidade, o Hotel Alpestre é a cara de Gramado! Completo e com 12 mil m² de área verde, o hotel oferece excelentes serviços e comodidades, seja para férias em família ou uma viagem romântica. 

Para o lazer, há três piscinas, trilhas, quadra de tênis e, para a criançada, playground e o Alpestre Kids, espaço com brinquedos e recreação monitorada. Além do café da manhã incluso, snacks, bebidas e outras refeições são servidas no La Montaña Coffee Shop e no Garden Bar, com custo extra. 


Curtiu as dicas de como aproveitar o melhor do inverno em Gramado? Separe os casacos e prepare-se para dias incríveis! Confira no site do Zarpo excelentes opções de hospedagem, com preços exclusivos.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

1 Comentário

Escreva um comentário