Enquanto arrumar as malas e embarcar em um avião está fora de cogitação, aproveite para sonhar com destinos nacionais deslumbrantes e planejar uma viagem inesquecível. Para te ajudar nesta busca, listamos 5 roteiros de viagem no Nordeste para você viajar em 2021!

Home - Slider 1

Bahia: Salvador + Praia do Forte 

Elevador Lacerda e Mercado Modelo, na Bahia
O Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e a Baía de Todos-os-Santos estão entre os pontos turísticos de Salvador

Um roteiro interessante de fazer na Bahia é combinar Salvador com a Praia do Forte. Em Salvador, o ideal é ficar ao menos 5 dias para visitar os principais pontos turísticos com calma. Por lá, você conhece o Pelourinho, o Elevador Lacerda, a Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo, o Farol da Barra, a Basílica do Senhor do Bonfim e muito mais. Além dos passeios obrigatórios, não deixe de experimentar todas as delícias baianas, como o acarajé, o bobó de camarão, o vatapá de frango e a moqueca.

Praia do Forte, na Bahia
A apenas 1h de carro de Salvador, conheça também a deslumbrante região da Praia do Forte!

Agora, se a ideia é curtir praias incríveis com tranquilidade, reserve pelo menos 3 dias para turistar pela região da Praia do Forte e explorar suas praias. Localizada a apenas 80 km de Salvador, o destino abriga seis praias e, entre elas, destacam-se a Praia do Porto, a mais central, com águas calmas e maré baixa na maior parte do dia, e a Praia do Papa Gente, com piscinas naturais.

Muito além de sol e praia, os turistas podem conhecer o Projeto Tamar, dedicado à preservação de tartarugas-marinhas que escolhem as areias baianas para fazer a desova. Entre novembro e março, é possível inclusive acompanhar o nascimento das tartaruguinhas. Tem também o Instituto Baleia Jubarte, com ambiente informativo e interativo sobre a espécie e, entre julho e outubro, passeios de barco para observação das baleias.

Interessou? O Zarpo tem opções de resorts na Bahia, com datas para 2021. Em Salvador, hospede-se no Wish Hotel da Bahia. Já na Praia do Forte, escolha entre o Iberostar Selection Praia do Forte e o Iberostar Bahia, com All-Inclusive e muita mordomia. Para os hóspedes que escolheram ficar na região da Praia do Forte, aproveite que todos os voos chegam pela capital e separe um dia para conhecer Salvador seguindo nossas dicas!

Pernambuco: Recife + Porto de Galinhas

Carnaval de Olinda, em Pernambuco
Cidade vizinha de Recife, Olinda reserva belíssimas construções históricas, noite agitada e o som do Frevo

Em Pernambuco, o roteiro ideal é combinar o centro urbano de Recife e a belíssima região de Porto de Galinhas. Para Recife, reserve 4 dias para conhecer os pontos turísticos tranquilamente. Você pode visitar a Capela Dourada, a Casa de Cultura, o bairro Recife Antigo e mais. Entre um passeio e outro, dê uma pausa para experimentar a variedade da cozinha pernambucana. Não deixe também de aproveitar Olinda, cidade vizinha de Recife, com construções históricas, um mirante com vista incrível para o mar e uma noite agitada. 

Piscinas naturais de Porto de Galinhas, em Pernambuco
Os passeios de jangada para chegar até as piscinas naturais são tradicionais em Porto de Galinhas

Situada a cerca de 60 km da capital, a região de Porto de Galinhas é indispensável no roteiro. Reserve no mínimo 3 dias para curtir esse paraíso! Entre as principais praias, se destacam a de Muro Alto, que possui uma piscina natural permanente, graças aos arrecifes que protegem a orla, e a Praia Porto de Galinhas, de onde saem os passeios de jangada para piscinas naturais repletas de peixinhos. 

Os passeios acontecem durante a maré baixa, e não é preciso saber nadar para se maravilhar com o mundo subaquático. Quem quiser explorar mais profundamente aposta no mergulho com cilindro. Já para aqueles que não dispensam um pouco de emoção, os passeios de buggy são tradicionais no destino, e passam por quatro praias.

Interessou? O Zarpo tem opções de hospedagem em Pernambuco, com datas para 2021. Em Recife, hospede-se no Transamerica Prestige. Já em Porto de Galinhas, escolha entre a Pousada Tabapitanga, o Kembali Hotel e o Summerville Beach Resort, hotéis com diferentes perfis. Para os hóspedes que escolheram ficar na região de Porto de Galinhas, aproveite que todos os voos chegam pela capital e separe um dia para conhecer Recife. 

Ansioso para voltar à viajar? Confira 22 fotos para te inspirar a conhecer o Brasil

Alagoas: Maceió + São Miguel dos Milagres

Praia de Maceió, em Alagoas
O deleite em Maceió começa pelas águas de mornas das praias de Ponta Vede e de Jatiúca

Conhecido como o “Paraíso das Águas”, Alagoas encanta turistas com praias de orla agitada. E para completar o roteiro, conheça também São Miguel dos Milagres! Em Maceió, o ideal é ficar cerca de 5 dias. Conheça o Museu Théo Brandão, a Catedral Metropolitana, as piscinas naturais de Pajuçara, a Praia de Ponta Verde e a Praia de Jatiúca. Quanto à gastronomia, não deixe de provar o caldo de sururu, a caipirinha de seriguela e o famoso sanduíche ‘passaporte’. 

Praia em São Miguel dos Milagres, em Alagoas
O próximo destino do roteiro? Admirar o encontro entre o azul do céu e o do mar em São Miguel dos Milagres!

Já a cerca de 100 km de Maceió, São Miguel dos Milagres é o destino ideal para quem quer dias de tranquilidade. Programe-se para ficar 3 dias por lá e relaxar à beira-mar. Entre as praias da região, destacam-se a Praia São Miguel dos Milagres e a Praia do Toque, ambas de águas transparentes e quase sem ondas. 

Vale conhecer também a Associação Peixe-Boi, situada em Porto das Pedras, cidade vizinha a São Miguel dos Milagres. O passeio inclui uma caminhada pelo manguezal e um passeio de barco no Rio Tatuamunha. Na região fica também a Praia do Patacho, considerada muitos uma das mais belas do país. A praia tem águas esverdeadas e areia branca, um verdadeiro paraíso.

Interessou? O Zarpo tem opções de hospedagem em Alagoas, com datas para 2021. Em Maceió, escolha sua hospedagem entre Pratagy Beach Resort, Maceió Atlantic Suítes, Ritz Lagoa da Anta e o Ritz Suítes. Já em São Miguel dos Milagres, hospede-se no Angá Beach Hotel, à beira da Praia Porto da Rua. Para os hóspedes que escolheram ficar na região de São Miguel dos Milagres, aproveite que todos os voos chegam pela capital e separe um dia para conhecer Maceió seguindo nossas dicas!

Ceará: Fortaleza + Jericoacoara

Vista aérea da Praia do Futuro, em Fortaleza, Ceará
Calor o ano todo! Conheça as belezas de Fortaleza e desfrute das megabarracas da Praia do Futuro

Seja verão ou inverno, não importa, o sol se faz presente no Ceará o ano todo! Um roteiro muito interessante é combinar a capital Fortaleza e Jericoacoara. Em Fortaleza, se planeje para ficar 4 dias e visitar a Praia do Futuro, com enormes barracas de praia, o Mercado Central, o Theatro José de Alencar e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Já na gastronomia, experimente o cuscuz nordestino, o bolo mole, a moqueca cearense e o baião de dois.

Quem viaja para Fortaleza costuma incluir no roteiro um dia no Beach Park, considerado um dos melhores parques aquáticos do Brasil. Ele fica em Aquiraz, a cerca de 25 km da capital, e possui atrações para todas as idades. 

Lagoa em Jericoacoara, no Ceará
A 300 km de Fortaleza, Jericoacoara ganha o coração de todos os turistas, graças às lagoas de águas cristalinas

A segunda parte da viagem tem Jericoacoara como cenário. Um dos destinos nacionais mais cobiçados atualmente, programe-se para ao menos 3 dias neste paraíso a cerca de 300 km de Fortaleza, um trajeto de cerca de 4h de carro. A distância compensa: lá está a belíssima Praia de Jericoacoara, a principal. Outro destaque é a Lagoa do Paraíso e a Lagoa de Tatajuba, de águas azuis e areia branca.

Na região conheça também a Duna do Pôr do Sol e a Pedra Furada, e não deixe de fazer os passeios de buggy. Uma dica importante para quem viaja para Jeri é estar atento à Taxa de Turismo Sustentável. Instituído em 2017, a taxa vale para os visitantes entre 13 e 59 anos. Uma opção é pagar pela internet, acessando o portal da Prefeitura

Interessou? O Zarpo tem opções de hospedagem no Ceará, com datas para 2021. Em Fortaleza, escolha entre o Crocobeach Hotel e o Hotel Villa Mayor. Já em Jeri, hospede-se no Vila Kalango, Essenza Dune e o Essenza Hotel, todos perfeitos para curtir o destino com toques de luxo.

Maranhão: São Luís + Lençóis

Palácio dos Leões, em São Luís, Maranhão
Fundada por franceses, São Luís reserva um gostinho europeu em seu Centro Histórico

Procurando por belas paisagens, centros históricos e muita natureza? Então seu roteiro ideal no Maranhão é combinar São Luís e os Lençóis. Em São Luís, reserve 3 dias para conhecer seus principais pontos turísticos. Única cidade brasileira fundada por franceses, seu acervo histórico é um dos maiores da América Latina. Caminhe pelo Centro Histórico e visite Palácio dos Leões, o Teatro Arthur Azevedo, a Igreja Matriz da Sé e mais. A cozinha maranhense também é riquíssima: experimente o arroz de cuxá, o pirão de galinha e a fruta bacuri.

Dunas e lagoa nos Lençóis Maranhenses
Uma experiência única! Visite os Lençóis Maranhenses e se banhe nas impressionantes lagoas

A 260 km da capital, a viagem aos Lençóis Maranhenses é uma experiência única e não pode faltar no roteiro. O melhor período para visitar é maio e agosto, quando as lagoas entre as dunas estão mais cheias. Separe ao menos 3 dias para se maravilhar! O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 155 mil hectares de extensão e um fenômeno único: entre as dunas de areias, surgem deslumbrantes lagoas de água cristalina que são chamarizes para turistas do mundo todo.

Barreirinhas é a principal cidade-base para conhecer os encantos do parque nacional. Já para conhecer as principais lagoas e paisagens, como as lagoas Azul e Bonita, opte por passeios guiados em veículos 4×4. Outra opção para uma perspectiva incrível das dunas é fazer o voo panorâmico!

Interessou? O Zarpo tem uma opção de hospedagem no Maranhão, com data para 2021. Em São Luís, hospede-se com muito conforto no Grand São Luis Hotel, a apenas 400 m do Teatro Arthur Azevedo e do Palácio dos Leões.


Segure o desejo de arrumar as malas só mais pouco! Escolha entre os roteiros no Nordeste e comece a planejar a viagem. Confira no site do Zarpo hotéis e resorts com descontos irresistíveis e datas para viajar em 2021.

Marilia Gouveia

Fã de carteirinha do metrô, botecos e das calçadas do centro de São Paulo. Coleciona roteiros repetidos e planeja explorar os mais atípicos. Considera que viajar é sinônimo de enriquecimento cultural.

Escreva um comentário