Desde o início da pandemia, novos cuidados foram adotados no nosso dia a dia para conter o avanço da Covid-19. E com as hospedagens não foi diferente. Do check-in ao check-out, diversos protocolos são seguidos para tornar a experiência de estada prazerosa e com muita segurança para todos.
Entre as mudanças em comum nos hotéis e resorts, estão treinamento de funcionários sobre os novos procedimentos, adaptações na infraestrutura para evitar aglomerações, instalação de dispensers de álcool em gel e novas rotinas de limpeza nas áreas comuns e acomodações, além do uso obrigatório de máscaras e checagem da temperatura corporal.
Quer saber mais? Confira a seguir os protocolos adotados na pandemia pelos principais hotéis e resorts do Zarpo. Para mais detalhes, acesse também a aba “Informações sobre Covid-19”, na página de cada hotel no site do Zarpo.
Blue Tree Thermas
Em Lins, no interior de São Paulo, o Blue Tree Thermas é adorado pelas famílias em busca de águas quentinhas. A hospedagem redobrou a higienização de ambientes de uso comum, bem como das acomodações, utilizando pulverizadores para sanitização de áreas de constante contato, como corrimões, maçanetas, interruptores e elevadores. Logo na entrada há tapetes sanitizantes, além de dispensers de álcool em gel espalhados pelo resort.
A fim de conter aglomerações, o número de hóspedes está reduzido. Diversos ambientes de lazer foram adaptados aos protocolos de distanciamento social, e alguns outros estão fechados temporariamente. Durante a estadia, o uso da máscara de proteção é obrigatório.
O check-in, por sua vez, é feito online. Já o check-out está com horário estendido para que todos sejam melhor atendidos. Quanto às refeições, o restaurante está com capacidade reduzida, refeições são realizadas mediante agendamento e com espaçamento entre mesas.
Também seguindo novas diretrizes, o hotel oferece três opções de arrumação do quarto: a primeira é sem serviço de limpeza por até três dias (após o período, é recomendado mudança de quarto), a segunda é com arrumação diária sem troca de enxoval, com kit para que o próprio hóspede realize a troca, e a última inclui a arrumação completa, com agendamento.
Leia no Mag sobre os cuidados para viajar de carro durante a pandemia
Bourbon Atibaia Resort
Mais um dos favoritos para viajar em família: o Bourbon Atibaia Resort, no interior de São Paulo, está com número reduzido de hóspedes. Novos procedimentos de limpeza foram adotados para os ambientes e objetos do resort. Além disso, há arrumação e limpeza detalhada das acomodações, com retirada de itens de decoração, fechamento dos quartos com novo selo de higienização e prazo mínimo de 24h na troca de hóspedes.
Na infraestrutura, alguns ambientes foram adaptados para seguir o distanciamento social, outros estão com controle de acesso e alguns estão fechados temporariamente. Além disso, foram instalados dispensers de álcool em gel 70% em pontos estratégicos e é obrigatório o uso de máscara de proteção para circulação nas áreas sociais.
Os funcionários passaram por treinamento sobre os novos protocolos, e as equipes estão revezando horários para evitar aglomerações. Por fim, o check-in pode ser feito online ou pela recepção, e o check-out é feito mediante agendamento. Antes de deixar o hotel, toda a bagagem é higienizada pelos colaboradores.
Confira como os resorts adaptaram a recreação infantil para o momento atual
Mavsa Resort All-Inclusive
O Mavsa Resort, All-Inclusive a 2h de carro da capital paulista, está com ocupação de hóspedes reduzida e novas rotinas de limpeza. Corrimões, maçanetas, portas, elevadores e bancadas são higienizadas a cada 2h, os banheiros de áreas sociais a cada hora, e as mesas, cadeiras e espreguiçadeiras após cada utilização.
Durante a estadia, é obrigatório o uso de máscara de proteção e respeito ao distanciamento social, que foi implementado por toda a infraestrutura do resort. Para higienização das mãos, álcool 70% está disponível em pontos estratégicos.
No restaurante, para servir-se no buffet são disponibilizadas luvas descartáveis e os utensílios são higienizados e embalados individualmente para maior segurança. Em caso de fechamento do restaurante, as refeições são servidas pelo room service.
O lazer também acompanha as novas diretrizes, com infraestrutura e atividades adaptadas. Piscinas são higienizadas, e apenas a piscina coberta está indisponível. Para a criançada, monitores são responsáveis pela higienização e controle do número de crianças por grupo, e as brincadeiras foram repensadas para evitar contato físico.
No check-in, hóspedes recebem um kit previamente higienizado, com informações sobre a estadia, e colaboradores utilizam luvas descartáveis para manuseio de bagagens, que também são higienizadas. Para o check-out, o extrato é entregue na acomodação, e a passagem pela recepção deve ser agendada.
Porto Seguro Praia Resort
Em um dos principais destinos baianos, o resort à beira-mar Porto Seguro Praia está com número de hóspedes reduzido. Foram instalados dispensers de álcool em gel 70% e, para circular em áreas comuns, é obrigatório o uso de máscara de proteção.
Processos de higienização estão ainda mais rigorosos em todas as áreas, incluindo acomodações, com enxovais lavados, esterilizados e embalados. Os quartos ficam em quarentena entre a saída de um hóspede e a entrada de novo.
Quanto à área de lazer, as piscinas são desinfectadas com alto padrão de esterilização, e espreguiçadeiras são dispostas com o espaçamento adequado. As atividades da recreação foram adaptadas para áreas ao ar livre, com limitação no número de participantes.
Para melhor experiência na hora das refeições, elas são servidas em locais amplos e arejados, com mesas e cadeiras afastadas. Além disso, todos os colaboradores realizam testes frequentes de Covid-19 e utilizam os EPIs recomendados.
O check-in é realizado online, com até 2h de antecedência da chegada, e o link é enviado por e-mail ao responsável da reserva, além de também estar disponível no site do resort. Na chegada, as malas são desinfectadas e a temperatura dos hóspedes é verificada.
Resorts Vila Galé
Do Nordeste ao Sudeste brasileiro, a rede Vila Galé é famosa entre os viajantes que amam o litoral e as delícias de um All-Inclusive. Os resorts Vila Galé Marés, na Bahia, Vila Galé Eco Resort do Cabo, em Pernambuco, Vila Galé Touros, no Rio Grande do Norte, Vila Galé Cumbuco, no Ceará, e Vila Galé Eco Resort de Angra, no Rio de Janeiro, estão trabalhando com capacidade reduzida, sempre prezando pelo distanciamento social, tanto no atendimento quanto na infraestrutura.
As áreas de lazer e bem-estar estão funcionando também com capacidade reduzida, e algumas comodidades podem estar temporariamente fechadas. Espreguiçadeiras, mesas, cadeiras, etc., passam por higienização após o uso. Além disso, as atividades foram adaptadas para áreas ao ar livre.
Nos restaurantes e bares, as refeições acontecem com sistema de turnos, permitindo a limpeza a cada utilização, e os serviços de buffet foram substituídos por pratos à la carte e cozinha ao vivo, com pratos personalizados.
Novas rotinas de limpeza são seguidas, utilizando produtos antivirais. Já nas acomodações, a arrumação acontece sempre na ausência do hóspede, e há intervalo de 24h para a entrada de um novo hóspede.
Tanto turistas quanto colaboradores passam por checagem de temperatura e têm como obrigatório o uso de máscaras (e outros EPIs, no caso dos funcionários). Para higienização das mãos, álcool em gel pode ser encontrado em dispensers espalhados pelos resorts.
Resorts Club Med
Um sucesso no Brasil e no mundo, a rede Club Med está em três destinos brasileiros. O Club Med Lake Paradise está pertinho de São Paulo, o Club Med Rio das Pedras fica no Rio de Janeiro, próximo a Angra dos Reis, e o Club Med Trancoso está à beira-mar da Bahia. Todos estão funcionando com capacidade reduzida e constante desinfecção de áreas comuns.
Logo ao entrar, a temperatura dos hóspedes é aferida. Nas recepções há um painel de acrílico e marcações no chão para indicar o distanciamento social. Para maior segurança de todos, é obrigatório o uso de máscara de proteção. Álcool em gel fica disponível em diversos pontos dos resorts.
Os momentos de diversão também seguem novas diretrizes, com adaptação das atividades. O Mini Club tem programação com horários reduzidos e os pequenos passam por checagem da temperatura. O distanciamento social deve ser mantido – inclusive nas piscinas -, mas algumas comodidades podem estar temporariamente indisponíveis.
De acordo com as opções de lazer oferecidas pelo resort (como caiaque, stand up paddle, arvorismo, etc.), o agendamento pode ser feito através dos QR codes disponíveis nos painéis informativos.
Os restaurantes funcionam com capacidade limitada e mesas distantes, e o serviço em estilo buffet foi substituído por pratos montados na hora, à pedido do hóspede. Por fim, nas acomodações a higienização é feita por colaboradores usando máscaras e luvas. As roupas de cama e banho são lavadas em temperatura acima de 70º C e os produtos utilizados são desinfetantes a nível hospitalar.
Resorts Iberostar
Entre adorados da Bahia, os resorts Iberostar Bahia e o Iberostar Praia do Forte, ambos em frente à Praia do Forte, além de serem sinônimo de excelência, têm também novos protocolos para reduzir o avanço da Covid-19. A higienização foi redobrada a partir de um novo protocolo de limpeza criado por uma assessoria de especialistas em virologia. Além disso, estações de gel desinfetante foram instaladas em áreas sociais, para higienização das mãos.
Quanto aos serviços de alimentação, o número de mesas dos restaurantes à la carte – com pratos servidos em porções individuais – foi reduzido, e o espaço dos restaurantes em estilo buffet – com assistência – foi aumentado, aproveitando áreas externas.
Outra medida adotada foi a ampliação do room service, que pode ser solicitado para realizar refeições na acomodação. Por falar nos quartos, por lá a limpeza acontece somente na ausência do hóspede, e os processos de higienização incluem nebulizador eletrostático.
Os momentos de lazer também seguem as medidas de segurança e a programação de atividades, além de oficinas e espetáculos, acontecem ao ar livre. Algumas delas são realizadas em grupos pequenos, com necessidade de agendamento prévio.
O pré check-in e o check-out são realizados online, e as informações dos resorts (por exemplo reserva para jantar, cardápios e programação de lazer) ficam disponíveis em meios digitais, como aplicativo, totens e QR code. Por fim, vale ressaltar que os funcionários passaram por treinamento acerca dos novos protocolos e utilizam os EPIs recomendados.
Para maior segurança e tranquilidade, a diária nos resorts Iberostar já inclui o seguro Travel at Ease. Caso alguém apresente sintomas da Covid-19, é possível recorrer a testes de PCR, extensão da hospedagem, quarto de isolamento com monitoramento médico e translado gratuito para o aeroporto em caso de check-out antecipado.
Resorts Costa do Sauípe
O último destaque entre os resorts com novos protocolos é o complexo Costa do Sauípe, também na Bahia! Os resorts Sauípe Premium Brisa, Sauípe Premium Sol e Sauípe Resorts adotaram medidas de segurança e higiene diante da Covid-19. Entre elas está a redução da capacidade de hóspedes, respeito ao distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.
As opções de lazer do complexo, como piscinas, estão com controle de capacidade, e atividades organizadas pela recreação são realizadas em família e a céu aberto. Os espetáculos noturnos acontecem com plateia reorganizada, e a Vila Nova da Praia e a Quermesse da Vila tiveram suas operações adaptadas. Algumas comodidades podem estar temporariamente indisponíveis.
Os restaurantes estão funcionando mediante reserva, com serviço buffet (com uso de luvas descartáveis), pratos à la carte e cozinha show. Já nos bares são servidas porções individuais.
O check-in deve ser feito preferencialmente online. Já nas acomodações, a arrumação é realizada em dias alternados e, por isso, é oferecido aos hóspedes kits de roupa de cama, toalhas e amenities. Após o check-out, os quartos ficam fechados por um período de segurança antes da entrada da equipe responsável pela limpeza e higienização.
Reserva agora e viaje depois!
Caso a ideia seja esperar mais um pouco para viajar, não se preocupe. O Zarpo possui hotéis e resorts com datas disponíveis até 2022! Aproveite este período em casa para planejar cada detalhe da próxima viagem e reservar com descontos especiais que só o Zarpo tem.
Já se decidir viajar agora, é importante respeitar as recomendações das autoridades e protocolos adotados pelos hotéis diante da pandemia, e curtir as férias sem deixar a segurança de lado. Lembre-se de higienizar constantemente as mãos, utilizar máscara de proteção e seguir o distanciamento indicado.
Agora que você conhece os protocolos de segurança adotados pelos principais hotéis do Zarpo, escolha o que mais combina com a sua família e aproveite para reservar!