Roteiro Completo com o Melhor do Chile

Não é à toa que o Chile vem se destacando entre os destinos da América do Sul e chamando a atenção dos viajantes brasileiros. Com extensão territorial distribuída por uma longa faixa costeira banhada pelo Oceano Pacífico, o lar da Cordilheira dos Andes impressiona por suas inúmeras atrações. Além das paisagens de tirar o fôlego do pouco conhecido litoral chileno, as zonas urbanas e centrais também conquistam os turistas com cenários que misturam ares contemporâneos a prédios históricos. Há ainda opções para quem busca por esportes radicais em meio a locais desertos e montes vulcânicos ou para quem deseja curtir o frio em charmosas regiões cercadas por altas montanhas com picos de neve. O país, que faz fronteira com Peru, Bolívia e Argentina, foi considerado o melhor destino do mundo para viagens de aventura nas edições de 2016 e 2017 do World Travel Awards, o “oscar do turismo” mundial. Veja o roteiro do Mag, descubra os principais pontos turísticos do Chile e visite o país (quase) vizinho!

Descubra hospedagem no Chile com tarifas exclusivas para sócios Zarpo

As Inúmeras atrações da capital Santiago

Santiago

Capital e maior cidade do Chile, Santiago é o principal point turístico do país. Localizado na região central, ao lado das montanhas da Cordilheira dos Andes, o município carregado de história possibilita aos visitantes de todos os cantos do mundo a experiência de conhecer diferentes lugares cercados por arquitetura que mistura o moderno e o colonial. O charme e as atrações dos bairros convidam os viajantes a explorar os museus, parques, bares e restaurantes.

As belezas naturais de Santiago

Parque Metropolitano de Santiago

O Parque Metropolitano de Santiago, o maior de área verde na capital do Chile, possui diversas atividades de lazer distribuídas na extensão com mais de 770 hectares. O espaço abriga uma das inúmeras montanhas do país, também conhecida como Cerro San Cristóbal, que, além de ser a principal atração do parque, faz partes dos inúmeros pontos turísticos do destino. Para chegar ao topo do monte, localizado a 850 m acima do nível do mar, os visitantes podem usar as trilhas ecológicas à pé ou de bicicleta ou, ainda, ir pelo teleférico que liga o mirante as outras áreas do parque. Entre as zonas de lazer, os jardins são ideais para piqueniques. Além disso, completam as belezas do espaço piscinas públicas, quadras esportivas, zoológico, centros culturais e horto botânico.

Rua Manuel Mackenna, 450 – Recoleta | Tel.: (+56) 2 2730-1331 | Site

No centro, o Cerro Santa Lucia é uma das principais atrações turísticas do Chile. A 629 m acima do nível do mar e com 69 m de altura, a montanha dispõe de pouco mais de 65 mil m² de área que abrange lugares como o Castillo Hidalgo, famoso centro de eventos da capital. A principal atração é o mirante com vista panorâmica para toda a cidade, que ainda conta com belos jardins e bancos para descansar e apreciar a paisagem.

Avenida Libertador General Bernardo O’Higgins, Estação Sta. Lucía – Santiago

Museus e construções históricas imperdíveis

La Chascona Casa Museo Marcelo Ois Lagarde/CC BY-SA

Construída em 1953, La Chascona Casa Museo foi erguida para a terceira mulher do escritor chileno e ganhador do Nobel de Literatura Pablo Neruda. O espaço instalado no bairro Bellavista está entre os principais atrativos da capital. A casa, que impressiona pelo formato inusitado que remete a um navio, funciona como museu e preserva móveis, peças e objetivos dos antigos moradores. O local ainda conta com exposições das coleções de Neruda, como a de artigos africanos, que o escritor acumulou na época em que realizou pesquisas como diplomata.

Fernando Márquez de La Plata, 0192 – Providencia | Tel.: (+56) 2 2777-8741 | Site

O Museu Interativo Mirador é parada obrigatória na capital do Chile! No espaço com atrações para todas as idades, adultos e crianças se encantam nas inúmeras salas com projetos que unem ciência e tecnologia. Entre elas, chamam a atenção as simulações de catástrofes naturais, nas quais é possível experimentar a sensação de enfrentar terremotos, tsunamis e erupções de vulcões. Considerado um parque de diversão educativo, onde os visitantes aprendem conceitos de física, química e geografia enquanto interagem em brincadeiras e experiências recreativas, o local ainda conta com um cinema 3D com reproduções sobre o universo, o sistema solar e muito mais!

Avenida Punta Arenas, 6711 – La Granja | Tel.: (+56) 2 2828-8000 | Site

Museu Nacional de Belas ArtesCarlos yo/CC BY-SA 

Localizado no centro de Santiago, o Museu Nacional de Belas Artes proporciona aos viajantes a experiência de visitar exposições que preservam o patrimônio artístico do país. Com mais de 5 mil obras de arte, datadas a partir de 1880, o lugar exibe estátuas de mármores criadas por artistas nacionais e internacionais, além de pinturas à óleo de diferentes temáticas e, ainda, retratos de personalidades, como a do militar Libertador Bernardo O’Higgins. O museu funciona de terça a domingo, com entrada gratuita e, para completar, conta com visita guiada e programação de festividades em datas comemorativas.

José Miguel de La Barra, 650 – Santiago | Tel.: (+56) 2 2499-1600 | Site

Atual sede do governo chileno, o Palácio de La Moneda, que já abrigou a antiga fábrica de moedas do país, encanta os visitantes que visitam o centro histórico da capital. Construído em 1805, o casarão mantém preservada a arquitetura inspirada no estilo neoclássico italiano, além de impressionar pela decoração repleta de detalhes em pátios e salões onde acontecem eventos presidenciais e importantes reuniões. Nas visitas guiadas, é possível conhecer espaços como o gabinete do presidente, ambientes internos e externos, assistir a troca de guarda e conhecer o Centro Cultural La Moneda no subsolo, que dispõe de cafeterias, lojas de artesanato, exposições que retratam as primeiras moedas produzidas no Chile e muito mais!

Avenida Libertador Bernardo O’Higgins – Santiago | Tel.: (+56) 2 2355-6500 | Site

Considerado um dos mais belos pontos turísticos do chile, o Teatro Municipal, localizado na região central da capital Santiago, é o centro cultural mais antigo do país. Inaugurado em 1857, o ambiente possui arquitetura em estilo neoclássico francês e impressiona por suas gigantes pinturas espalhadas pelos salões. Perfeito para quem busca lugares com excelentes opções de entretenimento, o teatro sedia diversos espetáculos artísticos, como concertos musicais, óperas, corais, ballet e  peças, entre outras apresentações.

Agustinas, 794 – Santiago | Tel.: (+56) 2 2463-1000 | Site

Melhores restaurantes em Santiago

Como Agua para Chocolate - Restaurantes em SantiagoImagem ilustrativa

Bastante procurado por turistas e moradores do Chile, o restaurante Como Agua para Chocolate, além do nome divertido, dispõe de ambiente com clima agradável e acolhedor. Quem visita a casa encontra cardápio variado com refeições que possuem pratos preparados à base de frutos do mar, peixes e carnes nobres. A decoração rústica com toques de modernidade encanta por suas paredes coloridas e arranjos de flores espalhados por todo o espaço. Para acompanhar os pratos, do ainda constam cervejas, vinhos, drinks especiais e coquetéis.

Constitución 88 – Santiago | Tel.: (+56) 2 2777-8740 | Site

Ideal para quem aprecia refeições preparadas com peixes e frutos do mar, o Aqui Está Coco é um dos restaurantes queridinhos dos turistas no Chile. O amplo espaço, localizado na capital, possui decoração sofisticada e salões com diferentes temáticas. As áreas incluem a sala principal, o capitán, la cava, angelmo, mesas ao livre, o la terraza e, ainda, o bar lounge com drinks exclusivos, uísques e muito mais!

Calle La Concepción, 236 – Providencia | Tel.: (+56) 2 2410-6200 | Site

Terraza K - Restaurantes em Santiago Imagem ilustrativa

Localizado no terraço do hotel Luciano K, na capital, o Terraza K é aberto ao público externo e bastante frequentado por viajantes de todos os cantos do Chile. Com ambiente aconchegante e descolado, o restaurante traz pratos gourmets para aproveitar em diversas situações, seja em reuniões empresariais, happy hours ou almoços e jantares especiais. Considerado uma excelente opção para degustar petiscos e drinks, o local ainda oferece uma vista panorâmica da cidade de Santiago.

Merced 84 – Santiago | Tel.: (+56) 2 2620-0900 | Site

É impossível não ficar impressionado pela arquitetura diferenciada do restaurante Mestizo. Localizado no parque Bicentenário, em Santiago, a construção de pedras de granito, vigas de aço e madeiras de demolição é tombada como patrimônio do Chile e tem capacidade para cerca de 180 pessoas. Nos dias e noites mais quentes, a varanda é a parte mais requisitada pelos clientes, que podem apreciar a vista para o parque e suas belezas, como o espelho d´água. O menu possui opções variadas, mas os pratos mais pedidos são os preparados à base de frutos do mar, carnes grelhadas e acompanhadas de um dos bons vinhos da cartela especial da casa.

Bicentenario, 4050 – Vitacura | Tel.: (+56) 9 6843-7146 | Site

Lugares ideais para ir às compras em Santiago

Mercado Municipal - Santiago Imagem ilustrativa

Instalado no prédio histórico construído em 1872, o Mercado Municipal é o mais famoso do Chile e parada obrigatória para compras. No interior do casarão, há diversos produtos e serviços para marcar a viagem, como lojas de frutos do mar, peixarias, cachaçarias, padaria, farmácia, quitandas de frutas e verduras frescas, restaurantes e muito mais! O lugar que mantém as tradições de diferentes bairros e cidades do Chile proporciona experiência única aos visitantes que passeiam pelo monumento histórico.

San Pablo – Santiago | Tel.: (+56) 2 2697-3779 | Site

As lojas da rua Paseo Ahumada, no centro histórico de Santiago, são consideradas os melhores lugares para se fazer compras no Chile. Com passagem apenas para pedestres, a via ocupa quatro quarteirões e recebe mais de dois milhões de pessoas todos os dias. Quem frequenta a região busca por lojas de marcas nacionais e internacionais em departamentos variados, como decoração, artigos esportivos, jóias, roupas, acessórios, cafeterias, galerias, artesanatos e muito mais! Entre os grandes nomes de estabelecimentos, as famosas redes chilenas Falabella e Ripley são destaques.

Centro – Santiago

Não é à toa que o  Centro Artesanal Santa Lucía está entre os lugares preferidos dos turistas para compras. Na feirinha de artesanatos realizada no centro de Santiago, os viajantes encontram de tudo um pouco, desde roupas, jóias e souvenirs, até acessórios e pequenas esculturas de povos andinos. Com mais de 100 quiosques, o espaço fundado em 1989 está localizado em frente ao Cerro de Santa Lucía e conta com peças e objetos que preservam a cultura do Chile.

Avenida Libertador Bernardo O’Higgins

A agitada vida noturna de Santiago

 Bar Hard Rock CaféImagem ilustrativa

Com estrutura completa, o Bar Hard Rock Café é uma excelente alternativa de passeio para curtir a agitação da noite em Santiago. A tradicional decoração com peças e objetos que remetem ao estilo rock´n roll dispõe de clima agradável e descontraído, sendo considerado por muitos turistas um ótimo lugar para desfrutar do happy hour. Com guitarras, roupas de astros da música e peças particulares de cantores famosos espalhados por todo o estabelecimento, quem visita o bar também aprecia cardápio variado, com hambúrgueres e bebidas especiais.

Nueva Tobalaba/ Costanera Center, 1226 – Santiago | Tel.: (+56) 2 2618-9612 | Site

Entre os bares mais divertidos do Chile, o Bar The Clinic possui decoração temática com a finalidade de homenagear o famoso jornal homônimo que costuma publicar críticas de política. Instalado na região central de Santiago, o local proporciona lazer diferenciado para os turistas e encanta com cardápio em forma do noticioso, que disponibiliza enormes sanduíches e pratos típicos da culinária chilena. Para acompanhar há ainda o menu de vinhos, cervejas e drinks especiais da casa. Com filiais distribuídas em diferentes regiões do país, é impossível não visitar o humor sarcástico e político que surpreende pela decoração com antigas publicações de jornais, além de frases e fotos irônicas de políticos nacionais e internacionais que complementam as atrações do ambiente descontraído.

Jorge Washington, 58 – Ñuñoa, Santiago | Tel.: (+56) 2 2920-8304 | Site

Patio Bellavista - Bares em SantiagoImagem ilustrativa

À céu aberto, o Patio Bellavista é um complexo que reúne bares e restaurantes. Localizado na capital, a casa costuma ficar lotada durante os finais de semana, quando grupos de amigos aproveitam as diferentes atividades culturais para curtir um happy hour, assistir concertos de músicas ao vivo, espetáculos de dança e de teatro e, ainda, admirar as exibições de pinturas, esculturas e mostras literárias.

Bellavista – Providencia | Tel.: (+56) 2 2249-8700 | Site

Aventura na Cordilheira dos Andes e no Valle Nevado

Valle Nevado - Chile

A Cordilheira dos Andes, com seus 8 mil km de extensão territorial, é a maior cadeia montanhosa do mundo em comprimento. Ela se estende por toda a América do Sul e faz parte da paisagem não só do Chile, como também da Argentina, do Peru, da Bolívia, do Equador e da Colômbia. Durante viagem para o país, a parada em mirantes e observatórios para apreciar a vista é obrigatória! Em Santiago, por exemplo, a Cordilheira é presença constante. Para visitar, de fato, as montanhas, é possível realizar diversos tipos de passeios partindo da capital. Os principais e mais procurados são os para as estações de esqui.

Uma delas é o Valle Nevado. Queridinha dos turistas que visitam o Chile, a estação atrai milhares de pessoas todos os anos. A proximidade de Santiago – ela fica apenas a cerca de 46 km da capital – faz com que seja possível um passeio bate e volta. Além de curtir a paisagem exuberante das montanhas cobertas por neve, os viajantes podem alugar os equipamentos necessários para se aventurar no mundo dos esportes de inverno, como esqui e snowboarding. A estação conta com toda a infraestrutura necessária para receber os turistas, com bares, restaurantes e lojas. Quem preferir passar mais tempo, encontra diversas opções de hospedagem e ainda consegue o privilégio de ver o nascer do sol das montanhas, um dos mais belos espetáculos do mundo.

As encantadoras regiões de Valparaíso e Viña del Mar

Valparaíso - Chile

A cerca de 120 km de Santiago, a pitoresca Valparaíso encanta os turistas que buscam por uma faceta diferente do Chile. A partir de um bate e volta saindo da capital é possível visitar as belas paisagens e atrações turísticas da cidade portuária. Com arquitetura colonial preservada e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Valparaíso é um verdadeiro museu a céu aberto. Além de construções históricas e casas coloridas, os grafites tomam conta da cidade. Os viajantes também se deparam com outras opções de lazer, como a La Sebastiana uma das casas do poeta chileno Pablo Neruda, além do Cerro Artilleria, o mais famoso do destino, com vista para o porto e colinas da região.

Entre as cidades litorâneas mais conhecidas do Chile, Viña del Mar, localizada ao lado de Valparaíso, possui fácil acesso, sendo possível ir de uma a outra de metrô. A região plana, moderna e organizada é um dos principais destinos turísticos do país. Conhecido como “cidade-jardim”, o local impressiona não apenas pelas orlas tranquilas, com praias de mar calmo e com longas faixas de areia fofa, como a famosa Praia de Reñaca, mas também pela preservação de construções com arquitetura colonial e centros culturais. Com atrações como o Castelo Wulff, Jardim Botânico Nacional, Relógio de Flores, Museu Fonck e o Estádio Sausalito, a região proporciona experiências inesquecíveis com lazer e diversão para todas as idades.

As surpreendentes paisagens do Deserto do Atacama no Chile

Deserto do Atacama - Chile

Localizado no norte do Chile, o Deserto do Atacama encanta os viajantes com suas paisagens surpreendentes e clima árido. Considerado o deserto mais alto e seco do mundo, está a 2.440 m acima do nível do mar. Os turistas costumam se hospedar em San Pedro do Atacama, cidade com apenas 5 mil habitantes que serve de base para os viajantes que desejam explorar a região. De lá saem passeios guiados por empresas especializadas no turismo da região. O Valle de La Luna e Valle de La Muerte, Salar de Atacama, Lagunas Altiplánicas e Piedras Rojas, além do Salar de Tara e Geysers del Tatio estão entre as paradas obrigatórias.
Para chegar em algumas das atrações, as caminhadas podem exigir fôlego. Além das distâncias, é preciso enfrentar os males da altitude. No entanto, nem o ar rarefeito, nem as altas temperaturas durante o dia ou as fortes rajadas de vento e frio intenso a noite serão capazes de frear os viajantes, que encontram deleite em meio a vulcões, montanhas nevadas, dunas, lagos coloridos, formações rochosas, nascentes termais em erupção e muito mais!

Deserto do Atacama – Antofagasta

Monumentos históricos na imperdível Ilha de Páscoa

 Ilha de Páscoa - Chile

O acesso até a pequena Ilha de Páscoa pode ser difícil, mas vale a pena! Localizada a 3.700 km de Santiago, a região fascina por suas belezas naturais isoladas e regadas a mistério. Ela é conhecida principalmente por causa das gigantes estátuas, os Moais. Construídas entre 1100 e 1680 a.C a partir de rochas vulcânicas, as obras pesam cerca de 80 toneladas e tem até 23 m de altura. Segundo historiadores, as esculturas foram erguidas para homenagear chefes de tribos e ancestrais de grande importância para as antigas civilizações. Entre outras atrações para conhecer por lá, há ainda vulcões inativos, cavernas e trilhas em meio a vegetação que contrastam com o clima místico e chamam a atenção dos viajantes. Para completar, a costa litorânea abriga algumas das melhores praias do mundo, com mar de águas cristalinas perfeito para passeios de caiaque e prática de snorkeling.

Isla de Pascua

Os fascinantes cenários dos Lagos Andinos no Chile

Lagos Andinos - Chile

Considerada uma das mais belas do Chile, a região dos Lagos Andinos fica na fronteira com a Argentina, próximo a Bariloche. Ideal para passeios de aventura em embarcações, trilhas, cachoeiras, rios e lagos, a viagem até o território fica ainda melhor durante o verão, quando as temperaturas estão mais amenas e as atividades ao ar livre ficam mais agradáveis. Com inúmeros parques ecológicos, como o Nacional Vicente Pérez Rosales, vulcões como o famoso Osorno, e mais de 100 lagos, o lugar é excelente para prática de rafting e outros esportes radicais. No inverno os viajantes podem visitar o Centro de Esqui Antillanca e alugar os equipamentos necessários para esquiar nas montanhas cobertas por neve.

A encantadora Patagônia Chilena

Patagônia Chilena

É impossível não se fascinar pelas belezas naturais da Patagônia Chilena! Vulcões, picos de neve, vales, rios e lagos compõem a paisagem de tirar o fôlego. Uma das principais atrações é o parque nacional Torres del Paine. Considerado Reserva da Biosfera pela Unesco em 1978, o local é destino dos sonhos para quem ama ecoturismo. Nele, é possível realizar tanto passeios de um dia em vans que param nos principais mirantes, como também se arriscar em trekkings ou até em excursões mais longas acampando dentro do parque. Seja como for, bosques, geleiras e paisagens deslumbrantes serão companhias constantes! Rafting, canoagem e escaladas ainda fazem parte do menu.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *