Zarpo Magazine

Que melhor maneira de voltar viajar senão com um roteiro pelo Nordeste? Com altas temperaturas, alto-astral, praias deliciosas e muita história e cultura, os estados nordestinos estão entre os favoritos para viajar e curtir em família ou em casal. O Mag separou cinco roteiros pela região mais adorada do Brasil!

Home - Slider 1

Bahia: Salvador + Praia do Forte 

Elevador Lacerda e Mercado Modelo, para um roteiro no Nordeste
O Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e a Baía de Todos-os-Santos estão entre os pontos turísticos de Salvador

Um roteiro interessante de fazer no Nordeste é conhecer a Bahia, combinando Salvador com a Praia do Forte. Em Salvador, o ideal é ficar ao menos 5 dias para visitar os principais pontos turísticos com calma. Por lá, você conhece o Pelourinho, o Elevador Lacerda, a Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo, o Farol da Barra, a Basílica do Senhor do Bonfim e muito mais. Além dos passeios obrigatórios, não deixe de experimentar todas as delícias baianas, como o acarajé, o bobó de camarão, o vatapá de frango e a moqueca.

Confira 10 pontos turísticos para conhecer na Bahia

Praia do Forte, na Bahia
A apenas 1h de carro de Salvador, conheça também a deslumbrante região da Praia do Forte!

Agora, se a ideia é curtir praias incríveis com tranquilidade, reserve pelo menos 3 dias para turistar pela região da Praia do Forte e explorar suas praias. Localizada a apenas 80 km de Salvador, o destino abriga seis praias e, entre elas, destacam-se a Praia do Porto, a mais central, com águas calmas e maré baixa na maior parte do dia, e a Praia do Papa Gente, com piscinas naturais.

Muito além de sol e praia, os turistas podem conhecer o Projeto Tamar, dedicado à preservação de tartarugas-marinhas que escolhem as areias baianas para fazer a desova. Entre novembro e março, é possível inclusive acompanhar o nascimento das tartaruguinhas. Tem também o Instituto Baleia Jubarte, com ambiente informativo e interativo sobre a espécie e, entre julho e outubro, passeios de barco para observação das baleias.

Interessou? O Zarpo tem opções de resorts na Bahia, com datas para 2020 e 2021. Em Salvador, hospede-se no luxuoso Fasano Salvador. Já na Praia do Forte, escolha entre o Iberostar Selection Praia do Forte e o Iberostar Bahia, com All-Inclusive e muita mordomia. Para os hóspedes que escolheram ficar na região da Praia do Forte, aproveite que todos os voos chegam pela capital e separe um dia para conhecer Salvador seguindo nossas dicas!

Pernambuco: Recife + Porto de Galinhas

Carnaval de Olinda, em Pernambuco
Cidade vizinha de Recife, Olinda reserva belíssimas construções históricas, noite agitada e o som do Frevo

Pernambuco também marca presença entre os roteiros favoritos no Nordeste! Combine o centro urbano de Recife e a belíssima região de Porto de Galinhas. Para Recife, reserve 4 dias para conhecer os pontos turísticos tranquilamente. Você pode visitar a Capela Dourada, a Casa de Cultura, o bairro Recife Antigo e mais. Entre um passeio e outro, dê uma pausa para experimentar a variedade da cozinha pernambucana. Não deixe também de aproveitar Olinda, cidade vizinha de Recife, com construções históricas, um mirante com vista incrível e uma noite agitada. 

Piscinas naturais de Porto de Galinhas, para um roteiro pelo Nordeste
Os passeios de jangada para chegar até as piscinas naturais são tradicionais em Porto de Galinhas

Situada a cerca de 60 km da capital, a região de Porto de Galinhas é indispensável no roteiro. Reserve no mínimo 3 dias para curtir esse paraíso! Entre as principais praias, se destacam a de Muro Alto, que possui uma piscina natural permanente, graças aos arrecifes que protegem a orla, e a Praia Porto de Galinhas, de onde saem os passeios de jangada para piscinas naturais repletas de peixinhos. 

Os passeios acontecem durante a maré baixa, e não é preciso saber nadar para se maravilhar com o mundo subaquático. Quem quiser explorar mais profundamente aposta no mergulho com cilindro. Já para aqueles que não dispensam um pouco de emoção, os passeios de buggy são tradicionais no destino, e passam por quatro praias.

Leia tudo sobre Porto de Galinhas e o que fazer por lá

Interessou? O Zarpo tem opções de hospedagem em Pernambuco, com datas para 2020 e 2021. Em Recife, hospede-se no Transamerica Prestige ou no Bugan Recife by Atlantica. Já em Porto de Galinhas, escolha entre o Enotel Acqua Club e o Enotel Convention & SPA, que juntos foram um único complexo All-Inclusive, e o Samoa Beach Resort, à beira da Praia de Muro Alto.

Alagoas: Maceió + São Miguel dos Milagres

Praia de Maceió, em Alagoas, destino entre os roteiros no Nordeste
O deleite em Maceió começa pelas águas de mornas das praias de Ponta Vede e de Jatiúca

Conhecido como o “Paraíso das Águas”, Alagoas encanta turistas com praias de orla agitada. E para completar o roteiro, conheça também São Miguel dos Milagres, um dos destinos queridinhos no Nordeste! Em Maceió, o ideal é ficar cerca de 5 dias. Conheça o Museu Théo Brandão, a Catedral Metropolitana, as piscinas naturais de Pajuçara, a Praia de Ponta Verde e a Praia de Jatiúca. Quanto à gastronomia, não deixe de provar o caldo de sururu, a caipirinha de seriguela e o famoso sanduíche “passaporte”. 

Praia em São Miguel dos Milagres, em Alagoas
O próximo destino do roteiro? Admirar o encontro entre o azul do céu e o do mar em São Miguel dos Milagres!

Já a cerca de 100 km de Maceió, São Miguel dos Milagres é o destino ideal para quem quer dias de tranquilidade. Programe-se para ficar 3 dias por lá e relaxar à beira-mar. Entre as praias da região, destacam-se a Praia São Miguel dos Milagres e a Praia do Toque, ambas de águas transparentes e quase sem ondas. 

Vale conhecer também a Associação Peixe-Boi, situada em Porto das Pedras, cidade vizinha a São Miguel dos Milagres. O passeio inclui uma caminhada pelo manguezal e um passeio de barco no Rio Tatuamunha. Na região fica também a Praia do Patacho, considerada muitos uma das mais belas do país. A praia tem águas esverdeadas e areia branca, um verdadeiro paraíso.

Interessou? O Zarpo tem opções de hospedagem em Alagoas, com datas para 2020 e 2021. Em Maceió, escolha sua hospedagem entre o Jatiúca Resort, o Maceió Atlantic Suítes, o Ritz Lagoa da Anta e o Ritz Suítes. Já em São Miguel dos Milagres, hospede-se no Angá Beach Hotel, à beira da Praia Porto da Rua. Para quem preferir conhecer o litoral sul de Alagoas, Barra de São Miguel é o destino. Lá, hospede-se no Gungaporanga Hotel.

Pronto para voltar à viajar? Confira 22 fotos para te inspirar a conhecer o Brasil

Ceará: Fortaleza + Jericoacoara

Vista aérea da Praia do Futuro, em Fortaleza, Ceará
Calor o ano todo! Conheça as belezas de Fortaleza e desfrute das megabarracas da Praia do Futuro

Seja verão ou inverno, não importa, o sol se faz presente no Ceará o ano todo! Um roteiro muito interessante é combinar a capital Fortaleza e Jericoacoara. Em Fortaleza, se planeje para ficar 4 dias e visitar a Praia do Futuro, com enormes barracas de praia, o Mercado Central, o Theatro José de Alencar e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Já na gastronomia, experimente o cuscuz nordestino, o bolo mole, a moqueca cearense e o baião de dois.

Quem viaja para Fortaleza costuma incluir no roteiro um dia no Beach Park, considerado um dos melhores parques aquáticos do Brasil. Ele fica em Aquiraz, a cerca de 25 km da capital, e possui atrações para todas as idades. Quem quiser estender a viagem também pode se hospedar por lá, no próprio complexo do parque. Leia tudo sobre os resorts Beach Park no Mag.

Lagoa em Jericoacoara, no Ceará, perfeito para um roteiro no Nordeste
A 300 km de Fortaleza, Jericoacoara ganha o coração de todos os turistas, graças às lagoas de águas cristalinas

A segunda parte deste roteiro no Nordeste tem Jericoacoara como cenário, um dos destinos nacionais mais cobiçados. Programe-se para ao menos 3 dias neste paraíso a cerca de 300 km de Fortaleza, um trajeto de cerca de 4h de carro. A distância compensa: lá está a belíssima Praia de Jericoacoara, a principal. Outro destaque são as lagoas do Paraíso e de Tatajuba, de águas azuis e areia branca.

Na região conheça também a Duna do Pôr do Sol e a Pedra Furada, e não deixe de fazer os passeios de buggy. Uma dica importante para quem viaja para Jeri é estar atento à Taxa de Turismo Sustentável. Instituído em 2017, a taxa vale para os visitantes entre 13 e 59 anos. Uma opção é pagar pela internet, acessando o portal da Prefeitura

Interessou? O Zarpo tem opções de hospedagem no Ceará, com datas para 2020 e 2021. Em Fortaleza, escolha entre o Crocobeach Hotel e o Hotel Villa Mayor. Já em Jeri, hospede-se no Vila Kalango, Essenza Dune e o Essenza Hotel, todos perfeitos para curtir o destino com toques de luxo.

Maranhão: São Luís + Lençóis

Palácio dos Leões, em São Luís, Maranhão
Fundada por franceses, São Luís reserva um gostinho europeu em seu Centro Histórico

Procurando por belas paisagens, centros históricos e muita natureza? Então seu roteiro ideal no Nordeste é pelo Maranhão, com São Luís e os Lençóis. Em São Luís, reserve 3 dias para conhecer seus principais pontos turísticos. Única cidade brasileira fundada por franceses, seu acervo histórico é um dos maiores da América Latina. Caminhe pelo Centro Histórico e visite Palácio dos Leões, o Teatro Arthur Azevedo, a Igreja Matriz da Sé e mais. A cozinha maranhense também é riquíssima: experimente o arroz de cuxá, o pirão de galinha e a fruta bacuri.

Dunas e lagoa nos Lençóis Maranhenses, imperdível entre os roteiros no Nordeste
Uma experiência única! Visite os Lençóis Maranhenses e se banhe nas impressionantes lagoas

A 260 km da capital, a viagem aos Lençóis Maranhenses é uma experiência única e não pode faltar no roteiro. O melhor período para visitar é entre maio e agosto, quando as lagoas entre as dunas estão mais cheias. Separe ao menos 3 dias para se maravilhar! O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 155 mil hectares de extensão e um fenômeno único: entre as dunas de areias, surgem deslumbrantes lagoas de água cristalina, chamarizes para turistas do mundo todo.

Barreirinhas é a principal cidade-base para conhecer os encantos do parque nacional. Já para conhecer as principais lagoas e paisagens, como as lagoas Azul e Bonita, opte por passeios guiados em veículos 4×4. Outra opção para uma perspectiva incrível das dunas é fazer o voo panorâmico!

Quer mais um roteiro pelo Nordeste? Confira no Mag o roteiro por Natal e Pipa, no Rio Grande do Norte


Pronto para viajar? Escolha seu favorito entre os roteiros no Nordeste e comece a planejar a viagem! Confira no site do Zarpo hotéis e resorts com ótimos descontos.

Marilia Gouveia

Fã de carteirinha do metrô, botecos e das calçadas do centro de São Paulo. Coleciona roteiros repetidos e planeja explorar os mais atípicos. Considera que viajar é sinônimo de enriquecimento cultural.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário