Porto de Galinhas conquista o coração de todos. Além do clima delicioso, praias belíssimas e piscinas naturais, os resorts completam a experiência com mordomia, enquanto as pousadas garantem muito charme. A 1h da capital de Pernambuco, o lugar é ideal para quem quer curtir dias de sol e mar em cenários tropicais.

A seguir, leia mais sobre os passeios na região, dicas de viagem e opções de hotéis.

Home - Slider 1

Onde fica Porto de Galinhas?

Porto de Galinhas está no município de Ipojuca, em Pernambuco. Recife, a capital do estado, está a 65 km, e é lá que fica o Aeroporto Internacional de Recife – Gilberto Freyre (REC), principal escolha para quem viaja para o destino, que fica no litoral sul pernambucano.

O local marca presença na história durante o período colonial brasileiro. Foi uma das primeiras áreas ocupadas pelos portugueses, tornando-se grande produtora de açúcar. Atualmente o destino é um dos mais cobiçados do Nordeste, graças às altas temperaturas e às praias de mar tranquilo e cristalino.

O que fazer em Porto de Galinhas?

Praias de Porto de Galinhas

Vista aérea da praia principal de Porto de Galinhas
A Praia de Porto de Galinhas é ótima para um dia à beira-mar, e é de lá que partem os passeios de jangada

Curtir um dia de praia é a primeira coisa a fazer em Porto de Galinhas! A Praia da Vila de Porto de Galinhas é a principal e a mais frequentada pelos turistas. Além das piscinas naturais, ela é uma delícia para curtir um dia de praia, já que as barracas e quiosques cuidam de tudo que é preciso, desde cadeiras e guarda-sóis até drinks e petiscos.

Vista aérea da Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas
Os recifes da Praia de Muro Alto formam uma piscina natural permanente, perfeita para as famílias

A Praia de Muro Alto, a 10 km, costuma ser a preferida de muitos, já que seu mar é uma piscina natural permanente – um “muro” de recifes protege a orla das ondas. Crianças brincam com tranquilidade, e stand up paddle e caiaque estão entre as principais atividades.

No Pontal do Cupe, a 8 km ao norte da vila, também é possível alimentar dezenas de peixinhos e tirar fotos subaquáticas, afinal, seu mar é cristalino e praticamente não tem ondas. A Praia de Maracaípe, a 3 km ao sul, é menos frequentada. Seu mar possui ondas que atraem os surfistas, e os coqueiros na orla são um cenário incrível para fotos.

Mar da Praia de Serrambi
Longe do agito de Porto de Galinhas, a Praia de Serrambi é a escolha para momentos de serenidade

Um pouco mais distante, a 18 km ao sul da vila, Serrambi também é opção mais tranquila. A praia atrai desde famílias, que curtem as pequenas piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa, e pelos mergulhadores, graças aos naufrágios próximos à costa.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Piscinas naturais de Porto de Galinhas, em Pernambuco
As piscinas naturais são o paraíso! As águas cristalinas e o colorido dos peixes compõem o cenário

Pergunte para qualquer pessoa o que fazer em Porto de Galinhas, e a resposta será o imperdível passeio de jangada até as piscinas naturais. Tradicional no destino, o  passeio pode ser comprado no quiosque da Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, à beira da praia da vila.

Basta entregar o ingresso a um dos jangadeiros, que leva os turistas mar adentro, onde ficam as piscinas. Óculos de mergulho são entregues aos passageiros, que podem nadar livremente e se maravilhar pelos milhares de peixes.

Para este passeio é importantíssimo conferir a tábua das marés. Com a maré mais baixa, mais piscinas podem ser exploradas, e os visitantes ficam mais à vontade para observar os peixinhos.

Vila de Porto de Galinhas

Vila de Porto de Galinhas
As lojinhas de artesanato são imperdíveis! Como resistir a levar o tradicional bolo de rolo para casa?

A vila de Porto de Galinhas é a pequenina cidade mais próxima ao trecho principal da praia homônima, de onde saem as jangadas. Por lá vale um passeio para compras. Não deixe de levar pra casa peças de rendas feitas no Nordeste, o tradicional e delicioso bolo de rolo, artesanato feito com escamas de peixes e mais mimos.

Na vila também estão restaurantes e bares com música ao vivo. As ruas são exclusivas para pedestres, então a tranquilidade e o charme são garantidos.

Buggy de ponta a ponta

Quatro praias e um passeio cheio de emoção. Assim é o passeio de buggy de ponta a ponta!

Uma das melhores formas de conhecer as praias da região de Porto de Galinhas é fazer o passeio de buggy “de ponta a ponta”. É também o passeio mais divertido na lista do que fazer em Porto de Galinhas! O buggy, que comporta até 4 pessoas além do motorista, costuma pegar os passageiros nos hotéis.

O roteiro passa por quatro praias: Muro Alto, Pontal do Cupe, Praia de Porto de Galinhas (a mesma de onde saem os passeios para as piscinas naturais) e Maracaípe. O buggy faz paradas em cada uma delas, e é possível combinar com o bugueiro por quanto tempo.

Praia dos Carneiros

Capela de São Benedito, na Praia de Carneiros
O destaque da Praia dos Carneiros é a capela de São Benedito, que fica na areia, à beira-mar

A 50 km de Porto de Galinhas está Tamandaré, e em Tamandaré está a cobiçada Praia dos Carneiros. A maior parte dos passeios contratados em Porto de Galinhas deixam os turistas no charmoso clube de praia Bora Bora, com espreguiçadeiras, chuveiros e um completo menu de drinks e petiscos.

É de lá que saem os passeios de lancha e catamarã. O trajeto deles passa pela Igrejinha de São Benedito, construção encantadora à beira-mar, mangues e também pelos surpreendentes bancos de areia.

Mais passeios

Vista panorâmica para o igreja de Olinda e o mar
Recife, a capital de Pernambuco, e Olinda estão pertinho de Porto de Galinhas, e podem ser incluídas no roteiro

Quem tiver mais tempo, pode incluir no roteiro um city tour em Recife e Olinda, onde é possível conhecer mais sobre a história e cultura pernambucana. Não deixe de visitar o bairro Recife Antigo, o Forte das Cinco Pontas e as ladeiras coloridas de Olinda, onde o frevo é o ritmo tradicional.

Piscinas de Maragogi
Em outro estado sim, mas pertinho! 1h e 30 minutos separam Porto de Galinhas e a paradisíaca Maragogi

Outro passeio possível é conhecer as Galés de Maragogi. O destino está no estado de Alagoas, mas a apenas 1h e 30 minutos desde Porto de Galinhas. A 6 km da costa está um fascinante conjunto de piscinas naturais, maiores que as do destino de origem. As águas transparentes chamam a atenção, e não à toa Maragogi foi apelidada de “Caribe Brasileiro”.

Quanto tempo ficar em Porto de Galinhas

Para fazer todos os passeios e também curtir dias de tranquilidade, 7 dias são suficientes para um roteiro completo. Se não tiver esse tempo disponível, em 4 dias é possível conhecer o melhor de Porto de Galinhas, priorizando alguns passeios.

Dica de quem foi

“Uma dica importantíssima é fazer o passeio até a Praia dos Carneiros, em Tamandaré. É uma das praias mais lindas do Nordeste! Foi a minha parte favorita da viagem e recomendo a todos que me perguntam sobre. É possível conhecer toda sua extensão caminhando, ou fazendo um tour de catamarã. Os coqueiros, mar tranquilo e quentinho, as piscinas naturais que se formam em alguns pontos… é tudo perfeito.”

Karen Garcia, Coordenadora Comercial do Zarpo

Onde se hospedar em Porto de Galinhas

Samoa Beach Resort

Samoa Beach Resort, em Porto de Galinhas
À beira da Praia de Muro Alto, o Samoa Beach Resort possui piscinas, kids’ club, SPA e mais

No Samoa Beach Resort, a maior preocupação será escolher entre as piscinas do resort e as piscinas naturais. Afinal, a hospedagem está à beira da Praia de Muro Alto! Além do serviço de praia com espreguiçadeiras e guarda-sóis, os hóspedes se divertem com stand up paddle e caiaque. O resort tem ainda recreação monitorada para crianças a partir de 4 anos e SPA, com custo à parte. Há duas opções de pensão: café da manhã ou meia pensão.

Enotel Acqua Club e Enotel Convention & Spa

Piscinas do Enotel Acqua Club e Enotel Convention
Dois em um! O Enotel Acqua Club e o Enotel Convention se combinam em um único e gigantesco complexo

Dois resorts, um único e incrível complexo. O Enotel Acqua Club e o Enotel Convention & Spa estão lado a lado e à beira da Praia de Porto de Galinhas, a 5 km da vila. Os hóspedes têm acesso a todos os espaços das hospedagens. Destaque para as piscinas (entre elas um rio lento e uma piscina de ondas), kids’ club com recreação monitorada, serviço de praia e shows noturnos. Tudo se torna ainda mais especial com experiência All-Inclusive, com oito bares, uma sorveteria e jantares temáticos com diferentes especialidades.

Summerville Beach Resort

Vista aérea do Summerville Beach Resort
Um complexo aquático, clubinho infantil e três tipos de pensão: tudo isso e mais no Summerville Beach Resort

À beira da Praia de Muro Alto, o Summerville Beach Resort possui complexo aquático, arco e flecha, quadras esportivas, serviço de praia com aluguel de stand up paddle e caiaque (com custo à parte), boate e clubinho infantil com atividades para os pequenos de 4 a 12 anos. Quanto à pensão, são três escolhas: café da manhã, meia pensão ou pensão completa. São três restaurantes, um principal, um infantil e um com custo à parte, além de bares para drinks, cervejas, etc.

Kembali Hotel

Deck com vista para o mar do Kembali Hotel
Originalidade e sossego à beira de Porto de Galinhas: o Kembali Hotel é exclusivo para adultos!

Perfeito para viagens a dois! O Kembali Hotel é exclusivo para maiores de 18 anos. À beira da Praia de Porto de Galinhas, a 4 km da vila, o hotel possui piscina com vista para o mar, serviço de praia com espreguiçadeiras, bar e, com custo à parte, massagens no gazebo. O café da manhã está incluso na tarifa, e conta com itens como pães, bolos, waffles, frutas e tapiocas. Outro destaque são as acomodações temáticas!

Vivá Porto de Galinhas Resort

Vista geral do Vivá Porto de Galinhas
Este é o cenário paradisíaco que recebe os hóspedes no Vivá Porto de Galinhas!

À beira da Praia do Cupe, a 6 km do centrinho de Porto de Galinhas, o Vivá Porto de Galinhas Resort combina sofisticação e clima tropical. O resort também oferece três opções de pensão. A diversão é garantida por seis piscinas, atividades para todas as idades, cinema, programação noturna e, para as crianças têm playground, kids’ club e recreação monitorada. Para os momentos de bem-estar, o SPA é a escolha ideal, com custo à parte.

Confira todos os hotéis em Porto de Galinhas disponíveis no Zarpo


Porto de Galinhas é apaixonante! Reserve a sua viagem pelo Zarpo e prepare-se para dias sem igual à beira-mar do litoral sul pernambucano.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário