Ao propósito de montar um roteiro em Recife, é indispensável incluir suas belíssimas praias, iguarias aprazíveis e riquezas culturais.

Além de conglomerar patrimônios turísticos, a capital de Pernambuco é também ponto de partida para destinos próximos, igualmente belos.

Locais ilustres como o Recife Antigo, a famosa Praia de Boa Viagem e a colorida Rua do Bom Jesus são apenas alguns dos diversos cartões-postais que marcam a história da cidade e tornam sua bagagem histórica atrativa e marcante.

Se você também busca por essa experiência imersiva e única, o Zarpo Mag elaborou um roteiro em Recife, com dicas exclusivas e diferenciadas!

Home - Slider 1

Melhores praias para um roteiro em Recife

Barreiras de corais e formações de piscinas naturais são, sem dúvidas, características marcantes do litoral da Região Metropolitana do Recife. As praias do centro são as mais movimentadas, em contraponto com as praias tranquilas da região de Jaboatão dos Guararapes.

Praia de Boa Viagem

Vista aérea da Praia de Boa Viagem, com diversos prédios na orla
Visite a extensa faixa de areia da Praia de Boa Viagem, a mais badalada de Recife

Com uma infraestrutura completa para turistas, a Praia de Boa Viagem é referência em variedade de pontos comerciais e vida noturna agitada. Seu mar aberto repleto de ondas encanta e sua extensa faixa de areia é palco de eventos culturais e esportivos.

Em frente à praia está a feirinha de Boa Viagem, altamente recomendada para entusiastas de artigos artesanais, e o Parque Dona Lindu, um icônico espaço cultural arquitetado por Oscar Niemeyer que tem programação de shows e apresentações.

Praia do Pina

Vista aérea da Praia do Pina, com uma orla repleta de prédios
Com ótima localização próxima ao Centro Histórico, a Praia do Pina encanta turistas

Devido a suas águas calmas e agradáveis, a Praia de Pina é ideal para quem curte praticar atividades náuticas de mergulhos, stand up paddle, caiaque e windsurfe, bem como passeios de barco e pesca. Em contrapartida, o calçadão e a areia são espaços adequados para caminhadas e passeios de bicicleta com vista do mar.

Estenda o passeio de bike para a Ciclovia Via Mangue, que não apenas fica a 3 minutos da praia como também tem acesso pela Rua Tomé Gibson. O trajeto de 4,3 km fica ao lado da zona de preservação ambiental do Parque dos Manguezais, dono de uma paisagem arborizada de tirar o fôlego.

Praia de Candeias

Vista da Praia de Candeias, tranquila, vazia e sem grandes estruturas na areia
Buscando por uma praia mais tranquila para toda a família? Candeias é o local certo!

Indo em direção ao sul da Região Metropolitana do Recife, primordialmente no município de Jaboatão dos Guararapes, fica a tranquila Praia de Candeias, famosa por suas piscinas naturais em maré baixa.

Ao longo de 3 km de extensão, Candeias tem passeios de jangada disponíveis na região e apresenta um ambiente mais familiar e reservado, com águas esverdeadas cristalinas.

Praia de Barra de Jangada

A Praia de Barra de Jangada é dona de uma beleza exuberante e repleta de natureza

Ao lado da Praia de Candeias está localizada a Barra de Jangada, que, analogamente, tem formação de piscininhas em maré baixa, perfeitas para banhistas e pescadores.

Suas águas serenas atraem visitantes que buscam não só contato com a natureza mas também tranquilidade e sossego. Na própria faixa da areia, há uma “base aérea” para voos de paramotor, um passeio especial que promove uma vista espetacular dos mares da região.

Atenção! Algumas praias da região já registraram ataques de tubarões, a exemplo da Praia de Boa Viagem e a Praia de Piedade. Por isso, é imprescindível respeitar as medidas e recomendações locais de segurança.

Quais passeios incluir no roteiro em Recife?

Entre rios e praias, igrejas e catedrais, museus e feirinhas, a capital pernambucana ferve com diversas celebrações ao longo do ano, procuradas por turistas de todos os cantos do país e, ocasionalmente, do mundo. Confira alguns passeios marcantes para as suas férias em Recife!

Rio Capibaribe

Vista aérea do Rio Capibaribe, que está sob pontes e paralelo a edifícios
Recortada por diferentes rios, como o Capibaribe, a cidade de Recife é conhecida como “Veneza brasileira”

Veja a cidade por outro ângulo! No Rio Capibaribe, que permeia a capital inteira e segue para o interior, são ofertados passeios de barco e de catamarã, alguns deles com guias turísticos que contam fatos históricos sobre cada local marcante do trajeto. 

Há possibilidade de avistar pelo caminho pontos icônicos como a Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Palácio do Campo das Princesas e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam). Dica: ao passar por debaixo de uma das pontes, siga a tradição local e faça um desejo!

Endereço | Próx. ao Forte das Cinco Pontas, Cais Santa Rita, s/n – São José, Recife.

Museus gratuitos

Além das águas atrativas, a capital pernambucana é repleta de cultura e acervos ricos em museus

Localizados nos bairro de São José, o Museu da Cidade do Recife e o Museu de Arte Popular (MAP) detêm acervos com peças imagéticas e esculturas imaculadas que evocam toda a memória do povo recifense e nordestino. 

Ambos estão abertos para visitação de quarta-feira a domingo e oferecem oficinas gratuitas que atraem públicos de todas as idades, em busca de fomentar a produção artística das gerações atuais e gerar uma nova base cultural.

Museu da Cidade do Recife
Endereço | Praça das Cinco Pontas, s/n – São José, Recife

Museu de Arte Popular
Endereço | Pátio de São Pedro, casa 49, São José, Recife

Mercado de São José

Vista da fachada do galpão do Mercado de São José, com barraquinhas e bandeiras de festa junina
Especiarias e artesanatos são vendidos em feirinhas e locais como o Mercado de São José

Considerado um dos mercados mais antigos do Brasil e tombado como Patrimônio Histórico, o pavilhão do Mercado de São José é visitado diariamente por turistas que buscam levar para casa um pedacinho da “Veneza brasileira” adquirindo lembrancinhas.

Aberto de domingo a domingo, o mercado é composto por centenas de barracas internas e externas, onde são vendidos artesanatos, itens de decoração, peixes, frutos do mar, carnes, especiarias e pratos da culinária regional. 

Endereço | Praça Dom Vital – São José, Recife.

Recife Sagrado

Visão interna da Capela Dourada, repleta de quadros e ornamentos em ouro
Os templos que fazem parte do roteiro são fontes de material histórico na região

Nesta parte do roteiro em Recife, são contemplados os templos mais afamados da cidade, dentre eles a ilustre Capela Dourada, a clássica Igreja da Madre de Deus e a imponente Basílica de Nossa Senhora da Penha.

Aliás, todas elas têm equipes que apresentam aspectos históricos e arquitetônicos de suas estruturas e acervos.

Onde se hospedar em Recife?

Nos arredores da Praia de Boa Viagem estão concentradas as principais hospedagens do destino, com infraestrutura completa e bem localizadas perto da praia. A seguir, listamos alguns hotéis com preços imperdíveis para suas férias em Recife:

Radisson Recife

A hospedagem do Radisson Recife é referência em sofisticação e modernidade

Considerado como o queridinho do bairro de Boa Viagem, o Radisson Recife é sinônimo de elegância! Em virtude de sua localização de destaque em frente à praia, a hospedagem recebe chuvas de elogios pelo excelente atendimento. Reserve a estadia com café da manhã incluso e aproveite comodidades como piscina ao ar livre, sauna seca e fitness center.

Mar Hotel

O Mar Hotel tem tudo o que é necessário para uma viagem épica em família!

A apenas 300 m da Praia de Boa Viagem e a 10 minutos do Aeroporto Internacional, o Mar Hotel conta com ótimos serviços e comodidades. Só para ilustrar, seus dois restaurantes servem o café da manhã incluso na tarifa e outras refeições à parte. mas também são destaques da hospedagem as duas piscinas, o espaço kids e a academia.

Atlante Plaza

Busca conforto e mordomia na estadia? Pois o Atlante Plaza atende aos requisitos!

Similarmente na Praia de Boa Viagem está o Atlante Plaza, um hotel imponente com infraestrutura elaborada para quem busca tempo de relaxamento. O deleite tem início na maravilhosa piscina no rooftop com bar molhado e continua na academia e nos dois restaurantes, um deles responsável pelo café da manhã incluso.

Transamerica Prestige

Infraestrutura de requinte à beira-mar são características do Transamerica Prestige

A localização privilegiada é certamente um dos destaques do Transamerica Prestige! O hotel sofisticado faz a junção perfeita de elementos para tornar sua viagem ao Recife inesquecível, com buffet de café da manhã, piscina com vista para a Praia de Boa Viagem, sauna e fitness center.

Férias em Recife: quando e como ir?

Sabemos que o período ideal para aproveitar o verão ardente do Nordeste é entre os meses de dezembro a fevereiro. No entanto, é de conhecimento geral que o custo das viagens aumentam por conta da alta temporada e a quantidade de turistas também.

Em vista disso, as baixas temporadas são fortemente recomendadas para quem busca sossego e redução de custos, portanto, os meses mais adequados para planejar o roteiro em Recife são março, abril, setembro, outubro e novembro.

O Terminal Rodoviário da cidade fica no bairro de Várzea, na área rural, dessa forma, é altamente recomendada a viagem de avião, pois o Aeroporto Internacional do Recife está bem situado e tem fácil acesso para Boa Viagem.

Quem mora em capitais próximas como Maceió, Natal e João Pessoa, pode encarar uma viagem de carro de 4 horas, seguindo a BR-101.

Destinos próximos ao Recife

Os destinos do litoral pernambucano são tão encantadores que vale a pena estender a visita e dar um pulinho de Recife para cidades vizinhas. Certamente as praias paradisíacas de águas azuis e cristalinas valem toda a locomoção!

De Recife para Olinda

VIsta de uma rua colonial em Olinda e ao fundo a Basílica e Mosteiro de São Bento
Visitar a charmosa cidade colonial de Olinda é uma verdadeira viagem no tempo

Primordialmente conhecida pelo carnaval inigualável e pela preservação de sua arquitetura colonial, Olinda é parada obrigatória para os visitantes do Recife. As veias da cidade pulsam e mantêm vivas a história e a cultura do estado de Pernambuco.

Saiba mais sobre o carnaval em outras regiões do Brasil

Olinda fica a apenas 20 minutos de carro do centro de Recife. Conforme chegar ao local, a forma mais recomendada para conhecer as ruas e vielas carregadas de história é caminhando.

Em apenas 6 minutos a pé, faça um minitour pelo Centro Histórico de Olinda: inicie na Casa dos Bonecos Gigantes, em seguida, dirija-se ao mirante do Alto da Sé, com vista avassaladora para o mar, e finalize na Catedral da Sé e na Igreja de São Francisco.

Por último, mas não menos importante, não deixe de visitar as praias locais! As opções variam desde a Praia do Farol, com águas tranquilas para idosos e crianças, à Praia de Zé Pequeno, com circuitos de surfe.

De Recife para Porto de Galinhas

Vista aérea da Praia de Porto de Galinhas com várias jangadas
As paisagens etéreas de Porto de Galinhas seduzem até os visitantes mais exigentes

Visto que a procura por parte de turistas e desbravadores de praias magníficas aumentou, Porto de Galinhas se tornou o destino mais badalado de Pernambuco.

Confira as melhores praias do Nordeste para incluir na sua lista

Os ônibus intermunicipais da região são equipados para transportar passageiros diretamente de Recife para Porto de Galinhas com todo o conforto. Além disso, o trajeto de 70 km pode ser feito rapidamente de carro.

Mas o que interessa mesmo são as praias de tirar o fôlego! A estrutura na areia da Praia de Porto de Galinhas, principal da região, mantém os visitantes bem-servidos, com uma vastidão de barracas e restaurantes, mas as águas transparentes são as verdadeiras estrelas do local.

Explore o lugar com os famosos passeios de jangada e finalize com um passeio de buggy para observar as belas paisagens fora da praia. Todos os passeios rendem fotos igualmente instagramáveis, que fazem sucesso nas redes!

Onde se hospedar em Porto de Galinhas? O destino pede uma hospedagem como o Enotel Porto de Galinhas, um resort All-Inclusive à beira-mar que se destaca pelo incrível complexo aquático de 3 mil m², com piscina de ondas, rio lento e brinquedos para crianças.

De Recife para Maragogi

Imagem da praia em Maragogi com águas azuis e coqueiros
Maragogi, em Alagoas, é um paraíso escondido entre as capitais de Recife e Maceió

Na Costa dos Corais está Maragogi, uma das praias que caiu nas graças dos viajantes e se tornou um dos locais mais cobiçados do litoral nordestino. Localizada no estado de Alagoas, a cidade está entre Maceió e Recife, a cerca de 120 km de cada uma.

O transfer oferecido pelos hotéis da região é super recomendado, pois promove uma experiência confortável desde o momento de desembarque nos aeroportos mais próximos.

Assim como nas praias recifenses, é recomendável o banho de mar na maré baixa durante a formação de piscinas naturais. Nas praias mais movimentadas há práticas de mergulho e passeios de buggy, enquanto as praias mais tranquilas são compostas por águas esverdeadas com belas paisagens.

Onde se hospedar em Maragogi? No site do Zarpo você encontra hotéis como o Maragogi Brisa, um maravilhoso resort à beira da Praia de Antunes, inegavelmente a praia mais bonita do país. A infraestrutura dispõe de parque aquático infantil, serviço de praia e muito mais!


Com o guia de viagens para Recife, as expectativas de diversão garantida para as férias aumentam cada vez mais. Confira os hotéis no Zarpo e reserve com taxas já inclusas e datas garantidas!

Avalie esse post
Laura Ferreira

Busca inspiração em passeios de bicicleta e na sensação da pele tocada pelo sol e pela brisa da primavera. Quer sempre estar onde o mar está, mesmo que ame explorar grandes bosques tomados pelo canto dos pássaros.

Escreva um comentário