Sabe o que é melhor do que viajar? Recordar cada momento especial com registros que transportam a gente de volta para o destino. Existem dicas de como tirar foto na praia, por exemplo, para arrasar nos cliques da viagem!
Há quem ainda imprima fotos para decoração e crie lindos álbuns de memórias. Mas, seja para foto revelada ou digital, algumas técnicas fazem toda a diferença na hora do X! E é claro que as praias, com sua natureza cheia de cores, são um convite para as lentes captarem.
Quer melhor cartão-postal do que mar azulzinho, areias branquinhas e coqueiros por toda a parte? Nossas dicas de como tirar fotos na praia vão te ajudar a montar um álbum – ou um feed – daqueles de inspirar! Confira!
Confira também 22 fotos de cenários brasileiros que vão te inspirar a viajar no país!
Dica de foto 1: originalidade
Primeira dica de foto na praia: o passo 1 para a foto parecer mais interessante é conseguir captar um momento superlegal por acaso, ou seja, fotografar de maneira que o registro seja (ou pareça) espontâneo.
A dica, então, é transmitir o máximo de naturalidade para a foto e deixar de lado as poses clichês. Esqueça mãos na cintura, olhares para a câmera e aquelas fotografias batidas que todos já conhecem!
Valem closes saindo do mar, pessoas tomando sol ou até se refrescando com bebidas de praia. Lembre-se: é bacana flagrar alguém descontraído, mas dá também para fazer cliques originais colocando, por exemplo, todo mundo para pular as ondinhas. Abuse da criatividade.
Veja também algumas das melhores praias brasileiras para curtir com as crianças
Dica 2: contraste na foto
Os contrastes da praia já são lindos por si só, com o azul do céu, o azul do mar no horizonte, o dourado da areia e o verde dos coqueiros. Mas o contraste não precisa ser especificamente só de cores, isso porque destacar objetos na paisagem também gera resultados incríveis.
Adicionar elementos a um plano de fundo ou itens que se destaquem à principal paisagem da foto valoriza o cenário e realça o componente central, criando uma composição única bem bonita.
Por exemplo: capturar itens individuais como um drink, isolar conchinhas na vastidão da areia, registrar um barco em contraste à extensão do mar ou usar as cores do guarda-sol como destaque na foto são boas dicas.
Dica 3: paleta de cores
Não tem lugar mais colorido e genuinamente belo para fotografar do que a natureza. Ainda mais a praia com sol dourado, contrastes azuis do mar e areias brancas ou beges com coqueiros verdes às margens. Olha quanta cor diferente há em um simples parágrafo!
Enquadrar esses “itens” em um só clique traz resultados incríveis. Sincronize diferentes tons na foto, como a mudança de cor da areia seca para a úmida, as espumas das ondas com a marola azul, o pôr do sol alaranjado na água escura do alto-mar… Use iluminação natural!
Dica 4: enquadramento
O que ajuda a destacar o elemento escolhido (sejam objetos ou pessoas) é a regra dos terços, técnica básica que propõe quatro linhas imaginárias, duas horizontais e duas verticais, para posicionar o item nos pontos de intersecção, dando mais equilíbrio e enquadramento.
Funciona assim: é preciso alinhar a imagem ao longo de uma grade 3×3, parecida com o formato de um jogo da velha. Esse formato dividirá a foto em nove partes iguais e o fotógrafo fica apenas incumbido de posicionar a imagem corretamente nas linhas traçadas.
Embora muito usada para melhor composição da imagem, a regra não serve só para centralizar elementos. Com ela é possível alinhar o horizonte, equilibrar, destacar ou dividir itens na foto. Há smartphones com a função de habilitar a regra e visualizar as linhas.
Aproveite para conhecer as praias mais fascinantes do Caribe e se inspirar com elas!
Dica 5: tamanho e resolução da foto
Para postar uma foto no feed ou nos stories, vale preencher o máximo de espaço que o Insta permite. A foto vai chamar mais atenção e ocupar a maior parte da tela de quem visualizar. Usar a câmera na vertical permite que a foto se encaixe melhor nos parâmetros da plataforma.
No feed, o formato ideal das fotos quadradas é de 1080 x 1080 na proporção 1:1. Já nas publicações em formato paisagem, a imagem deve ter 1200 x 566 na proporção de 1,91 x1. Assim a visualização é melhor e a foto fica bem maior em comparação com foto paisagem.
Nos stories, para que um conteúdo seja exibido em tela cheia, as dimensões devem ser de 1080 x 1920 e na proporção de 9:16. Lembre-se: as medidas se aplicam também a vídeos. Outra dica é salvar na nuvem o registro original para guardar a foto com boa qualidade.
Dica bônus: destino ideal
Por último, mas não menos importante: a escolha do destino é o que realmente vai garantir os cenários mais bonitos. Praias paradisíacas não faltam no Brasil e merecem o topo da lista quando o assunto é cartão-postal ou fotos instagramáveis.
No Sudeste, por exemplo, Ubatuba e Maresias, no o Litoral Norte de SP, ou a Costa Verde do Rio e a Região dos Lagos, como Búzios, Angra dos Reis e Paraty, são paisagens praianas donas de natureza irresistível. No Sul, vale apostar em Floripa, Bombinhas e Balneário Camboriú.
Já no Nordeste, Pipa, no Rio Grande do Norte, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha, em Pernambuco, Trancoso, na Bahia, Maragogi, em Alagoas, e Jericoacoara, no Ceará, são destinos incrivelmente fotogênicos!
Conheça as melhores praias do Nordeste para você curtir nas próximas viagens!
Se você gostou das nossas dicas de fotos na praia, vai gostar ainda mais das hospedagens do Zarpo em destinos paradisíacos! O melhor? Há descontos incríveis, taxas já inclusas e datas garantidas. Reserve com a gente!