Desde o dia 28 de abril, chuvas fortes provocaram a grande enchente do Rio Grande do Sul, que assolou mais de 300 municípios e resultou em mortes e famílias desabrigadas.
Segundo um relatório oficial elaborado pelo governo do Rio Grande do Sul, até o momento, foram registradas diversas mortes e há mais de 100 mil pessoas desalojadas.
Para ajudar as vítimas, ONGs e instituições estão se mobilizando para arrecadar e distribuir doações. Confira abaixo algumas organizações e saiba como doar.
Veja como ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Instituto Bancorbrás
Com 15 anos de atuação, o Instituto Bancorbrás é agente social das Empresas Bancorbrás, ao qual o Zarpo faz parte, e tem como missão promover responsabilidade social e ambiental. No desastre do Rio Grande do Sul, o instituto está atuando com doação de água potável. Até o momento, são mais de 3 mil litros direcionados às vítimas.
Além das doações via Pix, é possível também doar no posto físico da sede, localizado na SCN QD 2 Bloco C, nº 900, na cidade de Brasília.
Chave-pix
Associação Bancorbrás de Responsabilidade Social.
CNPJ: 10.588.378/0001-01
Instagram
@bancobrás
SOS Rio Grande do Sul
O SOS Rio Grande do Sul é um canal de doações desenvolvido pelo próprio Governo do Rio Grande do Sul, que foi ativado em prol de realizar arrecadações em massa via Pix. Todos os recursos arrecadados serão direcionados às vítimas das enchentes e para a reconstrução dos municípios.
A Defesa Civil do Estado está recebendo doações na sua Central Logística, localizada na Avenida Joaquim Porto Villanova, número 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.
Chave-pix
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Instagram
@governo_rs
Instituto Ascendendo Mentes
O Instituto Ascendendo Mentes é a primeira ONG acelerada da Gerando Falcões em Porto Alegre, no RS. A organização está coletando itens de higiene pessoal, alimentos, roupas de cama e roupas, mas também são aceitas doações em Pix.
Deixe sua doação direto no instituto Ascendendo Mentes, situado em Rua Intendente Alfredo Azevedo, 1165 – Glória, Porto Alegre – RS, 91710-010.
Chave-pix
CNPJ: 39.974.512/0001-94
Instagram
@ascendendomentes
Legião da Boa Vontade
A LBV, sigla de Legião da Boa Vontade, está realizando a campanha “SOS Calamidades” com objetivo de arrecadar alimentos e materiais de higiene pessoal para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A LBV é uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos que aceita contribuições via Pix ou com doações nos pontos de coleta.
Os principais pontos de coleta estão situados no Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur (Av. São Paulo, 722), em Porto Alegre, e no Centro Comunitário de Assistência Social (Rua Bernardino dos Santos, 98), em Pelotas.
Chave-pix
E-mail: ajude@lbv.org.br
Instagram
@lbvbrasil
Comunitas
A organização desenvolveu um fundo para arrecadação de recursos. Intitulado Reconstrua RS, a campanha é constituída por diversos comitês, que atuam em ações prioritárias, como a reorganização das escolas, por exemplo.
Depósito bancário
Banco do Brasil
Agência 1195-9
Conta Corrente 600.650-7
Instagram
@comunitasbr
Rede de Bancos de Alimentos do RS e Bancos Sociais
O Banco de Alimentos de Porto Alegre tem mais de 25 bancos ativos e abrange cerca de 31 municípios. O seu intuito principal é levar alimento, saúde e segurança alimentar a todas as comunidades carentes em situação de vulnerabilidade.
Você pode contribuir via Pix, depósito bancário ou através do site oficial Doe Alimentos, da Rede de Bancos de Alimentos do RS.
Chave-pix
CNPJ: 04.580.781/0001-91
Depósito bancário
Banco Santander
Agência: 1001
Conta: 13.000.284-4
Site
www.doealimentos.com.br
Instagram
@bancoalimentosportoalegre
GRAD Brasil
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres – conhecido como GRAD – é uma ONG que atua em diferentes frentes e estados brasileiros no resgate aos animais em situação de vulnerabilidade em decorrência de desastres.
Mesmo com um extenso grupo especializado de voluntários, é sempre bem-vindo o auxílio de voluntários, médicos veterinários locais e atuantes de órgãos oficiais como o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e outros.
Já foram realocados mais de 100 animais de Esteio e São Sebastião do Caí, e os pedidos de resgate chegam em proporções cada vez maiores. Doe ou torne-se um voluntário!
Chave-pix
CNPJ: 54.465.282/0001-21
Instagram
@grad_brasil