A América do Sul é um continente rico em paisagens, tradições, gastronomia e cultura autêntica, sem dúvidas. E ao pensarmos na Argentina, automaticamente todas essas características são reforçadas, já que o destino é daqueles que nunca desapontam em nenhum desses quesitos.
Seja na clássica e elegante Buenos Aires, nas maravilhas naturais de Bariloche, independentemente da época do ano em que se vá, nas vinícolas românticas de Mendoza ou nos glaciares da Patagônia que têm como ponto de partida El Calafate, uma coisa é certa: se quiser se apaixonar à primeira vista, a Argentina é o lugar!
Pensando em te inspirar a uma próxima viagem pelo o que há de melhor no país, confira detalhes de alguns dos destinos da Argentina que sempre terão muito para te surpreender a cada nova visita.
Buenos Aires: o charme incomparável da capital argentina
Charme garantido por onde quer que se olhe. A capital da Argentina é daqueles destinos clássicos, que merecem ser visitados pelo menos uma vez na vida – embora a maior parte das pessoas se apaixone logo de cara, ao ponto de querer voltar incontáveis vezes.
Elegante, cultural, romântica e vibrante, Buenos Aires influencia o mundo com sua veia artística superforte e ainda ostenta uma cena gastronômica invejável, capaz de agradar os paladares mais exigentes e que sejam de qualquer parte do planeta. Aposta sem erro!
Museus de Buenos Aires
Desde sempre, arte e cultura parecem totalmente integradas ao DNA da capital argentina. O que não faltam em Buenos Aires são atrações para curtir a qualquer hora do dia e, não à toa, o destino é considerado uma das capitais culturais mais importantes do mundo.
Para os fãs de arte, lugares como o Museu de Arte Latinoamericana (MALBA), famoso por reunir obras de Tarsila do Amaral e Frida Kahlo, e o Museu de Arte Moderno são paradas obrigatórias. Vale ainda ir ao Museu Nacional de Belas Artes, que conta a história da Argentina a partir de produções de artistas locais e exibe obras de nomes como Monet.
Mas nem só de arte vivem os museus de lá: os fãs de futebol precisam deixar no radar o Museu River Plate, que faz parte do tour de quem visita o Monumental de Núñez, casa do time River Plate e maior estádio de futebol da Argentina. Outro passeio semelhante é uma ida ao La Bombonera, estádio do Boca Juniors onde é possível ir ao campo e aos vestiários
Já quem é mais fã de História e Ciências não pode deixar passar batido o Museu Argentino de Ciências Naturais, um dos maiores e mais importantes da América do Sul no assunto e onde é possível observar uma coleção de fósseis e ainda vários artefatos relacionados à natureza.
Tango
E é claro que um dos traços culturais mais marcantes da Argentina não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Buenos Aires, afinal, o estilo nasceu na capital como uma expressão folclórica do final do século 19 e, até hoje, recebe a admiração de fãs e entusiastas pelo mundo.
Há muitas casas de shows e atrações incríveis para estreitar um pouquinho mais do contato com esse clássico gênero musical, mas dois lugares são plenamente indispensáveis aos que desejam conhecer as raízes do estilo de perto e curtir o tango ao máximo.
O elegantíssimo Tango Porteño é um deles. Localizado próximo ao Obelisco, ele é capaz de transportar os viajantes à época de ouro da Argentina com seu estilo art déco e as incríveis performances apresentadas. Tem também o Señor Tango, considerada por muitos a maior e melhor casa de shows de Buenos Aires. O melhor de tudo? No jantar, os dois ainda contam com opções gastronômicas maravilhosas para deixar o passeio mais especial.
Gastronomia de renome
E por falar em Gastronomia, a Argentina desbanca muitos países nesse quesito com suas tradições culinárias incomparáveis e sabores autênticos a que ninguém resiste, como as famosas parrillas com carnes nobres e cortes precisos, as deliciosas empanadas, vinhos prestigiados e, claro, alfajores e doces de leite que não se igualam aos de nenhum outro lugar.
Na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, por exemplo, conhecida também como The World’s 50 Best Restaurants 2023, Buenos Aires aparece com o Don Julio na 19ª posição, um espaço superintimista dedicado às melhores carnes, receitas locais e vinhos de renome para harmonizar os pratos servidos. E não é só isso: este ano, o Don Julio ainda foi eleito o melhor restaurante de carnes do mundo pela World’s 101 Best Steak Restaurants.
E ele não é o único destaque premiado da capital: na Latin America’s 50 Best Restaurantes, que saiu em novembro do ano passado, oito restaurantes dos 50 melhores selecionados eram argentinos. Entre eles, vale a pena conferir o Mishiguene, que ocupou a 15ª posição da lista, El Preferido del Pallermos, no 22º lugar, e o Chila, em 26º. Dates românticos regados a muita comida boa é o que não vai faltar em Buenos Aires!
Arquitetura de charme europeu
O que também deixa Buenos Aires muito romântica para os que decidem apostar em viagens a dois são os ares supercharmosos. Para quem sempre teve vontade de visitar a Europa, mas ainda não pôde sair do continente, a Argentina com certeza será ótima pedida.
Isso porque, além do tempo mais friozinho bem semelhante ao de lá, a arquitetura é influenciada diretamente pela França e pela Inglaterra, transportando os viajantes para paisagens que muito se assemelham aos cartões-postais do Velho Mundo.
E o legal é que essas heranças arquitetônicas, divididas em diferentes estilos como o Art Noveau, o Neogótico, Neoclássico e o Art Déco, estão em perfeita harmonia com arranha-céus modernos e futuristas que também estampam os cenários da cidade.
No Centro, a Plaza de Mayo guarda construções icônicas como o Obelisco, inaugurado em 1936, a Casa Rosada, palácio sede do governo, a Catedral Metropolitana, principal igreja católica do destino, e o Teatro Colón, casa de ópera onde ainda há performances em cartaz e que permite visitas guiadas para explorar seus vitrais, esculturas e imponentes escadas.
Vale ainda conhecer o bairro de Recoleta, um dos mais elegantes e dono de vários edifícios parisienses, além de boutiques de grife, do famoso Cemitério de Recoleta com mais de 90 mausoléus declarados Monumentos Históricos Nacionais, da Plaza Francia e da Avenida del Libertador, onde fica o monumento Floralis Generica, criado em 2002.
Já La Boca é um bairro com atmosfera mais descolada e construções bem alegres, como em Carminito. A rua era uma antiga estrada de ferro desativada, mas foi revitalizada pelo artista Quinquela Martin e se tornou um marco emblemático com suas casinhas coloridas que rendem cliques instagramáveis. Verdadeiro museu a céu aberto!
Onde se hospedar:
No coração de Buenos Aires, o Meliá Buenos Aires tem buffet de café da manhã incluso na tarifa, lobby bar e outros dois restaurantes que servem,à parte, pratos da cozinha local. O lazer inclui piscina climatizada e coberta , sauna, academia, hidromassagem e, à parte, tratamentos do SPA. Os hóspedes ainda podem alugar carros, contratar babás e até ter auxílio na hora de fechar os passeios.
Conheça outros destinos internacionais incríveis para viagens a dois!
Bariloche: natureza argentina em qualquer época do ano
Quando falamos de Bariloche, normalmente nos vêm à mente a temporada de frio, com atrações na neve incluindo esqui e outros esportes de aventura que só podem ser praticados durante os dias do inverno.
Mas a verdade é que o destino vai além: sua natureza é tão vasta que há entretenimento para qualquer época do ano, seja de temperaturas mais quentes ou baixas. O melhor é que Bariloche também encanta pela sua hospitalidade e o leque de atrações é tão amplo que o destino se torna ideal para curtir em vários tipos diferentes de viagem, como em família, a dois ou até para curtir com os amigos.
Diversão na neve
Um dos destinos de esqui mais tradicionais da América do Sul. Bariloche combina – e muito – com a estação mais elegante do ano, afinal, por lá o que não faltam são altas aventuras no gelo e paisagens lindíssimas salpicadas pelos pontinhos brancos. As crianças se divertem fazendo bonecos e anjinhos de neve, algo que não é comum no Brasil e o que torna o destino ainda mais convidativo para toda a família se surpreender junta.
A região tem a prática do esqui como ponto forte, ideal para um inverno com auge entre 0 e -10ºC de temperatura. Lá as pistas de esqui são para todos os níveis de esquiadores, com vários graus de dificuldade e descidas que encorajam os iniciantes ou desafiam os mais experts.
Mas, embora seja um dos esportes mais praticados, o esqui não é a única aventura que a neve de Bariloche proporciona aos viajantes radicais. Para variar a atividade, vale apostar em snowboard, snow BX, que é uma bike sobre pranchas, snow tubing, um tipo de boia para descer as pistas sentado, snowmobile e até trenós.
E é em Bariloche que está o maior complexo de neve do continente: o Cerro Catedral. Imperdível no inverno, o lugar ainda guarda, além da variedade de pistas, lojas e restaurantes ao redor da estação para quem deseja curtir ótimas opções de après-ki, seja degustando da cozinha local, apreciando bons vinhos ou só fazendo comprinhas.
Bariloche sob o sol
O clima mais ameno também é convite irrecusável para curtir o que Bariloche tem de melhor: a natureza! Nas estações mais quentes, o termómetro costuma marcar de 14º a 20ºC pelas manhãs, embora as noites sejam mais friozinhas chegando, muitas vezes, à marca dos 5ºC.
Esse tempo agradável é propício, por exemplo, para se esbaldar no Lago Nahuel Huapi que, além das vistas magníficas proporcionadas no destino, permite incontáveis atividades na água, como caiaque, stand up paddle, windsurf e pesca. O lago tem origem glacial, o que justifica suas águas de azul intenso, e é o maior de toda a Argentina, se estendendo por mais de 500 km².
Em terra, a diversão também acontece durante o verão ou a primavera – principalmente para quem está em busca de aventura ecoturística. Rafting, arco e flecha, mountain bike, cavalgadas à beira do lago, observação de pássaros e outras práticas repletas de adrenalina são ótimas pedidas para aproveitar a natureza local de um jeito radical.
E as paisagens de Bariloche ficam ainda mais bonitas do alto. O Cerro Campanário e o Cerro Otto são paradas obrigatórias. As duas montanhas garantem vistas privilegiadas do topo – há quem diga que o Cerro Campanário, com mais de mil metros de altura e às margens do lago Nahuel Huapi, garante o visual mais bonito da Argentina.
Onde se hospedar:
O Llao Llao Resort, Golf & Spa é uma hospedagem no topo de uma colina do Parque Nacional Nahuel Huapi, à beira do lago e emoldurados por vegetação nativa. O hotel mantém o charme e a tradição desde 1938, tem lazer com piscinas climatizadas, jacuzzi, SPA à parte, sauna, campo de golfe e de futebol, quadra de tênis e sala de jogos e gastronomia com café da manhã está incluso, além de outros quatro restaurantes e quatro bares.
Leia também sobre outros 10 destinos perfeitos para o inverno que valem a viagem!
Mendoza: romance de sobra na capital argentina do vinho
Para os enófilos de plantão, Mendoza é um dos destinos de mais prestígio na América do Sul quando falamos em bons vinhos e oferta enogastronômica. E as paisagens da natureza complementam ainda mais a experiência por lá!
Aos pés da Cordilheira dos Andes, a cidade a 1.000 km de Buenos Aires ostenta vinhedos belíssimos que tingem de verde seus cenários românticos. São mais de 130 vinícolas abertas para visitação na região, que se divide entre as áreas de Luján de Cuyo, Maipú e Valle do Uco.
Vinícolas
A capital do vinho argentino concentra quase 75% da produção de toda a bebida do país e muitos dos seus rótulos são premiados internacionalmente. Sua localização geográfica privilegia o cultivo de uvas, o que faz com que seu território também guarde o maior número de vinhedos da Argentina tornando o destino um dos principais produtores do mundo.
As vinícolas são um show à parte e encantam desde o primeiro olhar com suas abundantes vinhas estampando os cartões-postais mais emblemáticos de lá. As visitas garantem, além de passeios pelos vinhedos, mais imersão no processo de fabricação dos vinhos, com tours guiados pelas caves e adegas, degustações de excelente rótulos, participação da colheita e até passeios de bike para percorrer as plantações de um jeito ainda mais charmoso.
Enogastronomia
Imagine um date apreciando uma culinária saborosíssima, harmonizada com vinhos nobres e tendo vistas panorâmicas dos Andes ao fundo? Parece cena de filme, mas é só o clima intimista de Mendoza, garantindo momentos inesquecíveis com aquela pessoa especial. A cidade é prato cheio para quem ama comer bem e preza, ainda, por opções gastronômicas sofisticadas.
Chefs renomados, restaurantes de conceito, pratos típicos e até massas artesanais graças à sua forte herança italiana formam o leque de possibilidades culinárias do destino, todas com nível de qualidade altíssimo. Até algumas vinícolas oferecem restaurantes em suas próprias propriedades, o que deixa o tour ainda mais completo.
Parques na cidade
Mas nem só as vinícolas garantem contato com a natureza verde do destino. O Parque San Martín é uma das opções de passeio que valem a pena conhecer além dos vinhedos. Ocupando uma área de mais de 300 hectares, ele é um dos maiores parques da Argentina e um dos mais antigos da cidade.
A natureza verde é protagonista e há ainda praças, lugares perfeitos para piqueniques e caminhadas, fontes, jardins – inclusive um só de rosas -, pistas de ciclismo, anfiteatro e até um zoológico. Vale ainda reservar um tempo para conhecer o museu de ciências também instalado no complexo e praticar golfe no campo.
Não pode ficar de fora do roteiro também o Parque Provincial Aconcágua, casa do Monte Aconcágua ou “Sentinela de Pedra”, cartão-postal de Mendoza com quase 7 mil m de altitude e onde é possível escalar para contemplar um visual incrível de cima. A montanha é ainda a mais alta fora do continente asiático, além de ser o ponto mais alto no Hemisfério Sul e no Hemisfério Ocidental.
Onde se hospedar:
Um hotel boutique a cerca de 2 km do Parque San Martín. O Villaggio Hotel Boutique fica no coração da cidade, tem buffet de café da manhã incluso, piscina ao ar livre com espreguiçadeiras, serviço de bar, saunas , jacuzzi, SPA e academia. Para apreciar bons drinks, há ainda o Salotto Bar, que também oferece cafés e vinhos.
Descubra lugares imperdíveis para curtir viagens enoturísticas!
El Calafate: base perfeita para explorar a Patagônia Argentina
Uma natureza bem distinta da que costumamos ver em território nacional. El Calafate, na Argentina, é ponto de partida perfeito para quem deseja total imersão nas maravilhas naturais da Patagônia Argentina. Às margens do Lago Argentino, o destino ainda garante atrações mais urbanas na Avenida del Libertador, com uma diversidade de bares e restaurantes, e atrações culturais que também valem a pena conferir.
Parque Nacional Los Glaciares
Mais um destino em que a natureza argentina nos surpreende – e nos apaixona de primeira. Com 250 km² de extensão, o Parque Nacional Los Glaciares pode ser acessado através de El Calafate, que é base ideal para quem deseja visitar o destino e fica a apenas 2h de carro de lá.
Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o parque é um dos maiores de toda a Argentina e lar da incrível geleira Perito Moreno, único glaciar do mundo que só cresce de tamanho e nunca diminui. Além de ser uma das maiores geleiras do planeta, perdendo o posto apenas para a Antártica e para o Polo Norte, a atração garante práticas radicais para os fãs de aventura. Trekking e safári náutico são duas das mais procuradas.
Natureza além dos glaciares
Para curtir passeios mais tranquilos, mas sem abrir mão do contato com a natureza, que tal apostar em uma visita ao Parque Anfiteatro del Bosque? Lá não faltam áreas verdes sossegadas que costumam dividir espaço com uma programação de eventos culturais. Outra opção também é a Plaza de Los Pioneros, um parque repleto de verde com um mirante que garante um visual incrível das paisagens ao redor.
Avenida del Libertador
Após muita aventura nas excursões pela natureza, que tal relaxar em atrações mais tranquilas e aproveitar para não perder a oportunidade de provar o melhor da gastronomia argentina no destino? Na Avenida del Libertador estão algumas das opções mais bacanas de restaurantes e bares para os viajantes curtirem na volta das expedições.
Iguarias locais, como o cordeiro assado no fogo de chão, quitutes como empanadas e doce de leite, e bebidas como vinho argentino são ótimas opções gastronômicas para degustar em El Calafate. E não é só isso: a noite ainda pode ser embalada por entretenimento cultural que também se concentra na região, como museus, lojas e até cassinos.
Onde se hospedar:
Na Av. del Libertador, o Rochester Calafate tem vista para o Lago Argentino localizado logo à frente, além de garantir fácil acesso a restaurantes, bares e museus graças à sua localização privilegiada. O buffet de café da manhã está incluso e é servido no restaurante do hotel, que também oferece, com custo à parte, pratos à la carte. Bar sala de leitura, serviço de quarto e recepção 24h complementam a experiência.
Aproveite e confira outros destinos imperdíveis para quem é fã de ecoturismo!
Gostou? Aproveite para curtir as melhores hospedagens da Argentina reservando com os descontos do Zarpo!