Fundada em 1611, Marechal Deodoro foi a primeira capital de Alagoas e, por isso, os visitantes do pequeno município encontram monumentos e lugares históricos importantes para a construção do país. Começando pelo nome da cidade, uma homenagem a Manuel Deodoro da Fonseca, militar do exército que proclamou a república e foi o primeiro presidente do Brasil. Na viagem os turistas se deparam com edifícios antigos como igrejas, casarões, além das belas praias do litoral alagoano que impressionam e chamam a atenção de quem passa por lá.  Confira o roteiro do Mag com o melhor de Marechal Deodoro e conheça pontos turísticos imperdíveis na região.

Os encantos das águas de Marechal Deodoro

Cartão postal de Alagoas, a Praia do Francês está localizada a 33 km de Maceió e é um dos lugares mais frequentados em Marechal Deodoro. A orla que possui paisagem cercada por águas cristalinas e coqueiros, garante tranquilidade e lazer para os visitantes do município. Os turistas encontram piscinas naturais com barreiras de recifes e extensa faixa de areia movimentada o ano inteiro. As mesas e cadeiras dispostas com guarda-sóis pela margem do local convidam os banhistas a aproveitarem a infraestrutura completa, que conta com bares e restaurantes à beira mar. Além disso, o ambiente é sede de campeonatos nacionais e internacionais de surf, mas o esporte não é o único praticado por ali, também é comum a presença de caiaques e velas em alto mar.

Praia do Francês, 57160-000

Na Prainha da Barra Nova, os turistas se encantam com o clima agradável!   Rodeado por coqueiros e vegetações típicas do nordeste brasileiro, é excelente opção para curtir o dia de lazer e desfrutar da infraestrutura na margem da orla. O mar possui águas mornas e cristalinas, além de ser perfeito para prática de esportes como o surf, os banhistas também aproveitam o descanso na longa faixa de areia branca e fofa. Para completar o passeio, há restaurantes e bares à beira mar que servem pratos e drinks nos quiosques com vista para a paisagem natural.

Beira da Lagoa, 804-1436

Praia do Saco
Cícero R. C. Omen/Flickr CC-BY 

Na Prainha da Barra Nova, os turistas se encantam com o clima agradável!   Rodeado por coqueiros e vegetações típicas do nordeste brasileiro, é excelente opção para curtir o dia de lazer e desfrutar da infraestrutura na margem da orla. O mar possui águas mornas e cristalinas, além de ser perfeito para prática de esportes como o surf, os banhistas também aproveitam o descanso na longa faixa de areia branca e fofa. Para completar o passeio, há restaurantes e bares à beira mar que servem pratos e drinks nos quiosques com vista para a paisagem natural.

Praia do Saco, 57160-000

Almoço em Marechal

Restaurante em Marechal Deodoro - Restaurante Fellini
Imagem ilustrativa

Ideal para almoço em família, o restaurante Fellini está localizado dentro da pousada La Dolce Vita e é aberto ao público externo, oferecendo o melhor da culinária italiana. Especializado em massas e frutos do mar, o local une a gastronomia europeia com o melhor do nordeste brasileiro e impressiona pelos sabores. Entre os pratos servidos que fazem sucesso no estabelecimento está o nhoque ao molho de camarões e tomate, salmão com vinagrete e fritas, macarronadas e o conchiglione com camarões. A decoração rústica, com mesas ao ar livre e objetos que remetem ao clima tropical de Marechal Deodoro o espaço encanta os visitantes.

Estrela do Mar, 310 – Luar do Francês | Tel.: (82) 9356-7997 | Site

No Rústico Burguer Gourmet os turistas encontram delícias da culinária artesanal em Marechal Deodoro. A decoração simples, charmosa e rústica atrai os clientes e as mesas ao ar livre completam o clima agradável do ambiente. Localizado próximo a praia do Francês, o espaço oferece pratos como hambúrgueres e batatas rústicas, além das porções, como cebolas fritas. Para acompanhar, há bebidas artesanais e drinks da casa.

Carapeba, 48 – Praia do Francês | Tel.: (82) 99339-9838 | Site

Marechal Deodoro inspira história

Marechal Deodoro
Pedro Belasco/Flickr CC BY-SA

Pelas ruas de Marechal Deodoro, é possível sentir a empolgação e orgulho dos moradores pela chegada dos visitantes interessados em descobrir o melhor da cidade. Atualmente, o centro é considerado patrimônio histórico, principalmente por ter sido a primeira capital do Estado e berço do proclamador da República, que deu nome ao município. Tem valor arquitetônico riquíssimo, onde se destacam  complexos franciscanos.

Tombado em 1964 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Convento Franciscano e Museu de Arte Sacra é rico em detalhes da arquitetura barroca em Alagoas e encanta os turistas de Marechal Deodoro. O espaço que abriga o acervo com exposição de peças, objetos, centros de pesquisa e conservação de histórias da religião no estado é excelente opção para turismo na cidade. Além disso, a construção colonial de 1723, possui imagens de santos e anjos esculpidas entre os séculos XVII e XX que são verdadeiras belezas da cultura e arte sacra no município.

São Francisco, 19 – Vila Santa Maria Madalena

Excelente opção para conhecer um pouco sobre a história política do Brasil, a Casa Museu Marechal Deodoro está instalado na antiga residência do proclamador da república e primeiro presidente do país. Atualmente, o espaço que guarda características do estilo colonial, é aberta a visitações onde turistas e moradores são guiados por entre a construção e podem apreciar os móveis, fotos, estátuas, quadros e objetos pessoais de Manuel Deodoro da Fonseca.

Marechal Deodoro, 102 – Vila Santa Maria Madalena | Tel.: (82) 3263-2600

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Myllena Azevedo/CC-BY 

Uma das principais construções religiosas e pontos turísticos de Marechal Deodoro, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição possui arquitetura barroca que encanta pelos detalhes desde o chão até o teto. Com características típicas do estilo rococó, as esculturas e mobílias da igreja são herdadas do século XVII e mantém viva a tradição do Brasil Imperial em Alagoas.

Cap. Bernardino Souto, 207 – Barro Vermelho

O Palácio Provincial de Marechal Deodoro já foi sede de lugares importantes para a história nacional e alagoana. O casarão que hospedeu a família imperial na visita à cidade, foi comprado em 1836 por Francisco Fernandes Lima e se tornou sede do governo provincial. Além disso, depois de passar por reforma, onde apenas a fachada da casa não foi alterada, a partir de 1961, o espaço se tornou o núcleo principal da prefeitura de Marechal Deodoro. Atualmente é possível encontrar peças, objetos, mobílias, quadros e painéis que narram a história do local, na praça em frente ao prédio a estátua do primeiro presidente do Brasil chama a atenção dos visitantes.

Ten. José Tomé, 248 | Site

O povoado e a culinária de Marechal

Restaurantes em Marechal Deodoro
Imagem ilustrativa

A pequena vila de pescadores em Marechal Deodoro, Massagueira, está entre os principais pólos gastronômicos da cidade. Com diversas opções de restaurantes especializados em frutos do mar e comida nordestina, o espaço é ideal para aproveitar a culinária alagoana. Instalados em área privilegiada, a maioria dos estabelecimentos contam com vista privilegiada para Lagoa Mundaú, além de oferecer pratos artesanais, camarão, peixe, quitutes e muito mais!

Rodovia AL – 101, Massagueira | Tel.: (82) 99110- 6267

Charmoso e aconchegante, o restaurante Crôa Bar atrai os turistas com mesas ao ar livre e vista privilegiada para o Riacho Breião. A decoração simples e rústica é complementada com o música ambiente, área kids e ducha, além do pôr do sol imperdível na beira da lagoa que cerca o local. Com cardápio variado, o espaço serve pratos típicos da culinária de Alagoas, como arroz de polvo, escondidinho de sururu, peixe na folha e o famoso ceviche misto. Para acompanhar a casa oferece drinks, coquetéis e caipirinhas especiais da região.

Av. Caminho de Areia – Massagueira | Tel.: (82) 99436-0077 | Site

Bar do Pato
Divulgação

Um dos restaurantes mais frequentados no pólo da vila de Massagueira, o Bar do Pato encanta os clientes pela infraestrutura completa no ambiente cercado por extensa área verde, parque infantil e mesas com vista privilegiada para o Riacho Breião. Inaugurado em 1991, o local dispõe de cardápio variado com o melhor da culinária de Marechal Deodoro como o pato a cabidela, peixada e outros pratos preparados à base de frutos do mar. Como acompanhamento, o espaço oferece cervejas e drinks típicos da região.

Av. Nossa Sra da Conceição, 1308 – Massagueira | Tel.: (82) 3260-7048 | Site

Avalie esse post

Escreva um comentário