Roteiro Com o Melhor de São Miguel dos Milagres

Roteiro Com o Melhor de São Miguel dos Milagres

Divulgação Pousada da Amendoeira

Um deserto no meio da extensão alagoana de praias, assim é a pequena São Miguel dos Milagres. A cidade possui litoral único, quase sem alterações, mantendo suas características nativas. Entre a estrada que liga Paripueira ao norte de Maceió até Maragogi, e com cerca de 100 km de águas cercadas por corais, o mar de São Miguel é calmo, com águas mornas e piscinas naturais durante a maré baixa.

A cidade que está na Rota Ecológica, tem como atrações turísticas restaurantes à beira-mar e projetos para proteger animais ameaçados de extinção, como a Associação Peixe-Boi. Se encante com o melhor de São Miguel dos Milagres no roteiro da Mag.

As Belezas Ocultas das Praias de São Miguel dos Milagres

Praia do Toque - São Miguel dos Milagres

A Praia do Toque, localizada em um lugar bem reservado, possui águas transparentes com diversas espécies de peixes que podem ser vistas a olho nu. Durante a maré baixa, é formada uma das maiores piscinas naturais de São Miguel dos Milagres. Tem também areias claras que são perfeitas para caminhadas à beira-mar, ou para um passeio de bicicleta. O transporte até as piscinas da praia é feito por meio de jangadas e outras embarcações.

Rodeada por coqueiros a Praia São Miguel dos Milagres é a principal da cidade. Famosa por ter uma das melhores piscinas naturais da orla, o local encanta com o mar esverdeado e a temperatura morna das águas, que a torna a mais procurada por quem visita a cidade alagoana. A vista que leva o nome da cidade, é uma das paisagens mais bonitas do mundo, perfeito para caminhar ou andar de buggy e conhecer toda essa extensão paradisíaca.

Rua Pref. Augusto de Barros Falcão | Tel.: (82) 98870-1808

Praia do Riacho - São Miguel dos Milagres

Conhecida pelo sossego e por sua limpeza, a Praia do Riacho está localizada próximo ao Riacho Tabatinga. O local é bem reservado e o turista pode fazer uma caminhada de 30 minutos à beira-mar, até uma vegetação nativa de mangue e pequenas trilhas. Com bares e restaurantes na margem da praia, é o lugar perfeito para fugir e descansar nas redes colocadas no mar, além disso, durante a maré baixa são formadas piscinas naturais e arrecifes.

Uma das regiões mais desertas de São Miguel dos Milagres, a pequena Praia do Marceneiro possui águas calmas e com temperatura excelente para relaxar no mar. Rodeada por coqueirais, há uma pequena igrejinha que deixa a paisagem ainda mais rústica remetendo à história da cidade, e até do Brasil.

De fácil acesso a Praia de Porto da Rua dispõe de vários restaurantes à beira-mar, por isso, é o destino mais procurado pelos turistas de São Miguel dos Milagres. Com águas cristalinas e coqueiros ao redor, o mar parece mais piscinas naturais permanentes. É ideal para a prática de esportes náuticos, como a vela e caiaque.

Rua Abelardo Costa Raposa

Preservação e Natureza são Prioridades em São Miguel dos Milagres 

Japaratinga - São Miguel dos MilagresMarinelson Almeida – Traveling through Brazil/CC-BY

A estrada secundária que passa por São Miguel dos Milagres começa na região de Barra de Camaragibe e vai até Japaratinga é a conhecida Rota Ecológica. Pelo trajeto o turista encontra pousadas com o charme tropical dos mais de 50 km de costa das praias alagoanas. Aprecia também uma vista deslumbrante de mar esverdeado, poucas ondas e muitos recifes de corais que formam as piscinas naturais. No percurso, que começa a 100 km ao norte de Maceió, e passa pela rodovia costeira AL-101 há a proteção da orla contra a invasão de grande número de turistas. Por isso, as praias e paisagens quase não sofreram alterações e permanecem desertas.

Rodovia AL-101 | (82) 3295-1575

Para ter a vista do alto da cidade o turista pode subir até o Mirante Alto do Cruzeiro. Para chegar no topo é preciso ir de carro, a estrada é curta, porém é muito íngreme, e quando estiver por lá é presenteado com uma paisagem de tirar o fôlego da Praia São Miguel dos Milagres.

Rua Vigário Belo

Peixe-boiImagem ilustrativa

A Associação Peixe-Boi, fundada em 2009 por guias comunitários que lutavam contra a ameaça de extinção da espécie, recebe visita turísticas para arrecadar verbas e se manter. No passeio o turista observa o peixe-boi marinho no seu habitat natural, acompanhados de um guia que conta diversas histórias sobre a fundação da associação e, é claro, sobre o animal.

O número de visitantes é limitado de 70 pessoas por dia e, nesse caso, é preciso fazer a reserva antes. Durante o trajeto os turistas passam ainda pela ponte que cruza o rio Tatuamunha e o Manguezal ao redor, onde é possível ver os caranguejos.

Rua Luiz Ferreira Dorta, 25 – Tatuamunha | Tel.: (82) 3298-6247/ 99917-2146 | Site

Sombra, Água e Muita Comida Fresca em São Miguel dos Milagres

MoquecaImagem ilustrativa

Localizado próximo a Praia do Toque, o Restaurante No Quintal fica literalmente no quintal da casa dos chefs Lucas e Renata Nogueira. Os pratos são preparados com ingredientes fresquinhos plantados no próprio jardim do estabelecimento, além disso, a comida servida é a típica brasileira, com destaque para a nordestina.

No cardápio tem receitas como badejo fresquinho (bem temperado e saboroso), sucos de frutas frescas e as sobremesas que não decepcionam.

Rua Povoado do Toque, S/N – Praia do Toque | Tel.: (82) 99910-7078 | Site

Na casa do Chef Henrique, funciona o Buda Bistrô. Um pequeno restaurante onde são servidos sanduíches, massas, carnes e muitos frutos do mar, tudo fresquinho. O prato mais famoso do cardápio, pelo qual o Chef recebe muitos elogios, é o Lagostim com Molho de Gorgonzola. Vale a pena experimentar!

Rodovia AL-101, Altura dos Números 894-684 | Tel.: (82) 99195-0297

O Luna Bar e Restaurante é perfeito para quem quer aproveitar o litoral enquanto aprecia a comida nordestina. À beira-mar da Praia de Porto da Rua, as opções do restaurante vão desde os petiscos de frutos do mar e pescados, até os típicos pratos de carne e frango.

Rua Abelardo Costa Raposa, 31 | Tel.: (82) 3295-1579 | (82) 99183-9157

Pousada Amendoeira - São Miguel dos MilagresFernanda F. Genthon/Divulgação

O Restaurante da Pousada Amendoeira segue o estilo mais natural. A  gastronomia do local preza pela qualidade de vida e saúde, portanto, os pratos levam pescados e grãos integrais. Os mais pedidos são os peixes e frutos do mar acompanhados de legumes e verduras sem agrotóxicos. O restaurante é uma boa opção para quem não quer deixar de lado a alimentação saudável, mesmo nas férias.

Praia do Toque, 7 – Rota Ecológica | Tel.: (82) 3295-1213 | (82)99902-8803 | Site

A Pousada do Toque tem em sua gastronomia um cardápio sofisticado e criativo. Entre os pratos mais pedidos estão a entrada de Lulinha Dorê, acompanhada de caipirinha feita com frutas frescas, o Bobó de Camarão e o Grelhado de Frutos do Mar. O restaurante é parada obrigatória para quem visitar São Miguel do Milagres e estiver na Praia do Toque.

Rua Felisberto de Ataíde, S/N – Povoado do Toque | Tel.: (82) 3295-1127 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *