Zarpo Magazine

Resorts são verdadeiramente amados, especialmente para quem viaja com crianças. Com tantas atividades e infraestrutura, famílias dedicam os dias para curtir a hospedagem, sem nem mesmo precisar sair para conhecer outros lugares. No cenário da pandemia, escolher esse tipo de estadia é uma maneira de viajar com mais segurança.

Mais do que isso, os resorts tornam-se uma forma de diversão para quem passou os últimos meses dentro de casa. Além de oferecerem experiências de viagem completas, a maioria deles preparou novos protocolos de operação para receber hóspedes nos últimos (e nos próximos) meses. 

A recreação monitorada, é claro, não poderia ficar de fora das adaptações para a pandemia: novas dinâmicas e novos espaços para atividades precisaram ser criados. Esses cuidados são ainda mais necessários com crianças, que podem não compreender, por exemplo, a importância de manter distância umas das outras. 

Leia mais sobre como são feitas as atividades da recreação durante o período de pandemia em três resorts: Bourbon Atibaia Resort, no interior paulista, Porto Seguro Praia Resort, em um dos principais destinos baianos, e Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, Santa Catarina. 

Home - Slider 1

Bourbon Atibaia Resort

Espaço temático Turma da Mônica, no Bourbon Atibaia

O processo de adaptação das atividades da recreação do Bourbon Atibaia Resort, no interior paulista, contou com muitas reuniões e intensa pesquisa, buscando por atividades com o mínimo de contato possível e novos locais para sua realização, privilegiando espaços abertos. Foi preciso considerar também os protocolos estabelecidos pelo estado e o município.

As brincadeiras respeitam o distanciamento, e não têm compartilhamento de materiais. Músicas foram adaptadas, inserindo a importância do uso de máscaras, por exemplo. Além disso, álcool em gel é colocado nas mãos dos participantes no início e final de toda atividade.

Annie Morrissey, Diretora de Vendas & Marketing do Bourbon, dá mais detalhes: “Usamos a linguagem preferida das crianças: a ludicidade. Através de pequenas músicas e brincadeiras, fazemos com que elas tomem os cuidados necessários para sua segurança e a dos demais. Com o tempo, isso vem se tornando algo natural na rotina dos pequenos”.

Os cuidados para viajar de carro durante a pandemia

Porto Seguro Praia Resort

Tirolesa do Porto Seguro Praia Resort

Construído em uma área de 62 mil metros quadrados, em meio à Mata Atlântica, o Porto Seguro Praia Resort tem utilizado suas áreas ao ar livre para a realização de brincadeiras e demais atividades de lazer, sempre seguindo rígidos protocolos de saúde e segurança, como a exigência do uso de máscaras, respeito ao distanciamento social e a disponibilização de álcool em gel em todos os espaços.

“Sempre no início e no final de qualquer atividade, nossos monitores vão logo passando álcool gel nas mãos das crianças, explicando sobre a importância de lavar sempre as mãos e evitar a disseminação da doença. Tudo em clima de brincadeira, mas de modo que elas entendam a seriedade do momento que estamos atravessando”, diz o coordenador de lazer do Porto Seguro Praia Resort, João Carlos Santos.

Costão do Santinho Resort

Criança higienizando as mãos no Costão do Santinho

“O processo de adaptação no resort foi extenso e ainda seguimos nos adaptando sempre que necessário. Temos que nos colocar no lugar do cliente e reproduzir o formato no qual as atividades sejam seguras, mas sem a perda do encantamento”, conta Joney Santanna, Gerente da Experiência do Cliente do Costão do Santinho. De acordo com pesquisa feita pelo resort, 90% dos hóspedes declaram se sentir seguros com os protocolos adotados.

Algumas atividades são realizadas por aplicativos de mensagem, por exemplo jogos e gincanas de perguntas e respostas. Outras acontecem em ambientes abertos, uma vez que o resort possui mais de 700 mil m² de Mata Atlântica preservada. Um novo espaço foi construído: um teatro ao ar livre, com bancos espaçados. 

Costão Camp, atividade de recreação na pandemia

Para crianças de 4 a 16 anos, uma das atividades que se destaca é o Costão Camp, com pernoite em barracas, fogueira com marshmallows e histórias, trilhas e Circuito de Sobrevivência. A programação valoriza a integração com o meio ambiente, espírito de aventura e vivência ao ar livre.

Para assegurar o distanciamento mesmo durante a recreação, são utilizadas dinâmicas lúdicas, fazendo com que a criança aprenda enquanto brinca. “Há uma brincadeira realizada com macarrões de piscina. As crianças percorrem trechos do resort segurando os macarrões, que simbolizam a distância que precisam ter umas das outras”, exemplifica Joney Santanna. 

Conheça os melhores hotéis e resorts para levar os pequenos


Sobre os novos protocolos
Com o agravamento da covid-19 no Brasil no primeiro semestre de 2020, hotéis e resorts precisaram fechar durante alguns meses. Nesse período, criaram novos protocolos de funcionamento, incluindo rotinas de higienização mais rigorosas, redução da capacidade de hóspedes e obrigatoriedade do uso de máscaras. É possível conferir todas as novas medidas no item “Segurança e higiene”, ao acessar as páginas dos resorts no Zarpo. Leia mais no Mag.


Pronto para viajar com segurança e muito lazer? Reserve no Zarpo esses e outros resorts perfeitos para curtir em família, com atividades de recreação adaptadas para o período da pandemia.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário