Conhecida como “Caribe Brasileiro”, a capital alagoana e seus arredores abrigam o trecho mais paradisíaco do Nordeste, repleto de praias cinematográficas e piscinas naturais. Considerado a porta de entrada para explorar Alagoas, Maceió oferece fácil acesso aos principais pontos turísticos do estado, como Maragogi, no Litoral Norte, e a Praia do Francês, no Litoral Sul. Leia mais sobre o que fazer em Maceió!

Home - Slider 1

O que fazer em Maceió

As atrações na região central de Maceió são uma prévia do que está por vir. Ao combinar completa infraestrutura turística e natureza exuberante, três pontos da orla se destacam.

Piscinas naturais de Pajuçara

Barco à vela na Praia de Pajuçara
Perfeitas para todas as idades, as piscinas naturais de Pajuçara são ainda melhores com mergulhos de snorkel

Entre as opções do que fazer em Maceió, conhecer as piscinas naturais de Pajuçara está entre os passeios mais populares da cidade. Apesar da faixa de areia contar com diversas barracas de comidas típicas, mar tranquilo e uma feirinha de artesanatos imperdível, é a 2 km da costa que está a principal atração da praia.

Realizado durante a maré baixa, o trajeto até as piscinas naturais leva cerca de 20 minutos e pode ser contratado na beira do mar, onde ficam os jangadeiros. Nelas, os turistas encontram um verdadeiro paraíso de águas cristalinas, onde há a opção de relaxar junto aos corais ou mergulhar em busca de peixes coloridos.

Praia de Ponta Verde

O que fazer em Maceió: Praia de Ponta Verde
Entre Pajuçara e Jatiúca está a Praia de Ponta Verde, uma das mais fotogênicas da capital alagoana

Repleta de coqueiros, a Praia de Ponta Verde está entre as mais adoradas de Maceió. Ao caminhar na direção norte, a partir da Praia de Pajuçara, poucos minutos separam uma praia da outra. Além do mar calmo, das famosas barracas de praia Lopana e Kanoa e das piscinas naturais, é em Ponta Verde que está a placa “Eu Amo Maceió”, perfeita para registrar as fotos da viagem.

Praia de Jatiúca

O que fazer em Maceió: Praia de Jatiúca
Além das barracas de praia, no bairro de Jatiúca os turistas encontram diversas opções de bares e restaurantes

Em comparação com as praias vizinhas, Jatiúca é a mais vazia e a preferida dos praticantes de esportes aquáticos. Com boas ondas, o trecho é ideal para iniciantes do surf, stand up paddle e kitesurf. Para recarregar as energias, os turistas escolhem entre as diversas barracas de praia ao longo da faixa de areia, com destaque para as tapiocarias.

Pronto para conhecer destinos incríveis sem nem precisar sair de Maceió? O Zarpo conta com descontos imperdíveis nas melhores hospedagens da capital, como o Jatiúca Resort e o Maceió Atlantic Suítes, ambos em frente à Praia de Jatiúca. A 2 km das praias Jatiúca e Ponta Verde, duas estadas também se destacam: Ritz Suítes e Ritz Lagoa da Anta, à beira da Praia Lagoa da Anta.

O que fazer em Maceió e arredores: Litoral Norte

Àqueles dispostos a ir além da capital alagoana, paisagens inesquecíveis estão à espera. A dica de ouro é contratar passeios por meio das agências de turismo que atendem a região, muitas vezes indicadas pelos próprios hotéis e resorts. Outra opção é se planejar para pernoitar na região do ponto turístico, para conhecer tudo com mais tempo. Essa é uma boa pedida para Maragogi!

Praia de Ipioca e Hibiscus Beach Club

Piscinas naturais e coqueiros na Praia de Ipioca
Como se a natureza não fosse suficiente, Ipioca abriga um dos beach clubs mais badalados do Nordeste

Em direção ao Litoral Norte, a primeira parada é a Praia de Ipioca, a 25 km de Maceió. Conhecida por sua natureza intocada, a praia faz jus ao seu status de paraíso, o que a torna perfeita para descansar e desfrutar do clima alagoano. Com mar azul turquesa, areia branca e fofa e extensos coqueirais, o cenário em Ipioca está à altura das praias caribenhas.

A praia também é conhecida por abrigar o Hibiscus Beach Club, um dos points mais cobiçados do Litoral Norte de Alagoas. O complexo conta com inúmeras comodidades, como um restaurantes especializado na culinária regional, bares, recreação infantil, piscina, serviço de massagem e muito mais. Devido à popularidade do local, o trecho próximo ao Hibiscus é o mais movimentado da Praia de Ipioca, diferente do restante da praia, onde a tranquilidade prevalece.

Piscinas naturais de Paripueira

O que fazer em Maceió: Praia de Paripueira
Sossego até no nome: em tupi, Paripueira significa “águas mansas”. Essa é a principal característica da praia!

Entre as opções do que fazer em Maceió e arredores, está a Praia de Paripueira. A cerca de 30 km de Maceió, a praia é muito conhecida por suas piscinas naturais, principal atração do trecho. Além dos passeios até as piscinas, realizados durante a maré baixa, é dela que partem barcos em direção à Praia do Carro Quebrado, dona de uma das paisagens mais fascinantes do Nordeste. 

Conheça os 10 melhores hotéis para se hospedar em Alagoas

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres faz parte da chamada Rota Ecológica, e é um verdadeiro santuário natural

O trecho entre Paripueira e Maragogi, conhecido como Costa dos Corais, reafirma a fama paradisíaca do litoral alagoano. É nessa região que está São Miguel dos Milagres, um dos locais mais bem preservados do estado. Aqui, o destaque são os recifes de corais situados a poucos metros da costa, perfeitos para praticar snorkeling ou apenas relaxar em meio às águas cristalinas.

Maragogi

Segundo destino mais visitado de Alagoas, Maragogi oferece clima perfeito durante o ano inteiro

Já na divisa com Pernambuco, o Litoral Norte de Alagoas não poderia terminar de maneira melhor. A cerca de 120 km de Maceió está Maragogi, cidade presente no topo de todas as listas do que fazer em Maceió e arredores. Na região, as piscinas naturais oferecem aos turistas um verdadeiro espetáculo, composto por peixes coloridos e recifes de corais. 

Com duração média de 2 horas, os passeios podem ser contratados com jangadeiros estacionados ao longo da faixa de areia. Para aproveitar ao máximo, a saída precisa acontecer durante a maré baixa, quando as piscinas ficam com menos de 1 metro de profundidade. A dica é ficar de olho na tábua das marés, que pode ser consultada online.

Preparado para desbravar todos os encantos do Litoral Norte de Alagoas? Para ajudar, o Zarpo oferece os melhores preços nas hospedagens da região, como o Pratagy Beach Resort, All-Inclusive à beira da Praia de Pratagy, e o Hotel Praia Dourada Maragogi, à beira da Praia de Burgalhau, a 6 km da Vila de Maragogi. Já em São Miguel dos Milagres está o Angá Beach Hotel

O que fazer em Maceió e arredores: Litoral Sul

O Litoral Sul de Alagoas é tão lindo quanto o Litoral Norte! A oferta de passeios realizados pelas agências é grande, e não faltam opções para o turista escolher. Leia mais sobre a Praia do Francês, Barra de São Miguel, Praia do Gunga a seguir.

Praia do Francês

Tida como uma das praias mais democráticas da região, a Praia do Francês agrada todos os tipos de turistas

A apenas 20 km de Maceió, a Praia do Francês está entre as mais conhecidas de Alagoas. Parte dessa fama vem da sua importância para o surf alagoano, característica que a fez se tornar sede dos principais campeonatos do estado. Além dos esportes aquáticos, a praia encanta pelo tom de sua água, que vai do azul ao verde claro. 

A praia se divide em dois grandes cantos, o esquerdo e o direito. Enquanto o primeiro conta com mar calmo e piscinas naturais, o que o torna ideal para as famílias com crianças pequenas, o segundo oferece sossego, coqueirais e ondas fortes, ótimas para a prática de surf.

Barra de São Miguel

É daqui que parte um dos passeios mais conhecidos do litoral alagoano: a travessia da Lagoa do Roteiro

Situada a 30 km da capital alagoana, a Barra de São Miguel é a escolha certa caso a pedida seja águas calmas. Dona de uma das maiores barreiras de corais da região, a praia é perfeita para relaxar em meio às piscinas naturais e sob a sombra dos coqueiros. É possível ainda fazer passeios de buggy, jet ski e lancha, trilhas ecológicas e mergulhos. Os turistas encontram também restaurantes, bares e diversos quiosques especializados em frutos do mar.

Conheça o Iloa Resort, o único All-Inclusive da Barra de São Miguel

Praia do Gunga

Turistas na Praia do Gunga, em Alagoas
Após a travessia da Lagoa do Roteiro, os turistas são presenteados com um verdadeiro pedaço de paraíso

Apenas uma lagoa separa a Barra de São Miguel da Praia do Gunga, conhecida pelas suas densas linhas de coqueirais e falésias coloridas. A lagoa em questão é a do Roteiro, uma das principais vias de acesso à praia, com travessias diárias a partir de Barra de São Miguel. O passeio, contratado diretamente com os barqueiros estacionados na faixa de areia, está entre as atrações mais famosas da região.

Na Praia do Gunga, os turistas encontram desde restaurantes flutuantes, um deles instalado em um barco no meio da Lagoa do Roteiro, até passeios de buggy, que não podem faltar no roteiro dos viajantes. Por fim, não deixe de conhecer o Mirante do Gunga, de onde é possível contemplar uma vista incrível dos coqueiros e do mar, que fica ainda mais estonteante durante o pôr do sol.

Dunas de Marapé

Vista das Dunas de Marapé, com coqueiros ao fundo
Acessível apenas por barco, o complexo Dunas de Marapé combina natureza exuberante e atividades de lazer

Por último em nossa lista do que fazer em Maceió e arredores estão as Dunas de Marapé, localizadas a 70 km da capital de Alagoas. Apesar do nome, a atração costuma ser lembrada por sua praia de areia fofa e recifes de corais, rodeada por falésias coloridas e muito verde.

Além da natureza exuberante da região, a completa infraestrutura de lazer e serviços conta com restaurante, bar e passeios diversos, como os imperdíveis Circuito Pau de Arara e Trilha dos Caetés. Nas Dunas de Marapé, um dos maiores destaques é o encontro do mar com a Lagoa de Jequiá, o que possibilita banhos de água doce e salgada.

Que tal se hospedar no único resort All-Inclusive do Litoral Sul de Alagoas? No Zarpo, você encontra preços imbatíveis no Iloa Resort All-Inclusive, situado na Barra de São Miguel, a 30 km de Maceió e a 12 km da Praia do Gunga. Na região, também há o Gungaporanga Hotel, com vista sobre a lagoa do roteiro e exclusivo para maiores de 14 anos.


Animado para conhecer os destinos que fazem jus ao apelido “Caribe Brasileiro”? Cadastre-se no Zarpo clicando aqui e fique por dentro de descontos imperdíveis nos melhores hotéis e resorts de Alagoas.

Gabriel Sanchez

Observador nato, é fascinado por metrópoles e suas diversas manifestações artístico-culturais. Acredita que viajar é uma forma de compreender a si mesmo e a essência humana.

Escreva um comentário