O litoral sul da Bahia é repleto de belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego, mas o charmoso vilarejo de Trancoso merece um destaque especial. Composto por praias de águas cristalinas, emolduradas pelo verde da vegetação e o vermelho das falésias, o destino atrai milhares de turistas. 

Sua extensão reúne uma diversidade de pontos turísticos para conhecer. Das praias com piscinas naturais aos restaurantes imperdíveis de comida típica, confira aqui no Mag um roteiro completo com o que fazer em Trancoso

Home - Slider 1

Como chegar em Trancoso e quantos dias ficar?

Casas em Quadrado de Trancoso
Dono de praias encantadoras, culinária marcante e centro repleto de charme: conheça Trancoso!

O vilarejo de Trancoso está localizado no extremo sul da Bahia, entre os municípios de Arraial d’Ajuda e Curuípe. Para chegar no destino, saindo de Porto Seguro, é possível ir de balsa até Arraial d’Ajuda e continuar a viagem pela estrada, cerca de 40 minutos de carro. 

Quanto ao tempo de viagem, o ideal é reservar ao menos 3 ou 4 dias inteiros para curtir todas as belezas de Trancoso. São diversas praias que tornam a região quase impossível de ir embora. E, para quem tirar mais dias disponíveis, é interessante visitar também destinos próximos, como Caraíva e Arraial d’Ajuda. 

Quando ir para Trancoso?

Como é comum nos principais destinos do Nordeste, Trancoso faz calor o ano todo e as temperaturas médias variam de 30ºC no verão a 21°C nos meses mais frios, entre junho, julho e agosto. O sol é presença marcada, enquanto as chuvas são bem distribuídas no calendário e aparecem mais durante os dias mais quentes. 

Roteiro com o melhor de Trancoso

Trancoso, além de ser dono de paisagens cinematográficas, é destino para quem deseja dias de tranquilidade, sossego e muito sol. Confira a seguir um roteiro completo!

Quadrado de Trancoso

Igreja de Quadrado de Trancoso
Comece o roteiro de viagem pelo Quadro de Trancoso, o centro turístico do destino

O centro do destino é chamado de Quadrado de Trancoso, e é o principal ponto de agito, frequentado por moradores e turistas. A primeira atração a conhecer é a Igreja de São João Batista, também chamada de Igreja do Quadrado, construída em 1586. 

Sua pequena estrutura permanece preservada, e abriga uma escultura da imagem de São João Batista, ainda criança, esculpida em madeira, trazida de Portugal. Um interessante fato sobre a igreja é que ela possui paredes irregulares, como se fossem ondinhas, isso porque durante a sua construção foi utilizado areia e óleo de baleia. 

Além disso, o gramado em frente à igreja é ótimo para prática de esportes. Já as casinhas coloridas que circundam o Quadrado de Trancoso abrigam restaurantes, bares e lojinhas de artesanato e roupas. À noite, o centro ganha um charme especial, com direito à iluminação nas árvores. É encantador!

Principais praias 

Vista aérea de praias em Trancoso, na Bahia
O litoral baiano é surpreendente, e nada melhor que aproveitar mergulhos no mar azul de águas cristalinas

Em um destino como Trancoso, não há como negar que as praias são os principais chamarizes. Perto do Quadrado, visite a Praia dos Nativos e a Praias dos Coqueiros, duas das mais movimentadas e com excelente infraestrutura de quiosques com cardápio de petiscos e drinks.

Em seguida, ao norte estão as praias Rio da Barra e Taípe, que são vizinhas e estão pertinho de Arraial d’Ajuda. Destaque para a Praia de Taípe, dona de falésias com quase 50 m de altura em tons avermelhados. À beira-mar, alguns quiosques oferecem redes e serviço de praia.

Vista aérea da Praia do Espelho, em Trancoso
A Praia do Espelho, ao sul de Trancoso, não raramente é citada entre as mais bonitas do Brasil

Já ao sul, outras que valem a visita são a Praia do Rio Verde e Praia de Itapororoca, onde, durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais de águas morninhas. Para fechar, a Praia dos Amores e a Praia do Espelho, ambas com piscinas naturais, são famosas na região. A do Espelho está entre as mais bonitas do país!

Conheça as cidades próximas 

Praia em Arraial d'Ajuda, na Bahia
Ideal para um passeio bate-volta, Arraial d’Ajuda reserva belezas naturais e um centro agitado e charmoso

Depois de conhecer tantas belezas em Trancoso, não deixe de fora do roteiro as cidades próximas. A primeira delas é Arraial d’Ajuda, a cerca de 25 km, é ótima para passeios bate-volta. 

Durante o dia, a dica é aproveitar as praias do Parracho e de Arraial, e à noite, curtir o agito da Rua do Mucugê, conhecida como “a rua mais charmosa do Brasil”. Para quem viaja em família, uma boa pedida é curtir o parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque.

Onde se hospedar em Arraial d’Ajuda? Duas opções à beira-mar, cheias de lazer e com comodidades para toda a família o Saint Tropez Praia Hotel e o Arraial d’Ajuda Eco Resort. Já para uma viagem romântica e cheia de exclusividade, aposte no Kûara Hotel

Praia em Caraíva, na Bahia
União perfeita entre sossego, sol, mar e pé na areia: assim é o Caraíva, destino que parece ter parado no tempo

Um pouco mais distante, a cerca de 36 km, está Caraíva, perfeito para quem deseja se desligar do mundo (literalmente!). Para chegar ao destino é preciso passar por um trecho de barco, que cruza o Rio Caraíva. Esse é um dos motivos que torna a vila um refúgio de serenidade, com clima rústico.

Por lá, as atrações são as ruas de areia, sem fios elétricos, as casinhas coloridas, e as praias vazias, algumas praticamente desertas.

Os melhores restaurantes em Trancoso

Que tal uma pausa para recarregar as energias e curtir os sabores locais? Veja a seguir alguns dos melhores restaurantes de Trancoso, de culinária típica à internacional.

UXUA Quadrado

Como o próprio nome dá a dica, o UXUA Quadrado está no Quadrado de Trancoso. O ambiente é requintado, com mesas ao ar livre, pertinho das casinhas coloridas. O menu serve frutos do mar e delícias regionais com toques da culinária internacional, incluindo opções vegetarianas e veganas. 

Endereço | Praça São João Batista, Quadrado de Trancoso.
Telefone | (73) 3668-2277  

O Cacau

Também no Quadrado, o restaurante O Cacau serve deliciosos pratos da culinária nacional, com especialidades em frutos do mar, além de ótimos drinks, petiscos e sobremesas. Tudo isso em um ambiente aconchegante à meia-luz. 

Endereço | Praça São João Batista, Quadrado de Trancoso. 
Telefone | (73) 3668-1266

Maritaca Restaurante 

Se a fome for de pizzas e outras delícias da culinária italiana, o Maritaca Restaurante é uma ótima opção. O restaurante está pertinho do Quadrado de Trancoso, a cerca de 1 km, e serve pratos para o jantar, incluindo opções vegetarianas. 

Endereço | Rua Carlos Alberto Parracho, s/n, Trancoso
Telefone | (73) 3668-1702

Tapioca da Sandra

Outra possibilidade para saborear delícias da culinária regional é a Tapioca da Sandra, situada entre as barracas no comecinho do Quadrado. O menu conta com diversas opções, desde tapiocas doces, salgadas, com carne, frango, queijo, especiarias locais até opções vegetarianas, veganas e sem glúten. 

Endereço | Praça Carlos Alberto Parracho, s/n, Trancoso. 
Telefone | (73) 99906-3839

Onde se hospedar? 

Com o roteiro completo de passeios pelo destino, está na hora de conhecer uma hospedagem tão espetacular quanto Trancoso. 

Club Med Trancoso

Vista geral do Club Med Trancoso, na Bahia
Que tal desfrutar de férias com localização nobre em Trancoso, junto às mordomias do Club Med Trancoso?

Estrategicamente localizado sob as falésias da Praia do Taípe, o Club Med Trancoso convida seus hóspedes a viver dias de sofisticação e deleite, com muito lazer. 

Com experiência All-Inclusive, as refeições são servidas por dois restaurantes, o Principal e o Lua, aberto apenas para o jantar. Drinks e petiscos têm vez em três bares, entre eles um na praia e um na discoteca. 

Club Med Trancoso, na Bahia
Completa infraestrutura de lazer e bem-estar combinadas à espetacular experiência All-Inclusive

O próximo destaque é a infraestrutura de lazer e bem-estar, com piscinas, quadras esportivas, trapézio voador, arco e flecha e, com custo à parte, SPA Cinq Mondes. 

Especialmente para as crianças e adolescentes, tem ainda o Mini Club Med e Junior Club Med, com programação de atividades o dia todo.

Já para chegar até a praia, é possível ir pelo exclusivo elevador panorâmico ou pela trilha no meio das falésias. À noite, o Club Med Trancoso se agita com festas e shows!

Leia mais sobre o Club Med Trancoso


Gostou das dicas? Então agora é com você! Reserve com o Zarpo e aproveite o roteiro completo do Mag para organizar passeios inesquecíveis em Trancoso. 

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário