Rico em cultura, repleto de praias paradisíacas, dono de uma capital fervilhante e de um céu colorido por praticantes de kitesurf, o Ceará é um verdadeiro paraíso! Pensando em ajudar na organização do roteiro pelo estado, o Zarpo Mag fez uma lista dos melhores destinos por lá, passando por Fortaleza, Cumbuco, Canoa Quebrada e Jericoacoara.
Leia a seguir sobre o que fazer no Ceará, e aproveite para já reservar a próxima viagem com as tarifas imperdíveis!
O que fazer no Ceará? Comece por Fortaleza

O primeiro lugar da lista sobre o que fazer no Ceará não poderia ser outro, a não ser a eletrizante Fortaleza. Tropical e ao mesmo tempo cosmopolita, a capital do estado recebe turistas o ano todo, que aproveitam a brisa litorânea e toda a infraestrutura de uma cidade grande.
O calor não arreda o pé nem por um segundo e toda época do ano é perfeita para conhecer o magnífico litoral que o destino guarda. Dona de um mar verde e larga faixa de areia, a Praia do Futuro é a mais famosa do destino. O motivo? As megabarracas de praia!
São diversas opções e, apesar de diferentes entre si, todas oferecem completa estrutura, desde guarda-sóis e cadeiras até bebidas e petiscos. Algumas até incluem piscina, playground e espaço para shows!
Hospede-se à beira da Praia do Futuro! O Crocobeach Hotel, além da localização sem igual, é dono de uma das maiores barracas pé na areia, com piscina, área infantil, restaurante, bar e programação diária. Hóspedes aproveitam ainda piscina, sala de jogos e opção de café da manhã, meia pensão ou pensão completa.

Iracema, Mucuripe e Meireles – Meireles e Mucuripe acompanhadas pela Avenida Beira Mar -, são três das praias mais famosas de Fortaleza. As praias em si não são as favoritas para banho, mas aproveitar seu calçadão é um programa imperdível, especialmente no fim de tarde.
Emoldurando a orla urbana de Fortaleza, a via é um dos endereços mais importantes da capital e conta com vários restaurantes, bares e hotéis ao longo de sua extensão. Tem também uma tradicional feira de artesanato, perfeita para garantir souvenirs.
Hospede-se na região da Av. Beira Mar! Entre as opções disponíveis no Zarpo, destaque para o Hotel Gran Marquise, à beira da Praia do Mucuripe, e o Blue Tree Towers Fortaleza, à beira da Praia de Meireles. Ambos têm café da manhã incluso na tarifa.
Muita emoção e muita beleza em Cumbuco

Saindo do perímetro urbano, há muito mais o que fazer no Ceará. A cerca de 30 km de Fortaleza, está a Praia de Cumbuco. Localizado em um vilarejo calmo e com excelente infraestrutura para turistas, o local é considerado um dos melhores do Brasil para a prática de windsurf e kitesurf, esportes que são sensação em todo estado.

O passeio de buggy – com ou sem emoção! – também faz a fama de Cumbuco. A Lagoa do Banana, que costuma ser um dos pontos de parada ou passagem do roteiro de buggy, é outro destaque. Com águas tranquilas, o lugar é perfeito para banho e esportes náuticos, além de contar com barracas ao redor.
O passeio até Cumbuco pode ser feito em um bate-volta para quem está hospedado em Fortaleza. Mas também é possível se hospedar por lá – e aproveitar ao máximo. Escolha o Vila Galé Cumbuco para uma hospedagem All-Inclusive repleta de comodidades. Outra opção é o Carmel Cumbuco Resort, mais rústico e exclusivo, com opção de café da manhã, meia pensão e pensão completa.
Diversão garantida no Beach Park

Aproveitar um dia no Beach Park, em Aquiraz, é uma opção divertida para incrementar a lista do que fazer no Ceará. A cerca de 25 km de Fortaleza, trata-se de um dos parques aquáticos mais divertidos do Brasil e um dos maiores da América Latina. Há mais de 30 anos divertindo gerações de turistas, o parque conta com atrações radicais, moderadas e para toda a família.
As crianças aproveitam brinquedos como o Aqua Show, a Ilha do Tesouro, o rio lento Correnteza Encantada e o Aqua Baby, especialmente para a diversão dos menorzinhos. Para mais aventura, o toboágua Atlantis, com boias para até quatro pessoas, e o Ramubrinká, com vários toboáguas, já são garantia de frio na barriga.
Para os mais corajosos, não faltam atrações radicais. Entre elas, destaque para o Vaikuntudo, maior toboágua do mundo na categoria Tornado, o Insano, com 41 m de altura, e o Kalafrio, half pipe de quase 90°.
É possível se hospedar no complexo Beach Park! São quatro opções: Oceani Beach Park Hotel, Acqua Beach Park Resort, Suites Beach Park Resort e Wellness Beach Park Resort. Todos têm várias comodidades e opções de lazer além do parque aquático, além de café da manhã ou meia pensão à escolha.
Leia no Mag mais sobre o parque aquático e os resorts Beach Park
Surpreenda-se com as falésias de Beberibe

Se contemplar as belezas naturais do Ceará é o que predomina na lista de coisas para fazer no estado, então Beberibe não pode ficar de fora do roteiro. Localizado na costa leste, a cerca de 85 km de Fortaleza, o município é conhecido pelas impressionantes falésias que emolduram o litoral.

Entre as principais praias do destino estão a Praia do Morro Branco e a Praia das Fontes, onde se situa o Monumento Natural das Falésias. O relevo e a cor do cenário mudam a cada passo e sua beleza vem justamente da irregularidade. O passeio, indispensável para quem visita Beberibe, é indescritível.
Para se hospedar por lá, escolha entre o Coliseum Beach Resort e o Hotel Parque das Fontes. Ambos estão à beira da Praia das Fontes e oferecem experiência All-Inclusive, com várias opções de lazer, como piscinas, programação de atividades, quadras e muito mais.
Dia à beira-mar e passeios na Praia da Lagoinha

A 110 km da capital cearense, a Praia da Lagoinha é uma das mais cinematográficas do estado, com a serenidade que um cenário paradisíaco merece. Por lá, a atmosfera é mais deserta e o visual é formado por dunas, falésias, coqueiros e lagoas de água doce, que deram origem ao nome do lugar.
Além de curtir a praia com a praticidade dos quiosques, vale fazer um passeio. O mais famoso é o 3×1, com trecho de jardineira, outro de catamarã e, por último, de buggy. Outra opção é alugar um quadriciclo e explorar a área por conta própria.
Relaxe com o clima sereno de Trairi

O contato com a natureza pode ser ainda mais intenso em Trairi, município a cerca de 120 km de Fortaleza. O destino é tranquilo, afastado do menor sinal de estresse e bagunça de cidade grande, e tem belíssimas paisagens, com um quê de exclusividade. São três praias por lá: Flecheiras, a mais famosa e procurada pelos turistas, Mundaú e Guajiru.

Além do centrinho com estilo rústico, os turistas encontram bons ventos para praticar wind e kitesurf. Vale também fazer passeios até as piscinas naturais, para curtir o mar, e roteiros de buggy, para conhecer o melhor da região. Outra opção é o passeio de barco pelo Rio Mundaú, com passagem por manguezais e paradas para banho e skibunda nas dunas.
Para dias de muito requinte, escolha o The Coral Beach Resort. À beira da tranquila Praia de Guajiru, o resort conta com beach club com piscina, gazebos, restaurante e bar molhado, além de aluguel de equipamentos de windsurf e kitesurf. Outro destaque são as acomodações, com opções de bangalôs, lofts e vilas de 50 a 174 m². Encontre exclusividade também no Zorah Beach Hotel.
Visite Canoa Quebrada, um dos principais destinos do Ceará

O “logotipo” da lua e da estrela estampado em diversos pontos das falésias anunciam: você está em Canoa Quebrada! O que antes era um reduto paz e amor dos hippies nos anos 70, hoje é um dos destinos mais cobiçados do Ceará. Embora seja cada vez mais frequentada por turistas (e aquele perfil pacato não seja mais tão pacato), a vila localizada a 160 km de Fortaleza mantém seu astral alternativo.

As falésias se espalham por todas as direções, emoldurando o mar esverdeado. Esse é o cenário para o voo de parapente, uma das coisas mais legais para fazer em Canoa Quebrada. Por fim, o burburinho da vila acontece na Rua Dragão do Mar, carinhosamente apelidada de Broadway. A via abriga diversos restaurantes, lojas e bares badalados.
Apaixone-se pelas maravilhas de Jericoacoara

Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza, fecha com chave de ouro a lista do que fazer no Ceará. “Jeri”, como é chamada, é cercada por paisagens de tirar o fôlego e tem um clima de exclusividade. Não à toa, nas últimas décadas tornou-se um dos destinos nacionais mais cobiçados.

Em Jijoca de Jericoacoara, o cenário é rústico e simples, com ruas de areia e difícil acesso – a melhor maneira de chegar até lá é pelo pequeno aeroporto do destino ou de veículo 4×4. Mas todo o esforço é compensado pelas praias, lagoas e dunas!
Entre os pontos de maior destaque estão a Lagoa do Paraíso (que, com água cristalina em tons de azul e verde, faz juz ao nome), a Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, um dos cartões-postais do destino, ponto perfeito para assistir ao entardecer. Reserve ao menos 3 dias para conhecer e aproveitar o melhor de Jeri!
Jeri faz parte da Rotas das Emoções! Leia mais sobre o roteiro no Mag
Um destino como esse merece uma hospedagem à altura! Em Jeri, hospede-se no luxuoso Essenza Hotel, à beira-mar, com piscina de borda infinita, bar molhado, bistrô e SPA. Tem também o Essenza Dune, com acesso às comodidades do Essenza Hotel. Ambos são exclusivos para maiores de 12 anos. Outra opção é a Vila Kalango, pousada integrada à natureza, com estilo rústico e muito charme.
Agora que você já sabe o que tem de mais legal para fazer no Ceará, que tal conhecer de perto este que é um dos estados mais cativantes do Nordeste? Aproveite as tarifas do Zarpo e reserve já sua hospedagem!
1 Comentário
O Ceará é muito lindo! Quero muito viajar para Jeri e depois seguir na Rota das Emoções.