Campos do Jordão é o destino mais charmoso de São Paulo, com diversos passeios e pontos turísticos. A 180 km da capital paulista, a cidade é chamariz tanto para casais, que procuram passar dias românticos na Serra da Mantiqueira, quanto para famílias, que vão em busca de aproveitar ao máximo as atrações de lazer e aventura.

Com tanto a se fazer, é comum ficar em dúvida sobre o que priorizar na viagem, especialmente naquelas mais curtas, como um passeio bate-volta ou um fim de semana.

Confira opções de roteiro em Campos do Jordão para 1, 2, 3, 4 ou 5 dias e planeje seu roteiro ideal! Confira também dicas para o fim de semana na cidade.

Home - Slider 1

Roteiro de 1 dia em Campos do Jordão
Vila Capivari + Parque Capivari

Vila Capivari, em Campos do Jordão

Se você tiver somente um dia em Campos ou estiver fazendo um bate-volta à cidade, a dica é conhecer o principal do destino: a Vila Capivari! 

O centro turístico é ponto de encontro de turistas, já que é onde estão os restaurantes, bares, lojas e também o Parque Capivari. A cena gastronômica é um dos grandes fortes da cidade e os menus se destacam pelas massas, caldos e fondues, além de cervejas locais. 

O que também faz muito sucesso são as lojas de malhas, tricôs, itens de couro e chocolates com produção artesanal. As mais famosas são a Chocolate Montanhês, a Liége Chocolates, a Cacau de Campos e a Spinassi, que servem também chocolate quente cremoso e saborosíssimos fondues de chocolate com morango, servidos em potes individuais.

Parque Capivari, em Campos do Jordão

O Parque Capivari também faz parte do centro turístico e foi recentemente revitalizado, com espaços e atrações modernas. Tem roda-gigante, lago com pedalinhos, trenzinho para as crianças, palco para eventos culturais, o Centro de Memória Ferroviária e a Estação Emílio Ribas, de onde saem os passeios de bondinho urbano. 

No parque costumava ficar o teleférico que vai até o mirante do Morro do Elefante. O passeio, porém, está em transformação. A previsão de conclusão é para o final de 2022, com cabines substituindo as cadeirinhas. Por enquanto, os turistas podem acessar de carro ou a pé o mirante temporário.

Para quem tem algumas horas ou somente um dia em Campos do Jordão, um passeio tranquilo pela Vila Capivari, com paradas para almoçar e tomar um chocolate quente à tarde, mais a diversão de algumas das atrações do Parque Capivari é suficiente. 

Além dele, na chegada ou na saída da cidade sempre vale fazer uma parada no Portal de Campos do Jordão e no Mirante Belvedere (também chamado de Vista Chinesa), para registrar a paisagem serrana.

Confira outras dicas de passeios e mais detalhes dos pontos turísticos de Campos de Jordão

Roteiros para 2, 3, 4 ou 5 dias em Campos do Jordão

Terá mais dias de viagem? Opções de roteiros para aproveitar em Campos do Jordão não faltam! Para o primeiro dia, vale a dica anterior: curta a Vila Capivari sem pressa, estendendo o passeio até à noite, com um jantar. Para os demais dias, aqui vão dicas do que fazer na cidade.

Dia 2
Tour Baden Baden/Tarundu + Amantikir

Tarundu, em Campos do Jordão

Para quem viaja a dois, uma excelente ideia para o segundo dia de viagem é fazer o tour da Baden Baden e conhecer a história e o processo de fabricação da cerveja que já acumula mais de 130 prêmios nacionais e internacionais! O passeio é guiado e, além de mostrar parte da fábrica em atividade, tem degustação de novidades da marca no final. 

Os tours pela fábrica da Baden Baden podem ser concorridos, especialmente na alta temporada. Por isso, vale comprar o ingresso pela internet com antecedência. Outra informação importante é que menores de 18 anos não podem participar do passeio.

Um bom passeio substituto para quem estiver com crianças na viagem é o Tarundu! O espaço de lazer está em uma área de 500 mil m² e conta com mais de 25 atividades, como tirolesa, cama elástica, arvorismo e passeio a cavalo. Entre uma atração e outra, a família pode almoçar e lanchar no restaurante e bar do espaço.

Amantikir, em Campos do Jordão

Para a tarde do segundo dia, o passeio certo é o parque Amantikir. São 60 mil m² com jardins inspirados em diversos lugares do mundo. O trajeto é leve, com sombras e vários lugares para sentar-se e apreciar a paisagem. As atrações mais procuradas são o Labirinto de Grama, o Labirinto Clássico e a Casa na Árvore. O local conta também com restaurante, café e loja de lembrancinhas. 

É importante saber que o parque está relativamente longe do centro e em uma área com sinal de telefone fraco. Caso escolha ir de táxi ou carro de aplicativo, vale combinar sobre o horário da volta. Outra opção é ir de carro e deixá-lo no estacionamento do próprio parque.

Dia 3
Horto Florestal + Prana Park

Parque Estadual Campos do Jordão, em Campos do Jordão

Para viajantes que procuram passeios em meio à natureza, a dica é o Parque Estadual Campos do Jordão, o Horto Florestal. O parque está em uma área de 8 mil hectares, a 12 km do centro da cidade, e tem diversos atrativos. Um dos mais procurados é a Trilha da Cachoeira, que pode ser feita a pé ou de bicicleta, que pode ser alugada lá mesmo. 

Não deixe também de curtir o lago com pedalinhos, arvorismo, tirolesa, playground e o Trenzinho Florestal, passeio gostoso para fazer em família. Dá pra aproveitar a manhã inteira e o início da tarde! Na hora do almoço, uma excelente opção é o restaurante Dona Chica, superintegrado à natureza, ou um piquenique.

Prana Park, em Campos do Jordão

A próxima parada do dia é o Prana Park, a aproximadamente 20 km do Horto Florestal. O parque está localizado na estrada do Pico do Itapeva e oferece atrações únicas, como o maior balanço do Brasil, a Mega Tirolesa, com 1 km de extensão, e a Bike Aérea, para pedalar nas alturas!

Mas o mais essencial é ficar por lá até o fim do dia. Corra para garantir as redes suspensas e aguarde o pôr do sol mais bonito de Campos do Jordão, com a Pedra do Baú compondo o cenário.

Pertinho do Prana Park, a 4 km, está o Pico do Itapeva, a 2.035 m de altitude (um dos pontos mais altos da cidade!). Em dias de boas condições climáticas é possível avistar 13 cidades e a Serra do Mar, um excelente ponto para fotos. A menos de 1 km de lá está o Lago do Itapeva, o lago mais alto do Brasil. 

Dia 4
Fazendinha Toriba + Parque da Cerveja

A Fazendinha Toriba é dica para quem viaja com os pequenos! As crianças se divertem em meio à natureza e têm contato com vários animaizinhos, como galinhas, patos, gansos, ovelhas e coelhos, além de passeios de pônei. No meio do dia, dá para lanchar e almoçar nas mesas de piquenique e nos quiosques da fazendinha.

O próximo passeio do quarto dia é para o Parque da Cerveja! Em meio à Serra da Mantiqueira, o parque conta com vários espaços para visitação e contemplação. Entre eles, vale conhecer o Museu da Cerveja, uma exposição sobre detalhes da história da bebida, e o Mirante Mantiqueira, com deck de vidro e uma vista perfeita para o pôr do sol. 

A presença das crianças no parque é super bem-vinda e, inclusive, os menores de 12 não pagam a entrada. Contudo, alguns espaços só podem ser visitados por maiores de 18 anos, como é o caso do tour na fábrica da Cerveja Campos do Jordão e a Sala de Barricas. Ambos possuem degustação de rótulos como parte da visita. 

Dia 5
Palácio Boa Vista + Museu Felícia Leirner

Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão
Sinta-se em um castelo europeu no Palácio Boa Vista, com 105 cômodos | Tomás R M de Paula/CC BY-SA

O último dia em Campos do Jordão pode ser dedicado a passeios culturais! A cerca de 7 km do centro da cidade, o Palácio Boa Vista é a residência de inverno do governador de São Paulo, e desde 1970 tornou-se um museu de visitação pública. Seu acervo reúne mais de 1.800 obras, como mobiliário, porcelanas, esculturas e pinturas. 

Depois de conhecer todos os espaços, vale fazer uma visita à Capela de São Pedro Apóstolo, anexa ao palácio. O local possui obras contemporâneas e religiosas datadas do período colonial e a visitação é guiada e gratuita. 

Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão
O Museu Felícia Leirner possui 85 esculturas ao ar livre | Daniel Gravina Gomes Santiago/CC BY-SA

A pouco mais de 2 km do palácio está o Museu Felícia Leirner, outro ponto turístico que vale a visita. São 85 esculturas dispostas em 35 mil m² que remontam a trajetória da artista Felícia Leirner. As obras se destacam no campo da arte moderna nacional e internacional. É no espaço também que encontra-se o Auditório Claudio Santoro, palco para diversos eventos do Festival Internacional de Inverno. 

Saiba mais sobre 7 festivais de inverno no Brasil

Fim de semana em Campos do Jordão

Vila Capivari, em Campos do Jordão

Para quem passa o fim de semana na cidade mais charmosa da Serra da Mantiqueira! Se chegar à tarde ou no início da noite de sexta-feira, não perca tempo: já vale conhecer a Vila Capivari, jantar, e quem sabe até passear pelas lojas e dar uma volta na roda-gigante do Parque Capivari.

No sábado, escolha bem os passeios, já que é o seu único dia completo na cidade. Para quem viaja sem crianças, o tour na Fábrica da Baden Baden é uma boa opção. Com crianças, escolha o Tarundu, com aventura para todas as idades, ou a Fazendinha Toriba.

Prana Park, em Campos do Jordão

Planejar-se para assistir o espetáculo do pôr do sol é parte importante do roteiro. Escolha entre o Prana Park e o Parque da Cerveja, com um deck de vidro bem legal para fotos. À noite, que tal um jantar especial? 

No domingo, um passeio gostoso tanto para casais quanto para famílias: o Horto Florestal ou o Amantikir. Dá pra curtir a manhã inteira em um deles, depois almoçar e organizar-se para o retorno da viagem. Se der tempo, não deixe passar nas últimas lojas de chocolates para levar um pouquinho de Campos do Jordão para casa!

O que fazer à noite em Campos do Jordão?

O agito noturno marca presença em Campos do Jordão, em especial durante o outono e o inverno. A Vila Capivari é o lugar! Sempre ao som de música ao vivo, restaurantes e bares ficam cheios de turistas, com destaque para os que possuem carta de vinhos e fondues de queijo e chocolate no menu.

Entre as opções do centro, vale a pena conhecer o Santa Collina Restaurante & Fondue, com três tipos de fondues, além de porções, massas e hambúrguer no cardápio, a Choperia Baden Baden, com cardápio variado, mas que destaca-se os pratos típicos da Alemanha e rótulos da cerveja da marca, e a hamburgueria Manhattan Burger.

Uma experiência inesquecível é vivida no Restaurante Pontremoli! A 10 km do centro, o restaurante se destaca desde a recepção dos clientes até os ambientes elegantes, sofisticados e intimistas, com opções de mesas cobertas e ao ar livre com lareiras particulares. 

A gastronomia, por sua vez, é impecável! Digno de um bistrô italiano, o menu tem cinco tempos, com destaque para as massas do prato principal e a sobremesa. O conceito do restaurante é o slowfood, com pratos preparados para serem apreciados em cada detalhe. O jantar no Pontremoli é perfeito para viagens românticas. 

Hotéis em Campos do Jordão

Com o roteiro de passeios pronto, é hora de escolher o hotel ideal para a viagem! Confira algumas opções abaixo ou acesse nosso post completo sobre hospedagens em Campos do Jordão

Golden Park Campos do Jordão

Golden Park Campos do Jordão

Famílias que desejam passar dias em meio à natureza e com ótimas opções de lazer podem escolher sem erro o Golden Park Campos do Jordão como estadia. O hotel possui extensa área verde com lago com pedalinhos, playground, quadra e churrasqueira. Na área interna, há ainda piscina aquecida com ofurô suspenso e banheira de hidromassagem. Para aproveitar com energia, o café da manhã está incluso na tarifa. 

Euro Suite Campos do Jordão

Euro Suite Campos do Jordão

O Euro Suite Campos do Jordão é opção ideal para quem deseja estar próximo ao centro da cidade e desfrutar de muito conforto. Isso porque o hotel está a 950 m da Vila Capivari e conta com piscina coberta e aquecida, sauna úmida, ofurô e sala de TV e jogos. Antes de aproveitar todas as possibilidades, o café da manhã é essencial e está incluso na tarifa.

Pousada Nacional Inn

Pousada Nacional Inn, em Campos do Jordão

Charmosa, intimista e também muito bem localizada, a Pousada Nacional Inn é excelente escolha para casais. A pousada está a 700 m do centro turístico e dispõe de apenas 24 quartos, garantindo atendimento personalizado. Hóspedes aproveitam ainda o saboroso café da manhã incluso na tarifa, jardins, sala de TV e jogos, copa do bebê e empréstimo de bicicleta, ideal para passear pela cidade.


O roteiro por Campos do Jordão só fica completo com uma hospedagem ideal para a sua viagem! Confira no Zarpo as melhores opções no destino com descontos exclusivos.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário