Um deserto paradisíaco com oásis espetaculares. Não consigo pensar em outra definição para descrever a beleza do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Este paraíso na região nordeste brasileira encanta com seus 155 mil hectares que ocupa três munícipios do Maranhão (Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz) e é repleto de dunas e lagoas de água doce. Protegido pelo IBAMA, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem tudo para ser o próximo destino das suas férias, porque das minhas ele já é. Então, bora?
Conheça os cenários majestosos do nosso deserto molhado
Explore as dunas encantadoras e oásis refrescantes
Preparado para explorar as belezas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses? Para chegar às belas lagoas do parque, recomendo que contrate um guia, afinal ninguém quer se perder. Além da comodidade de ter alguém que te leve até a balsa que atravessa o Rio Preguiça e guie nas trilhas de terra feita com um veículo 4×4. Aí então começa a aventura pelas dunas, algumas com até 40 m de altura, em que você caminhará para chegar aos oásis de água geladinha que lhe convidam para um mergulho refrescante.
Entre as diversas lagoas de água doce colorida em tons de verde e azul do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Azul e a Bonita são as mais procuradas. Prepare o fôlego, pois para chegar à lagoa Azul é feita uma trilha na restinga de 12 km e mais 2 km de caminhada pelas dunas. Mas o caminho vale a pena! Além de passar por outras lagoas no trajeto, ao chegar ao destino final você se sentirá no céu. Já para chegar à lagoa Bonita é necessário ‘escalar’ uma duna íngreme com quase 30 metros de altura, tudo com ajuda dos guias e de uma corda para auxiliar na subida. No caminho para este oásis, você passará pela lagoa do Clone, cenário da novela de mesmo nome da Rede Globo.
Um passeio pelo Rio Preguiças e a bela região
Não é só no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que há belezas. Pela região você desfruta de praias e paisagens fascinantes. Aposte em um passeio de lancha voadeira (com saída em Barreirinhas) pelo Rio Preguiças até a praia de Caburé, um refúgio com pousadas e restaurantes com típicas comidinhas regionais. Outra opção é uma descida pelo rio até o Oceano Atlântico. Durante o trajeto você é presenteado com paisagens de dunas, lagoas e paradas nas vilas de Atins e Mandacaru, está ultima com um farol que oferece uma vista única do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Vale a pena reservar um passeio, não acha?
Mas e aí, quando visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses?
Para aproveitar toda a paisagem que o parque oferece, anote a dica! São quatro meses de chuvas fortes no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, de fevereiro a maio, que enche as lagoas e formam oásis incríveis. Então marque no seu calendário, entre junho e setembro os mergulhos e a paisagem perfeita é garantida! Após esse período, o calor intenso seca as lagoas, exceto a do Peixe e Esperança que estão cheias o ano inteiro. Ah, para conhecer tudo, recomendo sete dias de férias, afinal você merece uma semana neste paraíso natural!