As melhores dicas para viajar com o seu pet estão aqui, neste guia completo! Hoje em dia está cada vez mais fácil viajar com o pet. Eles são bem-vindos em hospedagens, bares, restaurantes e, de quebra, ganham até mimos e aconchegos especiais.

E escolher a estadia é a parte mais fácil. No Zarpo, por exemplo, é possível planejar sua viagem já pensando no bichinho e selecionar a estadia na coleção Pet Friendly. Basta acessar a opção “Temática” no site e rolar a tela até encontrar “Pet Friendly”.

Mas você sabe as obrigatoriedades de uma viagem com os bichinhos? Tanto na viagem de carro quanto de avião, certas normas devem ser cumpridas a fim de acomodar melhor os pets, assegurar a saúde e também da boa alimentação durante a trip.

Como escolher seu hotel pet friendly?

O primeiro passo para organizar a viagem com o seu é escolher a hospedagem ideal. E com o Zarpo, a tarefa torna-se ainda mais simples. Contamos no site com uma coleção de hotéis, resorts e pousadas pelo Brasil que aceitam os amigos peludinhos e ainda oferecem uma infraestrutura completa (alguns inclusive com playground pet!).

Basta acessar o site do Zarpo (clique e cadastre-se gratuitamente) e clicar na opção “Temática”, onde estão as coleções de hospedagens. Tem desde hotéis pé na areia, na serra, hotéis fazenda, com parques aquáticos, opções com gratuidades para as crianças, os mais românticos e os que aceitam pet, descrito como “Pet Friendly”!

caminho pet friendly

Ao selecionar as estadias, prefira aquelas com atividades ao ar livre, bastante comuns nos hotéis em cidades no interior ou litoral. Agora, se optar por um destino com passeios e locais para visitar, como são as capitais turísticas, a dica é pesquisar e entrar em contato com os lugares com antecedência, para saber se os animais são bem-vindos.

Se planejando assim, fica bem mais fácil evitar situações desagradáveis, em que uma pessoa tenha que ficar pra trás por conta do pet, enquanto as outras se divertem. Mas a boa notícia é que cada vez mais lojas, restaurantes, parques, etc., são pet friendly!

Quais as vacinas obrigatórias?

dicas para viajar com pet

Com o destino e hospedagem escolhidas, chega o momento de fazer o check-up de saúde do seu pet antes da viagem. Assim, a segunda dica deste post é agendar uma visita ao veterinário e colocar a Carteira de Vacinação em dia. Ideal que a visita ocorra algumas semanas antes da viagem, assim os exames podem ser feitos sem correria!

Na visita, aproveite ainda para falar sobre onde será a viagem, o período do ano escolhido, a duração e se o trajeto será feito de carro ou de avião. Desta forma, o profissional pode oferecer dicas adicionais para a viagem, como remedinhos para emergências.

Como viajar com o pet de avião?

Viajar com o pet de avião

Entre as melhores dicas para viajar com o seu pet está a importância de atentar-se às obrigatoriedades da viagem de avião. As regras para viajar com o pet dentro do Brasil variam conforme a regulamentação de cada companhia aérea, mas algumas exigências são unânimes.

Além da Carteira de Vacinação atualizada e completa, os tutores devem apresentar o Atestado de Saúde do Animal. O documento deve ser emitido por um veterinário registrado que fará uma consulta avaliando a alimentação e o estilo de vida. Vale salientar que o atestado é obrigatório e deve ter data até 10 dias antes da viagem.

Em geral, cães e gatos de pequeno porte podem ir na cabine junto ao dono, desde que estejam dentro de uma caixa de transporte com espaço suficiente para deitar e se virar. As regras sobre tamanhos, tanto dos animais quanto das caixas, variam de acordo com as companhias aéreas e estão disponíveis nos sites para consulta.

Para viagem fora do Brasil

como viajar com o pet de ônibus

Caso a viagem seja para fora do Brasil, a Carteira de Vacinação continua sendo obrigatória. Já o Atestado de Saúde do Animal dá lugar ao Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido da mesma maneira, por um veterinário certificado e acompanhado de exames.

Antes de marcar a consulta, atente-se ao destino. Cada país possui uma política diferente para o ingresso de animais em seus territórios e os exames devem respeitar essas exigências. O CVI deve ser emitido a cada nova viagem, pois sua validade é pequena (além de ser muito importante manter o check-up em dia!).

Caso o pet seja muito viajante, é bacana preparar o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. Ele é gratuito, substitui o Atestado de Saúde e serve para viagens nacionais também. Para emitir o documento, os animais devem ter um microchip implantado conforme as normas da Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

O procedimento de implantação é rápido e pode custar de R$ 60 a R$ 300 (preços sujeitos à alteração). Todas as informações pessoais do pet e do tutor ficam registradas no dispositivo, o que facilita até em casos do bichinho se perder.

Como viajar com o pet de ônibus?

Como viajar com o pet de ônibus?

Os documentos para o trânsito de animais em viações de ônibus são os mesmos exigidos pelas companhias aéreas: Carteira de Vacinação e Atestado de Saúde do Animal. A mesma obrigatoriedade vale para a caixinha de transporte. Há empresas que permitem animais apenas no bagageiro, enquanto outras permitem que acompanhem o tutor no assento.

Para maior conforto do animal e de outros passageiros, é recomendável comprar uma passagem extra, no assento ao lado, onde a caixa de transporte poderá ficar assegurada, sem causar nenhum problema e com espaço de sobra para o animalzinho.

Caso o animal esteja muito nervoso, bravo ou ansioso, seja por conta do ambiente diferente ou do movimento do automóvel, os veterinários recomendam a sedação. Mas vale lembrar que o medicamento, dose e método a ser usado deve ser recomendado por um profissional de confiança de acordo com o corpo, tamanho e problema do animal.


Anotou as dicas para viajar com o seu pet? Então é hora de preparar as malas e desbravar destinos na companhia do seu melhor amigo. Acesse o Zarpo e reserve já!

5/5 - (1 avaliações)

Escreva um comentário