Tá friozinho aí? No Nordeste não! E se você é do time que prefere sol, mar, sombra e água fresca em vez de cachecol, fondue, meias e esqui, então o inverno no Nordeste pode ser a opção perfeita para curtir à beça e evitar as temperaturas mais baixas da estação.
A região oferece clima ameno quase o ano todo, incluindo na época em que os termômetros descem cada vez mais os ponteiros. O melhor? As férias de julho conciliam exatamente com o auge do frio, criando a chance perfeita de escapar e embarcar em uma viagem rumo ao calor!
Pensando nisso, criamos este post especialmente para inspirar sua próximo experiência de um inverno 40ºC!
1. Lençóis Maranhenses, MA: as dunas e lagoas cristalinas são convite irrecusável

O melhor de visitar este lugar maravilhoso no inverno é que a época concilia perfeitamente com o período de cheias no destino. Isso quer dizer que, de junho a meados de setembro, os Lençóis Maranhenses têm um clima mais seco e lagoas abarrotadas de águas cristalinas das chuvas passadas, garantindo aquele visual instagramável que permeia o nosso imaginário.
A título de curiosidade, Lençóis também têm sido o destino mais desejado por brasileiros desde 2024, além de ser eleito pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade também no ano passado e selecionado ainda como o segundo parque nacional mais bonito do mundo! Não à toa, é claro.
Onde se hospedar em Lençóis? A 2 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a apenas 200 m da praia, o Vila Aty Lodge garante experiência repleta de charme em Atins. O hotel ainda oferece café da manhã incluso, piscina, serviço de quarto e kit praia.
2. Salvador, BA: a capital baiana é parada obrigatória para curtir o inverno na Bahia

O maior e um dos mais lindos estados do Nordeste, o conceito de frio é bem diferente das outras regiões do país. Na capital baiana Salvador, o inverno é tropical! Com mínima de 21ºC e máximas de 28ºC em toda a estação, os turistas vão curtir praias maravilhosas, roteiros culturais e culinária de dar água na boca. Tem como resistir?
Descubra também algumas das melhores praias de Salvador e arredores.
O Pelourinho, centro histórico de Salvador, abriga tesouros nacionais e é ideal principalmente para contemplar casarões coloniais, curtir centros culturais e restaurantes de sabores locais. Além disso, não deixe de fora a visita à Catedral Basílica de Salvador, à Igreja de São Francisco e às belíssimas praias Porto e Farol da Barra!
Onde se hospedar em Salvador? O Vila Galé Salvador está na Praia de Ondina, área nobre da cidade que também fica pertinho do centro. Piscina ao ar livre em frente à praia, serviço de massagem, serviço de quarto e recepção 24h marcam a lista de comodidades.
3. Praia do Forte, BA: destinos cheio de charme para curtir o inverno no Nordeste

A apenas 80 km de Salvador, o que, de carro, dá em torno de 1h30, a Praia do Forte é um verdadeiro refúgio para quem deseja ir na contramão do frio. Isso porque o clima é típico da Bahia: praia, sol e coqueiros às margens, além de toda aquela atmosfera contagiante que, mesmo no inverno, consegue ser a cara do verão.
O destino tem tesouros que valem apreciar, como a Praia do Lord, de piscinas naturais perfeitas para crianças, o Projeto Tamar, onde é possível se conectar com a vida marinha e ainda aprender mais sobre a preservação das tartarugas marinhas. Além disso, desbravar as trilhas da Reserva do Sapiranga e passear pelo charmoso centrinho são atrativos irresistíveis.
Onde se hospedar na Praia do Forte? Um All-Inclusive à beira da praia para uma experiência repleta de mimos. O Iberostar Selection Praia do Forte tem infraestrutura de lazer completa com cinco piscinas e várias práticas esportivas, além de seis restaurantes e cinco bares.
Conheça mais detalhes das hospedagens Iberostar na Praia do Forte.
4. Morro de São Paulo: piscinas naturais e ares exclusivos no belo estado da Bahia

É impossível pensar no Morro de São Paulo e, logo de cara, não imaginar suas praias azuis, de areias douradas e tranquilidade inabalável. Este é um dos destinos da Bahia – ou talvez de todo o país – que merece ser visto pelo menos uma vez na vida. Isso graças à sua natureza intocada e cartões-postais instagramáveis – principalmente aqueles marcados pelo mar.
Veja dicas de viagem para Morro de São Paulo em um post completo.
Batizadas de 1 a 5, as praias do destino podem ser acessadas em uma única só. Dona de boas ondas para esportes aquáticos, a 1ª praia, por exemplo, fica localizada perto do centrinho e se estende por quase 300 m. Já a 2ª e 3ª tem uma vibe bem mais tranquila, enquanto a 4ª e a 5ª são praticamente isoladas. O que elas têm em comum? São todas apaixonantes, é claro!
Onde se hospedar no Morro de São Paulo? O Patachocas fica à beira da Quarta Praia, garantindo aos hóspedes total privacidade e reforçando ainda mais a sensação de exclusividade. Ele fica em uma área de 250 mil m², tem café da manhã e lazer completo.
5. Maceió, AL: litoral que se compara às praias e ao clima caribenho

No estado brasileiro que tem seu litoral comparado com as praias caribenhas, o inverno na capital de Alagoas é embalado por dias de sol, cenários exuberantes e, durante os meses de junho e julho, temperaturas máximas chegam a 27°C.
São imperdíveis passeios de jangada rumo às piscinas naturais de Pajuçara, com 20 minutos de trajeto até águas cristalinas e cheias de peixinhos! Outras praias que valem a visita para curtir o inverno no Nordeste, por exemplo, são a Praia de Ponta Verde, local também do letreiro “Eu Amo Maceió”, e a Praia de Jatiúca, com boas ondas para esportes aquáticos.
Onde se hospedar em Maceió? O Pratagy Beach Resort All Inclusive oferece experiência com tudo incluso na gastronima, fica em frente à praia e os hóspedes têm acesso ao Pratagy Acqua Park, com rio lento, toboáguas e piscinas adulto e infantil.
6. Maragogi, AL: belezas cinematográficas deste destino considerado Caribe Brasileiro

O Caribe Brasileiro não decepciona em nenhuma época do ano. E é claro que ele faria parte da nossa seleção de lugares para curtir o inverno no Nordeste e escapar do frio. Ao Norte de Alagoas, Maragogi é um verdadeiro paraíso de serenidade em meio a piscinas naturais e praias preservadas.
Dono da segunda maior formação coralina do mundo, localizada na Costa dos Corais, o destino ainda garante passeios de barco para se aventurar pelas lindas praias locais, como Antunes, Ponta de Mangue, Burgalhau e Barra Grande. Além disso, vale mergulhar – literalmente – em atividades como snorkelling para explorar sua rica vida marinha.
Onde se hospedar em Maragogi? À beira-mar, o Maragogi Brisa Exclusive Hotel está na Praia de Antes e também próximo ao centrinho. O hotel oferece meia pensão inclusa na tarifa, além de piscinas, quadra de beach tennis, caiaque, brinquedoteca, recreação e bar molhado.
7. Recife, PE: quase 30ºC para curtir o inverno no Nordeste em uma capital repleta de atrativos

Enquanto isso, Recife, cidade que tem um sol em sua bandeira, não poderia entregar menos do que altas temperaturas! União perfeita entre clima praiano e belezas históricas, por exemplo, a capital pernambucana é para quem busca dias coloridos e cheios de charme. Quem decide viajar entre os meses de junho e setembro aproveita máximas de 27ºC.
Leia nosso guia de viagens para se inspirar com sua próxima ida a Recife.
A primeira coisa a se fazer é curtir um dia na Praia de Boa Viagem, a mais famosa da cidade e dona de águas esverdeadas, piscinas naturais e boa oferta de quiosques na areia. Além disso, em um roteiro pelo Recife Antigo, visite o Marco Zero, a colorida Rua do Bom Jesus, a imponente Capela Dourada e o Forte das Cinco Pontas.
Onde se hospedar em Recife? O Radisson Hotel Recife está situado em uma das áreas mais nobres de Recife, em frente à Praia da Boa Viagem e perto do aeroporto. A hospedagem tem uma piscina ao ar livre com vista para o mar, sauna seca e fitness center 24h.
8. Porto de Galinhas, PE: inverno no Nordeste em destino de belas praias e centrinho charmoso

Porto de Galinhas guarda uma fauna subaquática deslumbrante em seus recifes de corais.
60 km separam a capital de Pernambuco, Recife, da paradisíaca Porto de Galinhas, destino imperdível para curtir o inverno no Nordeste. Seja pelas praias ou pelo seu centrinho cheio de bares, restaurantes e lojinhas charmosas, Porto de Galinhas nunca decepciona com sol sempre presente e piscinas naturais, acessíveis por jangadas, que atraem turistas do mundo inteiro.
A região é conhecida também pelas águas mornas e cristalinas de suas praias irresistíveis, perfeitas para famílias com crianças que podem se divertir sem preocupação. Atividades que são obrigatórias também no roteiro são as de mergulho com cilindro ou snorkel. Isso porque o destino reserva uma fauna subaquática deslumbrante em seus recifes de corais.
Onde se hospedar em Porto de Galinhas? Em uma área de 45 mil m², o All-Inclusive Enotel Porto de Galinhas fica em frente à Praia do Cupe e a 5 km da Vila de Porto de Galinhas, garantindo excelente localização para curtir o melhor do destino.
Confira detalhes de uma hospedagem no Enotel em um post completo no nosso blog.
9. Natal, RN: a Capital do Sol é perfeita para aproveitar o inverno no Nordeste com muito calor

Um destino conhecido como Capital do Sol não poderia ser mais perfeito para quem deseja fugir do frio no inverno e curtir o calor no Nordeste. Enquanto no Sudeste as mínimas chegam a 5ºC, na capital potiguar a máxima passa de 29°C, o que a torna um destino perfeito para curtir o inverno no Nordeste longe do frio.
Na cidade, visite a Praia de Ponta Negra e o Morro do Careca, pontos turísticos icônicos de lá. Outro grande atrativo, por exemplo, são as Dunas de Genipabu, que os turistas conhecem com um passeio de buggy. Em um passeio em família, uma boa pedida é visitar o Cajueiro de Pirangi, reconhecido como o maior do mundo, com 8.500 m²!
Onde se hospedar em Natal? O Ocean Palace Beach Resort All-Inclusive Premium fica à beira-mar, tem cinco restaurantes, parque aquático com 14 piscinas, recreação infantil, quadras esportivas e muito mais.
10. Aquiraz, CE: lazer completo no inverno no Nordeste com direito a praias e parque aquático

Férias de inverno em destino que é sinônimo de lazer no Ceará! Para curtir o calor no Nordeste, Aquiraz, a 25 km de Fortaleza, tem um dos maiores parques aquáticos da América Latina: o Beach Park! Para muita diversão dentro d’água, os meses de junho e julho têm máximas de 30ºC.
Além disso, o parque aquático está em frente à Praia do Porto das Dunas, com areia clara e fofa, e reúne mais de 18 atrações divididas entre familiares, moderadas e radicais. São várias opções de piscinas, escorregadores, toboáguas infantis e radicais e até atrações para os bebês.
Onde se hospedar em Aquiraz? O incrível Beach Park é perfeito para curtir em família e tem opções de hospedagem como o Oceani Beach Park Hotel, que possuei piscina, parque aquático, recreação monitorada e quadras.
Reserve no Zarpo sua próxima viagem para aproveitar a estação fria no calor do Nordeste. As taxas já estão inclusas e as datas são garantidas!