Rico em cultura, repleto de praias paradisíacas, famoso pela comédia, dono de uma capital fervilhante e de um céu colorido por praticantes de kitesurf, o Ceará é um verdadeiro paraíso.

Pensando em ajudar (e cativar) quem ainda não planejou a viagem para lá, o Zarpo Magazine criou uma lista com 11 experiências que devem sem vividas no estado. Descubra o que fazer no Ceará!

Ceará

O que fazer no Ceará? Conhecer as megabarracas da Praia do Futuro

Praia do futuro - o que fazer no ceará
A barraca de praia do Vila Galé Fortaleza é uma das mais badaladas da região e oferece infraestrutura completa

O calor não arreda o pé nem por um segundo e toda época do ano é perfeita para conhecer o magnífico litoral que o destino guarda. O primeiro lugar da lista sobre o que fazer no Ceará não poderia ser outro, a não ser a eletrizante Fortaleza. Tropical e ao mesmo tempo cosmopolita, a capital do estado recebe turistas o ano todo, que aproveitam a brisa litorânea e toda a infraestrutura de uma cidade grande.

Praia do Futuro
Situada em frente ao resort, a barra possui bar, empréstimo de cadeiras, espreguiçadeiras e toalhas

Dona de um mar verde e larga faixa de areia, a Praia do Futuro é a mais famosa de Fortaleza. Motivos? As megabarracas de praia! São diversas opções e, apesar de diferentes entre si, todas oferecem completa estrutura, desde sombra e cadeiras, até comes e bebes – algumas até incluem piscina, playground e espaço para shows!

Interessou? Hospede-se no Vila Galé Fortaleza. Localizado à beira da Praia do Futuro, o hotel é dono de uma das megabarracas mais badaladas da região, situada logo em frente. E esse é o primeiro dos destaques! A hospedagem oferece opção de café da manhã ou meia pensão inclusa na tarifa, quatro restaurantes, dois bares, três piscinas ao ar livre, kids’ club, sala de jogos, boate e muito mais.

Degustar um bom caranguejo no Chico do Caranguejo

A lista de coisas para fazer no Ceará deve incluir degustar um bom caranguejo em uma das megabarracas de maior sucesso na Praia do Futuro. O Chico do Caranguejo é referência na região e na especiaria. Durante o dia, o espaço é funciona perfeitamente para quem deseja curtir o mar e, ao cair da noite, como restaurante.

Nas noites de quinta-feira, o local serve a famosa caranguejada, acompanha por show de humor e música ao vivo. A casa lota neste dia da semana e a dica é chegar cedo para pegar uma boa mesa. Para total comodidade, a barraca conta ainda com armários para os clientes deixarem seus pertences e curtir sem medo!

Caminhar pela Av. Beira Mar no fim de tarde

Fortaleza
A Av. Beira Mar é uma das mais importantes vias de Fortaleza, passando por bairros como Meireles e Mucuripe

O Brasil possui poucas avenidas notórias e uma delas é cearense. Caminhar pelo calçadão da Avenida Beira Mar é um dos melhores programas para fazer durante o fim de tarde no Ceará. Emoldurando a orla urbana de Fortaleza, a via é um dos endereços mais importantes da capital e conta com vários restaurantes, bares e hotéis ao longo de sua extensão.

A Feira de Artesanato da Av. Beira Mar existe a cerca de 26 anos e acontece todos os dias a partir das 18 horas

O calçadão da via abriga ainda uma enorme Feira de Artesanato, ideal para comprar lembrancinhas e especiarias típicas, como castanha de caju cristalizada, camarão por um preço mais em conta e muito mais.

Interessou? Hospede-se no Crocobeach Hotel. Localizado em frente à Praia do Futuro e a 5 km da Avenida Beira Mar, o hotel oferece café da manhã, meia pensão ou pensão completa inclusa na tarifa, além de entretenimento para todas as idades. Tem piscina ao ar livre de uso adulto e infantil, sala de jogos, sauna úmida e academia com vista para o mar. E não acaba aí! O Complexo Crocobeach é uma das melhores infraestruturas da Praia do Futuro e conta com restaurante, bar, piscinas, parquinho infantil e muito mais!

Dar altas risadas no Piadaria

Além do calor, a risada é certa no Ceará. O estado é famoso por ser berço de humoristas famosos nascidos ou radicados, como Chico Anysio, Tirullipa, Renato Aragão e Wellington Muniz, cujo apelido é Ceará. A capital conta com diversas casas de show e, sem dúvidas, é um dos programas que não pode ficar de fora do roteiro.

No Piadaria Comedy Club, todo dia é dia de comédia. Localizado na Av. Beira Mar, o local remete à um pub norte-americano, mas com a alegria que só um comediante cearense tem. A casa conta com shows de domingo a domingo, a partir das 21h, com artistas de nacionais e locais. Além do riso, cervejas, drinks elaborados e petiscos também são garantidos!

Interessou? Hospede-se no Hotel Villa Mayor. Bem localizado, o hotel está a poucos metros da Avenida Beira Mar, 100 m da Praia do Meireles e apenas 270 m do Piadaria Comedy Club. Sua infraestrutura temática resgata a Fortaleza do século XX, com uma decoração e arquitetura únicas. Com café da manhã incluso na tarifa servido no restaurante, a hospedagem conta também com bar e coffee shop, piscina ao ar livre, espaço kids e empréstimo de bicicleta.

Praticar kitesurf e passear de buggy em Cumbuco

Cumbuco
Os praticantes de kitesurf tomam conta da Praia de Cumbuco, um dos melhores lugares para a prática do esporte

Saindo um pouco do perímetro urbano, há muito mais o que fazer no Ceará. A cerca de 27 km do ponto central de Fortaleza, está a Praia de Cumbuco. Localizado em um vilarejo calmo e de boa infraestrutura, o local é considerado um dos melhores lugares do Brasil para a prática de wind e kitesurf, esportes que são uma sensação em todo estado.

Cumbuco
Passear de buggy – com ou sem emoção – pelas dunas é também outra atividade referência em Cumbuco

O passeio de buggy – com ou sem emoção! – também faz a fama de Cumbuco. A Lagoa do Banana é outro destaque e um dos cartões-postais da região. Com águas tranquilas e cristalinas, o lugar é perfeito para banho e esportes náuticos, além de contar com barracas ao redor. 

Interessou? O Zarpo oferece excelentes hospedagens na Praia do Cumbuco. O luxuoso Carmel Cumbuco Resort tem café da manhã, meia pensão ou pensão completa inclusa na tarifa, e completa infraestrutura de lazer com cinco jacuzzis, duas piscinas, quadras esportivas e brinquedoteca. O Vila Galé Cumbuco é um magnífico All-Inclusive para a família e dispõe de piscinas, centro náutico, quadras esportivas, kids’ club, fraldário, copa do bebê e muito mais. Já os apartamentos do VG Sun, também da rede portuguesa Vila Galé, são perfeitos para quem deseja mais independência durante a viagem. 

Um dia no Beach Park é essencial na lista de o que fazer no Ceará

Beack Park - o que fazer no Ceará
O Beach Park, em Aquiraz, é um dos parques aquáticos mais divertidos do país e abriga inúmeras atrações

Aproveitar um dia no Beach Park, em Aquiraz, é uma opção divertida para incrementar a lista sobre o que fazer no Ceará. A cerca de 26 km de Fortaleza, o local é um dos parques aquáticos mais divertidos do Brasil e um dos maiores da América Latina. Divertindo gerações a mais de 30 anos, o parque conta com atrações radicais, moderadas e para toda a família em seus 200.000 m².

Beach park - o que fazer no Ceará
O Insano é um dos brinquedos radicais. Nele, o visitante desce uma queda livre, podendo chegar a 105 km/h

O Aqua Show e a Correnteza Encantada são atrações divertidas para toda a família. O Atlantis é um dos brinquedos da categoria Moderada e nele quatro pessoas descem em uma boia os 17,5 m do toboágua. Já o Kalafrio convida os mais corajosos para descer um half com inclinação de quase 90°! Para total comodidade, o parque conta com a Vila Azul do Mar, um centro de conveniência inspirado nas charmosas vilas de pescadores, espaço com lounges e restaurantes na praia. 

O Beach Park é um dos 6 parques aquáticos mais legais do Brasil! 

Interessou? O Zarpo oferece excelentes hospedagens em Aquiraz. Localizado a cerca de 8 km do Beach Park, em meio à exuberante vegetação tropical, o Lara Hotel propõe uma jornada de contato com a natureza. Com café da manhã, o hotel possui um jardim com mais de 70 espécies de plantas nativas e tropicais, tartaruga e aviário com tucanos. Já o Carmel Charme Resort se define pela exclusividade e sofisticação. Localizado à beira da paradisíaca Praia do Barro Preto, oferece opção de café da manhã, meia pensão ou pensão completa inclusa na tarifa, além de três piscinas, sala de jogos, sauna, jacuzzis e fitness center. 

Contemplar o pôr do sol no Monumento Natural das Falésias, em Beberibe

Beberibe - o que fazer no Ceará
Protegido por uma unidade de conservação, o Monumento Natural das Falésias é a principal atração de Beberibe

Se contemplar as belezas naturais do Ceará é o que predomina na lista de coisas para fazer no estado, então Beberibe não poderia ficar de fora do roteiro. Localizado na costa leste, a cerca de 85 km de Fortaleza, o município é conhecido pelo artesanato, especialmente pelas tradicionais garrafinhas decoradas com grãos de areia colorida, belíssimas praias e falésias.

Beberibe - o que fazer no Ceará
Os artesãos locais possuem uma área para retirar areia das falésias, a fim de produzir a arte nas garrafinhas

Entre as praias mais famosas estão a Praia do Morro Branco e a Praia das Fontes, onde se situa o Monumento Natural das Falésias. Rodeado por dunas, o relevo e a cor do cenário mudam a cada passo e sua beleza vem justamente da irregularidade. O local é, de fato, indescritível e um passeio indispensável para quem visita Beberibe.

Interessou? Hospede-se no Coliseum Beach Resort. Com arquitetura inspirada no Coliseu de Roma, o resort está localizado em frente à paradisíaca Praia das Fontes, ao lado do Monumento Natural das Falésias! Além da localização privilegiada, a jornada é All-Inclusive e o lazer garantido para toda a família, com duas piscinas, playground, fazendinha, quadra poliesportiva, salão de jogos, miniboate para as crianças e muito mais. 

Aproveitar a atmosfera deserta da Praia da Lagoinha

A cerca de 110 km de Fortaleza, a Praia da Lagoinha encanta por sua atmosfera quase inexplorada

Na costa oeste do Ceará, a Praia da Lagoinha é uma das mais cinematográficas do estado e é plenamente possível fazer um bate-voltar a partir de Fortaleza, a 110 km. Por lá, a atmosfera é mais deserta e o visual é formado por dunas, falésias, coqueiros e lagoas de água doce, que deram origem ao nome do lugar.

Cenário ideal para se desconectar e recarregar as energias! Lagoinha possui lagoas, dunas, falésias e coqueiros

Além da beleza natural, a região conta ainda com um centrinho charmoso e algumas barracas na praia. Um dos passeios mais famosos oferecidos por lá é o 3×1. Ele abrange um trecho em jardineira, um ônibus simples de turismo, outro em catamarã e por último de buggy. É possível chegar até Lagoinha por conta própria, seguindo pela rodovia CE-085, ou fechar o passeio com agências.

Nadar nas piscinas naturais da Praia de Flecheiras, em Trairi

Tranquila, com boa infraestrutura e bela paisagem. A Praia de Flecheiras é o grande destaque da cidade de Trairi

O contato com a natureza pode ser ainda mais intenso em Trairi, na Praia de Flecheiras. Localizado a cerca de 143 km de Fortaleza, o destino está afastado do menor sinal de estresse e bagunça da cidade. Tranquila e com belas paisagens, a região é contemplada por coqueirais, bons ventos e piscinas naturais, perfeitas para nadar e praticar snorkel.

Formadas durante a maré baixa, as piscinas naturais de Flecheiras são ótimas para a prática de esportes náuticos

Este verdadeiro pedaço de paraíso conta com um centrinho rústico totalmente integrado à natureza e barracas que servem pratos típicos da região, a maioria à base de algas. O destino é ótimo também para encontrar a renda de bilro, um dos artesanatos característicos do Ceará.

Voar de parapente em Canoa Quebrada

A lua e a estrela não deixam mentir! O antigo reduto hippie é hoje um dos destinos mais cobiçados do Ceará

O logotipo da lua e da estrela tatuado em diversos pontos da falésia anunciam: você está em Canoa Quebrada! O que antes era um reduto paz e amor dos hippies nos anos 70, hoje é um dos destinos mais cobiçados do Ceará. Embora o acesso tenha sido facilitado e o perfil pacato deixado de lado, a vila localizada a 160 km de Fortaleza mantém seu astral alternativo.

Canoa Quebrada - o que fazer no Ceará
Se Canoa Quebrada já é linda vista do chão, imagine do alto. O voo de parapente proporciona um visual incrível

As falésias multicoloridas se espalham por todas as direções e compõem a paisagem paradisíaca juntamente com o mar esverdeado. O cenário, que é um dos mais bonitos do Ceará, estampa o voo de parapente, uma das coisas mais legais para fazer em Canoa Quebrada. Por fim, o burburinho da vila acontece na Rua Dragão do Mar, carinhosamente apelidada de Broadway. A via abriga diversos restaurantes, lojas e bares badalados.

Descubra quais são as 30 praias mais bonitas do Brasil

Curtir os encantos de Jericoacoara

Jericoacoara - o que fazer no Ceará
O relaxamento é garantido nas redes localizadas dentro d’água na Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara

Jericoacoara fecha com chave de ouro o roteiro de o que fazer no Ceará. Localizada no município de Jijoca, a aproximadamente 300 km de Fortaleza, a charmosa e rústica vila está distante de todo vestígio de modernidade. Por lá, não há iluminação pública, ruas asfaltadas e veículos. A atmosfera bucólica é o que encanta, juntamente com o belo cenário natural formado por dunas, mangues, mar e lagoas.

Pedra furada - o que fazer no Ceará
A Pedra Furada é um dos mais famosos pontos turísticos de Jeri. Em julho, o sol se põe bem no meio da fenda

Jeri, como é carinhosamente chamada, é a primeira parada da Rota das Emoções e o tempo ideal para conhecer tudo o que a vila oferece é de no mínimo 4 dias. Entre os pontos de maior destaque estão a Lagoa do Paraíso, uma das mais famosas da região, a Pedra Furada, que como o nome sugere possui uma fenda bem no meio, e a Duna do Pôr do Sol, um dos cartões-postais do destino. 

Vai percorrer a Rota das Emoções por conta própria? O Mag te ajuda com dicas para a manutenção do carro! 

Interessou? Hospede-se no Essenza Dune. Exclusivo para hóspedes acima de 12 anos, o hotel está a poucos minutos a pé da praia e a 200 m do centro da vila. A hospedagem oferece café da manhã incluso na tarifa e se destaca pelas opções de apartamentos, com piscina privativa, e acesso ilimitado à infraestrutura do Essenza Hotel, a 150 m. Por lá, os hóspedes desfrutam de piscina com borda infinita, cascata e hidro, jacuzzi panorâmica, academia, varanda de jogos e, com custo à parte, SPA. 


Agora que você já sabe o que tem de mais legal para fazer no Ceará, que tal conhecer de perto este que é um dos estados mais cativantes de todo o Nordeste? Aproveite as tarifas do Zarpo e reserve já sua hospedagem! 

Autor

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

1 Comentário

  1. O Ceará é muito lindo! Quero muito viajar para Jeri e depois seguir na Rota das Emoções.

Escreva um comentário