Com quase 21 milhões de turistas todos os anos, Portugal tem se tornado o destino queridinho dos viajantes pela Europa. E não à toa, o país do craque Cristiano Ronaldo também encantou a Rainha do Pop, Madonna, que resolveu morar em terras lusitanas e aproveitar as inúmeras atrações do destino. Com longo verão e clima sempre ameno, o país tem de tudo um pouco: praias, vida noturna e cultural, monumentos, castelos, museus e igrejas. Aliás, o turismo religioso vem crescendo bastante. Especialmente depois da visita do Papa Francisco durante as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima. Os santuários de Fátima e Braga são os mais procurados pelos fiéis.
Outro bom motivo para visitar Portugal é a gastronomia. Considerada uma das mais saborosas do mundo, a culinária típica do país tem delícias tradicionais como o famoso pastel de belém e bolinhos de bacalhau, além dos conhecidos vinhos do Porto.
Confira as dicas do Zarpo e embarque para uma viagem inesquecível por Portugal!
Descubra hospedagens em Portugal com descontos exclusivos
Lisboa: ponto de partida para Portugal
Capital e cidade mais populosa de Portugal, Lisboa é também a região mais visitada do país. Quem desembarca no destino se depara com bairros repletos de inúmeras construções históricas e passeios que remetem aos antigos povos portugueses. Os visitantes encontram desde monumentos medievais e palacetes, até becos, vielas e ruas com o já conhecido charme das cidades europeias. A cidade preserva uma mistura de prédios antigos e modernidade, combinando em manifestações culturais que movimentam os bairros de Lisboa e complementam cartões postais mundialmente famosos.
Lisboa Bairro a Bairro
O Bairro de Alfama é o mais antigo e tradicional da cidade, onde os turistas se deparam com charmosas escadarias e ruas cercadas por pontos turísticos e casas de fado. Entre as opções de passeios, os lendários bondinhos amarelos, conhecidos como Elétricos de Lisboa, garantem o roteiro completo pelo bairro. Os primeiros bondes elétricos começaram a rodar na cidade no início do século XX, em 1900, e seguem como atração turística até hoje ligando aos bairros Alto e Belém.
Os turistas também podem aproveitar as visitas ao antigo e célebre Castelo de São Jorge e à Igreja de Santa Maria Maior, popularmente conhecida como Sé de Lisboa. As demais atrações continuam na Rua Augusta, que começa no famoso arco triunfal e liga a Praça do Comércio à Praça do Rossio, onde estão instaladas algumas das principais lojas da capital. A região também abriga o Museu do Design e da Moda, sendo ótima atração para os amantes das tendências de vestuários. Já na hora de experimentar as delícias da gastronomia portuguesa, a Taberna Moderna combina as tradições culinárias da Península Ibérica e oferece especialidades como o arroz de choco, atum refogado, ovos escalfados, salada de vieiras e muito mais!
Castelo de São Jorge: Rua de Santa Cruz do Castelo – Alfama | Tel.: (+351) 21 880-0620 | Site
Igreja de Santa Maria Maior: Largo da Sé – Alfama | Tel.: (+351) 21 886-6752 | Site
Praça do Comércio, do Rossio e Museu do Design e da Moda: Rua Augusta
Taberna Moderna: Rua dos Bacalhoeiros, 18A – Alfama | Tel.: (+351) 21 886-5039 | Site
Próximos a Alfama, Chiado e Bairro Alto se complementam quando o assunto é entretenimento. Na região de Chiado estão excelentes opções gastronômicas, como o centenário Café À Brasileira e o sofisticado restaurante Alma. Além disso, a Livraria Bertrand funciona desde 1732 e, é considerada a maior e mais antiga rede de livrarias em Portugal. Para complementar, o bairro também abriga o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC), que, fundado em 1911, conta com exposições de obras que cativam os apaixonados por arte moderna.
Café À Brasileira: Rua Garrett, 122 – Chiado | Tel.: (+351) 21 346-9541
Alma: Rua Anchieta, 15 – Chiado | Tel.: (+351) 21 347-0650 | Site
Livraria Bertrand: Rua Garrett, 73 – Chiado | Tel: (+351) 21 347-6122 | Site
MNAC: Rua Serpa Pinto, 4 – Chiado | Tel.: (+351) 21 343-2148 | Site
Já no Bairro Alto, são as construções históricas que chamam a atenção dos turistas. Entre elas está o Convento do Carmo. Inaugurado em 1423 como a antiga casa dos Carmelita, hoje ele abriga o Museu Arqueológico do Carmo. O espaço também atrai por sua arquitetura gótica e preservadas ruínas de grande valor histórico e artístico para Portugal. Há ainda o Teatro Nacional D. Maria II, localizado na Praça D. Pedro IV, que foi aberto ao público em abril de 1846, durante as comemorações do aniversário de D. Maria II e, por isso, acabou ganhando o nome em homenagem a soberana, filha do Imperador Dom Pedro.
Ainda no bairro Alto, as atrações da culinária regional ficam por conta de restaurantes como o imperdível Pavilhão Chinês, que surpreende os visitantes não só com seus elaborados pratos, mas também por seus cinco espaços onde estão expostas obras do século XVIII ao XX. Já o bar trendy Pensão do Amor é ponto de encontro para happy hours. Instalado no prédio de um antigo e famoso bordel de Lisboa, o local atualmente conta com apresentações de teatros que narram as aventuras dos marinheiros que aportavam no Cais até a metade do século XX.
Convento do Carmo: Largo do Carmo – Bairro Alto
MAC: Largo do Carmo – Chiado | Tel.: (+351) 21 347-8629 | Site
Teatro Nacional D. Maria II Praça Dom Pedro IV – Chiado | Tel.: (+351) 21 325-0800 | Site
Pavilhão Chinês: Rua Dom Pedro V, 89 – Chiado | Tel.: (+351) 21 342-4729 | Site
Pensão do Amor: Rua do Alecrim, 19 | Tel.: (+351) 21 314-3399 | Site
O bairro de Belém é perfeito para conhecer de perto toda a história de Portugal. A Torre de Belém é visita obrigatório para quem está na cidade. Construída entre 1514 e 1520, a Torre mantém preservada a arquitetura do reinado de D. João II e permite visitas guiadas ao seu interior. A turística Fábrica Pastéis de Belém também é uma das atrações do bairro. Fundado em 1837, o local é outra excelente opção de passeio, principalmente para aqueles que desejam conhecer a produção dos tradicionais pastéis de belém portugueses. Continuando nas atrações, o Museu Nacional dos Coches apresenta uma fascinante e sofisticada exposição de carruagens usadas nos séculos XVIII e XIX.
Torre de Belém: Avenida Brasília – Belém | Tel.: (+351) 21 362-0034
Fábrica Pastéis de Belém: Rua de Belém, 84-92 – Belém | Tel.: (+351) 21 363-7423 | Site
Museu Nacional dos Coches: Avenida da índia, 136 – Belém | Tel.: (+351) 21 073-2319 | Site
As melhores cidades para bate-volta partindo de Lisboa
Muito além das atrações de Lisboa, quem visita Portugal também precisa conhecer as cidades próximas da capital. São diversas opções para fazer bate-volta e visitar cidades históricas e vilas charmosas bem fáceis de chegar, seja de carro, trem ou ônibus. Confira!
Às margens do Oceano Atlântico, a pequena vila de Cascais está a cerca de 1 h de Lisboa e é bem fácil se deslocar entre as duas cidades, seja de trem ou de carro. O lugar de clima sempre agradável possui ruas tranquilas, gastronomia diversificada, palacetes à beira-mar e, ainda, charmosas embarcações coloridas. Considerada a Riviera Portuguesa, a cidade também encanta por suas belas paisagens e praias como das Moitas, da Rainha, de Santa Marta e muitas outras que ficam movimentadas durante o verão europeu. Os visitantes de Cascais têm a oportunidade de conhecer verdadeiros cartões postais, como as falésias Boca do Inferno e o Palácio Real da Cidadela de Cascais, histórica casa de verão da família real portuguesa.
Boca do Inferno: Avenida Rei Humberto II de Itália, 642 – Cascais
Palácio Real da Cidadela: Avenida Dom Carlos I – Cascais | Tel.: (+351) 21 361-4660
A cerca de 40 km da capital portuguesa, a cidade litorânea de Mafra ocupa ao todo 11 km de costa e abriga 13 praias. Entre as mais famosas estão a Ribeira d´Ilhas e dos Coxos, que contam com excelente infraestrutura turística, repletas de barracas e guarda-sóis instalados à beira-mar. O município foi palco de importantes batalhas de Portugal e é sede de construções históricas como o Palácio Nacional de Mafra e o Convento de Mafra. Para quem prefere aproveitar o contato com a natureza, o parque Tapada Nacional de Mafra é excelente escolha.
Palácio Nacional de Mafra: Terreiro D. João V – Mafra | Tel.: (+351) 261 817-550
Tapada Nacional de Mafra: Portão do Codeçal – Mafra | Tel.: (+351) 261 817-050 | Site
Localizada no centro das colinas da serra homônima, a cidade de Sintra está a cerca de 1h de trem de Lisboa e 30 min partindo de carro. As atrações são inúmeras, a começar pela grande variedade de edifícios históricos. Por lá estão instalados alguns dos mais requintados palácios de Portugal, como o de Queluz, o Nacional, da Pena e o Castelo dos Mouros. Os viajantes também têm a chance de conhecer o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de Portugal, com formações rochosas de mais de 140 m de altura. Para completar, há ainda o famoso centro histórico com ruas repletas de lojas, cafés tradicionais e muito mais!
Queluz: Largo Palácio de Queluz – Sintra | Tel.: (+351) 21 923-7300 | Site
Nacional: Largo Rainha Dona Amélia – Sintra | Tel.: (+351) 21 923-7300 | Site
Pena: Estrada da Pena, Sintra | Tel.: (+351) 21 923-7300 | Site
Castelo dos Mouros/ Cabo da Roca: Estrada da Pena, Sintra | Tel.: (+351) 21 923-7300 | Site
A cidade de Fátima está a cerca de 120 km da capital e é considerado um dos maiores centros de peregrinação religiosa do mundo. Em 2017, o Papa Francisco visitou o santuário e aumentou significativamente o número de visitantes, que já era em torno de seis milhões de pessoas por ano. Os cristãos buscam conhecer lugares como as basílicas de Nossa Senhora de Fátima e da Santíssima Trindade. Além da Casa dos Pastorinhos, onde viviam Lúcia, Jacinta e Francisco, as crianças que segundo a história presenciaram as aparições de Nossa Senhora. Um dos grandes momentos da viagem em Fátima é, com certeza, a procissão das velas que acontece na Capelinha das Aparições e reúne milhares de católicos todos os meses. Para aqueles que desejam comprar imagens, terços e outros objetos que remetem à santa e aos pastorinhos, as ruas do Centro Comercial de Fátima são cercadas por lojas.
Nossa Senhora de Fátima: Rua João Paulo II – Fátima | Tel.: (+351) 249 539-600 | Site
Santíssima Trindade: Avenida de Dom José Alves Correia da Silva – Fátima | Tel.: (+351) 249 539-600 | Site
Capelinha das Aparições: Cova de Iria – Fátima | Tel.: (+351) 249 539-600
Centro Comercial de Fátima: Estrada de Leiria, 108 – Fátima | Tel.: (+351) 249 532-375 | Site
Considerada uma das cidades históricas mais bonitas de Portugal, Évora possui pontos turísticos imperdíveis! Chamada de “cidade museu”, a região fica a apenas 2h de trem de Lisboa, e mantém preservada suas construções e antiguidades romanas sem perder o charme dos edifícios modernos. Quem visita o município se depara com palácios, igrejas e conventos, entre outros monumentos que conservam as histórias de diferentes épocas e civilizações. Entre as mais visitadas estão a Catedral da Sé de Évora, que foi fundada no século XII e é a maior catedral da idade média em Portugal, além da original Capela dos Ossos e do Convento de Santa Clara, casa das irmãs Clarissas. Para completar, há ainda o Templo Romano, um dos principais cartões postais da cidade, que foi erguido no século I d.C e eleito Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Catedral da Sé de Évora: Largo do Marquês de Marialva – Évora | Tel.: (+351) 266 759-330 | Site
Capela dos Ossos: Praça 1º de Maio – Évora | Site
Convento de Santa Clara: Rua de Serpa Pinto, 70 – Évora
Templo Romano: Largo do Conde de Vila Flor | Tel.: (+351) 266 769-450
Porto, a segunda maior cidade de Portugal
Porto é um dos destinos mais procurados do país. Conhecida mundialmente por seus excelentes vinhos, a cidade está localizada a cerca de 3h de Lisboa e possui ótima infraestrutura turística. Não à toa, a região dos vinhedos do Rio Douro é considerada Patrimônio da Humanidade pela ONU. Com tanta tradição na produção da bebida, a parada na região é, sem dúvida, obrigatória! Entre as opções de lugares para degustar e apreciar vinhos como o ruby, tawny e branco, há cavernas que abrigam adegas, como a Calem, uma das mais antigas e famosas da cidade.
Mas nem só de vinho se vive em Porto. Os turistas também podem explorar outras áreas da cidade e visitar cartões postais da região. Entre eles, os Jardins do Palácio de Cristal, perfeito para fazer piqueniques ou aproveitar os eventos culturais e esportivos. Outra excelente alternativa de passeio, a Igreja de São Francisco foi construída ainda no século XIV, e hoje abriga um museu com obras religiosas. Há ainda a Sé do Porto, que fica no Centro Histórico e é um dos monumentos mais antigos do país.
Já a Ponte D. Luís I passa sob o Rio Douro e é ideal para contemplar as regiões de Ribeira e Douro com um incrível vista do alto. Já em terra firme e no mesmo sentido, a Avenida dos Aliados na Praça da Liberdade, presenteia os turistas com a histórica estátua de Dom Pedro IV. Mas se preferir continuar observando as paisagens do alto, no lado oposto do rio, o Teleférico da Gaia foi inaugurado em 2011, e é uma das principais atrações turísticas da cidade, ligando a parte alta e baixa do bairro de Gaia, em Porto.
Calem: Avenida de Diogo Leite, 344 – Porto | Tel.: (+351) 916 113-451 | Site
Jardins do Palácio de Cristal: Rua de Dom Manuel II, 282 – Porto | Tel.: (+351) 22 209-7000 | Site
Igreja de São Francisco: Rua do Infante D. Henrique – Porto | Tel.: (+351) 22 206-2125
Sé do Porto: Terreiro da Sé – Porto | Tel.: (+351) 22 205-9028
Teleférico da Gaia: Rua Rocha Leão, 236 – Porto | Tel.: (+351) 22 374-1440 | Site
Demais regiões para conhecer em Portugal
Entre Lisboa e Porto, localizada em uma colina às margens do Rio Mondego, a a histórica Coimbra foi a primeira capital do país e atrai milhares de universitários que buscam vagas em uma das primeiras faculdades da Europa. Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é uma das mais conhecidas mundialmente. A escola ainda em funcionamento possui visitas guiadas pelo prédio histórico, onde é possível conhecer a biblioteca, salas de aulas, espaços de estudos, capelas religiosas e monumentos, como a Torre da Universidade, com vista panorâmica da cidade.
Além disso, o município também conta com templos religiosos, como a Sé de Coimbra, conhecida até 1541 como a Igreja do Colégio dos Jesuítas e, ainda, o Mosteiro de Santa Cruz, localizado na região da Baixa Medieval, que data de 1131 e chama a atenção por sua arquitetura. Em Coimbra também está o parque Portugal dos Pequeninos, um charmoso mini mundo onde estão localizadas miniaturas de toda a cidade, com casas e monumentos importantes que entretém crianças e adultos.
Universidade de Coimbra: Rua Larga – Coimbra | Tel.: (+351) 239 859-900 | Site
Torre da Universidade: Rua do Norte, 23 – Coimbra | Tel.: (+351) 239 242-744
Sé de Coimbra: Largo Sé Velha | Tel.: (+351) 239 825 – 273
Mosteiro de Santa Cruz: Praça 8 de Maio | Tel.: (+351) 239 822 – 941 | Site
Portugal dos Pequeninos: Largo Rossia de Santa Clara | Tel.: (+351) 239 801-170 | Site
Considera a terceira maior cidade de Portugal, Braga é um dos principais centros religiosos do país, ficando atrás apenas de Fátima. Apelidada de “Roma Portuguesa”, a região conta com mais de 80 igrejas, entre elas a catedral mais antiga do país, Sé de Braga, construída em 1070, e o Santuário do Bom Jesus do Monte, localizado em uma colina e considerado um dos pontos turísticos mais visitados no destino. Com inúmeras atrações, outra boa alternativa de passeio em Braga é visitar espaços à céu aberto, como o belo Jardim de Santa Bárbara, além de ruínas romanas preservadas e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
Sé de Braga: Rua Dom Paio Mendes – Braga | Tel.: (+351) 253 263-317 | Site
Santuário do Bom Jesus do Monte: Estrada do Bom Jesus – Braga | Tel.: (+351) 253 676 636 | Site
Jardim de Santa Bárbara: Rua Dr. Justino Cruz, 127 – Braga | Tel.: (+351) 253 262-550
Museu de Arqueologia: Rua dos Bombeiros Voluntários, S/N – Braga | Tel.: (+351) 253 273-706
Capital da antiga província de Algarve, a cidade de Faro está localizada a cerca de 280 km de Lisboa. No Centro Histórico, suas ruas cercadas por muralhas estão repletas de construções medievais como a Catedral da Sé de Faro, construída em 1251, e a Igreja do Carmo, um dos maiores templos católicos de Portugal. A cidade ainda abriga o Museu Arqueológico, que conta com um acervo com mais de 13 mil peças, como esculturas, obras de arte e mosaicos que vão da pré-história ao período romano. Para completar, quem visita Faro também pode aproveitar as praias banhadas pelo Rio Formosa e cercadas por dunas. O ideal, aliás, é reservar um tempo para se deslumbrar com o nascer ou pôr do sol em lugares como a Praia do Farol e a Península do Ancão, também conhecida como “Ilha de Faro”.
Catedral da Sé de Faro: Largo da Sé, S/N – Faro | Tel.: (+351) 289 823-018
Igreja do Carmo: Largo do Carmo | Tel.: (+351) 289 824-490 | Site
Museu Arqueológico: Praça Dom Afonso III, 14 – Faro | Tel.: (+351) 289 870-827 | Site