Confira Dicas de Viagem no Roteiro para Curaçao

A 70 km da Venezuela está a ilha de Curaçao, uma pequena amostra da Europa na América Latina. O destino caribenho é bastante procurado pelos turistas que buscam as praias de cenários inesquecíveis e o clima sempre agradável para relaxar e curtir o merecido descanso. Colonizada pelo Reino Unido da Holanda, a língua oficial é o holandês, porém é possível encontrar a mistura de vários idiomas no pequeno país de apenas 150 mil habitantes. O lugar se destaca pelas belezas da charmosa arquitetura inspirada nos países baixos, além das construções coloridas com cores vibrantes. Veja o roteiro completo do Mag e conheça o melhor de Curaçao.

Confira ofertas de pacotes promocionais do Zarpo

As belas praias de Curaçao

Santa Barbara Beach - Curaçaodroneplcr/CC-BY

O calor do Caribe é contemplado em Santa Barbara Beach. A praia com 450 m de areia branca, convida os visitantes a curtir a vista privilegiada para paisagens naturais e desertas. Com veleiros e iates que passeiam constantemente pelo mar do local, aproveite para nadar na lagoa de águas quentes e cristalina, ou alugar equipamentos para praticar esportes aquáticos, como caiaques, pranchas de paddle board e mergulho. É possível ainda, desfrutar de cocktails e refeições à beira-mar, nos restaurantes e quiosques instalados na região.

Situado no bairro de Pietermaai, próximo ao Mega Pier, as duas praias privativas nomeadas de Avila Beach estão protegidas dos ventos e ondas grandes por dois molhes marítimos, tornando assim, o local perfeito para toda a família. As águas tranquilas e areias brancas dispõem de sombras proporcionadas pelas palmeiras e cabanas, que junto com as espreguiçadeiras deixam o espaço ainda mais acolhedor.

Blue Bay - CuraçaoFrank Jania/CC-BY-SA

Popular entre as famílias locais e visitantes, a privativa Blue Bay Beach possui areias brancas com colinas de relevos oceânicos, ideal para crianças se divertirem na beira da praia sem perigos. No ambiente, aliás, é possível encontrar o parque infantil, piscina e duchas de banho. Com infraestrutura completa para receber os turistas, na área há cadeiras, palmeiras, restaurantes e centro de esportes, como o melhor e caiaque, além de lojas de roupas de banho.

A praia Caracas Bay é bastante frequentada por esportistas que praticam snorkel e mergulho. Por causa da areia grossa com pequenas pedras espalhadas por toda sua extensão, a área é popular entre os moradores locais. Os banhistas podem aproveitar para relaxar nas águas calmas, que geralmente estão desertas.

Cas Abao - CuraçaoBoris Kasimov/CC-BY

Na praia Cas Abao Beach as águas claras, palmeiras e cabanas formam o cenário de tirar o fôlego que atrai turistas o ano inteiro. No ambiente que combina o conforto da natureza com serviços que oferecem cadeiras e toalhas para os banhistas, há a oportunidade de se deliciar nas cadeiras de massagem, duchas, bares e restaurantes locais. Além disso, é possível aproveitar os arrecifes que são verdadeiros paraísos e praticar snorkel ou mergulho.

A praia Jan Thiel Beach é um dos refúgios mais visitados em Curaçao, próximo a diversos pontos turísticos frequentados por moradores e visitantes, a área conta com lojas de compras, camas de praias e palmeiras que formam paisagens deslumbrantes. Com atrações principalmente para os mais jovens, o local dispõe de zonas de entretenimento para relaxar desfrutando do cocktail frio, pratos típicos e se aventurar em esportes como snorkel e mergulho.

Kenepa Grandi - Curação

Em Kenepa Grandi está o mar mais azul de Curaçao. A praia isolada fica em uma região praticamente deserta, o que não impede que a área fique cheia nos finais de semana, e receba turistas que buscam por festas e lazer. Na composição da areia há restos de corais e conchas, por isso, não é aconselhável andar descalço pela orla. Além disso, há estrutura básica para abrigar os visitantes com mesas e quiosques para refeições.

Com areia branca, serviços que fornecem cadeiras e toalhas, a praia Seaquarium Beach é o lugar perfeito para curtir com as crianças. As palmeiras projetam sombras perfeitas para relaxar enquanto aprecia a natureza, experimenta drinks nos bares, e ainda, faz compras nas lojas espalhadas pelo espaço. Bastante popular entre as famílias e jovens, as noites acontecem concertos e até exibição de filmes à beira mar.

Saiba mais sobre pacotes exclusivos para as praias caribenhas.

Conheça os museus de Curaçao

Museu Kura Hulanda - Curação-JvL-/CC-BY

Localizado no porto da capital Willemstad, o museu Kura Hulanda possui exibições de obras que retratam o comércio de escravos transatlântico. O pequeno país que realizou o intercâmbio de africanos junto a outros “produtos” para a países europeus, como a Holanda, mostra no ambiente como eram o mercado dessas atividades, desde a captura dos escravos na África e a passagem pelo oriente médio, até a libertação no Novo Mundo.

Klipstraat, 9 – Willemstad | Tel.: +599 9 462 – 4537 | Site

No Jewish Cultural Historical Museum é possível encontrar a sinagoga construída no século XVII, onde são realizados os cultos judaicos. O local foi templo de adaptação dos judeus em Curaçao, depois que chegaram no país fugidos de diversos lugares do mundo. A decoração possui móveis e peças da era colonial, com o chão de areia fina e conservada pelos administradores, criando o espaço que encanta seus visitantes. O museu integrado, é excelente opção de passeio para conhecer a história e características do povo judaico no país. Na área há peças, fotografias e objetos típicos da religião.

Hanchi Snoa, 29 – Punda | Tel.: +599 9 461 – 1067 | Site

Museu Tula - CuraçaoCharles Hoffman/CC-BY

Próximo a praia de Kenepa, o Museo Tula retrata a história da rebelião de 1795, no qual os escravos que eram comercializados em Curaçao revoltados com a situação, resolveram exigir o fim do mercado. No museu há loja de artesanato com artigos turísticos fabricados pela cooperativa de mulheres da região, além do restaurante e guias que comandam os passeios pelo local, já que as obras possuem legendas em holandês. Sendo assim, os instrutores relatam em inglês os acontecimentos do momento histórico.

Kanepa | Tel.: +559 9 888 – 6396

Por meio de objetos, fotos, maquetes e ferramentas, o Curaçao Maritime Museum conta os 500 anos de história da vida marítima de Curaçao. A visita dura cerca de 2h e os turistas podem conhecer sobre espécies aquáticas, como lulas, e até aprender como acontece a navegação de embarcações, nas maquetes e mapas de barcos e outros veículos aquáticos. No local há ainda, lojas de presentes para lembrar do passeio, restaurantes e bares.

Van den Brandhofstraat, 1 – Willemstad | Tel.: +599 9 465 – 2327 | Site

Museu de CuraçaoLswarte/CC-BY-SA

Localizado na parte oeste de Otrobanda, o The Curaçao Museum descreve a trajetória geológica de Curaçao, com pinturas de artistas locais e internacionais, artefatos indígenas pré-colombianos, mapas e gráficos da América. O lugar de estilo colonial, relata ainda, as profissões que eram praticadas pelos afro-curaçoenses depois que da abolição da escravidão, além disso, mostra as crenças, estilo de vida e comidas típicas desses povos que tiveram que recomeçar.

Van Leeuwenhoekstraat, s/n – Willemstad | Tel.: +599 9 462 – 3873 | Site

Outros pontos turísticos de Curaçao

Ponte Queen Emma - Curaçao

A ponte flutuante Queen Emma Bridge, é um dos pontos turísticos mais visitados na ilha, além de render ótimas fotos para guardar como recordação da viagem. A partir do local é possível fazer passeios de barcos para atravessar a ligação entre Willemstad e Punda, aproveitando para apreciar os navios e a vista deslumbrante do oceano que banha as duas cidades. Durante a noite o espaço fica todo iluminado e a abertura e fechamento da ponte é show a parte.

Kon. Emmabrug – Willemstad | Tel.: +599 9 434 5999

Hato Caves - CuraçaoJerrye and Roy Klotz MD/CC BY-SA

Grande atração em Curaçao, as cavernas Hato Caves estão a 60 m acima do nível do mar e revelam um pouco sobre a formação da ilha. Com mais de 250 mil anos, o local só foi descoberto a cerca de 240, por escravos que viviam na região. As visitas são guiadas e os turistas podem apreciar as formações rochosas sedimentares que se formam no teto e crescem em direção ao chão, essas esculturas aliás, são ricas em detalhes e criam desenhos curiosos que deixam o ambiente ainda mais charmoso.

Franklin D. Rooseveltweg – Willemstad | Tel.: +599 9 868 – 0379

Sea Aquarium - CuraçaoAnja Disseldorp/CC-BY

O Sea Aquarium é ótima opção de passeio para a família inteira em Curaçao que  permite aos visitantes a interação com os animais, como arraias e flamingos. Além dos shows e atividades que acontecem diariamente e exigem a participação do público, por exemplo, na hora de alimentar os bichos os funcionários recebem a ajuda de visitantes. Logo na entrada do espaço há o tanque com diversos espécies aquáticas, como tartarugas, peixes e estrela do mar. O passeio continua na praia particular integrada com o aquário onde as pessoas têm a oportunidade de nadar com golfinhos.

Bapor Kibrá, s/n – Willemstad | Tel.: +599 9 461 – 6666 | Site

Dolphin Academy - CuraçaoAnja Disseldorp/CC-BY

No Dolphin Academy de Curaçao os visitantes podem conhecer e interagir com os golfinhos em lagoas naturais ou em mar aberto. Os mamíferos são treinados e chamam a atenção dos turistas com suas apresentações e espetáculos que impressionam o público. Para recordar a experiência, o local disponibiliza fotógrafos que registram as brincadeiras e atividades entre os animais e as pessoas.

Bapor Kibrá – Willemstad | Tel.: +599 9 465 – 8900 | Site

Deliciosos parques em Curaçao

Christoffel National Park - Curaçao

Perfeitos para os aventureiros que gostam de caminhadas e trilhas ecológicas, o Christoffel National Park, primeiro e maior parque na reserva marinha de Carmabi, dispõe de passeios de jipes guiados e áreas para observação de iguanas. Além das montanhas para escalar, que no topo presenteiam os visitantes com vista panorâmica da flora local com sua paisagem rica e cultural.

Plantation House Savonet – Weg Naar Westpunt | Tel.: +599 9 540 – 3604 | Site

O mais novo parque nacional de Curaçao, o Shete Boka National Park tem sua área registrada a partir da caverna Boka Tabla, onde os turistas podem sentar e apreciar o fluxo das ondas fortes do mar em contato com as formações rochosas do lugar. A trilha de estrada de terra só é acessível com jipes e cruza a costa norte do pequeno país, onde as florestas além de serem parte do bosque, também são protegidas para reprodução de tartarugas.

Boca Tabla, s/n – Willemstad | Tel.: +599 9 864 – 0444 | Site

Experimente as delícias típicas de Curaçao

CarpaccioImagem ilustrativa

Os amantes de carne com certeza precisam conhecer o The Wine Cellar, nesse pequeno e charmoso restaurante o cardápio é variado, com opções de massas, peixes e boi. O tempero é o diferencial de pratos como fettuccini alfredo com cream e parmesan cheese, carpaccio de carne e cogumelos e, ainda, a versão do fettuccini trufado. Para acompanhar as refeições o lugar oferece deliciosas seleções de vinhos internacionais na cartela da casa.

Concordiastraat – Willemstad | Tel.: +599 9 461 – 2178 | Site

O clima e aspecto boêmio do La Bohème, com a decoração e objetos que remetem ao século XX, o restaurante é um dos queridinhos de Curaçao. O prato mais famoso do local são as arepas, massa de pão feitos com milho moído, a delícia é sugerida acompanhada de cerveja gelada ou outra bebida, drink e refresco do espaço.

Columbusstraat, 4 – Willemstad | Tel.: +599 9 465 – 1966 | Site

massa-vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Com ambiente agradável e aconchegante, o restaurante Serafina está entre os melhores de Curaçao. Inspirado na autêntica culinária italiana, o lugar dispõe da relação chef e cliente, onde o dono do estabelecimento passa de mesa em mesa indicado pratos, bebidas e sobremesas. A decoração moderna a céu aberto, junto da refeição que acompanhada com vinhos selecionados da cartela especial deixa o gostinho de quero mais nos visitantes.

Lombokstraat – Willemstad | Tel.: +599 9 560 – 7077 | Site

À beira mar, o Karakter dispõe de excelente infraestrutura para receber os visitantes e banhistas da praia. O lugar conta com piscina de borda infinita a disposição dos clientes, o ambiente descontraído que fica deslumbrante ao pôr do sol é complementado com os deliciosos pratos, como porções de peixes, anéis de lula, além do café da manhã, sobremesas e jantar.

Coral Estates | Tel.: +599 9 864 – 2233 | Site

Compras em Curaçao

Serena´s Art Factory - CuraçaoCoen van der Linden/CC-BY-SA

Na oficina de arte e loja de lembranças, Serena´s Art Factory, os visitantes de Curaçao, além de comprar as famosas esculturas Chichis, podem confeccioná-las e personalizá-las no workshop animado e agradável da loja. A oportunidade de conhecer o trabalho das mais de 60 mulheres, que pintam à mão as estatuetas e, formam desenhos incríveis nas roupas das bonecas faz com que os turistas sejam artistas por um dia.

Juan Louis, 87 – Willemstad | Tel.: +599 9 738 – 0648 | Site

Os barcos venezuelanos do Floating Market ficam atracados nos arredores das ruas de pedestres de Punda e trazem verduras, frutas e temperos para vender em Curaçao. Por isso, a parada é obrigatória para os cozinheiros e amantes da boa culinária. O comércio é uma forma que os barqueiros encontraram de sair da Venezuela e conseguirem comercializar seus negócios, eles enfrentam mais de 8h de viagem pelo mar pesado do oceano. Mas não é só de comida que o comércio é feito por ali, há ainda, roupas, souvenirs e artesanatos.

Sha Caprileskade – Willemstad

ComprasImagem ilustrativa

O shopping Sambil não é diferente dos que encontramos aqui no Brasil e, por isso, acaba sendo excelente opção para passeio em família nas lojas de Curaçao. Além de grandes marcas, o espaço também possui áreas para crianças como o Kid´s Place e exposições infantis. O entretenimento continua no cinema, com grande variedade de filmes em cartaz, e praça de alimentação com restaurantes self-service, sobremesas e churros deliciosos.

Veeris, 27 – Willemstad | Tel.: +599 9 735 – 3131 | Site

Curta a noite em Curaçao

bar-quiosque-zarpoImagem ilustrativa

Não é à  toa que o Wet & Wild Beach Club é conhecido como o quiosque da badalação em Curaçao. Na beira da praia artificial de Mambo Beach, o lugar deixa as noites dos turistas ainda mais animada. Com serviços que oferecem drinks, petiscos, comida e música agitada, a saída noturna no ambiente descontraído e com iluminação típica de balada, mas interessante a céu aberto e nas areias perto do mar, se torna inesquecível.

Willemstad | Tel.: +599 9 561 – 2477 | Site

O 27 Bar & Terrace, está localizado em frente ao porto de Willemstad, e dispõe de ambiente temático, com excelente música ao vivo no estilo Rock’n Roll, oferece cervejas sempre geladas, drinks, sanduíches, petiscos, jantar e até salada para os que preferem coisas mais leves na hora de curtir a noite em Curaçao. As mesas externas são ótimas para apreciar o pôr do sol e festejar ao ar livre.

De Ruyterkade, 58 – Willemstad | Tel.: +599 9 788 – 0020 | Site

O forte foi construído em 1828 para proteger a baía Anna de invasões estrangeiras e, atualmente o Riffort Village é ponto de encontro dos turistas e moradores de Curaçao. Depois de reformado, o lugar passou a abrigar diversos bares, restaurantes e até algumas lojas que valem a pena visitar não só durante o dia, mas a noite também. Com música ao vivo e em frente ao mar, esse é um dos locais de parada obrigatória na pequena ilha.

Gouverneur van Slobbeweg – Willemstad | Tel.: +599 9 435 – 5000 | Site

Se hospede no melhor de Curaçao

Otrobanda - Curação

A agitada capital de Curaçao, Willemstad é perfeita para conhecer todas as belezas desse destino acolhedor. Na cidade há dois distritos históricos separados pela baía de St. Anna, Punda e Otrobanda. Com duas ruas estreitas e preservadas, o principal município da ilha dispõe de arquitetura inspirada em países europeus, por isso, os prédios são coloridos e vibrantes.

No outro lado de Willemstad está Otrobanda, a pequena cidade é mais calma que a capital e é excelente opção para os turistas que desejam conhecer através de outra visão as famosas casas coloridas de Curaçao. Apesar de ser menos movimentada que o município vizinho, o local possui na praça central bares, restaurantes, shoppings e hotéis com cassinos e grandes marcas.

Na cidade de Punda, os turistas podem conhecer centros históricos de Curaçao, onde moderno e antigo estão lado a lado. No local estão os principais centros comerciais do país, como o Floating Market, além de pontos turísticos como a ponte Queen Emma Bridge, que liga Punda e Otrobanda. O interessante é que podemos explorar as ruas e bairros do pequeno vilarejo a pé, sem perder nenhuma área importante para o turismo da região.



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *