Em 25 de maio começaram chuvas fortes em Pernambuco, especialmente na região metropolitana de Recife. Ao longo da semana, deslizamentos e enchentes aconteceram em diversos bairros da cidade, provocando mortes, desaparecimentos e deixando milhares de famílias desabrigadas. 

Até o momento, são contabilizadas 91 mortes, 26 pessoas desaparecidas e aproximadamente 5 mil desabrigados. Além de Recife, outros 13 municípios no estado estão em situação de emergência. 

Devido aos acontecimentos, ONGs e instituições estão se mobilizando em prol das vítimas das tragédias. Confira abaixo algumas organizações e saiba como doar.  

SOS Recife e regiões metropolitanas

O SOS Recife e regiões metropolitanas é uma campanha realizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife e Cáritas NE2. A ação está arrecadando colchões, toalhas, cobertores, alimentos não-perecíveis e produtos de higiene e de limpeza que podem ser entregues na Cúria Arquidiocesana e nas Paróquias de Recife. Outra forma de contribuir é via Pix e transferência bancária. Mais informações na página do Instagram.

Chave-Pix
CNPJ: 29.420.681/0001-29

Conta bancária
Banco do Brasil
Agência: 5740-1
Conta: 60.691-0

Ação da Cidadania

Fundada há 29 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, a Ação da Cidadania trabalha ativamente no combate à fome e às desigualdades no Brasil. Para ajudar as vítimas das chuvas em Pernambuco, a organização está atuando com a campanha SOS Enchentes, levando comida, água e produtos básicos para as famílias desabrigadas. Para contribuir, há duas contas bancárias e uma chave-Pix. Mais informações no site

Chave-Pix
E-mail: sosenchentes@acaodacidadania.org.br

Contas bancárias
Banco do Brasil
Agência: 1211-4
Conta: 500.537-x

Itaú
Agência: 0417
Conta: 65638-6

G10 das Favelas

O G10 das Favelas é uma organização de líderes e empreendedores de impacto social que atuam em todo o Brasil. Em Pernambuco, a organização é representada pelo Instituto Casa Amarela Social, que neste momento está recebendo doações de água, roupas, lençóis, alimentos, produtos de higiene e embalagens para a produção de marmitas. 

O ponto de coleta é na sede do Instituto Casa Amarela Social, localizado em Recife, na Rua da Carolina, 04. Também é possível contribuir via transferência bancária e Pix. Mais informações no site.

Chaves-Pix
CNPJ: 12.772.787/0001-99
E-mail: pix@g10favelas.com.br

Conta bancária
Bradesco
Agência: 2764- 2
Conta: 23233-5

CUFA, FNA e Band

Em parceira, a CUFA (Central Única das Favelas), a FNA (Frente Nacional Antirracista) e a rede de televisão Band estão distribuindo alimentos, roupas e produtos de higiene e de limpeza para famílias afetadas em Pernambuco e Alagoas.

É possível contribuir via Pix e também doar nos pontos de coleta: Escola Municipal de Ensino Fundamental Nosso Lar I (Rua Sampaio Dória, 152 – Ponta Grossa, Maceió) e Cufa Pernambuco (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 5300 – Casa Amarela, Recife). Mais informações na página do Instagram.

Chave-Pix
E-mail: abraceonordeste@cufa.org.br 

Recife Solidário 

Idealizado pela Prefeitura de Recife, a campanha Recife Solidário está arrecadando colchões, toalhas, cobertores, água potável, produtos de higiene pessoal e de limpeza e alimentos, especialmente produtos não-perecíveis. 

Os itens estão sendo coletados na Sede da Prefeitura do Recife, no Sítio da Trindade, nos shoppings Recife, Tacaruna, Boa Vista e RioMar, supermercados Big de Casa Forte e em unidades da Drogaria São Paulo em Recife. Mais informações na página do Instagram

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário