Planejar uma viagem não é uma tarefa fácil. É preciso pensar muito além do destino desejado para tornar o passeio uma experiência inesquecível. Além de decidir o período de estada e o orçamento total, é preciso também levar em conta outros fatores como a melhor temporada para viajar, quais os pontos turísticos indispensáveis e os documentos necessários.

Pensando nisso, o Mag listou algumas dicas essenciais para ajudar os turistas de primeira viagem nesta jornada!

Home - Slider 1

Trace o perfil e o cronograma da sua viagem

A dica de ouro para uma viagem inesquecível é o planejamento e bastante pesquisa sobre o destino

Para começar a planejar sua viagem, o destino e o estilo de roteiro que você deseja devem estar bem definidos. Para ajudar, você pode se fazer algumas perguntas:

  • Praia, campo ou cidade?
  • Quanto tempo tenho disponível para esta viagem? 
  • Prefiro um resort repleto de comodidades ou um hotel confortável, apenas com o necessário? 
  • Quero viajar para relaxar ou para conhecer vários pontos turísticos?

A importância de se pensar em questões como o tempo disponível e o tipo de viagem desejada ajuda a estabelecer as prioridades do seu roteiro, de acordo com os dias de viagem e o orçamento.

Dica do Mag! Para te ajudar a escolher o perfil, utilize os filtros da categoria “temática” na hora de buscar hospedagens no site do Zarpo. É possível escolher resort, hotel-fazenda, viagem a dois, viagem com crianças, serra, praia, internacional e muito mais.

Uma maneira simples e prática de organizar um roteiro sem erros, é definir os passeios para dia de estada. Pesquise sobre as atrações e considere o tempo de deslocamento. Lembre-se que não adianta planejar diversos passeios em um dia só, e não ter tempo de aproveitar bem nenhum deles. O roteiro precisa ser adequado a tudo que você deseja fazer no destino, sempre considerando o número de dias disponíveis.

O Zarpo Magazine sempre tem conteúdo atualizado para ajudar os viajantes em seu planejamento! As matérias são sobre diferentes temas: tem dicas de passeios em diferentes destinos, conteúdo inspiracional, roteiros, matérias sobre os hotéis e mais.

Outro jeito de montar seu roteiro sem erro é ler sobre as experiências de outros turistas. No TripAdvisor é possível pesquisar pelo destino e ler relatos reais de pessoas que estiveram nos restaurantes e pontos turísticos.

Defina quando será a viagem

Depois de decidir o destino, o número de dias e os passeios que não podem faltar no roteiro, é hora de selecionar as datas. Escolher entre baixa ou alta temporada é fundamental ao planejar a viagem. É importante considerar as temperaturas mais agradáveis de acordo com o destino, como a quantidade de turistas impacta no seu roteiro e também os preços. Pesquisar sobre os melhores meses para visitar o destino é uma tarefa indispensável!

Temporadas no Brasil

Verão em paia do Nordeste
Para curtir praias brasileiras com muito sol e alto-astral, nada melhor que viajar durante o verão

No Brasil, a alta temporada é especialmente em janeiro e julho, por conta das férias escolares. Se você não precisa esperar por elas para viajar, é ideal evitar estes meses. Além das férias, as estações contam muito para as temporadas. No verão, especialmente entre dezembro e fevereiro, os destinos de praia são os favoritos de qualquer turista.

No Nordeste, por exemplo, é quente durante o ano todo, mas vale pesquisar pelos índices de chuva. E para os destinos de piscinas naturais é sempre recomendável checar as tábuas de maré: com a maré alta, os passeios de barco podem nem mesmo acontecer.

Já no inverno, entre junho e julho, são os destinos de friozinho que ganham um charme especial. Campos do Jordão que o diga! Tem também a serra do interior mineiro e os destinos da região Sul. Vinhos, fondues e chocolates quentes não ficam de fora do roteiro.

Confira roteiros incríveis para curtir o Nordeste e o Sul

Temporadas no exterior

Temporada de neve em Bariloche, na Argentina
Quem nunca sonhou em ver neve? A argentina e o Chile são os destinos preferidos pelos brasileiros

Os países vizinhos ao Brasil podem ser visitados em qualquer época do ano, e sempre são inesquecíveis. Mas no inverno os destinos de neve estão com tudo! Nesse caso, não tem como fugir: é preciso planejar sua viagem para Bariloche, na Argentina, ou para o Valle Nevado, no Chile, na altíssima temporada. Já para quem viaja em busca das vinícolas, a dica é pesquisar pelo período de vindima para uma experiência completa.

Para visitar o Caribe, o calor é garantido no ano todo, mas vale pesquisar sobre os períodos de chuva. Se quiser curtição, alinhe suas férias com o spring break, as férias de primavera dos EUA (mas evite o período caso queira mais tranquilidade). Outra preocupação dos turistas é a temporada de furacões, que têm maior incidência entre agosto e setembro (mesmo assim, as chances da viagem ser impactada são baixas).

Já na América do Norte e na Europa, vale lembrar que as estações são invertidas: se aqui é inverno, lá é verão. Em Orlando, nos Estados Unidos, por exemplo, julho é o mês preferido pelos turistas. O destino, adorado graças aos parques Walt Disney World, fica cheio, e a maioria dos brinquedos têm longas esperas.

Confira dicas de como arrumar as malas!

Planeje-se financeiramente 

Independente do destino, é importante se planejar financeiramente para a viagem. Defina quanto está disponível a gastar, e considere fatores como o limite do cartão e, se for necessário, a possibilidade de parcelamento. Além disso, é importante incluir no orçamento o preço de ingressos para atrações, refeições, compras e sempre ter um dinheiro reserva para emergências. 

Outra dica é apostar na baixa temporada para reservar com desconto. Grande parte dos hotéis e das companhias aéreas reduzem o preço para incentivar turistas o ano todo.

Dica do Mag! O Zarpo sempre tem os melhores preços tanto para os hotéis quanto para os pacotes com passagens aéreas. Confira o site e se cadastre para receber as promoções no seu e-mail.

Cheque documentos exigidos e recomendados

A documentação é etapa importante ao planejar sua viagem
Fique atento aos documentos necessários para cada destino. Nada de deixar para última hora!

Seja o destino nacional ou internacional, é importante ficar atento para as documentações necessárias. Para viagens nacionais é preciso um documento de identificação com foto. Já para viagens internacionais, há documentos específicos a serem apresentados. Veja alguns deles: 

  • Apenas RG (emitido há menos de 10 anos): Países do Mercosul (entre eles, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia);
  • Visto: Estados Unidos da América;
  • Vacina da Febre Amarela (obrigatória): Colômbia, Aruba, Curaçao, Panamá, Costa Rica, Jamaica e República Dominicana;
  • Febre Amarela (recomendada): Uruguai, Argentina, Chile, México, EUA e Portugal;
  • Seguro viagem obrigatório: Portugal.

Veja documentações específicas para viajar com crianças

Dica do Mag! O campo “Dicas de Viagem”, presente em cada na página de hotel no Zarpo tem sempre informações atualizadas sobre a documentação necessária para viagens internacionais.

Conheça a cultura local

Conhecer a cultura local é parte importante ao planejar sua viagem
Dedique-se a conhecer um pouco da cultura local antes de viajar: festividades, temperos, jeito de falar e mais

Antes de zarpar para seu destino, é importante pesquisar mais sobre ele e conhecer sua cultura. Mesmo que seja um destino nacional, cada pedacinho do Brasil possui uma identidade própria, com comidas típicas, celebrações, costumes e até jeito de falar. 

Por exemplo, no Rio de Janeiro, cumprimenta-se com dois beijinhos, enquanto em São Paulo, apenas um é suficiente. No Nordeste e no Sul, há várias expressões diferentes, como o “oxente” e o “tchê”. Os temperos também variam bastante de região para região, assim como os nomes de alguns alimentos. 

Nas viagens internacionais, o mais importante é conhecer ao menos as principais expressões no idioma local. Veja 6 apps para estudar idiomas gratuitamente.

Lembre-se de aproveitar sua viagem

Casal tomando sorvete
Faça lembranças! O melhor da sua viagem são os momentos que você leva para a vida inteira

Viajar para um novo destino é sinônimo de aventura, emoção e lembranças para toda a vida. Por isso, apesar de super importante planejar vários detalhes, não deixe de aproveitar ao máximo seus dias e deixar o destino te surpreender! Trace passeios, mas deixe também um tempo livre para descobrir novos. Quem sabe uma sorveteria, livraria, uma apresentação cultural?


Curtiu as dicas? É hora de colocar em prática e planejar sua próxima viagem! Quando for escolher a hospedagem, não se esqueça de navegar pelo site do Zarpo e conferir os melhores hotéis e resorts.

Marilia Gouveia

Fã de carteirinha do metrô, botecos e das calçadas do centro de São Paulo. Coleciona roteiros repetidos e planeja explorar os mais atípicos. Considera que viajar é sinônimo de enriquecimento cultural.

Escreva um comentário