Em 2020, máscaras e frascos de álcool em gel passaram a ser itens obrigatórios na bolsa para qualquer saída de casa. Quando o assunto é viagem, então, a preocupação é maior: como viajar com segurança?

Com o cenário atual, o carro se tornou um dos meios de transporte favoritos dos turistas. Ao evitar aeroportos e viajar para destinos mais próximos, o distanciamento social recomendado pode ser mantido e o retorno para casa é descomplicado. 

Por isso, além da importância da manutenção do carro antes de viajar, mais cuidados se tornaram essenciais antes de colocar o pé na estrada. Leia a seguir dicas para viajar de carro durante a pandemia.

Higienização frequente

Carro sendo limpo para viajar durante a pandemia

O primeiro cuidado para viajar de carro com segurança é manter as superfícies do veículo higienizadas, em especial as tocadas com frequência, como maçanetas, volante e rádio. Mais do que o carro, as mãos de todos os passageiros devem ser frequentemente lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool 70°.

Janelas abertas ou ar-condicionado? Dê preferência por manter as janelas abertas, para que o ar circule melhor.

Com quem viajar e quando usar máscara

Família viajando de carro durante a pandemia, usando máscaras

A viagem deve ser, preferencialmente, com pessoas do mesmo núcleo familiar, que passam juntas pelo isolamento social. Nesse caso, não é necessário utilizar máscaras de proteção dentro do veículo, mas vale deixá-las sempre à mão, para colocar em eventuais paradas durante o trajeto.

Se a viagem for com serviços de transporte ou na companhia de pessoas fora do convívio diário, mantenha as máscaras durante todo o caminho.

Pode parar na estrada?

Prefira levar uma bolsa com lanches e snacks para o caminho. Assim, não será preciso parar tantas vezes nos restaurantes e lanchonetes na estrada. Em viagens mais longas, a parada para ir ao banheiro, claro, é inevitável. Sempre que for descer do carro, use máscaras e higienize as mãos antes de retornar ao veículo.

Para quem para nas cabines de pedágios, lembre-se de também colocar a máscara, cuidando da própria segurança e colaborando para a saúde do trabalhador.

Além dessas paradas, é possível que durante o trajeto e na entrada das cidades existam barreiras sanitárias, para acompanhamento da entrada de turistas. Lembre-se de pesquisar com antecedência sobre as exigências para a entrada no destino, independente do meio de transporte.

Os cuidados durante a viagem

Casal viajando de máscaras, usando máscaras

Chegando na hospedagem, não vale se descuidar. Respeite os protocolos de segurança e higiene dos hotéis e resorts, e continue usando máscara nas áreas sociais (trocando-as sempre a cada 3h), higienizando as mãos com frequência e mantendo uma distância segura de outros hóspedes e funcionários. 


É possível viajar com segurança durante a pandemia, especialmente quando o carro é o meio de transporte escolhido. Reserve seu hotel no Zarpo, siga as dicas do Mag, separe a playlist e pé na estrada!

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário