Roteiro pelas maravilhas do Espírito Santo

Espírito Santo recebeu os colonizadores portugueses em 1535, encantando desde o princípio com suas falésias de arenito, praias naturais e vasto mar! Isso fez do estado um oásis de pluralidade e história brasileira. Dessa miscigenação europeia, africana e indígena nasceram as centenárias catedrais e a deliciosa culinária com fortes temperos e inúmeros frutos do mar. O mesmo mar que hoje chama milhares de turistas às belas praias com opções urbanas, terapêuticas – de areias escuras e monazíticas! – tranquilas e desertas.

E não é só isso! O crescimento se deu também em outras áreas e hoje o estado é lar de grandes marcas como Coca-Cola e Chocolates Garoto; a primeira escolheu o local para sediar sua maior fábrica no país e a segunda reside com a maior fábrica da América Latina!

Ao som do congo capixaba, com aromas de uma boa torta de frutos do mar e com os pés nas deliciosas areias negras, a Mag o convida a explorar um pouco mais do rico Espírito Santo, vamos lá?

Confira as ofertas do Zarpo para se hospedar no Espírito Santo

Vitória, a menina-moça mais procurada do Espírito Santo!

O nome da cidade não veio do acaso, Espírito Santo sempre foi um ponto de segurança aos colonizadores, onde protegiam-se de ataques de índios e estrangeiros. Após uma batalha acirrada em meados de 1551, contra os índios Goitacazes, decidiram por nomear a região como Vitória. O nome trouxe bom agouro e o município coleciona títulos: em 2015, foi considerada pela ONU a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil. Dividida entre ilha e continente, opções não faltam para atividades diurnas, culturais e de ecoturismo.

Praia de Camburi - Espirito Santo

Que tal começar pela maior praia do estado? A Praia de Camburi é a única da cidade na parte do continente, sendo a maior, com 6 km de extensão. Bastante querida pela zona hoteleira, é ideal para eventos esportivos e campeonatos de vela.

 Já para desfrutar das belezas naturais com mais afinco, o Parque Fonte Grande é referência em ecoturismo. Seu ponto culminante atinge quase 310 m acima do mar e conta com mirante de onde se pode observar a fauna, flora e noites de lua cheia. Outra opção disponível são os passeios fechados com trilhas de até 4h de duração.

Parque Fonte Grande: Estr. Tião Sá, S/N – São Pedro, Vitória | Tel.: (27) 3381-3521

Museu Solar Monjardim - Espirito SantoMinistério da Cultura/CC BY 2.0

A cultura e os monumentos históricos também têm lugar na viagem, como o Museu Solar Monjardim. Considerado a mais antiga construção particular do período colonial, ele consiste em um casarão de onze quartos e três salões, com o acervo de mais de duas mil peças entre arte sacra e utensílios domésticos de uma família abastada do século XIX.

Museu Solar Monjardim: Av. Paulino Muller, S/N – Jucutuquara, Vitória | Tel.: (27) 3223-6609 | Site

Vila Velha: praias e chocolate

Praia da Costa - Espirito SantoWebysther Nunes/CC BY-SA

Figurando na lista dos destinos mais procurados do Espírito Santo, Vila Velha conta com mais de 30 km de litoral com todo os tipos de praias e entretenimento, diurno e noturno, para todas as idades. A Praia da Costa abre o tour pé na areia e indica o Caffè Lorenzon, para começar o dia com energia total. Com serviço de cafés diferenciados e buffet para acompanhar, ele fica apenas a uma quadra da praia.

Caffè Lorenzon: Av. Hugo Musso, 1243 – Praia da Costa, Vila Velha | Tel.: (27) 3329-2186 | Site

A partir de lá, as Praia da Sereia e Beverly Hills estão a menos de 2 km. A primeira é ideal para a diversão dos pequenos, com mar calmo, enquanto a segunda parte para o viés de agito e oferece larga faixa de areia com estrutura para prática de esportes.

 Convento da Penha - Espirito Santo

Sem deixar o lado histórico de lado, uma visita ao Convento da Penha é indispensável! Ele é um dos santuários e igreja mais tradicionais do país com vista panorâmica, diversos vitrais, esculturas religiosas centenárias, além de lojinha e lanchonete. Não deixe os costumes regionais de lado: faça um pedido e amarre as fitinhas da Virgem da Penha nas árvores!

Convento da Penha: R. Vasco Coutinho – Prainha, Vila Velha | Tel.: (27) 3329-0420 | Site

Outro passeio famoso, próximo ao Convento da Penha, é o tour pela Fábrica de Chocolates Garoto. Encantador para adultos e crianças, os visitantes podem conhecer a história da marca por meio do museu, ver como são produzidos os chocolates e se esbaldar na lojinha exclusiva! Duas modalidades estão ao dispor: a visita apenas ao museu, com valor aproximado de R$5 por pessoa, e o Chocotour, com exigência de agendamento prévio pelo e-mail programa.visitas@garoto.com.br. Seja qual for a escolha, as delícias são garantidas!

Fábrica de Chocolates Garoto: Praça Meyerfreund, n 01 – Glória, Vila Velha | (27) 3320-1708 | Site

Guarapari: passeio imperdível no Espírito Santo!

Praia de Guarapari - Espirito SantoCaahh.m/CC BY

A cerca de 60 km de Vitória e Vila Velha, está outro destino querido do Espírito Santo, a Praia de Guarapari. Sua estrutura combina urbanização com tipicidade: são diversos quiosques espalhados ao longo do calçadão com bebidas, artesanatos e comidas características. Ideais tanto para jovens quanto idosos e crianças, as areias terapêuticas das praias (mais conhecidas como monazíticas) prometem efeitos positivos para tratamentos, principalmente, de reumatismo.

Os que preferirem um pouco mais de agito podem migrar para as praias da Enseada Azul e Meaípe, antigas vilas de pescadores marcadas pela presença de jovens, restaurantes renomados e concorridas casas noturnas! A Luazul conta com uma programação rica em shows enquanto o Thale Beach é referência por suas festas ao pôr do sol. Para os surfistas, o ponto de encontro é nas praias do Sol, d’Úlé e Setibão, com ondas garantidas durante o ano inteiro.

Luazul: R. Três B. Nova Guarapari, 434 – Guarapari | Tel.: (27) 3262-5444 | Site

Thale Beach: Av. Vinã del Mar – Enseada Azul, Guarapari | Tel.: (27) 3272-0125 | Site

Um mergulho na culinária capixaba

Impossível visitar o Espírito Santo e não se apaixonar por seus sabores típicos! Sua herança gastronômica foi construída com traços europeus e, principalmente, africanos e indígenas. A marca registrada é a moqueca capixaba, que tem até dia especial: 30 de setembro! Cozida com diversidade de vegetais e frutos do mar, oferece também uma opção menor à base de banana da terra. Um bom lugar para se deliciar com o pedido é o Restaurante Atlântica, em Itaparica.

Comum em festas típicas e na Semana Santa, a Torta Capixaba é outro carro-chefe, à base de bacalhau, palmito fresco e frutos do mar em geral, o Restaurante Gaeta, em Guarapari, é um dos mais famosos pelo pedido. Para sobremesa, a pedida é a Torta de Coco Gaeta, de textura leve.

Mas, se a pedida for deliciar-se com variedade em ambiente icônico, a Ilha do Caranguejo, em Vitória, é o lugar! Famoso depois da visita do apresentador Gugu Barbarioli, o local é point de culinária capixaba e pratos com diversos frutos do mar regionais como protagonistas, além de ambiente apropriado para crianças.

Culinária CapixabaImagem ilustrativa

A cultura está tanto na mesa quanto no preparo, grande parte dos pratos são feitos em panelas de barro, expressão da cultura indígena e artesanal. A região das Goiabeiras é um dos principais pontos de produção e venda para turistas. Para conhecer um pouco mais dos costumes não perca as festas temáticas! A Festa da Polenta, Festa da Penha e o Vital, uma espécie de carnaval fora de época, acontecem em outubro, abril e novembro, respectivamente. Além da culinária possuem apresentações do congo capixaba, música regional feita a partir de tambores, reco-reco, chocalhos e apitos, com letras que contam pequenas histórias religiosas e folclóricas.

Restaurante Atlântica: Av. Est. José Júlio de Souza, 50 – Itaparica, Vila Velha | Tel.: (27) 3140-1967 | Site

Restaurante Gaeta: Av. Beira Mar, 47 – Meaípe, Guarapari | Tel.: (27) 3272-1202 | Site

Ilha do Caranguejo: Rua Alcínio Pereira Netto, 570 – Jardim Camburi, Vitória | Tel.: (27) 3395-0244 | Site

Onde se hospedar no Espírito Santo

Bourbon Vitória

Procurada por sua boa estrutura turística e considerada uma das melhores da capital, a Praia de Camburi é uma boa pedida para hospedagem. O Bourbon Vitória localiza-se à beira-mar e recebe os hóspedes com piscina de vista panorâmica, café da manhã incluso e atendimento solícito.

Comfort Suítes Vitória

Além de Camburi, a Praia do Canto também protagoniza a região central de Vitória e é muito utilizada para caminhadas graças ao seu belo paisagismo e comércio local. Lá está o Comfort Suítes Vitória, privilegiadamente a 350 m da orla e a 7 km do Aeroporto de Vitória, ele oferece opção de café da manhã ou meia pensão inclusa na tarifa, ambas servidas no restaurante de gastronomia local perfeito para experimentar a moqueca capixaba!

Hotel Senac Ilha do Boi

Mas, se preferir algo um pouco mais afastado, o Hotel Senac Ilha do Boi é a escolha certa. Sua infraestrutura com piano bar, piscinas externas, quadra de tênis e até marina está bairro homônimo, um dos mais sofisticados da cidade. Próximo ao hotel há o Shopping Vitória, o maior da cidade, e vários pontos de ecoturismo: Curva de Jurema, Praça dos Desejos e Ilhas Andorinhas, onde há vista panorâmica, e até atividades como rapel. Destino completo!

Não deixe de conhecer todas as maravilhas do Espírito Santo! Aproveite suas belezas naturais, pontos históricos e gastronomia inigualável. No centro, à beira-mar ou em bairro nobre, o Zarpo tem a hospedagem ideal para os dias capixabas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *