Vale a pena viajar em abril? É claro que sim! Neste mês, o clima de outono já começa a se estabelecer em grande parte do país, com destaque para as cidades mais ao Sul. As temperaturas mais amenas, que combinam com os cenários da serra, se tornam melhores durante a baixa temporada – o que significa encontrar poucos turistas nos passeios. 

Mas não é só isso! Ainda há muitos lugares com temperaturas agradáveis, perfeitas para curtir a praia sem sofrer com o calorão. Tem ótimas opções no Sudeste para quem quer viajar (especialmente nos feriados), mas não está planejando ir muito longe. 

Já para caprichar no destino, que tal fugir para o exterior? Os cenários paradisíacos do Caribe apaixonam qualquer um. Mais ao Norte do mapa, Lisboa é uma excelente pedida para abril, já que o clima da primavera é supergostoso. 

Continue lendo para conhecer os 10 melhores destinos para viajar em abril

Por que viajar em abril?

O quarto mês do ano é de baixa temporada no Brasil, muito por conta de ser época letiva nas escolas e universidades. Então, o turista que escolhe viajar em abril tem grande chance de aproveitar o destino com tranquilidade. 

Já para quem tem filhos em idade escolar e não consegue tirar férias, abril também possui dois feriados! O primeiro é o da Páscoa, que começa na Sexta-feira da Paixão (15 a 17/04). E o segundo é de Tiradentes, dia 21/04, que este ano cai em uma quinta-feira. Dá pra negociar emenda com sexta e cair na estrada! Veja aqui todos os feriados de 2022.

Destinos para viajar em abril de 2022

Praias menos lotadas, cenários charmosos do campo, programação para curtir a Páscoa e dicas de cidades no exterior, saiba quais são os melhores destinos para viajar em abril. Não deixe também de conferir os hotéis do Zarpo para reservar com descontos! 

Vitória, ES

Vitória, no Espírito Santo

Fora do roteiro de muitos turistas, Vitória, capital do Espírito Santo, é destino com cara de metrópole e clima interiorano. A cidade foi fundada em 1551, sendo uma das mais antigas do país. Em abril, as temperaturas por lá estão agradáveis para curtir a praia e passeios ao ar livre, sem o calor intenso do verão, além de ter menor probabilidade de chuvas. 

Os principais atrativos da cidade são as praias de Guarapari, Vila Velha e Serra. Quem viaja com as crianças prefere a Praia Grande e a Praia da Direita, com poucas ondas e quiosques à beira-mar. Em família, conheça também o Projeto Tamar de Vitória. Antes de ir embora, vale visitar o centro, chamado de “Cidade Alta”, e conhecer o Palácio Anchieta, a Catedral Metropolitana e o Viaduto Caramuru

Onde se hospedar em Vitória? Para hospedar-se próximo da praia, escolha entre o Hotel Senac Ilha do Boi e o Comfort Suítes Vitória. Os dois contam com café da manhã incluso na tarifa, piscina, bar e, para mais praticidade, serviço de quarto. 

Chapada dos Veadeiros, GO

Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Goiás, no Centro-Oeste do Brasil, é destino marcado por belas paisagens do cerrado, com muitos rios, cachoeiras, montanhas e uma flora abundante. E a Chapada dos Veadeiros é perfeita para quem deseja conhecer este lado do ecoturismo do estado. Os melhores meses para visitar são entre abril e julho, quando o clima está seco e tem menos chuvas. 

O primeiro lugar a conhecer, sem dúvidas, é o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, na Vila São Jorge, onde os turistas podem fazer as trilhas dos Cânions e dos Santos, se banhar na Cachoeira da Carioca e nas Corredeiras do Rio Preto e muitos outros passeios. Na mesma região, fora do parque, há ainda diversas cachoeiras para serem exploradas, como a da Almécegas I e II, São Bento, Raizama e Morada do Sol

O Aeroporto de Brasília é o principal destino para quem vem de outros estados para conhecer a Chapada dos Veadeiros. Caso pernoite na cidade, escolha entre o Royal Tulip Brasília Alvorada e o Windsor Plaza Brasilia, ambos em boa localização, com café da manhã incluso na tarifa, piscina ao ar livre, sauna e fitness center.

São Roque, SP

São Roque, em São Paulo

A 1h da capital paulista, São Roque é daqueles destinos perfeitos para viagens bate-volta que dão um gostinho de quero mais. Viajar em abril significa curtir um clima mais ameno, na faixa dos 20ºC, que combina com os cenários do interior de São Paulo. Por ser uma cidade bastante conhecida pela rota do vinho, uma boa pedida para viagens a dois.

Veja 12 cidades para conhecer no interior paulista

A Estrada do Vinho tem 10 km de extensão e abriga diversas vinícolas e restaurantes, onde os turistas se deliciam com rótulos variados e podem fazer tours pela propriedade, conhecendo detalhes da produção de vinho. As propriedades mais famosas são a Terra do Vinho, a Vinhas Santa Cecília, a Vinícola Góes e a Vinícola XV de Novembro

Onde se hospedar em São Roque? O Hotel Villa Rossa é excelente opção no destino. A hospedagem tem pensão completa, com refeições servidas em estilo buffet. Já o lazer acontece com três piscinas, lago com caiaque, tirolesa, espaço Clubinho da Villa, recreação infantil, campo de golfe e muito mais. 

Rio de Janeiro, RJ

Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo… E, em abril, além das belezas naturais, os turistas aproveitam um tempo mais firme, com máximas de 28ºC, e quase sem chuvas. Os pontos turísticos, comumente lotados boa parte do ano, estão mais tranquilos, com menos filas. Isso vale também para as praias, que têm a areia menos competida. 

Na “Cidade Maravilhosa”, não há como deixar de mencionar os cartões-postais Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Museu do Amanhã, Arcos da Lapa e as icônicas praias de Copacabana e Ipanema. De acordo com os dias disponíveis, dá para visitar também a Região dos Lagos: Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio. 

Onde se hospedar no Rio de Janeiro? Para hospedar-se em Copacabana com muito estilo, não pense em outra opção senão o Hilton Copacabana, em frente ao mar. Na Barra da Tijuca, o Windsor Oceânico surpreende com piscina na cobertura. Em São Conrado, escolha o Nacional Rio de Janeiro, projetado por Oscar Niemeyer. 

Ilha do Mel, PR

Ilha do Mel, no Paraná

Mais uma opção de destino romântico para viajar em abril! A Ilha do Mel está localizada no Paraná, a 120 km de Curitiba, e pode ser acessada de barco tanto por Paranaguá quanto pelo Pontal do Sul. Abril é o último mês para aproveitar as praias do destino, a partir de maio as temperaturas começam a baixar. Por isso, vale chegar logo nas primeiras semanas. 

A ilha é relativamente grande e, como não são permitidos motos ou carros, os passeios são feitos a pé, por isso, é recomendável reservar pelo menos 4 dias no destino. As praias mais famosas são a Praia Grande, Praia do Miguel (ambas sem infraestrutura), Praia Mar de Fora, com guarda-sóis e quiosques, e a Praia de Encantadas, onde está a Gruta de Encantadas, um dos grandes atrativos turísticos do destino.

O Aeroporto de Curitiba é o principal destino para quem vem de outros estados para conhecer a Ilha do Mel. E dá pra combinar os dois lugares em uma única viagem! Em Curitiba, dois dias são suficientes para visitar os principais pontos turísticos. O Zarpo tem ótimas opções de hotéis na capital paranaense, como o Bourbon Curitiba Convention e o Radisson Hotel Curitiba.

Monte Verde, MG

Monte Verde, em Minas Gerais

Já conhece Monte Verde? A cidade de Minas Gerais, na divisa com São Paulo, é roteiro indicado para viagem em família, com amigos ou a dois. O clima geladinho, as paisagens da serra, a gastronomia mineira, os atrativos turísticos e naturais… Não há como não se apaixonar! Abril começa a temporada seca e a probabilidade de chuvas diminui ao passo que os termômetros registram médias de 11ºC a 17ºC. 

Conheça a Avenida Monte Verde, onde estão as principais lojas de roupas, galerias, cervejarias e restaurantes – que fazem sucesso à noite com menu de fondues e vinhos. Quem busca por emoção, pode apostar nos passeios de jipe e quadriciclo. Os trajetos costumam passar por trilhas, serras, cachoeiras, na Chocolateria Monte Verde e mais.  

Onde se hospedar em Monte Verde? O Esquilo Hotel & Chalés traduz todo o charme da cidade através da arquitetura estilo normando e comodidades requintadas. A começar com piscina coberta e aquecida, hidro-spa, sauna, sala de cinema, sala de jogos, playground, recreação monitorada para crianças e café da manhã incluso na tarifa. 

Tiradentes, MG

Tiradentes, em Minas Gerais

Destino protagonista do Ciclo do Ouro e famoso pela Estrada Real, Tiradentes, em Minas Gerais, é mais uma opção para viajar em abril. O nome da cidade é em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira. Este mês marca o fim da temporada de chuvas e oferece clima bastante agradável. 

O Largo das Forras é ponto de partida para conhecer a cidade, já que é de onde sai o tradicional passeio de charrete pela região. Lá também fica a Capela Bom Jesus da Pobreza, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e os principais restaurantes da cidade, que fazem muito sucesso! Como muitas cidades históricas, as igrejas e capelas valem a visita. Destaque para a Igreja Matriz de Santo Antônio.

Confira aqui mais passeios em Tiradentes e outras cidades históricas do Brasil

Gramado, RS

Lago Negro, em Gramado

Para conhecer em família! Gramado, no Rio Grande do Sul, está entre os destaques para visitar em abril, principalmente por conta da programação de Páscoa da cidade. De 25 de março a 17 de abril, as ruas ficam enfeitadas e acontecem atividades culturais, como apresentações, oficinas e peças teatrais. Veja aqui a programação completa

Além de aproveitar as atrações do feriado, conheça os pontos turísticos do destino. Na Av. Borges de Medeiros, centro da cidade, está a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais e a Paróquia de São Pedro Apóstolo. Não muito longe encontra-se o Lago Negro, onde turistas fazem o passeio de pedalinho. Com mais dias livres, conheça também o parque temático Snowland, o museu Mini Mundo e a cidade vizinha Canela, a 8 km de distância. 

Onde se hospedar em Gramado? O Zarpo tem diversas opções de hotéis e resorts no destino, como o Wyndham Gramado Resort, a 750 m do Snowland, com as únicas piscinas e jacuzzis com águas termais da cidade e várias comodidades. Outra ótima opção é o Hotel Alpestre, em uma área de 12 mil m² de natureza. Quer mais? Confira aqui todas as opções de hospedagens do Zarpo no destino.

Caribe

Caribe

Suas férias caíram em abril, mas ainda não sabe para onde viajar? Os destinos do Caribe nesta época do ano são imperdíveis! O tempo está mais firme, com menos possibilidades de chuvas, ótimo para curtir o mar e conhecer pontos turísticos. A única tarefa será decidir entre destinos paradisíacos: Aruba, Curaçao, San Andres, Punta Cana ou Cancún

As praias certamente são protagonistas na viagem. Com mar azul cristalino, poucas ondas e areia branquinha emoldurada por coqueirais, parecem cenário de filme! Quem escolher se hospedar em resorts aproveita tudo com muitas comodidades, já que a maior parte deles tem experiência All-Inclusive e grande infraestrutura de lazer para adultos e crianças. Sem deixar de mencionar os outlets presentes nas cidades, que são de enlouquecer! 

Interessou? Veja dicas para viajar com crianças para o Caribe

Onde se hospedar no Caribe? Em Cancún, os destaques vão para o Riu Cancun e o Occidental Tucancún, que estão na Zona Hoteleira, a região mais agitada do destino. Já em Curaçao, o Sunscape Curaçao Resort é escolha sem erro. Punta Cana também conta com opções requintadas, como Grand Palladium Bávaro, o Ocean Blue & Sand Resort e o Ocean El Faro. Confira mais opções de resorts All-Inclusive no Caribe.

Lisboa, em Portugal

Lisboa, Portugal

O que a cidade de Lisboa, em Portugal, traz de diferente no mês de abril? Época de primavera, com clima seco, quase sem chuvas e temperaturas na casa dos 21ºC, além de charmosos cenários coloridos com a mudança de estação! De dia, dá para investir em roupas leves, enquanto à noite é preciso caprichar nos casacos. 

São inúmeras atrações no destino. Entre elas, o Castelo de São Jorge, com suas fortalezas datadas do século I a.C., abriga núcleo arqueológico, câmara escura, jardim e mirante com vista panorâmica. O Elevador da Glória, um dos cartões-postais mais icônicos da cidade, liga a Baixa Pombalina até o Bairro Alto. Não deixe de conhecer também a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos, pontos turísticos bem próximos. 

Onde se hospedar em Lisboa? O Hotel Mundial é excelente escolha na capital portuguesa, já que tem vista para o Castelo de São Jorge e está a 300 m da Praça do Rossio. Os hóspedes aproveitam dois restaurantes, um deles responsável pelo café da manhã incluso na tarifa, dois bares, um deles no rooftop, e serviço de quarto 24h. 


Já escolheu o destino para viajar em abril? O Zarpo tem hotéis, resorts e pousadas com as melhores tarifas, além de descontos adicionais nos pacotes com aéreo. 

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário