Na hora de planejar a viagem em família, alguns lugares acabam descartados pelo receio de ter poucos atrativos para os pequenos. Muitos pais podem achar que destinos banhados pelo mar do Caribe são apenas para solteiros ou recém-casados, mas não é bem assim! Pensando nisso, o Mag resolveu mostrar como é possível aproveitar – e muito – o Caribe com crianças.

Caribe

Vale a pena conhecer o Caribe com crianças? 

É verdade, os destinos caribenhos são muito famosos para casais em lua de mel e solteiros em busca de festas. Mas engana-se quem pensa que esse destino agrada somente esse perfil de viajante.

Para Patrícia Papp, do blog Eu Viajo com Meus Filhos, parceiro do Zarpo, o Caribe se destaca pelo mar calmo, praias com areia branca, temperatura da água agradável e hotéis com ótima infraestrutura. Em 2017, a blogueira viajou pelo Caribe Colombiano, San Andrés e Cartagena, com seus dois filhos pequenos.

“Muitas praias oferecem uma combinação de conforto e descanso ideal para viagens com crianças pequenas”


PATRÍCIA PAPP, BLOGUEIRA

Além das praias, o principal atrativo do Caribe, nado com golfinhos e parques temáticos e aquáticos fazem parte dos roteiros. E para se hospedar, os resorts All-Inclusive são irrecusáveis.

Nívea Salgado, do blog Mil Dicas de Mãe, também nosso parceiro, viajou para Aruba com sua filha, e destacou os pontos positivos das hospedagens do Caribe: “O hotel que ficamos tinha até kids’ club, onde era possível conviver e brincar tranquilamente com crianças de outros países”. Com essa fórmula, curtir o Caribe com crianças fica perfeito.

A região abrange países da América Central, Norte e Sul, a maioria com resorts All-Inclusive com infraestrutura de primeira. No Zarpo, encontre opções em Cancun e Riviera Maya, no Caribe Colombiano, na Jamaica e em Aruba e Curaçao. Veja dicas de viagem para cada um desses destinos! 

Parques e praias em Cancun e Riviera Maya

Vista geral da Playa Delfines, em Cancun, ideal para curtir o Caribe com crianças
Além dos resorts luxuosos, a Zona Hoteleira de Cancun possui praias paradisíacas, como a Playa Delfines

Enquanto Riviera Maya é um dos destinos mais tranquilos do Caribe mexicano, Cancun reúne resorts luxuosos e centros comerciais de grifes famosas no mundo inteiro. E para curtir com os pequenos, também não faltam opções. A blogueira Nívea Salgado considera a viagem para Cancun uma das melhores de sua vida.

“Eu acho que, como destino, Cancun é muito completo para passear com crianças”


NÍVIA SALGADO, BLOGUEIRA

Começando pelas praias, na Riviera Maya, aposte em Xpu-Ha, Akumal e Maroma, todas com boa infraestrutura para os turistas e mar calmo perfeito para que os pequenos brinquem sem preocupações. Em Akumal, não é difícil encontrar tartarugas!

A região também possui muitos cenotes, cavidades naturais comuns na região, ideais para praticar snorkeling. Já em Cancun, o litoral agracia os turistas com a Playa Delfines, ótima para mergulhar e conhecer golfinhos, e a Playa Tortugas, com águas calmas e repletas de peixinhos coloridos.

Os parques aquáticos e temáticos na Riviera Maya e a cerca de 76 km de Cancun, também são ótimas opções. “Parques como o Xcaret, o Xel-Há têm infraestrutura para crianças, com locais de troca e amamentação”, conta Nívea.

 No XCaret Eco Park, o espaço destinado aos pequenos com menos de 12 anos tem toboáguas, paredes de escalada, cenotes e labirintos. No Xel-Há, mergulhe em piscinas naturais, desça em toboáguas e tirolesas, e visite cachoeiras. Já o Xenses brinca com a imaginação com labirinto de espelhos, Caminho dos Anões e Gigantes, caverna e mais de 50 cenários com ilusões de ótica e efeitos visuais.

Interessou? O Zarpo reserva ótimos hotéis em Cancun e na Riviera Maya. Entre eles estão o All-Inclusive Sandos Caracol Eco Resort, à beira da Playa del Carmen, com parque aquático, kids’ club para hóspedes de 4 a 12 anos, atividades para adolescentes de 13 a 17 anos, etc. Já o All-Inclusive Catalonia Riviera Maya tem kids’ club, teatro, piscinas com áreas infantis, etc.

As belezas naturais de Punta Cana encantam as famílias

Punta Cana é a principal região turística da República Dominicana, e um dos destinos preferidos de quem viaja para o Caribe com crianças. Por lá, os golfinhos são destaque! No Dolphin´s Island Park, para turistas maiores de 8 anos, tem show e mergulho com os golfinhos em um trecho delimitado do mar, protegido das ondas. Já no Manatí Park é possível mergulhar com golfinhos e interagir com leões-marinhos, cavalos, papagaios, iguanas e mais, através de visitas e shows. 

Com 50 km de litoral, o destino também se destaca pelas praias. Entre elas, a famosa Praia do Bávaro, com mar calmo e perfeito para prática de snorkeling, a Praia Cabeza de Toro, com águas calmas estilo piscina ótimas para aproveitar com os pimpolhos, e a Praia de Punta Cana, que deu origem ao nome da região. 

Outro programa querido pelas famílias são as excursões para ilhas Catalina e Saona. Catalina é cercada por recifes, dois deles mais famosos. O “The Wall” tem peixes coloridos e um paredão de corais fascinante. Já o “Aquarium” tem lagostas, arraias amarelas e mais. Quanto à ilha de Saona, uma das mais visitadas no destino, há piscinas naturais, estrelas do mar, tartarugas marinhas e peixes-boi. O passeio é memorável!

Interessou? O Zarpo possui excelentes resorts em Punta Cana. Uma das opções é o Grand Palladium Bávaro, à beira da Praia de Bávaro e com All-Inclusive, recreação e espaços para hóspedes de 1 a 19 anos, playground, shows noturnos infantis e mais. O Dreams Palm Beach está à beira da Praia Cabeza de Toro, e tem All-Inclusive, kids’ e teens’ club para hóspedes de 3 a 17 anos, serviço de babá com custo à parte, etc.

Charme e paraísos cativantes em Aruba e Curaçao

Casas coloridas de Willemstad, em  Curaçao
A ilha de Curaçao é famosa pelas construções coloridas na capital Willemstad, herança da colonização holandesa

Colonizadas pela Holanda, Aruba e Curaçao são os destinos mais charmosos banhados pelo mar caribenho. As ilhas são pequenas, e a infraestrutura é completa para receber os turistas. Misturando os cenários tropicais e a herança europeia, o clima é de tranquilidade, ideal para quem deseja curtir o Caribe com crianças. 

Em Curaçao, para curtir com o pé na areia, escolha as praias de Kenepa, com mar tranquilo e diversas partes de corais na areia, e Jeremi. Se a pedida for por praticar snorkel, a Playa Piskado, repleta de tartarugas marinhas, é a escolha, especialmente para iniciantes.

Aruba também é queridinha pelas famílias. Para conhecer as belezas subaquáticas de uma maneira única, faça um tour com o Submarino Atlantis. E que tal vislumbrar as cores da natureza? Na “Butterfly Farm” (Fazenda de Borboletas, em português), próxima a Palm Beach, encontre um jardim tropical repleto de borboletas das mais variadas espécies.

Seguindo a regra de praias paradisíacas do Caribe, Baby Beach e Arashi Beach são ideais para se esbaldar com as crianças. Por serem rasas, os pequenos podem explorar o mar sem medo.

Interessou? O Zarpo possui resorts nos dois destinos. O All-Inclusive Sunscape Curaçao Resort, a cerca de 6 km de Willemstad e à beira-mar, possui quatro piscinas, kids’ club com recreação monitorada dos 3 aos 12 anos, programação noturna e mais. O Riu Palace Aruba, à beira de Palm Beach, é All-Inclusive e possui kids’ club para crianças de 4 a 12 anos, cinco restaurantes, esportes náuticos, etc.

A Jamaica também é perfeita para curtir o Caribe com crianças 

Praia em Montego Bay, na Jamaica
A Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe, e possui praias e cenários perfeitos para curtir com crianças

Terceira maior ilha do Caribe, a Jamaica está entre os destinos mais cobiçados por quem viaja para as paradisíacas regiões caribenhas. Apesar de não ser muito explorado pelos brasileiros, o país possui inúmeras atrações, inclusive para desfrutar em família. O país ainda possui uma cultura riquíssima, desde o reggae até danças e gastronomia típicas!

Em Montego Bay, as praias são exuberantes. A praia Walter Fletcher é ideal para mergulhos, enquanto Doctor’s Cave Beach encanta com mar cristalino, areia fofinha e completa infraestrutura. Tem ainda a One Man Beach, mais afastada das hospedagens, que oferece a tranquilidade ideal para curtir com as crianças.

Já em Ocho Rios, o entretenimento marca presença nas quedas d’água da cachoeira Dunn´s River Fall, e no Dolphin Cove, onde também é possível nadar com golfinhos e conhecer arraias e tubarões. 

Veja mais pontos turísticos da Jamaica com um guia completo do Mag

Interessou? O Zarpo tem ótimos hotéis para se hospedar na Jamaica. Entre eles está o Grand Palladium Lady Hamilton, All-Inclusive com cinco piscinas, uma exclusiva para crianças, babies’, kids’ e teens club, para hóspedes de 1 a 18 anos divididos por faixa etária, e acesso ilimitado ao Grand Palladium Jamaica, situado no mesmo complexo.

Mergulhos e descobertas em San Andrés

Vista aérea Jonnhy Cay, em San Andrés
As ilhotas próximas a San Andrés, como Jonnhy Cay, são perfeitas para explorar belezas subaquáticas

Pequena e aconchegante, a ilha de San Andrés, na Colômbia, é um dos destinos ideais nas viagens para o Caribe com crianças. Ao falar da ilha, Patrícia, do blog Eu Viajo com Meus Filhos, destacou pontos que fizeram diferença na experiência: “Gostei muito da combinação de cultura, história, gastronomia local e as cores do mar”. A região possui ótima infraestrutura, e a praia de Spratt Bight, uma das principais, evidencia isso com calçadão repleto de lojas e bares. 

“Para quem gosta de mergulhar, San Andrés é uma ótima opção”

PATRÍCIA PAPP, BLOGUEIRA

Conheça belezas subaquáticas em Rocky Cay, uma ilhota acessível por uma caminhada pelo mar. As águas são calmas, perfeitas para curtir com a garotada e praticar snorkel. Outras ilhas que valem a visita são Jonnhy Cay e Rose Cay. O passeio preferido dos pequenos é Acuario, outra pequena ilha, dessa vez acessível por barco. O nome já entrega: a fauna submarina ali é tão rica, e as águas tão tranquilas, que não há como não se encantar.

Interessou? Hospede-se no Decameron Isleño. O resort All-Inclusive está à beira da Praia de Spratt Bright e conta com dois restaurantes, três bares, complexo de piscinas, programação de atividades e esportes náuticos. 


Praias paradisíacas, parques temáticos, aquáticos e naturais, golfinhos… Conhecer o Caribe com crianças é certeza de muita diversão! Já escolheu o destino? Veja no Zarpo as melhores hospedagens para sua viagem.

Autor

Em busca de aventuras, suas viagens são para conhecer novas culturas e experimentar comidas típicas e bebidas artesanais. Na dúvida, as praias são sempre sua escolha preferida!

Escreva um comentário